informativo gratuito da associação de amigos mais do...

8
Mais Informativo gratuito da Associação de Amigos do Loteamento Parque Residencial Villa dos Inglezes Ano 0 • Nº 06 Sorocaba, abril de 2007 Catedral Metropolitana de Sorocaba Nesta edição você encontra um pouco da história da Catedral Metropolitana de Sor- ocaba, patrimônio histórico e cartão postal da cidade. Pág. 05 Normas de construção Segundo as normas do Residencial Villa dos Inglezes, as mudanças a serem realizadas no condomínio devem ser comunicadas anteci- padamente, para que seja feita uma vistoria na residência, verificando se a construção está de acordo com o Regulamento Inter- no. Pág. 08 Moro no Villa Foi em 2006 que José Roberto Melato e Sônia Cristina Vestina se encantaram com o Villa dos Inglezes, e sentem-se felizes em ter uma vida agradável e prazerosa. Pág. 03 Placas de comercialização As chamadas placas de comercialização já estão disponíveis na Administração para que os moradores e proprietários possam utilizá-las. Pág. 06 Transporte Urbano Foi solicitado junto à URBES de So- rocaba a possibilidade de um ponto de ônibus próximo à Associação, facilitando o acesso ao condomínio às pessoas que dependem do transporte coletivo. Pág. 06 Receita Em clima de Páscoa e muito chocolate, aprenda a fazer uma das saborosas recei- tas da culinária: a Colomba Pascal. Pág. 08

Upload: others

Post on 30-Apr-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

MaisInformativo gratuito da Associação de Amigos do Loteamento Parque Residencial Villa dos InglezesAno 0 • Nº 06Sorocaba, abril de 2007

Catedral Metropolitana de Sorocaba Nesta edição você encontra um pouco da história da Catedral Metropolitana de Sor-ocaba, patrimônio histórico e cartão postal da cidade.

Pág. 05

Normas de construçãoSegundo as normas do Residencial Villa dos Inglezes, as mudanças a serem realizadas no condomínio devem ser comunicadas anteci-padamente, para que seja feita uma vistoria na residência, verificando se a construção está de acordo com o Regulamento Inter-no.

Pág. 08

Moro no VillaFoi em 2006 que José Roberto Melato e Sônia Cristina Vestina se encantaram com o Villa dos Inglezes, e sentem-se felizes em ter uma vida agradável e prazerosa.

Pág. 03

Placas de comercialização

As chamadas placas de comercialização já estão disponíveis na Administração para que os moradores e proprietários possam

utilizá-las.

Pág. 06

Transporte Urbano

Foi solicitado junto à URBES de So-rocaba a possibilidade de um ponto de

ônibus próximo à Associação, facilitando o acesso ao condomínio às pessoas que

dependem do transporte coletivo.

Pág. 06

Receita

Em clima de Páscoa e muito chocolate, aprenda a fazer uma das saborosas recei-

tas da culinária: a Colomba Pascal.

Pág. 08

Page 2: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Editorial

ExpedientePresidente: Mariza Stillitano Inglez de Souza lJornalista responsável: Raldina de Souza, MTB: 48002Diagramação: Cerquetto ComunicaçãoReportagens: Raldina de Souza Fotos: Arquivo da Associação de Amigos do Lo-teamento Parque Residencial Villa dos Inglezes

Comercial: FTJ Artes Gráficas Ltda. Cel.: (15) 9704.0243 Impressão: Paratodos Gráfica e EditoraTiragem: 1.300 exemplaresContato: [email protected]

Abril é o mês da Páscoa, uma comemoração universal, na qual os homens, independen-

temente de credo e origem, festejam e louvam o fenômeno da Ressurreição. E mesmo que o dia da Páscoa já tenha passado, todo dia é dia de apren-der e saborear uma nova delícia da culinária, ainda mais com chocolate, a paixão nacional.

Pensando nisso, o informativo desta edição traz uma saborosa e deliciosa receita: a colomba pascal, que pode ser feita tanto na época da Páscoa como em qualquer outro dia do ano.

Em meio a tantas comemorações, festejar é uma das coisas boas, principalmente entre familiares e amigos. Mas vale lembrar aos moradores do Villa dos Inglezes, que as normas do condomínio devem ser respeitadas, guardando completo silêncio entre os horários de 22h as 07h do dia seguinte, assim não perturbando o sossego, especialmente dos vizinhos, garantindo a qualidade de vida e a boa convivência.

Outro tema importante que diz respeito à área comum do Residencial é em relação aos animais de estimação, pois os proprietários dos “bichinhos” devem também respeitar as regras estabelecidas pelo condomínio, preservando o sossego e a higie-

ne de todos que circulam internamente pelo Villa.Já que o assunto é limpeza, vale destacar tam-

bém que nos próximos dias estará à disposição dos moradores, uma vez por semana, um caminhão que irá recolher os restos de madeira que não tem mais uso, assim deixando os lotes limpos, o que é fun-damental.

Na coluna “Normas de Construção” os mora-dores e proprietários irão se informar melhor no que diz respeito às mudanças a serem realizadas no Residencial. Todas devem ser comunicadas à administração para que antes seja feita a vistoria na residência, verificando se está de acordo com as normas do Regimento Interno do condomínio.

Uma novidade que poderá ser encontrada nes-ta edição é a possibilidade de um ponto de ônibus próximo à Associação. As primeiras providências já foram tomadas pela administração para que este projeto se torne realidade e facilite a vida das pes-soas que dependem do transporte urbano.

E para encerrar, a todos uma ótima leitura. Até a próxima edição!

Raldina de SouzaJornalista Responsável

02

Page 3: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Moro no Villa

Morar no Villa dos Inglezes é um grande privilégio de todos que vivem no con-

domínio e almejam tranqüilidade e harmonia. Foi através deste contato com o Residencial,

que José Roberto Melato e sua esposa Sônia Cris-tina Vestina, junto com os quatro filhos, residem no Villa há seis meses, e se sentem realizados por viver em um local agradável e prazeroso.

O casal relata que o que chamou sua atenção para que escolhessem o Villa é a beleza do lugar, o contato com a natureza e a liberdade, que tanto eles quanto as crianças usufruem. “O grande dif-erencial é que aqui tem alma, tem vida própria, diferente de outros lugares para se morar. Real-mente existe qualidade de vida de verdade, não apenas a “qualidade de vida” que muitos dizem possuir sem ter. É tudo muito simples, o visual é maravilhoso, o ar puro é magnífico e o espaço é ideal para se viver, além de convivermos com pessoas de espírito aberto. A gente conta muito com isso, com essa vida prazerosa”, diz Sônia, feliz com a moradia.

Já o marido, que diz viajar muito, sente-se tranqüilo por saber que a família está em um lo-cal seguro e sossegado, pois confia na segurança e no trabalho dos funcionários que o con-domínio proporciona para o bem estar de todos os moradores. “Eu gosto muito da organização daqui e a educação dos funcionários é exemplar. Acredito na segurança do loteamento, pois nun-ca houve nenhum fato desagradável. Precisamos até aplaudir o esforço da equipe que realiza esse ótimo trabalho, o que nos deixa despreocupados e satisfeitos.”

Uma das coisas que também não preocupa mais o casal é o fato de seus filhos brincarem nas ruas. Para eles, o espaço é muito seguro e a liber-dade para a diversão é um dos fatores primordi-ais para o conforto das crianças. “Nos sentimos sossegados em vê-los brincando na rua. Sobre-tudo nos fins de semana, que eles ficam o dia todo com os amiguinhos dentro do condomínio.

E o mais importante é que todos respeitam a cri-ançada, principalmente os carros que circulam no residencial.”

Além disso, a amizade entre os moradores en-cantou a família Melato. “Num certo momento quando viemos para cá, fiquei preocupado em relação às pessoas, pois geralmente quem mora em loteamento fechado não tem um grande cír-culo de amizade. Mas me surpreendi, pois aqui moram pessoas simples, lutadoras e que não se esquecem de suas origens, isso me cativou. Temos amizade com todos.”, afirma José Roberto.

E devido à amizade entre os moradores, José Roberto até está pensando em organizar

uma festa junina este ano, com a participação de todos, com muita diversão. “Sempre tenho contato com a administração para dar novas idéias, e mesmo o condomínio sendo novo e não estando ainda todo pronto, acredito que devemos sugerir coisas inovadoras, entre os moradores favorecendo o entrosamento.”

Felicidade é o lema da família de José Rob-erto, felicidade que garante ter encontrado somente no Villa dos Inglezes, indicando o Residencial a todos os familiares e amigos, para que experimentem a sensação de ter uma vida agradável e feliz.

03

Page 4: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Com a finalidade de estabelecer regras de posturas e conduta que possibilitem

a boa convivência, o respeito mútuo e a qualidade de vida almejada pelos mora-dores do Residencial Villa dos Inglezes, os proprietários e moradores devem se consci-entizar e respeitar os horários estabelecidos em relação aos barulhos que incomodam após as 22h, principalmente com as festas realizadas pelos habitantes.

04

Para preservar o sossego e a higiene no interior do Parque Residencial

Villa dos Inglezes, os proprietários e moradores não deverão deixar seus ani-mais domésticos soltos dentro do con-domínio. É importante salientar que a permanência dos mesmos será permitida, desde que os seus donos os mantenham confinados em seus quintais e, quando a passeio, estejam sempre contidos por coleiras adequadas.

Vale destacar que os moradores es-tão obrigados a limpar toda e qualquer

Limpeza dos lotes

Nos próximos dias, es-tará à disposição aos

moradores do Villa, um caminhão que irá recolher os restos inúteis de ma-deiras.

Pedimos a colaboração de todos, deixando o ma-terial separado para o recolhimento. O caminhão estará disponível uma vez por semana.

Regras do silêncio coletivoDe acordo com o estatuto do con-

domínio, das 22h às 07h do dia seguinte, devem os moradores, dependentes e fun-cionários guardarem completo silên-cio, a fim de não perturbarem o sossego coletivo, especialmente dos vizinhos. O uso de alto-falantes, aparelhos eletro-domésticos que produzem som, instru-mentos musicais ou congêneres, deverá ser feito com moderação.

Vale lembrar que é expressamente proi-bido instalar quaisquer equipamentos de transmissão que interfiram nos equipa-mentos internos das residências e do corpo de segurança do loteamento.

Seguindo e respeitando as regras do silêncio, os moradores contribuem para que o residencial continue proporcionando todo sossego e tranqüilidade, garantindo a qualidade de vida de todos.

sujeira ocasionada por seus animais, quando a passeio pelas áreas comuns do loteamento.

Uma das tarefas também funda-mentais é a vacinação dos “bichinhos” nas épocas apropriadas, que cabe aos responsáveis realizar, evitando proble-mas à comunidade.

Ter um animal de estimação é de grande responsabilidade, pois é preciso cumprir com as tarefas concernentes a quem cria um animalzinho dentro de sua residência.

Importância do uso de coleiras nos animais de estimação

Page 5: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Um pouco de história Catedral Metropolitana de Sorocaba

Erguida há mais de trezentos anos, tendo atualmente como Pároco Pe. Tadeu Ro-

cha Moraes, a Catedral Metropolitana de Sorocaba atrai a todos por sua beleza ar-quitetônica. É a primeira matriz da cidade dedicada a Nossa Senhora da Ponte, construí-da em taipa e coberta de telhas, com uma sinei-ra ao lado; capela-mor forrada e assoalhada, com altar da padroeira em retábulo dourado e altares laterais encostados às paredes junto ao arco cruzeiro e à sacristia.

Uma nova imagem de Nossa Senhora da ponte chega em 1771, procedente do Porto, toda em madeira em estilo barroco, substi-tuindo a primeira, por ter-se perdido em constantes mudanças.

Com a necessidade de uma nova igreja, pelo fato de a antiga começar a ruir, foi construída uma segunda matriz, que surge suntuosa, em 1783, do tamanho da Catedral de hoje, toda em taipa de pilão, com a nave central em estilo

barroco, capelas reentrantes, sob as tribunas, dentro dos corredores.

No final do século XIX a igreja matriz sofreu nova reforma, destruindo as volutas barrocas, terminando em vinte e oito de março de 1899. Foram muitas as reformas nesse século, e em fins de 1918 organizou-se uma comissão que derrubou a igreja, restan-do apenas a fachada e a torre, transforman-do-a em Catedral.

Foi nos anos de 1960 que a fachada nova ficou pronta, onde se encontram os nichos com as imagens dos Evangelistas, Matheus, Marcos, Lucas e João.

Atualmente ela tem passado por uma nova restauração, que se iniciou em 2002 e as obras ficaram totalmente concluídas na Páscoa de 2007. A maior mudança ficou por conta das novas figuras pintadas no teto.

Artistas plásticos, espe-cialistas em arte sacra, foram os responsáveis pelas pintu-ras, restauraram as anteri-ores e criaram as novas, com a imagem de Jesus Cristo rodeado pelos anjos tocando instrumentos musicais, repre-sentando várias etnias, onde a idéia principal é mostrar a

diversidade racial do Brasil.Para marcar esta grande data, apre-

sentando e explicando as novidades à comu-nidade, foi realizada uma cerimônia especial, inaugurando a nova Catedral Metropolitana de Sorocaba.

Vale destacar que a manutenção da bela Catedral deve continuar, para que se preserve este rico patrimônio histórico e cartão postal da cidade.

Catedral Metropolitana de Sorocaba

Pároco: Pe. Tadeu Rocha MoraesPraça Cel. Fernando Prestes – Centro

Telefone: (15) 3233-3233

05

Page 6: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Uso das placas de comercialização

As chamadas placas de comerciali-zação (vende-se, aluga-se) do

Residencial Villa do Inglezes foram padronizadas e já estão à disposição dos proprietários que necessitam deste serviço. Para a utilização das mesmas, basta o proprietário assinar um termo de compromisso na administração e re-tirar a placa no mesmo local para a uti-lização.

O titular do loteamento tem um prazo de sessenta dias para utilizar as placas de que necessita, devolvendo-as à administração assim que vencer o prazo. Caso o mesmo queira prorrogar o uso, é necessário renovar sua liberação por mais algum tempo.

É de responsabilidade do propri-etário a retirada da placa e a devolução da mesma diretamente à Associação do condomínio. Lembrando que se houver alguma danificada, o responsável irá ar-car com os prejuízos e ressarcir o custo.

Após a circulação deste informativo, edição de abril, os proprietários terão trinta dias para a regulamentação de suas placas junto à administração, sen-do de obrigatoriedade o uso das placas de comercialização padronizadas pelo residencial.

06

Sua participação é importante!

É muito importante os associados do Villa dos Inglezes enviarem suas sugestões e críticas à administração da Associação, para que as providências possam ser tomadas de imediato.

Contamos com a participação de to-dos, assim sempre estaremos em sinto-nia, buscando soluções que sejam para o bem coletivo.

Possibilidade de ponto de ônibus próximo ao Villa poderá ser realidade

Devido a várias reclamações e pedi-dos, foi solicitado junto à URBES de Sorocaba, a colocação de um ponto de ônibus na Avenida Luiz Mendes Almei-da, próximo à Associação do Villa dos Inglezes.

Este projeto, que está em andamento, tem a finalidade de facilitar o acesso das pessoas ao condomínio.

Page 7: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

ClassificadosUm ótimo negócio espera por você, bem pertinho

07

Page 8: Informativo gratuito da Associação de Amigos Mais do ...villadosinglezes.org.br/adm/FSOnline/FCKeditor/UserFiles/file/villa_e… · Mais Informativo gratuito da Associação de

Todas as mudanças a serem realizadas no Residencial Villa dos Inglezes devem ser comunicadas à Administração, para que seja realizada uma vistoria na residência, veri-ficando se a construção está de acordo com as normas estabelecidas pelo Regimento In-terno do Loteamento.

Normas de Construção

08

Cobertura:

• 50 g chocolate ao leite • 1 colher (sopa) avelã torrada e triturada

Massa: Misture em uma panela o leite e o açúcar e leve ao fogo até amornar.Transfira para uma tigela, junte o fermento e misture até dissolver.Adicione 1 xícara de farinha de trigo mexendo até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe crescer por 30 minutos em local aquecido.Enquanto isso, em uma panela coloque o óleo, o mel e leve ao fogo por 3 minutos, ou até le-vantar fervura.Retire e deixe amornar um pouco.Em uma batedeira, bater as gemas, os ovos e a essência de panetone. Reserve.À parte, peneire a farinha de trigo, o sal e

Antes da mudança, deve ser verificado se a casa está finalizada completamente, in-cluindo a pintura externa dos muros, além de calçadas padronizadas e postes de entrada (padrão). Lembrando que a beleza do em-preendimento é de responsabilidade de cada proprietário, não envolvendo a Associação.

acrescente a massa de ovos misturando sempre.Em seguida, transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove por 15 minu-tos, ou até soltar das mãos.Divida a massa em 5 pedaços e coloque cada pedaço em uma das extremidades e centro da forma de papel de 750 gramas própria para Colomba.Deixe crescer por mais 30 minutos e leve ao forno a temperatura média por 45 minutos ou até dourar.Após assado, espere esfriar antes de re-chear.

Recheio e cobertura:

Leve todos os ingredientes do recheio ao fogo até engrossar.Espere esfriar, coloque no saco de con-feiteiro e injete na superfície em todos os 4 cantos mais o centro do Colomba.Derreta o chocolate ao leite e cubra o colomba, aplicando em seguida a avelã triturada.

Colomba Pascal

Massa:

• ½ xícara (chá) de leite • ¼ xícara (chá) de açúcar • 2 tabletes de fermento biológico • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • ¼ xícara (chá) de óleo de milho • ½ xícara (chá) de mel • 1 ovo • 1 gema • ½ colher (sopa) de essência de panetone • ½ colher (chá) de sal

Recheio – Mousse com Nutella

• 1 xícara (chá) rasa de leite condensado • ½ xícara (chá) de creme de leite • 30 g de chocolate meio amargo picado • 1 colher (sopa) de margarina • 1colher (sopa) de Nutella

Receita

Ingredientes

Modo de Preparo