plano de candidatura lista m daefmup 2015

31

Upload: vitor-bessa

Post on 06-Apr-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Apresentamos o Plano de Candidatura da Lista M, candidata à Direção da AEFMUP para o mandato de 2015.

TRANSCRIPT

Page 1: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015
Page 2: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Plano de candidaturaLista M

candidata à direção da Associação de estudantes da faculdade de medicina da universidade do porto

(aefmup)

Page 3: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015
Page 4: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

índice

presidência e núcleo de gestão..................................pág. 5

departamento formativo e científico...................pág. 13

Departamento desportivo............................................pág. 15

departamento de relações internacionais.......pág. 17

departamento cultural e recreativo..................pág. 20

departamento de ação comunitária......................pág. 22

departamento de pedagogia e ação social.......pág. 24

departamento editorial, imagem e comunicação....................................................pág. 27

3

Page 5: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015
Page 6: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

presidência e núcleo de gestão

A Lista M assume-se como candidata à Direção da AEFMUP para o mandato de 2015. Estamos conscientes da responsabilidade de tal tarefa e procuramos aliar a experiência de trabalho associativo à renovação necessária à sustentabilidade de uma Associação de Estudantes. Fazemos isso com uma equipa altamente motivada e que se propõe a investir em mais e melhor.

Apresentamo-nos como uma lista de continuidade. Continuidade na postura séria, construtiva e responsável na representação dos estudantes da FMUP. Tal não significa estagnação! Queremos uma associação simultaneamente inovadora e ambiciosa, sempre na procura do que são os reais desejos e expetativas dos estudantes. E é esse espírito que nos leva a dizer que há muito mais para fazer e a encarar este desafio!

Somos uma lista abrangente, constituída por estudantes do 1º ao 5º ano do MMED (Ciclo de Estudos Integrado de Mestrado em Medicina) de proveniências e realidades distintas. Ainda assim, reconhecemos que cada estudante é único e tem que se fazer ouvir. Para isso, queremos estabelecer canais de comunicação diretos e eficazes. Sempre que se justifique, queremos fundamentar as nossas opiniões e decisões através da realização de inquéritos, e teremos sempre a porta aberta para te ouvir, porque a tua opinião conta! Na discussão dos assuntos mais fraturantes, apostaremos em informar-te! Esclarecido, auscultaremos o teu ponto de vista e defenderemos afincadamente todas as posições tomadas em sede de Reunião Geral de Alunos. 5

Page 7: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Na lógica de adaptação e inovação que defendemos para a AEFMUP, pretendemos proceder a uma revisão dos Estatutos da AEFMUP que estão publicados em Diário da República, através de uma discussão participada e construtiva. Uma vez mais, contaremos contigo para a definição do que é e deve ser a tua Associação de Estudantes!

Queremos uma FMUP inclusiva, abrangente, que reconhece e celebra as diferentes realidades estudantis e onde há espaço para todos e para cada um ter a sua voz e uma AEFMUP maior e melhor, capaz de responder aos desafios impostos.

Para isso, contaremos com o envolvimento direto dos estudantes na dinamização das atividades que já nos caraterizam, sempre com empenho e brio na correção das imperfeições, na antecipação dos problemas e na resolução dos imprevistos.

Mas queremos mais! Queremos dinamizar novas atividades e para isso contamos com o teu contributo! Em concreto, convidamos-te a apresentar as tuas Iniciativas de Empreendedorismo. Se te sentes um entrepeneur e tens em mente um projeto forte que acreditas poder ter impacto na comunidade estudantil ou mesmo na sociedade civil como um todo, vem defendê-lo e mostrar que vale a pena. Terás o nosso apoio tanto em termos logísticos como em recursos humanos e financeiros para que possas concretizar a tua iniciativa. Caso acredites e sejas persuasivo na defesa de uma proposta inovadora e enriquecedora, procuraremos, se assim se mostrar adequado, expandir este projeto através do contacto com entidades que se dedicam ao assunto, como é o caso da UPTEC e da Federação Académica do Porto (FAP).

Apostaremos num funcionamento da Direção em permanente articulação entre os seus membros e departamentos, permitindo a dinamização de atividades transversais. Estas passarão, a título de exemplo, pela capacitação dos estudantes para uma intervenção mais ativa e responsável na comunidade, integrando a formação e a ação comunitária em projetos de voluntariado.

6

Page 8: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

GRUPOS ESTUDANTISA vontade constante dos estudantes em apostar na qualidade de várias

iniciativas extra-curriculares que passam pela formação científica e médica e pela representação estudantil, e que se estendem até às áreas musicais, culturais, recreativas e lúdicas, é hoje, mais do que nunca, um motivo de grande orgulho para a FMUP. As Comissões de Curso, o YES Meeting, a Comissão de Praxe, a Tuna de Medicina do Porto, o Grupo de Fados de Medicina do Porto, a Tuna Feminina de Medicina do Porto, a Comissão Organizadora de Noitadas Académicas, o Cine-FMUP, o Quórum - Fórum Político e o Grupo Amador de Teatro Universitário compõe o vasto leque dos grupos a que nos referimos. Assim, cabe à AEFMUP responder ao grau de exigência imposto pela qualidade do trabalho dos mesmos e, por isso, comprometemo-nos a fomentar as relações estreitas já existentes bem como a providenciar os recursos necessários, com disponibilidade total para receber todas as sugestões e solucionar todos os problemas.

ARQUIMEDA dinamização da ARQUIMED é também uma das prioridades da Lista

M, tendo como objetivos fomentar a colaboração e intervenção de estudantes motivados e com espírito inovador permitindo tirar partido das potencialidades e oportunidades que uma revista científica pode trazer aos estudantes da FMUP.

ALUMNIUma das áreas que a nossa Lista considera praticamente inexplorada

e com vasto potencial é a participação ativa dos antigos alunos no trabalho desenvolvido pela AEFMUP. A experiência e o saber do passado aliado à proatividade do presente estabelecem a plataforma a partir da qual acreditamos que pode nascer uma parceria profícua, tanto no apoio bilateral na realização, promoção e divulgação de atividades, como no estabelecimento de protocolos, no sentido de potenciar o apoio social prestado pela AEFMUP e também na partilha de conhecimentos e contactos.

7

Page 9: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Estudantes de Pós-Graduação, Mestrado e DoutoramentoE porque não só do Mestrado em Medicina vive a FMUP, propomo-nos a

trabalhar na aproximação aos estudantes de outros ciclos de estudos, através da criação de vias de comunicação mais claras e definidas para que todos os estudantes encontrem na AEFMUP o apoio e acompanhamento de que necessitam. Ambicionamos realizar atividades dirigidas a estudantes dessas diferentes áreas de formação numa reciprocidade de experiências profícua para todos.

ESPAÇOS E INSTALAÇÕESUm dos aspetos que distingue e tem caracterizado a AEFMUP ao longo

dos anos é o facto de o seu espaço não constituir apenas um local de constante aprendizagem profissional e pessoal, mas também um sítio acolhedor, onde muitos estudantes dispendem grande parte do seu tempo. Como qualquer casa, necessita de uma manutenção contínua para que o sentimento de comodidade e aconchego não se perca.

Posto isto, será para nós prioritária a gestão adequada de todos os espaços com a rápida resolução de problemas e necessidades pontuais e prestando atenção redobrada a questões de limpeza e manutenção. Relativamente à Videoteca e ao Salão de Alunos, comprometemo-nos a renovar o sistema de som, e trabalhar com o objetivo de tornar a utilização destes espaços mais funcional e intuitiva. A Sala de Estudo será também uma área de ação prioritária! Será necessária uma intervenção estrutural quer a nível da impermeabilização do teto, quer na adequação da instalação elétrica às necessidades dos seus utilizadores.

Dadas as crescentes necessidades da comunidade estudantil e a dinâmica cada vez maior dos grupos da FMUP, a dinamização do espaço do antigo SBIM, no piso 02, revela-se como uma das maiores oportunidades de melhoria das condições oferecidas aos estudantes. Este espaço foi cedido à AEFMUP no mandato transato e é nosso objetivo rentabilizá-lo conciliando espaços de trabalho e outros de arrumação para os grupos interessados, com locais de convívio e trabalho abertos a todos estudantes.

Sendo já um compromisso assumido pela Direção da Faculdade, participaremos ativamente no planeamento das intervenções de manutenção e remodelação do corredor do piso 01, avaliando as necessidades existentes e trabalhando na sua rápida implementação.

8

Page 10: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

educação e formação médicaA qualidade da formação médica e as condições pedagógicas na FMUP

são alvo da maior preocupação para ti e para nós!No que se refere à formação pré-graduada, estaremos disponíveis para

te ouvir. Em articulação contigo, com as Comissões de Curso, com a Direção de Curso e com os Órgãos de Gestão da FMUP, queremos ser parte ativa na identificação dos problemas e na procura das soluções.

Neste ponto, cumpre dar particular destaque à implementação da Reforma Curricular no Ciclo de Estudos Integrado de Mestrado em Medicina. Uma coisa é certa: trabalharemos na preparação das condições necessárias à implementação das alterações previstas e lutaremos para que este processo não prejudique a qualidade da formação e do ensino de excelência que ambicionamos para a FMUP. Concretizando, neste contexto consideramos particularmente difícil a implementação simultânea dos 3º e 4º anos do novo Plano de Estudos já no próximo ano letivo e trabalharemos em articulação com o Conselho Pedagógico, a Comissão de Reforma Curricular e a Direção da FMUP para, caso se verifique a melhor solução, fundamentar o adiamento da implementação do 4º ano curricular.

Estamos também atentos à problemática da falta de docentes em determinadas áreas de formação, agravada pelo processo de reforma em curso e acompanharemos com proximidade o levantamento das reais necessidades e a elaboração do plano de resolução do problema.

Não descuraremos os problemas do dia a dia. Se estás nos anos clínicos, certamente já te deparaste com a problemática da falta de fatos no Bloco Operatório. Em articulação com o CHSJ e a FMUP continuaremos a trabalhar no sentido de resolver este problema.

Procuraremos junto da Direção da FMUP, o alargamento do horário de funcionamento diário da Biblioteca. E porque a época de exames se assume de extrema importância para os estudantes de Medicina e nem sempre a oferta existente dá resposta às tuas necessidades no que concerne aos espaços disponíveis para estudo, procuraremos a abertura da biblioteca aos fins de semana nesta altura do ano assim como nas épocas de férias de Natal e Verão.

9

Page 11: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

No que diz respeito à formação pós-graduada, preveem-se neste momento alterações importantes ao Regime de Internato Médico. Estaremos particularmente atentos à alteração anunciada da Prova Nacional de Seriação, à data da sua implementação e à possibilidade de definição de uma nota mínima. Manteremos a preocupação com a manutenção do Ano Comum e as condições de atribuição de autonomia profissional. Atentaremos também à aplicação de uma metodologia de normalização das médias de curso entre as diferentes Escolas Médicas nacionais e às regras a aplicar a estudantes provenientes de escolas médicas estrangeiras bem como à possibilidade de ponderação da média de curso para acesso à Especialidade. Em todos estes aspetos, teremos sempre em mente aquilo que é a posição dos estudantes de medicina, patente nas tomadas de posição redigidas em sede da Assembleia Geral da Associação Nacional de Estudante de Medicina (ANEM). Estamos atentos aos mais recentes desenvolvimentos do futuro dos estudantes de Medicina! Foi recentemente anunciada a falta de vagas no internato específico já para o próximo ano, considerando o número de internos de ano comum existentes. Tendo esta preocupação em mente e defendendo a qualidade da formação médica pós-graduada de acordo com critérios objetivos na definição de idoneidade e capacidade formativa, insistiremos na adequação do numerus clausus às reais necessidades e capacidades do nosso país e das nossas Escolas Médicas. Neste sentido, contaremos com a colaboração da ANEM, da FMUP e da Ordem dos Médicos.

REPRESENTAÇÃO EXTERNAQuanto ao trabalho desenvolvido em sede da ANEM, pretendemos assumir

uma postura construtiva e de cooperação na dianteira nas discussões, defendendo os estudantes da FMUP no Senado, Assembleia Geral, nos Departamentos e Grupos de Trabalho desta associação.

Através da nossa intervenção na FAP, pretendemos contribuir para a definição de políticas de ensino superior em temas que passam muitas vezes ao lado do estudante comum, mas cujo impacto no dia a dia dos estudantes e no seu futuro pode ser decisivo, nomeadamente nas áreas da ação social, desporto, organização e financiamento das Instituições de Ensino Superior, empregabilidade, qualidade e avaliação das instituições e investimento em ciência.

A nível desportivo, enquanto associados da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), trabalharemos de forma empenhada na defesa dos nossos estudantes-atletas, promovendo a prática e a competição desportiva justa e elevando de uma outra forma o nome da FMUP. 10

Page 12: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

AÇÃO SOCIALA recente renovação na administração dos Serviços de Ação Social da UP

(SASUP) leva-nos a perspetivar um futuro de crescimento na Ação Social direta, através da atribuição atempada de bolsas de estudo, e indireta, através da melhoria do funcionamento das cantinas e das residências universitárias. Trabalharemos na aproximação dos estudantes aos SASUP, detetando e orientando da melhor forma os casos de carência económica. Atendendo também à importância do apoio social em situações críticas, trabalharemos também em articulação com a FMUP na elaboração de planos de pagamento de propinas mais flexíveis e adaptados às diferentes realidades.

TESOURARIAA AEFMUP, enquanto Associação de Estudantes tem como objetivo

gerir o dinheiro disponível de modo a proporcionar aos estudantes um maior e melhor conjunto de oportunidades ao menor custo possível. Para tal, revela-se essencial uma gestão financeira clara, transparente, rigorosa e responsável aliada a uma procura ativa de novas fontes de financiamento. Como ponto de partida, é importante manter e adequar os protocolos e parcerias já existentes, através da revisão e renovação dos mesmos, tomando como foco o melhor interesse dos estudantes.

Mais ainda, tendo a perfeita consciência do trabalho de proximidade (tanto a nível de apoio financeiro como a nível de faturação) com os Grupos Académicos e Culturais, YES Meeting, Comissões de Curso e ARQUIMED, é objetivo da Lista M para o mandato de 2015 manter uma disponibilidade contínua para resolução de todos os problemas desta índole. De modo a tornar esta comunicação mais eficiente será criada uma plataforma online entre os grupos supracitados e a tesouraria da AEFMUP.

É também da responsabilidade da AEFMUP a gestão cuidada e inteligente das suas concessões, pelo que procuraremos rentabilizar ao máximo os espaços e entidades existentes para um maior proveito de todos, não só financeiro mas da variedade e qualidade dos serviços prestados.

Por último, apontamos para a plena saúde financeira da AEFMUP, pelo que estamos totalmente cientes da dimensão de todos os projetos a que nos propomos, principalmente aqueles que requerem um maior esforço financeiro, tais como a requalificação da sala de estudo e do antigo espaço do SBIM.

Para dar cumprimento a todos os projetos a que nos propomos, contamos com o contributo da FMUP, da UP e outros apoios e patrocinadores. 11

Page 13: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Apresentamo-nos assim como uma equipa altamente motivada para o trabalho e entrega que a AEFMUP exige e merece! Apoiada na experiência e nos sucessos do passado, contando com a frescura e a inovação dos membros mais novos, assumimos com confiança este projeto, conscientes da responsabilidade de encarar todos os desafios que, certamente, surgirão naquilo que é a gestão da AEFMUP!

Porque a AEFMUP somos todos nós, conta connosco para, movidos por ti, investirmos em mais e melhor!

12

Page 14: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

departamento formativoe científico

Achas que a tua formação académica é insuficiente? Entraste agora na faculdade e ainda não conseguiste perceber o que é medicina? Estás no sexto ano e ainda não aprendeste a suturar?

Então o nosso departamento é para ti!Se é certo que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é

uma das melhores e mais prestigiadas escolas médicas do país, também é reconhecido pelos seus estudantes que a formação ministrada é insuficiente em algumas componentes letivas. O departamento formativo e científico da AEFMUP tem como principal objetivo garantir que tens a melhor formação possível ao longo do teu percurso por esta faculdade.

Estabelecendo parcerias com os serviços básicos e clínicos do Centro Hospitalar de São João, da Faculdade e com outras entidades externas pretendemos colmatar falhas formativas que existem no plano curricular. Porque o que nos une a todos é o gosto pela medicina, ao longo do ano pretendemos organizar workshops, cursos, estágios, tudo para que um dia possas ser o médico que sempre sonhaste. Pretendemos mostrar-te que medicina não tem que ser só estudar o Harrison e passar os dias na sala de estudo. Queremos abrir um horizonte de oportunidades para que possas ter uma visão abrangente e global das portas que tens abertas para ti no futuro, e queremos que, quando a altura chegar, estejas preparado para decidir por qual delas queres entrar.

E se estivesses numa sala cheia de gente e visses alguém a engasgar-se? “Há algum médico na sala?” E agora, o que fazer? Pois é… este ano a formação clínica vai ser uma das nossas prioridades. Pretendemos continuar os workshops clínicos que te interessam, e ainda criar três edições por ano de workshops com grande afluência, tal como o de sutura. Mas não nos queremos limitar ao que é feito atualmente. Propomo-nos ainda a fazer novos cursos e workshops tais como introdução de cateteres, técnicas básicas de emergência, radiologia de intervenção, desfibrilhação…

Então e a formação básica? E a vertente científica? Estas componentes 13

Page 15: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

não serão esquecidas. Para ti que estás agora a descobrir um mundo novo e ainda não percebeste muito bem onde vieste parar, vamos ter à tua disposição cursos de ECG, auscultação cardíaca e pulmonar, comunicação com grupos de doentes particulares, cursos de estatística… e iremos tentar integrar o teu conhecimento, ajudando-te a desenvolver o teu raciocínio clínico. Vamos também criar mini cursos de investigação, ensinar-te a escrever artigos, criar posters e ajudar-te a perceber como a ciência é um dos pilares por trás da medicina.

Mas será medicina só ciência? Certamente que não. Como tal pretendemos aumentar a aposta no desenvolvimento das tuas soft skils. Este ano pretendemos dar-te a oportunidade de chegares mais além com formações em gestão e liderança, motivação, comunicação verbal e não-verbal, marketing e valorização pessoal e ensinar-te a convencer uma plateia e fazer grandes apresentações.

Para te ajudar a dar aquele passo extra que te falta para chegares mais além, neste mandato iremos organizar um congresso não científico voltado para o futuro da nossa profissão, para que possas perceber o que te espera fora da faculdade e o que significa seres médico nas diferentes especialidades. E para que não tenhas que ficar em casa sem fazer nada iremos ainda apostar em estágios não curriculares em unidades de cuidados intensivos, INEM, entre outros.

Como o importante não é só a participação nas atividades mas também o reconhecimento, este ano queremos criar um sistema de certificação dos nossos cursos em parcerias com o Hospital, Faculdade ou entidades externas para que os teus certificados tenham mais qualidade e validade e sejam reconhecidos onde precisares.

E claro, no final o mais importante para o nosso departamento és tu! Como tal estaremos completamente abertos a sugestões e a trabalhar contigo, para que juntos possamos criar uma melhor formação para os estudantes num ambiente motivador, inovador, interativo e estimulante.

14

Page 16: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

departamento desportivo

Praticar atividade física e estudar medicina, qual o elo de união?

Alguns de nós certamente já se questionaram sobre a verdadeira importância do Departamento Desportivo dentro das associações de estudantes. Na nossa ótica, a prática desportiva tem um papel fundamental na vida universitária, não se constituindo meramente por atividades de lazer, mas também de promoção do bem-estar físico e psicológico, culminando numa vida mais saudável. Não é tempo perdido mas sim qualidade de vida ganha, pois estamos a revitalizar a mente e a treinar o nosso corpo. Esses benefícios vão, em última instância, tornar-nos mais capazes de abraçar os desafios do dia-a-dia.

Outro aspeto obviamente importante é o espírito envolvente que possibilita quer a formação de novas amizades, quer um crescimento da personalidade, através da exposição a novas realidades totalmente diferentes das nossas rotinas. Porque a vida académica não se limita aos estudos, é de facto importante que exista um departamento que cuide de uma área tão importante como esta. Contando com a nossa experiência em diferentes áreas desportivas, o nosso objetivo passa exatamente por dar aos nossos estudantes a oportunidade de desenvolverem um conjunto de atividades associadas à prática do exercício físico com organização e qualidade. Com dedicação, inovação e disposição para ouvir novas ideias, comprometemo-nos a apoiar e acompanhar, sempre numa relação de proximidade, os nossos estudantes na prática da sua modalidade e, nesse sentido, pretendemos criar meios através dos quais seja possível estabelecer uma maior ligação entre o departamento desportivo e as diferentes equipas a representar a AEFMUP nos CAP’s.

Ambicionamos cooperar para a manutenção e, se possível, crescimento das diferentes atividades que já têm vindo a ser desenvolvidas como o “FMUP Open”, o “Medicina Vai a Banhos”, o “FMUP Grand Prix”, sem nunca esquecer o tão famoso fim-de-semana “Medicina Radical”. Ainda dentro das atividades já anteriormente realizadas, pretendemos criar no 15

Page 17: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

seio da “Liga de Futsal” da AEFMUP uma componente dedicada ao futsal feminino.

Para além da vertente futsal feminino na “Liga Futsal”, e como na nossa perspetiva a prática desportiva junto do público estudantil feminino da nossa faculdade tem sido pouco estimulada, desejamos averiguar a possibilidade de abrir um torneio de outra modalidade mais atrativa para o mesmo. Ainda nesse sentido, ambicionamos implementar sessões mensais de aulas temáticas (desde Zumba a Yoga, passando por Pilates e Combat). Por último, pretendemos colaborar na organização da Corrida Solidária da AEFMUP, assim como um tão desejado torneio de bilhar e ainda um torneio de paintball ou airsoft.

Assim, o nosso desejo é o aumento da participação nas atividades e equipas desportivas da AEFMUP para que os nossos estudantes continuem a fazer uma excelente representação nos vários campeonatos em que participam!

16

Page 18: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕESINTERNACIONAIS

Hoje em dia assistimos a uma rápida globalização de culturas e conhecimentos. Esta partilha de experiências é essencial para o enriquecimento da nossa aprendizagem enquanto futuros médicos. Posto isto, torna-se fundamental investir em programas de mobilidade internacional que proporcionem estas ferramentas aos estudantes de medicina da FMUP.

Neste âmbito, o Departamento das Relações Internacionais (DRI) compromete-se a organizar e promover programas de intercâmbio, assim como assegurar a dinamização do programa de ERASMUS.

Os programas de Intercâmbios Clínicos e Científicos são estágios com a duração de um mês, no verão, organizados em parceria com a International Federation of Medical Students Associations (IFMSA). Visam permitir o contacto precoce com realidades médicas de diversos países. Relativamente a este programa, o DRI irá dar continuidade ao projeto, com a mesma transparência com que tem sido realizado em anos anteriores, apostando numa maior divulgação do mesmo. Mais ainda, o departamento trabalhará sempre no sentido de defender os melhores interesses dos estudantes da FMUP no que toca ao método de seriação do programa, para que todos tenham a oportunidade de escolher o país que sempre desejaram.

Neste sentido, disponibilizaremos, com regularidade, informação sobre as atividades pontuáveis a decorrer não só na nossa faculdade, como a nível nacional. Estaremos não só a promover o enriquecimento cultural dos nossos estudantes, como também o seu desempenho no processo de aquisição de pontos para Intercâmbios. Será também nossa prioridade orientar adequadamente os estudantes a partir do momento em que se candidatam até partirem rumo ao país que selecionaram, assim como durante o próprio estágio.

Tendo ainda em mente a familiarização dos estudantes com este programa, temos idealizada uma Semana Internacional, em parceria com o Departamento Cultural. Sendo que cada dia será dedicado a países 17

Page 19: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

diferentes, esta iniciativa permitirá a interação informal entre alunos que já participaram no programa e aqueles que pretendam embarcar nesta experiência única.

E se um Intercâmbio de verão passasse a integrar o teu currículo sob a forma de optativa?

Esta proposta tem vindo a ser pensada e trabalhada ao longo dos anos. Com base naquilo que foi alcançado no mandato anterior, hoje é possível afirmar que, mais que nunca, estamos próximos de alcançar a creditação dos intercâmbios.

Por encarar esta experiência como uma tremenda mais valia para a formação médica, o DRI fará um acompanhamento próximo deste projeto. Durante todo o mandato, propomo-nos a explorar e avaliar todas as etapas do processo, tendo sempre em mente os interesses dos estudantes da FMUP.

18

Page 20: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Em contraste com o que tem sido papel do DRI no programa de ERASMUS, pretendemos que seja da nossa responsabilidade assegurar a integração dos estudantes estrangeiros na nossa faculdade, através de iniciativas como jantares temáticos e outras atividades culturais. Com o mesmo objetivo, daremos continuação ao programa “Buddy FMUP”, projeto em parceria com a Comissão de Acompanhamento e Avaliação de Programas de Mobilidade, atribuindo algumas componentes novas, nomeadamente permitir um melhor contacto com a língua portuguesa, por parte dos alunos estrangeiros, assim como a organização de fins-de-semana em diferentes cidades do país. Para tal, contamos com os participantes no Buddy FMUP, tornando o projeto numa experiência bifacetada, enriquecedora para ambas as partes.

Do exposto, verifica-se a preocupação de desenvolver um trabalho completo durante todo o mandato, alcançando as inúmeras vertentes da área das relações internacionais.

O DRI continuará a primar pela excelência, mantendo-se sempre aberto a sugestões e disponível para orientar todos os interessados em participar nos nossos projetos.

19

Page 21: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

DEPARTAMENTO culturale recreativo

O Departamento Cultural e Recreativo encara com grande expetativa e seriedade este novo ano que se aproxima. Com caras frescas e o acompanhamento dos antecessores, compromete-se a elevar o nível de qualidade a que os estudantes já se têm vindo a habituar.

Este é o departamento responsável pela dinamização do salão de alunos e da videoteca assim como pela realização de atividades que já fazem parte da história da faculdade e que são capazes de reunir todos os estudantes como um só, aliando convivência saudável, diversão e entretenimento.

Pretendemos manter e melhorar as noites que todos conhecem e adoram como o incomparável Churrascão, a competitiva Noite de Tasco, o familiar Magusto, os tão aguardados Óscares, o delicioso Jantar Regional, os incríveis e imperdíveis Warm-Ups, e o agora, renovado e engrandecido, FMUP Music Fest. Apesar do reconhecimento que estes eventos têm já na comunidade, queremos adicionar-lhes algo novo que deixe os estudantes em constante expectativa sobre qual a próxima novidade.

Paralelamente planeamos também fazer mais pelo enriquecimento cultural dos nossos estudantes e, para isso, pretendemos ouvir as suas vozes sobre as temáticas que mais gostariam de ver dinamizadas pela AE. Assim, idealizámos antecipadamente um vasto conjunto de iniciativas sobre os diversos saberes, desde a gastronomia à literatura, exposição de manga, sendo esta uma arte em crescimento no nosso país, realizando workshops dos mais diversos tipos: O Cocktail Perfeito, Prova de Vinhos, aprender a misturar – Workshop DJ, entre outros. Pretendemos promover também uma mostra dos resultados de ativades extracurriculares e criativas dos nossos estudantes, dando-lhes o merecido espaço e momento de exporem as suas iniciativas, as suas paixões e as suas qualidades.

Desafiamo-nos a recuperar a Semana Cultural em moldes diferentes. Com a colaboração do departamento de Relações Internacionais, exploraremos o conhecimento de outras culturas, seja a gastronomia do país, a moeda ou até a moda, workshops gastronómicos: a Arte do Sushi, 20

Page 22: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Queijos do Mundo; e culturais: Meditar em Movimento – Tai Chi Chuan; eventos sociais com a integração dos alunos de Erasmus para uma troca pessoal de conhecimentos e experiências.

Queremos contribuir para o enriquecimento sobre o mundo que envolve o estudante de medicina, alertando-o para as notícias nacionais e internacionais de relevo, como descobertas médicas e científicas e para os momentos culturais que o rodeiam na cidade do Porto, sejam eles sobre música, teatro, pintura ou diversão noturna. A divulgação será feita através da plataforma online que será atualizada semanalmente.

Por fim, pretendemos colaborar com outros projetos existentes na nossa faculdade que merecem a nossa atenção e apoio e que todos os anos se propõem a trabalhar com objetivos com que este departamento de identifica particularmente, nomeadamente o CineFMUP, o Grupo Amador de Teatro Universitário e o Quórum – Fórum Político.

Trabalharemos para que os nossos estudantes vejam a sua Associação de Estudantes como um polo de cultura e entretenimento, sempre com o sentimento familiar de estar em casa!

21

Page 23: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

DEPARTAMENTO de ação comunitária

O Departamento de Ação Comunitária tem como objetivo primordial promover a participação ativa dos nossos estudantes na melhoria e desenvolvimento da comunidade em que se inserem, numa procura constante de modificar comportamentos e atitudes da população que atingimos. Incidiremos nos setores da Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e apostando numa maior dedicação aos Direitos Humanos. Com vista ao aperfeiçoamento e à inovação dos projetos do departamento, envolveremos mais a comunidade estudantil da FMUP, não só como participantes, mas como parte integrante na organização e estruturação das atividades.

Olhando para o passado, é impossível esquecer algumas das grandes atividades deste departamento, cujo valor e impacto já todos conhecem e reconhecem, como a Semana da Saúde, o Hospital dos Pequeninos ou o Medicina Vai. Comprometemo-nos, ainda assim, a procurar melhorar sempre estes projetos, num esforço de atingir mais estudantes e ter impacto em comunidades mais necessitadas. Neste sentido, o próprio Medicina Vai será trabalhado de maneira a atingirmos uma população mais rural, onde a nossa atuação como agentes promotores de saúde tenha um efeito real e significativo.

Apostando numa maior participação dos estudantes na organização das atividades, promoveremos momentos de formação para os interessados, para que os seus contributos tenham um efeito visível não só na sua estruturação como também no impacto das intervenções do departamento. Tendo também em conta a grande adesão a estas atividades, procuraremos aumentar o número de participantes para que mais estudantes possam fazer a sua parte junto da comunidade.

Reconhecendo um interesse crescente dos nossos estudantes, propomo-nos criar parcerias com diversas entidades de voluntariado para assim integrarem projetos a nível local, nacional e internacional. Vamos também aliarmo-nos a associações de solidariedade social e organizar uma Corrida Beneficente, promovendo simultaneamente o exercício físico, a 22

Page 24: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

adoção de estilos de vida saudáveis e a solidariedade individual.Pretendemos, também, desenvolver intervenções na população de 3ª

idade, apostando, por exemplo, na sensibilização para o reconhecimento dos Sinais de AVC e na complementação da formação com Workshops de Comunicação, em parceria com a Operação Nariz Vermelho.

A fim de alterar paradigmas, abordaremos ainda temas como “Tabus Alimentares”, promoveremos ações de promoção de Educação Sexual nas escolas e asseguraremos a continuidade da realização de projetos como o “Preserva-t”.

Este ano, incidiremos igualmente na defesa da proteção ambiental, incentivando a uma atitude ecológica responsável.

A nível nacional comprometemo-nos a manter a representação de excelência que se tem verificado nos Departamentos de Saúde Pública, Saúde Reprodutiva e Sida e Direitos Humanos e Paz da ANEM, para que projetos como o Med on Tour, Estágios de Reprodução Medicamente Assistida e Voluntariado Nacional em Férias continuem a crescer em qualidade e participação. Com tudo isto, queremos que participes o máximo possível nas atividades a que nos propomos realizar, garantindo uma aposta forte na formação e na melhoria da organização. Uma vez que a Medicina não se limita ao ambiente hospitalar e à prática clínica, é nossa missão fomentar e auxiliar o desenvolvimento de um sentido de responsabilidade social e solidariedade. Assim, ao seres a parte mais importante que integra deste projeto, contamos contigo para, lado a lado e em constante comunicação, desenvolvermos o melhor trabalho possível.

23

Page 25: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

DEPARTAMENTO de pedagogiae ação social

Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento de Pedagogia e Ação Social – DPAS, apresenta-se aos estudantes da FMUP com o principal objetivo de garantir a defesa dos direitos e interesses de toda a comunidade académica, como tem vindo a ser feito nos últimos anos, de uma forma revigorada com projectos inovadores.

Neste mandato de 2015, continuaremos a focar a nossa atenção em todos os aspectos englobados por quatro grandes áreas: Educação Médica, Pedagogia, Política Educativa e Ação Social.

No que diz respeito à Educação Médica, é missão do DPAS fazer-se representar no Grupo de Trabalho de Educação Médica (GTEM) da ANEM. Este grupo dedica-se ao trabalho de pesquisa e análise que permite a fundamentação e elaboração das mais diversas posições dos estudantes de medicina. Pode destacar-se, a título de exemplo, o estudo das diferentes metodologias de equiparação de médias entre estudantes de diferentes escolas médicas, das diferentes metodologias para definição de nota mínima, a avaliação dos rácios estudante:tutor, entre outros.

No âmbito da Pedagogia, é responsabilidade do DPAS acompanhar o cumprimento do regulamento pedagógico da FMUP, estabelecendo, para isso, um contacto direto com as Comissões de Curso e com todos os estudantes. Acreditamos que só assim é possível fazer um levantamento precoce dos problemas, que poderão ser reencaminhados à direção da Faculdade e aos órgãos de gestão, nomeadamente o Conselho Pedagógico, para serem solucionados.

É também nossa responsabilidade continuar o acompanhamento de perto da implementação da reforma curricular, avaliando o seu impacto e conhecendo melhor a perspectiva da comunidade estudantil. Para isto, pretendemos realizar inquéritos, recolhendo e analisando as opiniões dos estudantes, em colaboração com o Departamento de Simulação e Educação Médica, com resultados validados, criando alavancas para algumas mudanças.

24

Page 26: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Ainda em relação à reforma curricular, é nossa intenção iniciar sondagens aos anos abrangidos sobre dúvidas que possam ter e, com base nas respostas obtidas, elaborar um sistema de FAQs disponível no site para permitir esclarecimento rápido dessas questões por todos os estudantes. Este sistema de FAQs será alargado a outras questões de política educativa e ação social para informarmos cada vez melhor a nossa comunidade estudantil.

Funcionaremos como um ponto conexão entre os estudantes e os demais órgãos da faculdade, acompanhando os pareceres e deliberações do Conselho Pedagógico e da Comissão de Acompanhamento do MIMED.

Para além disso, pretendemos incentivar o preenchimento dos Inquéritos Pedagógicos, desenvolvidos pela Universidade do Porto, alertando para os benefícios que uma percentagem significativa de respostas poderia trazer para os estudantes das FMUP.

Na área da política educativa, o DPAS marcará presença nas Assembleias Gerais e reuniões da Federação Académica do Porto (FAP) e dará o seu contributo para as discussões, defendendo o melhor interesse dos estudantes da FMUP.

Por último, relativamente à Ação Social, o DPAS pretende funcionar como um gabinete de apoio e interface dos estudantes com os Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), promovendo a partilha de informação e a mediação dos estudantes com os SASUP. Estará ainda em contacto próximo com os representantes dos estudantes no Conselho de Ação Social da Universidade do Porto (CASUP), reportando situações particulares que o justifiquem. Neste âmbito, acompanhará, também, a aplicação do regulamento da atribuição de bolsas, o alojamento social e a prestação de serviços nas cantinas dos SASUP. Neste mandato, apostaremos ainda na divulgação desta área para tentar abranger o máximo de estudantes possível. Conheces o fundo de apoio social?

É nosso objetivo também dinamizar a Mini-Biblioteca da AEFMUP, atualizando as necessidades dos estudantes, enriquecendo a nossa oferta com mais títulos e criando uma plataforma informática para uma melhor gestão de todo o processo.

Este ano promoveremos também, em conjunto com o Departamento Formativo e Cientifico, a realização de workshops nas mais variadas áreas de Educação Médica.

25

Page 27: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

Para que nada te passe ao lado, o DPAS fomentará a divulgação de todas as novidades do teu interesse relacionadas com o seu âmbito de ação.

Em corolário, representaremos os teus interesses a nível externo (GTEM e FAP) e a nível interno junto dos órgãos de gestão da faculdade, sempre com um espírito de enorme entrega e motivação, em todas as vertentes que possam ser alvo de discussão. Num ambiente de grande proximidade, estamos disponíveis para dar voz a todos os que connosco partilham os corredores e preocupações com o futuro dos jovens médicos.

Para tudo isto ser possível, poderás contar com a experiência pessoal dos membros do departamento, sendo um abrangido pelo novo Plano de Estudos e o outro membro do Conselho Pedagógico.

Por um trabalho construtivo e consistente, por uma representação de excelência, por um apoio constante aos estudantes: são estas as nossas motivações!

26

Page 28: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

DEPARTAMENTO editorial, imageme comunicação

O Departamento Editorial, de Imagem e Comunicação tem como missão ser a ponte de contacto dos estudantes entre si e com a sua Associação de Estudantes. Pretende comunicar a informação, construindo uma imagem que a transmita, e, ao mesmo tempo, fazê-la acompanhar de discursos motivadores.

Propõe-se, então, a divulgar a informação da melhor maneira possível, de forma a chegar a toda comunidade académica, e da forma mais apelativa, para cativar e garantir o sucesso das atividades que serão divulgadas ao longo do ano. Assim surge o Departamento Editorial, de Imagem e Comunicação, união do Departamento Editorial e do Departamento Informático, na procura de uma maior integração da divulgação e da informação disponibilizada pela AEFMUP.

Neste sentido, definimos os principais objetivos para o Departamento: 1. Definir estratégias de promoção das atividades realizadas pela

AEFMUP ou por ela apoiadas e das deliberações, tomadas de posição e/ou informações com interesse para os estudantes, assim como a de editar as suas publicações. Facilitar o acesso à informação por parte dos estudantes (através da rede AEFMUP, do seu website e das redes sociais);

2. Realizar a manutenção do website da AEFMUP: a divulgação atempada das diversas atividades promovidas pela AEFMUP; a partilha de conteúdo recente, relevante para os estudantes; a contínua alteração da estrutura do website, de forma a obter uma melhor plataforma de comunicação e informação;

3. Monitorizar e preservar a rede informática da AEFMUP tendo 27

Page 29: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

em vista melhorar as condições oferecidas aos estudantes: atualizar o software e hardware; otimizar a capacidade do material instalado;

4. Prestar apoio informático aos demais Departamentos da AEFMUP, bem como a todos os utilizadores da Sala da Direção e da Sala de Informática;

5. Colaborar com as Comissões de Curso dos diversos anos e Grupos Académicos, nomeadamente na divulgação das diversas atividades;

6. Organizar cursos na área do grafismo e da comunicação que confiram competências aos seus participantes que lhes permitam transmitir as suas ideias de modo mais fluido e eficaz. Associar esses cursos à divulgação dos produtos obtidos; por exemplo, com a criação de concursos de fotografia;

7. Acompanhar a venda de material na Loja Editorial AEFMUP, procurando sempre que possível diversificar a oferta desta, com vista ao melhor interesse dos estudantes.

28

Page 30: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015

A Loja Editorial da AEFMUP apresenta-se cada vez mais como uma área de expansão, tanto a nível de variedade de material disponível como também na sua qualidade e preço. Assim, este ano desafiamo-nos para fazer dela ainda melhor, procurando uma melhor exploração dos nossos protocolos, organizando promoções e apostando em fazer dela uma fonte de rendimento sustentável.

Este ano comprometemo-nos também com um novo desafio: o de criar um Manual de Normas Gráficas da AEFMUP de forma a promover e facilitar a compreensão das regras de utilização da Identidade Visual da AEFMUP e, assim, regulamentar e permitir a sua correcta utilização e aplicação.

Promover, Sensibilizar, Informar, Divulgar são as palavras de ordem neste Departamento. Com estes objetivos em mente, propomo-nos a um ano de trabalho de qualidade, sempre a pensar na melhor forma de chegarmos até ti!

29

Page 31: Plano de Candidatura Lista M DAEFMUP 2015