boletim univerti setembro 2015

8
1 UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE ANO XXII / 187 – SETEMBRO DE 2015 Utilidade Pública: Lei nº 2.816, de 31/10/1997 (Autor – Deputado Cory Pillar) AGRADECIMENTO – A Diretoria agradece aos univertianos sua valiosa colaboração, pedindo que compareçam até o dia 10 de cada mês – a ação mantém viva e atuante nossa UNIVERTI. ELEIÇÃO – Procure a Secretaria e vote para a escolha da Rainha e das Princesas da UNIVERTI 2015 candidatas: Anna Angélica da Silva Abreu, Anete de Mello Rita, Iracema Mitrano Álvares e Vitória Stelita Destefani. A Comissão do Boletim solicita aos colaboradores que forneçam seus trabalhos digitados, através do e-mail [email protected] ATENÇÃO – Mudou o horário da Oficina de Yoga: a aula de quinta-feira passou para a terça- feira, no mesmo horário (9h30min). DIRETORIA DA UNIVERTI – Presidente: Waldenir de Bragança / Vice-Presidente: Roberto Gonçalves / Secretária: Dulce Rocha Mattos / Tesoureira Geral: Aurenita Martins Caldas / 1ª Tesoureira: Mirtes Henriques Pessanha / Diretora Sociocultural: Zeneida Apolônio Seixas UNIVERTI: EM DEFESA DO DIREITO DE VIVER COM DIGNIDADE TODAS AS ETAPAS DA EXISTÊNCIA SETEMBRO: MÊS DOS MAIS VIVIDOS? – Waldenir de Bragança Setembro, bem que podemos colocar também, como o mês da reflexão sobre o valor da dignidade da pessoa mais vivida. Ainda bem que estamos vivendo mais! Mas como o governo, a sociedade e a família se comportam em relação ao acelerado crescimento da população de 60 anos e mais de idade? Há dispositivos na Constituição, em Leis e Decretos, que não são cumpridos, todos nós sabemos. E, mais, que retiram direitos e colocam obstáculos para conquistas legítimas e absolutamente necessárias. O Estatuto há mais de 13 anos está em vigor! Quantos dos seus artigos ficaram e estão escondidos? Será que os meios de comunicação conhecem o que lá se encontra? Não poderá haver um espaço para divulgar fatos e ideias em favor de mais de 87 mil idosos de Niterói? O que mais e melhor se poderá fazer para o respeito à dignidade de nossa gente que consegue viver mais? Cremos que o processo educacional é o instrumento básico. Criar na criança, no ensino fundamental, a consciência do significado da vida dos que se deram nos anos, em dedicação, no lar, no trabalho, em vários ramos profissionais, para que a comunidade pudesse viver melhor, alcançasse as vitórias e os benefícios de que ela hoje dispõe. Setembro é o mês da Pátria e ela foi e é construída por essa gente mais vivida. É primavera – por quê não ajudamos a fazer nascer a primavera na vida de pessoas idosas? Há renovações na natureza. Vamos renovar o espírito de nossas vidas. Nós na UNIVERTI temos procurado, com empenho, exercer nosso papel, buscando parcerias, com a OAB, com Rotary, organizações religiosas, trazendo as universidades e outras entidades para um esforço conjunto, tão necessário para criar-se um NOVO TEMPO EM DIGNIFICAR A PESSOA IDOSA. UNIVERTI – AQUI SE VIVE E SE CONVIVE COM AMOR!

Upload: universidade-aberta-da-terceira-idade

Post on 01-Aug-2016

224 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Boletim Informativo da Universidade Aberta da Terceira Idade / UNIVERTI - Ano XXII / Nº 187 – Setembro de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

1

UNIVERSIDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

ANO XXII / Nº 187 – SETEMBRO DE 2015

Utilidade Pública: Lei nº 2.816, de 31/10/1997 (Autor – Deputado Cory Pillar)

AGRADECIMENTO – A Diretoria agradece aos univertianos sua valiosa colaboração, pedindo que compareçam até o dia 10 de cada

mês – a ação mantém viva e atuante nossa UNIVERTI.

ELEIÇÃO – Procure a Secretaria e vote para a escolha da Rainha e das Princesas da UNIVERTI 2015 – candidatas: Anna Angélica da Silva Abreu, Anete de Mello Rita, Iracema Mitrano Álvares e Vitória Stelita Destefani.

A Comissão do Boletim solicita aos colaboradores que forneçam seus trabalhos já digitados,

através do e-mail [email protected]

ATENÇÃO – Mudou o horário da Oficina de Yoga: a aula de quinta-feira passou para a terça-feira, no mesmo horário (9h30min).

DIRETORIA DA UNIVERTI – Presidente: Waldenir de Bragança / Vice-Presidente: Roberto Gonçalves / Secretária: Dulce Rocha Mattos / Tesoureira Geral: Aurenita Martins Caldas / 1ª

Tesoureira: Mirtes Henriques Pessanha / Diretora Sociocultural: Zeneida Apolônio Seixas

UNIVERTI: EM DEFESA DO DIREITO DE VIVER COM DIGNIDADE TODAS AS ETAPAS DA EXISTÊNCIA

SETEMBRO: MÊS DOS MAIS VIVIDOS? – Waldenir de Bragança

Setembro, bem que podemos colocar também, como o mês da reflexão sobre o valor da dignidade da pessoa mais vivida. Ainda bem que estamos vivendo mais! Mas como o governo, a sociedade e a família se comportam em relação ao acelerado crescimento da população de 60 anos e mais de idade?

Há dispositivos na Constituição, em Leis e Decretos, que não são cumpridos, todos nós sabemos. E, mais, que retiram direitos e colocam obstáculos para conquistas legítimas e absolutamente necessárias. O Estatuto

há mais de 13 anos está em vigor! Quantos dos seus artigos ficaram e estão escondidos? Será que os meios de comunicação conhecem o que lá se encontra? Não poderá haver um espaço para divulgar fatos e ideias em favor de mais de 87 mil idosos de Niterói?

O que mais e melhor se poderá fazer para o respeito à dignidade de nossa gente que consegue viver mais? Cremos que o processo educacional é o instrumento básico. Criar na criança, no ensino

fundamental, a consciência do significado da vida dos que se deram nos anos, em dedicação, no lar, no trabalho, em vários ramos profissionais, para que a comunidade pudesse viver melhor, alcançasse as vitórias e os benefícios de que ela hoje dispõe.

Setembro é o mês da Pátria e ela foi e é construída por essa gente mais vivida. É primavera – por quê não ajudamos a fazer nascer a primavera na vida de pessoas idosas? Há renovações na natureza. Vamos renovar o espírito de nossas vidas.

Nós na UNIVERTI temos procurado, com empenho, exercer nosso papel, buscando parcerias, com a OAB, com Rotary, organizações religiosas, trazendo as universidades e outras entidades para um esforço conjunto, tão necessário para criar-se um NOVO TEMPO EM DIGNIFICAR A PESSOA IDOSA.

UNIVERTI – AQUI SE VIVE E SE CONVIVE COM AMOR!

Page 2: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

2

PROGRAMAÇÃO DE SETEMBRO DE 2015

07/09 2ª feira

14/09 2ª feira

21/09 2ª feira

28/09 2ª feira

01/10 5ª feira

23/10 5ª feira

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (feriado) Viva a nossa Pátria, ela é sentimento de Amor!

14h – “Descobrindo o Mundo da Informática” – Profa. Aline Pinheiro Distribuição de folhetos com orientação para iniciantes. Venha participar e entrar no universo da Informática – convide os amigos!

14h30min – “Alimentação Saudável na Terceira Idade” – Kátia Gradissi, Nutricionista Distribuição de amostras de alimentos nutritivos

INÍCIO DA SEMANA DE MAIOR VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA 14h30min – “Encontro Vamos Viver e Sonhar” Local: Casa da Amizade de Rotary (Rua Murillo Portugal, 1130, Charitas) - Homenagens e Reconhecimento aos Amigos da Terceira Idade - Apresentação do Coral da UNIVERTI, sob a regência da Profa. Deila Scharra - Desfile de Modas Beneficente com as Alunas da UNIVERTI - Coroação da Rainha e das Princesas da Primavera 2015 - Sorteio de Brindes da Skillus Jóias e do Livro “Para Você Mulher”, de Sandra Batysta - Coquetel de Confraternização / Celebração dos Aniversários de Setembro

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO 9h30min – “Painel: O Crescimento da População Idosa – Conquista ou Desafio?” Local: OAB-Niterói (Av. Amaral Peixoto, 507 / 11º Andar, Centro) Promoção: Comissões de Atenção ao Idoso e de Direitos Humanos, UNIVERTI; Participação: Expositores Ministério Público, Juizado do Idoso, Conselho de Defesa do Direito do Idoso, Rotary (com Coquetel de Confraternização)

14h – Visita ao Centro Cultural da Justiça Federal Saída às 12 horas, em frente à Faculdade de Direito (lugares limitados)

AULAS GERAIS / OFICINAS DE ATIVIDADES / Faculdade de Direito (Presidente Pedreira, 62 Ingá)

Biodança – Profa. Virgínia Flach, 5ª feira, 14h e 15h30min – Monitora Zeneida Seixas

Canto Coral – Profa. Deila Scharra – 2ª feira, 15h15min – Monitora Alzenides Ferreira da Silva

Ensaios Memória / Viva – Profa. Ângela Maria Rodrigues – 4ª feira, 14h e 5ª feira, 14h

e 15h30min – Monitoras Denise Fernandes e Vilma Gonçalves

Espanhol – Prof. Jurandi Alves Siqueira 4ª feira, 15h30min e 5ª feira, 15h30min

Monitora Alzenides Ferreira da Silva

Francês – Profa. Maria Izabel Bezerra, 4ª feira, 14h30min e 15h30min

Monitora Vera Lúcia Castro

Inglês – Profa. Susana Mary, 3ª feira, 14h, 15h e 16h – Monitora Ilda Machado Taveira

Italiano – Profa. Maria de Fátima Rocha, 3ª feira, 16h

Literatura – Profas. Beatriz Chacon e Dulce Maria Mendonça, 4ª feira, 15h30m

Monitora Jassiva Costa

Oficina do Corpo – Profa. Patrícia Lopes 4ª e 6ª feira, 10h40min

Português – Profa. Neusa de Aguiar Brum 5ª feira, 14h

Teatro – Prof. Jurandi Alves Siqueira – 4ª feira, 14h – Monitora Mirtes Henriques Pessanha

Yoga – Prof. Arlindo Fiorentim 2ª feira, 10h20min e 3ª feira, 9h20min

*Oficinas manhã: Instituto Ortobio Rua Miguel de Frias, 40 / 5º Andar

“Consegue-se escalar a montanha mais alta dando-se um passo de cada vez” John Wanamaker

Page 3: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

3

PREVENINDO O ENVELHECIMENTO DO CÉREBRO

As atividades mentais mais complexas para o cérebro são como esforços físicos para nossos músculos: quanto maior a atividade mental no dia a dia, menor o risco de idosos desenvolverem doenças neurodegenerativas.

A monotonia e falta de desafios trazem malefícios ao cérebro – Quem não conhece a história do senhor ou da senhora que, ao encerrar uma carreira profissional ou ao se aposentar, decide “descansar”, restringindo sua vida a poucos afazeres, muitos deles dentro de casa? Pois é esta vida monótona e sem desafios que traz malefícios ao cérebro. Este órgão tem certa plasticidade, ou seja, a capacidade de se transformar de acordo com as exigências e tarefas que oferecemos a ele. As atividades mentais mais complexas para o cérebro são como esforços físicos para nossos músculos. Elas têm a capacidade de aumentar o volume de regiões cerebrais essenciais para a memória, o raciocínio e a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia.

Participar de grupos de atividades manuais ou de cursos dos mais diversos temas, engajar-se em resolver quebra-cabeças ou caça-palavras, envolver-se na resolução de problemas novos, aprender uma nova língua, tocar um instrumento musical, praticar algum ofício artístico, como pintura, desenho ou mesmo carpintaria, são alguns exemplos de estímulos benéficos à nossa capacidade mental.

Hipocampo armazena a memória – Uma pesquisa publicada em 2008 acompanhou 37 idosos durante 3 anos. O grupo de pessoas com maior nível de atividades mentais neste período não apresentou redução no volume do hipocampo – a principal região do cérebro envolvida no armazenamento da memória. Enquanto isso, as pessoas que apresentavam baixa atividade mental apresentaram uma redução de cerca de 10% nessa região, com potencial queda de suas capacidades de memória. Portanto, envolver-se em atividades mentais diversas ao longo da vida, mesmo em idades mais avançadas, é capaz de reduzir perdas cognitivas associadas ao envelhecimento.

Adaptado do artigo “Como prevenir as perdas cognitivas associadas ao envelhecimento”, de Dr. Ronaldo Delmonte Piovezan (Disponível no www.portaterceiraidade.com.br)

7 DE SETEMBRO, DIA DA PÁTRIA – Vale lembrar as palavras do civilista Ruy Barbosa, que empolgaram os líderes da época e que soam tão oportunas agora: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,

de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude,

a rir-se da honra,a ter vergonha de ser honesto”.

A ARTE DE SABER VIVER MAIS – Waldenir de Bragança

O passar do tempo. A contagem dos minutos e das horas. As ondas do tempo e da vida. A idade madura há de se viver com sabedoria. Ainda se sentir jovem de espírito, mantendo a esperança e o entusiasmo em cada novo dia. Embora a diferença do ontem, o hoje é belo e devemos agradecer a Deus nos fornecer o dom

da vida, com sabedoria acumulada. Há em cada um de nós o amor despreendido. Ser de idade avançada, ser mais vivido, é bênção, que agradecemos. Há um tempo para cada ser caminhar, aprender, descobrir coisas novas. Seguir, dar mais passos, com o corpo e a mente. Mexer-se, sonhar. Refrescar a mente com bons pensamentos. Exercitar a memória. Sorrir! Afastar os perigos, seguir os bons conselhos, ter vida ativa. Manter a saúde equilibrada, valorizar a dignidade. Mais amar, fazer mais e novas amizades. O afeto distribuído com sinceridade dá retorno a quem o oferece. Acostume-se a abraçar com afeto e, sobretudo, agradecer a Deus a dádiva da vida.

“Os minutos são mais valiosos que o dinheiro. Gaste-os sabiamente” Thomas P. Murphy

Page 4: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

4

� �

���� �

DEUS – Lúcia de Souza Raymundo

Quem é Deus? Todos perguntam. Deus é só Bondade? Só Amor? Como posso ouvi-lo e falar com ele? Neste mundo de maldade e dor.

Eu acredito que Deus existe, que é uma Força Superior. Mas a miséria persiste. Onde está o Salvador?

Vejo Deus quando olho pro céu. Vejo Deus quando olho pro mar. Mas o ser que vive ao léu, tem um Deus pra acreditar?

Vejo Deus no sol e em todas as estrelas. Vejo Deus em todas as luas. Mas e os infelizes, famintos, que morrem pelas ruas?

De Deus devem ser representantes, os seres que praticam o bem. Os que sofrem com fome, frio e dores, qual o Deus que eles têm?

É fácil para mim sentir Deus. Tenho saúde, casa e comida. E o pobre do faminto, será que sabe o que é marmita?

Eu tenho meu Anjo da Guarda. Sei que está sempre alerta.

E o do sofredor e faminto? Será que nunca desperta?

Creio firmemente na existência de Deus E no Filho Crucificado. Mas... minha mente embaralha, quando vejo um enjeitado.

O Deus dos famintos, pode ser quem lhes dá um pão? O Deus dos doentes, pode ser quem aplica a injeção?

O sofredor crêm em Deus, sem nem questionar. Tem muita fé em Jesus Cristo que morreu pra nos salvar.

Sinto a presença de Deus, no pulsar do coração. Nos mares, nas florestas, também ao pisar o chão.

Acredito que Deus criou o homem, a mulher, os animais.

Creio que criou este belo Mundão. Alguns dizem que tudo isso é besteira, que tudo surgiu de uma explosão.

Eu quero continuar acreditando no meu Deus, Força Superior. No fundo todos crêem, seja com que nome for.

TROVAS / SETEMBRO – Edna Vasconcelos

21 de Setembro Dia da Árvore

A ÁRVORE lá da pracinha, só me traz recordação. Da saborosa frutinha que se espalhava no chão

22 de Setembro Dia da Juventude Brasileira

JUVENTUDE BRASILEIRA é cheia de encantos mil. És promessa, és guerreira Esperança do BRASIL!...

A escrita é a forma mais concreta, pura, direta de se absorver conhecimento – e conhecimento é poder. O Escritor transforma o imaginar, o mundo do invisível,

em concretude, para revelar sentimentos, preservar a memória e dar substância à história. (Waldenir de Bragança)

“Durante meus 87 anos testemunhei uma longa sucessão de revoluções tecnológicas. Mas nenhuma delas aboliu a necessidade do caráter e da habilidade de pensar do individuo” Bernard Baruch

Page 5: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

5

O TEMPO – Zeneida Apolônio Seixas

Sentada na cadeira, na varanda a balançar, olho o tempo a passar.

Ele chega gerando um novo ser, cheio de brilho e luz.

Nascendo com esperanças e deslumbramento.

É tempo de aprendizagem, de novos conhecimentos.

É tempo de busca e encantamento. Quantos anseios nas faces sedentas de

acontecimentos. A descoberta do amor, da vida e das dores. Das alegrias, desilusões e sofrimentos. É tempo da maturidade, da realidade. É tempo de dizer sim e dizer não, de perceber

o próprio tempo.

É tempo de se descobrir fazendo parte do tempo.

Ah! Se o tempo fosse mais vagaroso... Se pudéssemos fazê-lo parar por uns minutos.

Que saudade do tempo que já se foi. Mas ele é inexorável, rigoroso:

seguindo cadencialmente seu compasso, mostrando-nos cautela, cuidado.

O tempo está passando e pode trazer surpresas.

Também chega o tempo de ficarmos disponíveis a seu favor.

Enfim, paramos e pensamos:

Tempo, fique um pouco mais; dê tempo ao tempo.

DE BEM COM A VIDA – Marlene Valente

Que bom! A primavera chegou! Com ela vieram as flores, cores e perfumes. Vamos abastecer nossos corações nesta fonte de mel. Façamos como as abelhas,

que tiram das flores o néctar que as alimenta. Vamos espalhar doçura entre todos aqueles que nos cercam, tirando a amargura dos que estão sofrendo, mostrando-lhes que se procurarem colher o que de bom existe neste momento, o sofrimento já não será tão amargo.

Aprendam com esta nova experiência uma lição proveitosa. Sendo bom ou mal o momento que estejam atravessando, procurem transformar a vida em uma eterna primavera.

Que o sol ilumine sempre seus dias, e as flores e cores enfeitem os seus caminhos. Vamos espalhar aos quatro ventos o nosso amor, como o ipê espalha suas pétalas

pelas gramas e calçadas, formando um lindo tapete alegre e colorido no chão. Devemos manter nossos corações tranquilos ficando sempre felizes e de bem com a

vida. Poderemos então viver e sentir a beleza da estação das flores em toda a sua plenitude.

UNIVERTI, HARMONIA DO VIVER – Rosely A. R. Diniz

Vidas desfilam suaves movimentos com sutileza e sensibilidade.

Olhos brilham iluminados pelos sorrisos que se abrem no prazer e alegria do conviver.

Nuances grisalhas ressaltam as luzes na ribalta da vida, palco natural onde todos são protagonistas.

Realidade se transforma em renascer, em sabedoria de ser, reacende a chama do

eterno aprender. Clima de sonho e magia revela na idade poesia, em dimensão transcendental vive

alma imortal UNIVERTI poema de encantamento,

póetica de renascer, reinventar a musicalidade do viver, mistério do eterno

ser. Viva a UNIVERTI! Viva a VIDA! Viva

VOCÊ!

“O maior triunfo do Escritor é fazer pensar os que podem pensar” Delacroix

Page 6: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

6

UNIVERTI – Maria Inês Guedes Cavalcante

Descobri na UNIVERTI Um lugar acolhedor Todo mundo se diverte Com alegria e amor

É pena que só agora Eu pude chegar aqui Mas tudo tem sua hora Não adianta intervir

Desejo que a turma inteira Seja sempre muito unida Cantando alvissareira Valorizando a VIDA

Em tudo que realiza AURENITA é a competência TANINHA agrada a todos Com alegria e paciência

O grupo de professores Não podia ser melhor A Profa. ALBA HELENA Fala mil versos de cor

O Prof. JURANDI Com o violão afinado Cantando com todos nós Com o seu jeito educado

Não se esquece de nada A ÂNGELA, da MEMÓRIA É por todos estimada Sua aula é a glória

Com a sua simpatia Na BIODANÇA é doutora Estou falando de VIRGÍNIA A alegre Professora

CENA AO ENTARDECER – Vilma Ribeiro Gonçalves, 27/04/2015

Muitas vezes as coisas mais simples, cenas nem sempre apreciadas, nos proporcionam encantamento, alegria e felicidade.

Numa tarde de sábado ensolarado, fui até a praia, sentei-me debaixo de um coqueiro e fiquei admirando a paisagem.

O Céu estava azulado, com algumas nuvens levemente rosadas. O sol declinava no horizonte. O mar com águas tranquilas de cor esverdeada trazia paz ao ambiente. Ao longe via-se barquinhos, vogando indolentemente pela Baía de Guanabara.

Havia poucas pessoas na praia. Observando melhor, uma cena me chamou atenção. Uma menina de cinco ou seis anos brincava com um senhor de cabelos brancos, que aparentava ser seu avô. Os dois riam, jogavam água um no outro, falavam e corriam.

De repente, a menina pegou a mão do avô e caminharam pela beira do mar, com pequenas ondas batendo em seus pés. Ela balançava seu lindo cabelo cacheado, que ia até o meio das costas e ele parecia estar muito feliz. Os dois conversavam, catavam conchinhas e jogavam na água.

Fiquei emocionada com o elo verdadeiro da amizade existente entre o avô e sua neta, que transmitia tanta harmonia e ternura. Lamentei não estar com a máquina fotográfica para registrar tão lindo momento.

Fui para casa, com esta cena na memória e no coração, e certamente sempre a lembrarei.

O QUE A UNIVERTI MAIS QUER É AJUDAR VOCÊ A BEM VIVER,

CONVIVER E SER FELIZ. ESTAMOS JUNTOS!

Os Boletins da UNIVERTI estão disponíveis também na internet, no endereço: http://issuu.com/univerti

“A medida de uma sociedade não é penas a qualidade de suas realizações, mas também a qualidade de suas aspirações” Wade Davis

Page 7: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

7

“As portas que abrimos e fechamos a cada dia decidem as vidas que vivemos” Flora Whittemore

Acima, à esquerda, o Prof. Dr. Rogério Panizzutti, Psiquiatra e Neurocientista, que proferiu palestra sobre “Ginástica para o Cérebro – Como Manter o Cérebro Jovem!”; à direita, grupo de alunos com

a Profa. Dorinha Gabay, Psicóloga (de camisa branca), após dinâmica de grupo sobre “Relacionamento e Autoestima para o Melhor Viver”

AULAS, PALESTRAS, ATIVIDADES

Acima – Grupo de alunos participantes do “Ouro da Casa” – Encontro em Prosa

ou Poesia, Canto e Música, com a coordenadora, Profa. Alba Helena

Corrêa, ao centro. À esquerda, o Prof. Jorge Barcellos, Datiloscopista, em sua

palestra sobre “Cuidados com a Identidade Pessoal: Datiloscopia e

Biometria”, e à direita o colaborador da UNIVERTI Prof. Dr. Luiz Carlos Pacheco fala sobre “Prevenção de

Riscos Cardiovasculares”

Page 8: Boletim UNIVERTI Setembro 2015

8

\ ANIVERSARIANTES DE SETEMBRO: 01- Ilma Marques Dantas; 03- Dinah de Souza; 04- Dulcinea Palhano C. de Albuquerque; 06- Valéria Pinto; 09- Riva de Almeida Ramos; 12-

Ziléa Cunha dos Santos; 13- Carlos Roberto de Figueiredo; 16- Neli Sá de Souza; 17- Barbara de Oliveira Castro; 18- Martha Elisa Rocha Lenze; 19- Olinda dos Santos Marinho; 21- Sandra Maria Ferreira Villete; 22- Maria Lúcia da Conceição; 25- Maria de Nazareth Machado Lima; 26- Maria Luiza Belém Martins; 27- Elijanete Marques do Nascimento; 29- Diana Diniz Fajardo Lima, Maria de Fátima de Oliveira Esteves e Therezinha de Jesus Mattos da Cruz

DATAS SIGNIFICATIVAS DE SETEMBRO

1- Dia da Bailarina – Início da Semana da Pátria; 2- Dia do Repórter Fotográfico Dia do Florista – Dia do Lazer; 3- Dia das Organizações Populares – Dia Nacional do Biólogo – Dia do Guarda Civil; 5- Dia da Amazônia – Dia da Amizade Verdadeira; 6-

Dia do Alfaiate – Dia do Barbeiro e do Cabeleireiro; 7- Dia da Pátria / Proclamação da Independência do Brasil (1822); 8- Dia Mundial da Alfabetização; 9- Dia do Veterinário – Dia do Administrador de Empresas; 12- Dia da Recreação – Dia da Seresta – Dia do Físico; 15- Dia do

Cliente – Dia do Musicoterapeuta – Dia do Idoso Japonês; 16- Dia Internacional da Preservação da Camada de Ozônio; 17- Dia da Compreensão Mundial – Dia Nacional do Cego;

19- Dia do Computador; 20- Dia do Pombo da Paz – Dia do Engenheiro Químico Dia do Funcionário Municipal; 21- Dia da Árvore – Dia

do Fazendeiro – Dia Internacional da Paz; 22- Dia da Juventude – Dia do Adolescente Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência; 22- Dia da Juventude Brasileira – Dia de Defesa da

Fauna – Dia do Contador – Dia dos Amantes; 23- Dia do Sorvete; 25- Dia da Bíblia – Dia do Radialista e da Radiodifusão – Dia do Marítimo; 26- Dia Mundial da Contracepção – Dia Mundial do Mar – Dia dos Surdos; 27- Dia da Caridade – Dia da Música Popular Brasileira – Dia do Cantor Dia

do Encanador – Dia do Turismo e do Turismólogo – Dia Nacional do Idoso; 28- Dia Nacional do Ventre Livre – Dia da Liberdade de Expressão – Dia da Aquicultura; 29- Dia do Jornaleiro – Dia do

Professor de Educação Física – Dia do Policial Civil do Rio de Janeiro – Dia Mundial do Tradutor – Dia do Petróleo; 30- Dia da Secretária – Dia Mundial da

Navegação – Dia Mundial do Coração (último domingo de setembro)

“Otimismo é a fé que leva à realização. Nada pode ser feito sem esperança ou confiança” Helen Keller

FOTOS POR DULCE MATTOS

1- A aluna Vitória Stelita Destefani exibe a medalha pelo 3º lugar na Caminhada “Sou Carioca”– Querida Vitória, congratulações da UNIVERTI: Vida é Ação! 2- A Secretária Aurenita Caldas, o Presidente Waldenir de Bragança e os Amigos da UNIVERTI Drs. Dorinha Gabay e João Aylmer