gironews 2amaio2015

24
Deus é com aquele cujo o propósito é firme... Isaías 26.3 O Jornal do Vale do Ribeira Ano 2 - Edição nº 40 - 21 de Maio de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares - Distribuição Gratuita Circulação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Dr. Ulysses, Adrianópolis, Tunas do Paraná Avenida São Pedro, 180 Centro - Itaperuçu Educação, o que está acontecendo??? SAÚDE DE ITAPERUÇU PEDE SOCORRO Postos de Saúde estão abandonados Página 2 Página 19 Página 11 Página 5 Ex-Prefeito de Rio Branco do Sul, Emerson Stresser Caxa, é condenado por improbidade administrativa FICA INELEGÍVEL POR 5 ANOS Os delegados Dr. Rubens Recalcatti e Dr. Vitor Delegados declaram guerra contra CRIMINALIDADE em Rio Branco e Itaperuçu

Upload: aldemir-demir-batista

Post on 22-Jul-2016

228 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Giro News - 2a edição de maio 2015

TRANSCRIPT

Page 1: Gironews 2amaio2015

Deus é com aquele cujo o propósito é firme... Isaías 26.3

O Jornal do Vale do RibeiraAno 2 - Edição nº 40 - 21 de Maio de 2015 - Tiragem: 15.000 exemplares - Distribuição Gratuita

Circulação: Rio Branco do Sul, Itaperuçu, Cerro Azul, Almirante Tamandaré, Dr. Ulysses, Adrianópolis, Tunas do Paraná

Avenida São Pedro, 180Centro - Itaperuçu

Educação, o que estáacontecendo???

SAÚDE DE ITAPERUÇUPEDE SOCORROPostos de Saúdeestão abandonados

Página 2

Página 19 Página 11

Página 5

Ex-Prefeito de Rio Branco do Sul,Emerson Stresser Caxa, é condenado

por improbidade administrativaFICA INELEGÍVEL POR 5 ANOS

Os delegados Dr. Rubens Recalcatti e Dr. Vitor

Delegados declaram guerracontra CRIMINALIDADEem Rio Branco e Itaperuçu

Page 2: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News2 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Geral

Jornal quinzenal de responsabilidade da Editora Giro News - Rio Branco do Sul - PR I e-mail: [email protected] | Fone: (041) 9761-2525 - 9918-8466 CNPJ:14.221.713/0001-90| Diretor Geral: Marcos Cley Monteiro - Colaboração: Jotapê | Elton Raphael | Preguinho Feliciano | Elias Santos | Karyme Fayad | RadioBarigui | Programa 190 | Radio Tradição | Equipe Rolando a Bola - Diagramação e Arte: Editora Exceuni - [email protected] - Impressão: Press Alternativa -Tiragem: 15.000 exemplares.

facebook.com/gironewsrbsExpediente

Opinião

Esta acontecendo que noperíodo das eleições ela, aeducação, é um dos principaistemas de campanha, todosprometem mundos e fundos,mas na realidade não é o queacontece. Assim como todosos candidatos o eleito gover-nador, Carlos Alberto Richa,prometeusó coisas boas paraa educação,porém não foi oque fez. Já no início do ano de2015 começou a destruição naorganização das escolas, nãopagou o salário dos professo-res e funcionários contratadosem regime de PSS (sabe o queisso significou? que estes pro-fissionais que trabalharamnormalmente no mês de de-zembro não receberam seussalários nem tão pouco o dé-cimo terceiro, pais e mães defamília passando necessida-de), não pagou o terço de féri-as direito de todo e qualquertrabalhador (valor que deve-ria ser pago em dezembro,mas sempre paga, quandopaga, no final de janeiro), fe-chou turmas superlotando sa-las de aula o que acarreta di-minuição de professores porescola, com isso toda organi-zação da escola que já estavapronta para receber os alunosficou comprometido, pois foinecessário redistribuir aulas.

Professores que já estavamprontos para assumir suas au-

Educação, o que está acontecendo???

las, tiveram que procurar ou-tras escolas para trabalhar. Umprofessor que conseguia dartodas as suas aulas em 1 ou 2escolas, passou a atuar em 3ou 4 escolas, em diversos ho-rários e bairros distantes.Além dos professores perde-rem suas lotações, foi diminu-ído o número de funcionáriosque atuam na secretaria dasescolas e nos serviços gerais,o impacto disso é que não ha-via funcionário suficiente parao atendimento ao público,para a limpeza do prédio es-colar e tão pouco para prepa-rar a merenda para os alunos.Sem contar na verba que éenviada as escolas para quepossa comprar o mínimo indis-pensável, como material delimpeza e de higiene, papelsulfite, pequenos reparos,dentre outros, e que não ha-via sido suspensa. Como senão bastasse todo esse caosinstaurado dentro das escolas,onde não tínhamos a mínimacondição de iniciar as aulascom os nossos alunos, o entãogovernador, decidiu mexer nofundo previdenciário dos fun-cionários público.

Sabe o que isso significa?Que em poucos anos não terádinheiro suficiente para pagaros aposentados. Todos nós,trabalhadores, funcionáriospúblico ou não descontamos

de nosso salário um valor queé aplicado, como se fosse umapoupança, a qual nos é devol-vida quando nos aposenta-mos. Agora imagem você guar-dar todo mês um determina-do valor e quando chegar seutempo de se aposentar nãoreceber? Não receber porqueo Sr. governador resolveu re-tirar esse dinheiro desta pou-pança e gastar deliberada-mente.

Diante de todos estes fatosé que nós professores e funci-onários das escolas estaduaisfomos as ruas atitude do go-verno.

E qual foi a surpresa do re-torno do governo? Bomba, gáslacrimogênio, bala de borra-cha, agressão física e psicoló-gica. Total desrespeito com oseducadores do estado do Pa-raná, uma vergonha. Fomossubmetidos a um massacretotal. Sim massacre, pois so-mente o lado do governo es-tava armado, total covardia.Enfim, quero dizer a todos osleitores que em 30 anos demagistério é a primeira vezque vivencio um total desca-so e desrespeito com a educa-ção. É a primeira vez, também,que fazemos greve e não hána pauta pedido de aumentode salário, estamos pedindocondições mínimas necessári-as para trabalhar, para poderdar aula, para poder recebernossos alunos num ambientelimpo e agradável.

Não estamos pedindo au-xilio moradia, nem auxilio ali-mentação (que não temos),muito menos 50% de aumen-to salarial, não! Estamos pe-dindo RESPEITO a todos os en-volvidos na educação e issoinclui pais, alunos, professo-res e funcionários. Estamospedindo uma educação dignapara os seus filhos!!!

Mara Célia Monteiro - Professora na modalidade da Educação Especial, Pedagoga com especialização emSupervisão Escolar, Pós-graduada em Magistério do 1º e 2º graus com concentração em Metodologia doEnsino,Educação Especial e Inclusiva e, Curso Adicional na área da Deficiência Mental.

Inflação em Curitibatem nova alta e atinge

o dobro da média nacional

Parte da explicação estáno aumento do Impostosobre Circulação de Mer-cadorias e Serviços(ICMS), que passou de12% para 18% em cercade 95 mil itens no esta-do. Em Curitiba, os ali-mentos aumentaram2,36%, acima da média na-cional (0,96%). Os remédi-os (7,63%) também pressi-onaram o resultado.

Os índices foram divul-gados nesta sexta-feira (8).

Nos quatro primeirosmeses do ano, o IPCA daGrande Curitiba acumulaalta de 5,59%, a maior en-tre todas as regiões. Já nosúltimos 12 meses, a infla-ção da capital ficou em9,28%, o segundo maior ín-dice, atrás apenas do Riode Janeiro (9,53%). Em to-das as bases de compara-ção, o índice oficial de pre-ços de Curitiba superou amédia nacional.

A inflação curitibana re-gistrou alta de 1,43% emabril, de acordo com oIBGE. O incide é o dobro damédia registrada em todosos estados brasileiros.Com a alta, a inflação emCuritiba acumula 5,54% deaumento no ano.

De acordo com o insti-tuto que divulga o índice,a alta foi pressionada peloaumento no ICMS no mêsde abril, provocando o rea-juste de produtos.

Com o novo aumento,Curitiba tem o segundomaior índice de inflação noBrasil, ficando atrás ape-nas do Rio de Janeiro.

O Índice Nacional dePreços ao Consumidor -INPC disparou em Curitibae região metropolitana nomês de abril. A capital pa-ranaense e os municípiosdo entorno registraramuma inflação de 1,52% noperíodo, o dobro da médiadas demais regiões pesqui-sadas pelo Instituto Brasi-leiro de Geografia e Esta-tística (IBGE) nesta sexta-feira (8).

Page 3: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 3Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Destaque

O Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR) jul-gou irregulares as contas deAntônio Carlos Cruz, diretorsuperintendente da Empro-sul, Empresa de Obras e Servi-ços Públicos de Rio Branco doSul (Região Metropolitana deCuritiba), em 2003.

Um dos motivos foi a au-sência de providências admi-nistrativas e judiciais para es-clarecer ou reaver recursos emnome do ex-prefeito Bento Il-ceu Benelli Chimelli, lançadosna contabilidade da empresa

Tribunal desaprova contas de 2003 da Emprosul e determina apuração de danoem 2002, no valor de R$1.165.688,48. Os conselheirosdeterminaram a abertura deTomada de Contas Extraordi-nária para eventual apuraçãode dano e reponsabilidadesem relação ao lançamento.

Além da inércia da adminis-tração da empresa quanto àcobrança da dívida do ex-pre-feito, entre as improprieda-des que geraram a desaprova-ção estão a inadimplênciaprevidenciária, social e tribu-tária da Emprosul; a ausênciade documentos apontados na

Instrução 2970/08 da Diretoriade Contas Municipais (DCM);e a apresentação incompletade dados licitatórios.

Também foram apontadasas seguintes ressalvas em re-lação às contas de 2003: inde-finição quanto à forma de or-ganização social da empresa;manutenção de saldo elevadoem caixa; e apresentação dopassivo a descoberto de for-ma irregular.

Ao fundamentar seu voto,o relator do processo, conse-lheiro Ivens Linhares, conside-

rou o lançamento, sem respal-do documental, em 2002, domontante devido pelo prefei-to à Emprosul muito mais gra-ve do que a falta de adoção demedidas para a recuperaçãodos valores em 2003. Por isso,ele determinou a Tomada deContas Extraordinária paraapuração dos fatos.

Além disso, Linhares des-tacou que as dívidas previden-ciárias, sociais e tributárias daempresa, caso ainda não te-nham sido pagas, passaram acompor o passivo municipal,

comprometendo recursos quepoderiam ser utilizados embenefício da comunidade.

Os conselheiros acompa-nharam o voto do relator porunanimidade e determinaramo encaminhamento de cópiada decisão ao Ministério daPrevidência Social, ao Minis-tério do Trabalho e Emprego,ao Ministério da Fazenda e aoMinistério Público Estadualpara conhecimento e adoçãode medidas que entenderemcabíveis no âmbito de suascompetências.

O Conselho Tutelar fez uma ação com os fiscalizadores onde garantiu o direito das criança, de um transporte com segurança e qualidade para os alunos da escolada Mina ferro, Foi constatado que 19 crianças era transportada numa Kombi furgão de transportar peixe, que levava as crianças como sardinhas.

Transporte escolar das crianças da Mina de Ferro era feito em kombi de peixe

Pré-candidato a Prefeito e Vereador de Rio Branco do Sul não faz a lição de casaMÃE DO FILHO DO VEREADOR

MARQUINHO SANTANA DETONA NO FACEBOOKO Vereador Marquinho Santana que tem preten-

sões de ser candidato a Prefeito vai ter que melho-rar muito. Principalmente fazer a lição de casa, secontinuar assim não ganha nem pra vereador napróxima. A população esta esperta e muita coisadeve mudar nas próximas eleições, candidatos aven-tureiros podem tirar seu cavalinho da chuva.

Tem candidato que nem mora no municipio eaparece só pra tirar foto e forrar o bolso, ABRE OOLHO POVÃO.

Page 4: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News4 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Em Foco

Minecraft, o mundo virtualque a maioria dos pais simples-mente não entende como funci-ona, é oficialmente o jogo demaior audiência de todos os tem-pos no YouTube. Segundo o por-tal de vídeos, o nome do game,uma espécie de Lego digital quepermite ao jogador construirmundos virtuais, tornou-se o se-gundo termo mais buscado nosite, atrás apenas de "música".

Isso vai de encontro com pes-quisas anteriores feitas pelasempresas Newzoo e Octoloy, quehaviam identificado que vídeosrelacionados à Minecraft haviamsido vistos 3,9 bilhões de vezes noYouTube apenas em março pas-sado. Nada disso é uma surpresapara os pais de meninos e meni-nas que se acostumaram a supli-car para que seus filhos fechemas janelas de Minecraft no com-putador para andar de bicicleta,jogar bola, ir para a praça ou fa-zer qualquer outra coisa além depassar horas assistindo a outraspessoas construírem mundos vir-tuais pela internet.

ENTUSIASMO OU OBSESSÃO?É um fato que muitos pais se

preocupam com os diferentes ní-veis de entusiasmo/obsessão/ví-cio demonstrados por seus filhosao jogarem Minecraft, comomostram muitos posts em redessociais e em reportagens. Os paisreclamam que o jogo parece terse tornado o centro da vida des-tas crianças; que elas ficam irri-tadiças quando não estão 'ligadas'no jogo, que se mostram displi-centes em relação aos deveres daescola e a tarefas do dia a dia emsuas casas. Alguns decidiram proi-bir completamente o jogo ou li-mitar fortemente o tempo daspartidas.

Por que tantas crianças passam horas na internetvendo outras pessoas jogando Minecraft?

Um destes pais, ao explicarporque restringiu o acesso de seusdois meninos gêmeos ao game,simplesmente disse: "Minecraft,assim como os principais vícios,não tem fim. Por sua vez, a infân-cia de meus filhos não é infinita, equero que eles a passem apren-dendo sobre o mundo real, nãosobre um mundo virtual".

Mas, para outros, o jogo nãofaz mal às crianças - contantoque, ao menos, façam algo cria-tivo. Mas passar horas e mais ho-ras assistindo a outras pessoasjogarem representa um nível iné-dito de obsessão. Com certeza,há um vasto catálogo de conteú-do relacionado a Minecraft noYouTube. São cerca de 42 milhõesde vídeos, de clipes que dão o pas-so a passo para construir coisasnovas ou novas formas de modifi-car mundos já existentes àquelesque simplesmente mostram gra-vações de partidas.

Também há centenas de ca-nais dedicados a Minecraft. Al-guns deles tornaram-se sensaçõesna internet, como o Yogscast eSkyDoesMinecraft. Stampy, vol-tado para crianças, é um canalno YouTube que conta com nar-ração de um gato; ele tem maisde 5,6 milhões de assinantes equase 3,4 bilhões de visualiza-ções. Em 2014, foi o quarto canalmais popular do YouTube. Outrossão menos adequados para crian-ças, com vídeos descritos por paiscomo "úteis, mas cheios de pala-vrões". Bec Oakley, fundadora doMineMum, um blog que ajudapais a entenderem o que é o Mi-necraft, diz não se surpreenderpelo fato de o jogo ter se tornadotão popular no YouTube. "O You-Tube é a televisão desta geração.É como crianças se entretêm,aprendem e compartilham. Além

disso, há muito conteúdo dispo-nível, e grande parte dele é atra-ente, educacional e útil para cri-anças." Ela reconhece que Mine-craft é "definitivamente um jogocom o qual as crianças podem fi-car obcecadas, e assistir a parti-das no YouTube pode ser partedesta obsessão". Mas acrescen-ta que não acredita que isto sejaum sinal de um problema maior.

"Um fator mais importante éo tempo gasto com isso e os efei-tos causados no humor e na saú-de da criança", afirma Oakley. "Éimportante que pais ajudem seusfilhos a aproveitar o Minecraft deforma saudável, conversandocom eles sobre como saber a horade fazer intervalos e estabelecen-do regras, recompensando-osquando elas foram cumpridas."

COMUNIDADEMas o que torna o Minecraft

tão popular para tantas crian-ças? A Mojang, empresa suecacriadora do jogo que foi compra-da pela Microsoft no ano passa-do, não o desenvolveu especifica-mente para o público infantil.

Segundo o programador edesigner Markus Persson, ideali-zador do game, o Minecraft foiinspirado em outros jogos, comoo Dawrf Fortress, no qual mun-dos virtuais podem ser construí-dos e administrados, o simuladorde parques de diversões Roller-Coaster Tycoon e o game de es-tratégia Dungeon Keeper. Mas aMojang sempre incentivou os jo-gadores a colocarem seus própri-

os vídeos no YouTube. E, ao con-trário da empresa japonesa Nin-tendo, que monitora clipes queusem seus personagens e gamespara exigir a receita de publici-dade obtida com eles, a Mojangsempre abordou este tipo decomportamento de forma menosrígida. "Basicamente, terceiriza-mos os vídeos no YouTube para acomunidade de milhões de pes-soas, e elas criaram algo mais cri-ativo que jamais poderíamos fa-zer por conta própria. Isso nãonos prejudica", disse Vu Bui, dire-tor de operações da Mojang aojornal The Guardian no ano pas-sado. Ao mesmo tempo em queMinecraft explodiu em populari-dade, o mesmo ocorreu com oYouTube entre espectadoresmais jovens - em fevereiro de2015, nove dos 20 canais maisassistidos do portal eram volta-dos para este tipo de público.

"Assistir a outras pessoas jo-gando Minecraft permite às cri-anças ampliarem a experiênciaque têm com o game, ao podercompartilhar e aprender uns comos outros", diz Oakley, do blog Mi-neMum.

EFEITOS NO CÉREBROTambém houve estudos, al-

guns deles controversos, que ana-lisam os efeitos de videogames nocérebro. Pesquisadores na Chinafizeram, por exemplo, exames deressonância magnética nos cére-bros de 18 universitários que pas-savam uma média de dez horaspor dia jogando World of War-craft, um RPG online.

Em comparação com outrogrupo que passava menos de duashoras por dia jogando, o primeiroapresentou menos massa cinzen-ta, a parte do cérebro responsá-vel pelo raciocínio. E, no início dos

anos 1990, cientistas alertaramque, como videogames estimu-lam as regiões do cérebro quecontrolam a visão e o movimen-to, outras partes responsáveispela emoção e o aprendizadopoderiam ficar menos desenvol-vidas. Em termos de pesquisas es-pecíficas sobre Minecraft, um ar-tigo assinado pelos psicólogos JunLee e Robert Pasin na revistaQuartz sugere que ele pode nãoser tão criativo como alguns paisesperam. "A criatividade é limi-tada pelas combinações de fer-ramentas e materiais disponibili-zados pelo jogo para a constru-ção de mundos. Então, os joga-dores têm apenas uma missão:criar estruturas cada vez maiscomplexas. Apesar de isso pare-cer ser uma experiência muitocriativa, crianças que estudamosrelataram se sentir irritadas ecom emoções à flor da pele apóspartidas de Minecraft."

O jogo, segundo os pesquisa-dores, é "menos sobre um jogocom infinitas possibilidades e maissobre trabalhar para cumprir in-finitas tarefas de construção". Eeste fenômeno, em que jogado-res passam muito tempo assistin-do a partidas no site, ocorre comoutros jogos. Como, por exemplo,meu filho, que nunca foi fã deMinecraft e gosta de assistir par-tidas de Fifa Soccer, às vezes porhoras a fio. Crianças costumamficar obcecadas com certas coi-sas. Há uma longa lista de brin-quedos e games que se tornaramuma obsessão para elas, apenaspara serem descartados sem ce-rimônia alguns anos depois. Tal-vez este acabe sendo também odestino de Minecraft, e as crian-ças voltem a assistir vídeos de ani-mais fofinhos no YouTube comoqualquer outra pessoa comum.

Page 5: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 5Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Destaque

Funcionários da saúde so-frem com a falta de investi-mento e o stress de trabalharsobre pressão o que vem agra-vando mais os atendimentos,além da falta de disponibilida-de de ambulâncias e veículosda saúde, que acabam sendousados para fazer politicagemem vez de atender aos doen-tes e dificulta a vida de quemnecessita de atendimento.

O caos é tão grave na saú-de que um morador chegou aregistrar uma Queixa-Crimena Delegacia pra reclamar dafalta de atendimento.

A Secretaria de Saúde já éapelidada como Zonão (ba-gunça) do Osmário, já que en-quanto as funcionárias sériastentam trabalhar com o quetêm, os cabides de empregofazem politicagem com recur-so público e o povo que sofre.

O Posto de Saúde Centralestá com a obra abandonadadesde o ano passado e o Pos-to do Canelão já faz dois anosque está em construção e jáprometeram inaugurar umas 3vezes, só que não contrataramnem os médicos ainda.VEJAM ESSES DEPOIMENTOS:

SAÚDE DE ITAPERUÇU PEDE SOCORROEnquanto os postos de Saúde estão abandonados

PAULO ANTONIO VELOSO:Que pouca vergonha essehospital de Itaperuçu. Fui le-var meu filho de um e oitomeses com quase 40 graus defebre e quase dando uma con-vulsão e só porque pergunteise o médico ia demorar a aten-der quase fui linchado porduas funcionárias incompeten-tes. Tive que ir embora semterminar o atendimento. Paraas coisas não passarem do li-mite, ainda fui ameaçado deresponder um B.O. Que poucavergonha! O povo que paga o

salário desses mal educados,que tratam o povo como sefosse animal e ainda queremter razão. Se acontecer algu-ma coisa com meu filho quemvai abrir B.O sou eu e minhafamília, pois tivemos que sairsem concluir o atendimento

MAUREEN BINI ELIAS: Queabsurdo! E muitas pessoas ido-latram esta gestão... Fica cla-ro, meu povo, que asfalto nãose come, não faz segurança,nem saúde!!!! Fazer uma me-lhoria em detrimento de ou-tras essenciais não me parece

tão digno, como se faz os co-mentários!

ARILDINHO RIBAS: Vergo-nha, isso sim! Itaperuçu nãotem hospital, tem um açou-gue. Só falta trazer pra atendenosso povo a Doutora Virgínia(assassina no Evangélico).

ELON SILVA: Nessa noite dedomingo também levei minhafilha no Hospital. Apesar dademora, fomos atendidos.Mas, durante uns quarentaminutos que fiquei ali comminha esposa, prestei atençãoenquanto uma atendente fa-

zia as fichas a outra só ficavano face book no computadordo hospital e ao celular, nomesmo tempo. Já é a terceiravez que vamos em um perío-do de dois meses e toda vez éa mesma coisa. E o doutor sóreceita Ibuprofeno. Acho quedeveriam fazer uma recicla-gem nesses funcionários.

AMAURI SANTOS: O povode Itaperuçu acreditou nesseque se diz que faz tudo. Está aípra todos verem... Para mim omais importante é a saúde,educação e segurança. Isso simteria que ser em primeiro lu-gar pra depois asfalto e outrasobras...

ELTON CRISTO: Já tive pro-blemas com esse Hospital. Le-vei meu filho de dois anos queestava com o braço quebrado.O doutor irresponsável queexaminou disse que não eranada. Eu, leigo no assunto,voltei pra casa com meu filho.Outro dia, achei muito roxo obracinho dele e aí levei emoutro Hospital, onde foi cons-tatada uma fratura... Fiz recla-mações junto à Secretaria deSaúde, mas não tive êxito...Ficou só na conversa...

Osmário Bonfim também é multadopelo TCE e tem contas irregulares

O Tribunal de Contas doEstado do Paraná (TCE-PR)emitiu parecer prévio pelairregularidade das contas de2007 do Município de Itape-ruçu , sob responsabilidadede José Castro França e deOsmário de Bonfim Castro,prefeito de junho a dezem-bro daquele ano.

A Diretoria de ContasMunicipais do TCE verificouas seguintes irregularida-des: abertura de créditosadicionais acima do limiteautorizado; omissão de con-ta corrente no sistema infor-matizado; e falta de repassedos valores consignados emfolha de pagamento em fa-vor do INSS. Também inte-gram o rol de restrições: afalta de inscrição na dívida

fundada dos precatórios noti-ficados entre maio de 2006 ejulho de 2006; a ausência depagamento dos precatóriosnotificados antes de julho de2006; a não comprovação dosajustes realizados em concili-ações bancárias; e a não com-provação dos saldos bancári-os.

Devido ao atraso na entre-ga da prestação de contas, oTribunal determinou que Os-mário Castro deverá pagaruma multa de R$ 725,48. Asanção está prevista no artigo87, Inciso III da Lei Orgânica do

TCE (Lei Complementar Esta-dual nº 113/2005).

A decisão, da qual cabe re-curso, é da Segunda Câmarado TCE-PR. Os votos dos con-selheiros foram embasadosem instrução da DCM e emparecer do Ministério Públi-co de Contas.

Após o trânsito em julga-do do processo, o parecerprévio do TCE-PR deverá serencaminhado à Câmara deItaperuçu.

A legislação determinaque cabe aos vereadores ojulgamento das contas dochefe do Executivo munici-pal. Para mudar a decisão doTribunal - e julgar pela regu-laridade das contas - são ne-cessários dois terços dos vo-tos dos vereadores.

Já está trabalhando muito oDr. Marco Felipe Torres Castello,ele que assumiu o cargo deixadopelo Dr. Rafael que foi promovi-do e foi designado para a Comar-ca de Ponta Grossa.

O Dr. Rafael e o Dr. Marcosfecharam todas as investigaçõesque estavam pendentes e fize-ram mais de 40 denúncias envol-vendo prefeitos e empresários deItaperuçu e Rio Branco do Sul.

A maioria das denúncias sãode Itaperuçu quase 90 % onde odesvio de verbas públicas é gri-tante.

Também nessa denúncia estao contrato da Editora Faria, coma acusação de ter recebido ilici-tamente mais de 350 mil reais daPrefeitura de Rio Branco do Sulna gestão passada.

Outro que também esta nacorda bamba é a Impacto Festase Eventos e seu proprietário Aldi-

Novo Promotor Substitutoem Rio Branco do Sul

éris com contratos suspeitos e ir-regulares. Sem falar que ele eraprivilegiado no fechamento doscontratos já que trabalhava naprefeitura e também foi coorde-nador de campanha de Nenéu Ar-tigas.

O Dr. Marcos vai ter muitotrabalho, boa sorte e que nossoSenhor lhe ilumine dando sabe-doria e discernimento para distin-guir o certo do errado.

Page 6: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News6 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Cerro Azul

Mais uma missão cumprida, obrigado a todos que compareceram no 7° Festival do Trabalha-dor, realizado pela rádio Nova Cerro Azul.

Por Adjahyr Boeno

7° Festival do Trabalhador,realizado pela rádio Nova Cerro Azul

Amigos e familiares das can-didatas e demais pessoas lotaramo ginásio de esporte o Laranjinha,para a escolha da nova Rainha eprincesas, o evento aconteceu deforma tranquila sem imprevistosou incidentes, a todas as candi-datas que participaram da mes-ma forma recebem os parabénspor ter feito parte nesse proces-so de seleção. Obrigado ao De-partamento de Turismo e Cultu-ra de Cerro Azul ao nosso amigoAdjahyr Boeno pela parceria eagora é só divulgar a 50º Festada Laranja e 22º Exponkan.

Escolha da Rainha e Princesas da Festa da Laranja foi um sucesso em Cerro Azul

Page 7: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 7Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Saúde

Guaco para gripe, ba-bosa para queimaduras,alcachofra para o fígado.Ainda pequenos, apren-demos com nossas avósque o alívio para um mal-estar pode ser compradona feira ou colhido noquintal de casa. Fazerxaropes, chás e emplas-tros a partir de plantas éuma tradição que veiode comunidades que vi-viam da terra. Em 2006, oMinistério da Saúde deuo primeiro passo paraque essa sabedoria po-pular começasse a serutilizada no Sistema Úni-co de Saúde (SUS), como lançamento da PolíticaNacional de Fitoterápi-cos e Plantas Medicinais.O objetivo é garantir àpopulação o acesso se-guro a medicamentosnaturais. Doze espéciesde plantas foram incluí-das na Relação Nacionalde Medicamentos Es-senciais (RENAME), em2013: alcachofra, aroeira,babosa, cáscara sagrada,espinheira-santa, garra-do-diabo, guaco, horte-lã, isoflavona-de-soja,plantago, salgueiro eunha-de-gato. "O Minis-tério da Saúde autorizouque os laboratórios in-dustrializassem essas 12espécies. Quando vocêfaz isso, coloca a plantaem uma cápsula ou emforma de líquidos, torna-a mais palatável paraparticipar de receituári-os na medicina clássica",diz o médico de família ecomunidade AngelmarConstantino Roman,professor titular de Saú-de Coletiva da Universi-dade Positivo (UP).

O controle de quali-dade dos fitoterápicos éfeito pela Agência Naci-onal de Vigilância Sani-tária (Anvisa). "O órgãofaz a regulação desde ahora em que a plantaestá sendo cultivada, fis-

Saiba mais sobre as plantas que curamCada vez mais prestigiados pelo governo, remédios (cápsulas, extratos e pomadas) à base de plantas

são aliados no combate a doenças. Entenda quando eles valem a pena?e saiba os cuidados

caliza o uso de agrotóxi-cos e pesticidas, a seca-gem, o processamento ea transformação em me-dicamento. Isso garanteque o remédio tenhasubstâncias suficientespara provocar o efeitoterapêutico. A legislaçãoé bem rigorosa", diz ofarmacêutico professorda Uniandrade ViníciusBednarczuk, mestre emCiências Farmacêuticascom ênfase em produtosnaturais e doutorando namesma área. "Mas o fi-toterápico entra comoterapia complementarao medicamento con-vencional , para auxiliaro tratamento, não parasubstituir", enfatizaBednarczuk. Para situa-ções agudas, de alta gra-vidade, os remédios na-turais não são recomen-dados. "Doenças gravestêm de ser atendidasdentro do hospital, elaspertencem ao campo dabiomedicina. Não adian-ta estar com uma hemor-ragia digestiva e quererusar a espinheira-santa,é necessário o prontoatendimento, com medi-cação intravenosa",completa Roman. Paraquadros leves, comosensação de queimaçãono estômago, o fitoterá-pico pode ser utilizadode forma segura, semefeitos colaterais. O mé-dico lembra que em maisde 90% dos casos de dis-pepsia (indigestão edesconforto no aparelho

estomacal), a espinhei-ra-santa ou a alcachofrapodem ser utilizadas deforma segura.

SEGURANÇAQuando a planta me-

dicinal é industrializadae transformada em me-dicamento, tem-se comoresultado o fitoterápico.De acordo com a Gerên-cia de MedicamentosIsentos, Específicos, Fito-terápicos e Homeopáti-cos (GMEFH) da Anvisa,o processo de industria-lização evita contamina-ções por micro-organis-mos, agrotóxicos e subs-tâncias estranhas, alémde padronizar a quanti-dade e a forma certa quedeve ser usada, permi-tindo uma maior segu-rança de uso. "Em mui-tos terrenos encontra-sea babosa, que tambémtem efeito hidratante eé usada para fazer xam-pus. Mas nessa babosados quintais está caindochuva, há animais pas-sando por perto. Não érecomendável encostaras folhas num ferimentoaberto sem a higieniza-ção correta", alerta Bed-narczuk, sobre a plantausada para cicatrizarqueimaduras. Além dis-so, a ingestão do vegetalé contraindicada, poispode ter efeito laxante.

O uso de fitoterápi-cos deve ser feito comacompanhamento médi-co, pois pode apresentarriscos para gestantes e

cardiopatas, por exem-plo. "Diversos fatorestêm de ser levados emconsideração. Depen-dendo do medicamento,ele pode provocar umaborto ou ter substânci-as que causam taquicar-dia", explica o farmacêu-tico. Lactantes tambémdevem tomar cuidadoextra. No rótulo de umfitoterápico de alcacho-fra, há a informação deque o remédio pode di-minuir a secreção de lei-te. Roman lembra quetodo medicamento é emprincípio um veneno.Concentrado, pode sertóxico. "O que vai deter-minar se fará bem ou malé a dose."

PRESCRIÇÃOTodos os 12 fitoterá-

picos indicados pelo Mi-nistério da Saúde podemser comprados em far-mácias e drogarias semprescrição médica. EmCuritiba, os remédiosnaturais não são disponi-bilizados pelo SUS. Deacordo com a assessoriade comunicação da Se-cretaria Municipal deSaúde, estão sendo fei-tos estudos de viabilida-de financeira. É reco-mendável que o médicotenha ciência do que opaciente está tomando,e acompanhe o trata-mento. "Esses cuidadossão importantes pois po-dem haver reações ad-versas e interações me-dicamentosas. Muitos

pensam que como é de-rivado de planta, não trazproblemas", diz Bednar-czuk. "Muitos médicosacreditam que remédiosfeitos a partir de plantasnão têm tanto efeitoquanto os convencio-nais, e têm resistência aprescrevê-los. Mas esta-mos entrando num tem-po em que as pessoasestão cada vez mais embusca desses tratamen-tos naturais", conta Bed-narczuk. Na visão de Ro-man, o fato de colocar asplantas em cápsulas ecaixinhas deixa os médi-cos mais tranquilos, maisconfortáveis para indicarfitoterápicos a seus pa-cientes no SUS. A ofertados fitoterápicos à popu-lação não é obrigatória.

NA PRÁTICAVera Lúcia Souza de

Oliveira, aposentada de59 anos, não fica semcápsulas de unha-de-gato e garra do diabo,dupla infalível contra asdores nas articulações.Os nomes populares dasplantas, que mais pare-cem ingredientes deuma poção mágica, ren-dem piadinhas na famí-lia. "Meu marido brinca:'só falta a asa de morce-go'." O uso dos medica-mentos foi recomenda-do pela filha, Elaine Sou-za de Oliveira, 33, que égerente de uma loja deprodutos naturais. A ou-tra filha, Carina Souza deOliveira, 37, médica pe-

Versão em cápsula dahortelã, que atua no

tratamento da síndromedo cólon irritável

diatra, chancelou o trata-mento, e Vera vêm ob-tendo ótimos resulta-dos. "As dores estavamdiminuindo minha fun-ção, eu estava enferru-jando por dentro. Sentiao joelho e não conseguiasubir escadas, doía oombro e eu não podiaesticar o braço. Possocomprovar que é eficaz,porque recuperei os mo-vimentos." A biólogamestre em Ciências Far-macêuticas Juliana Kulik,26 anos, descobriu comas mulheres de sua famí-lia o potencial curativodas plantas. Ela cresceusentindo o cheiro docedo xarope de guaco, fei-to com açúcar e canela,vindo do fogão da avóFlorinda Machado Kulik,84 anos. A mãe, DeiseKulik, 60, sempre medi-cou Juliana com plantase remédios naturais. Oquintal da família é po-voado de espécies vege-tais aliadas da saúde,como a babosa. A plantade folhas pontiagudasfoi, inclusive, objeto deestudo na monografia dabióloga. Em seu projetode final de curso, ela ob-servou que a espécie ati-va células do sistemaimunológico que remo-delam e regeneram teci-dos. "Por isso é tão efi-caz como cicatrizante emqueimaduras", diz ela.Nas cascas da aroeira edo salgueiro, as Kulikencontram um ótimo an-tisséptico bucal.

A aposentada Vera Lúcia Souza de Oliveiranão fica sem cápsulas de unha-de-gato e garra do diabo,

dupla infalível contra as dores nas articulações

Foto: Bigstock

A bióloga Juliana Kulik cultiva (e usa!) as folhasda babosa para o tratamento de queimaduras

Page 8: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News8 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Jurídico

Um passo já foi dado,com a aprovação da me-dida provisória 665, quetrata das regras de aces-so ao segurodesempre-go e ao abono salarial.Agora, o ministro da Fa-zenda, Joaquim Levy, co-meça a semana com con-versas individuais comos governadores e outroslíderes pra colher pro-postas pra novas mudan-ças em busca do ajustefiscal. Segundo o gover-no, ele servirá pra des-travar investimentos noPaís. "O ajuste fiscal éextremamente essenci-al pra botar a casa em or-dem", diz ele, e pra quegaranta geração de em-pregos em todos os se-tores da economia.

O próximo passo serámexer nas pensões pormorte e auxíliodoença. Avotação da medida quetrata do segurodesem-prego e abono salarial na

Câmara foi apertada252 votos a favor e 227contra justamente porser polêmica.

Um dos principaispontos do texto é a am-pliação do tempo de tra-balho necessário pra re-quisição do segurode-

Ajuste fiscal complica acesso ao seguro desemprego

semprego (de seis para12 meses).

Agora o trabalhadorterá direito ao segurode-semprego se tiver traba-lhado por pelo menos 12meses nos últimos doisanos. Antes o trabalha-dor precisava de apenasseis meses. Para poderpedir o benefício pelasegunda vez, o projetoestipula que o trabalha-dor tenha nove mesesde atividade.

Antes, esse prazo exi-gido era de seis mesesde trabalho. A propostamantém a regra previstana MP (seis meses) se otrabalhador requisitar obenefício pela terceiravez.

TRÊS MESES DE ABONOEm relação ao abono

salarial, o texto prevêque o trabalhador que

recebe até dois saláriosmínimos deverá ter tra-balhado por três mesespra ter direito ao benefí-cio. O abono equivale aum salário mínimo vigen-te e é pago anualmenteaos trabalhadores querecebem remuneraçãomensal de até dois salá-rios mínimos.

Atualmente o dinhei-ro é pago a quem tenhaexercido atividade re-munerada por, no míni-mo, 30 dias consecutivosou não, no ano.

O texto aprovado naCâmara mantém o paga-mento do abono ao em-pregado que comprovarvínculo formal de no mí-nimo 90 dias no ano an-terior. A regra seguirá amesma linha de paga-mento do 13.º salário.Por exemplo, quem tra-balhou um mês ou cinco

meses receberá respec-tivamente 1/12 e 5/12 doabono.

É o seguinte: em mo-mentos em crise, é natu-

ral o governo pensar emum aumento da arreca-dação. Mas não dá maispra bomba estourar so-mente no bolso do tra-

balhador. Já passou dahora das autoridadestambém fazerem suaparte, cortar na carne eabrir mão das regalias.

Page 9: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 9Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Religião

33º Congresso Internacio-nal de Missões dos GideõesMissionários da Última Hora,conhecido popularmentecomo Congresso dos Gideões2015.O Congresso Internacio-nal de Missões dos GideõesMissionários da Última Hora éum evento totalmente gratui-to. São cultos diários que ini-ciam-se às 7h00 e vão até as23h00min, sem intervalos ecom muitas bênçãos!

A cada ano que passa, ecada vez que me sento diantedo computador para escreversobre o grande evento dos Gi-deões Missionários da ÚltimaHora, procuro palavras e sem-pre me vejo contagiado pelasemoções vividas nos anos an-teriores. E entendo que issoacontece porque a visão nãomuda, a visão é sempre a mes-ma, conquistar o mundo atra-vés da evangelização...

A cada ano que passa, ecada vez que me sento diantedo computador para escreversobre o grande evento dos Gi-deões Missionários da ÚltimaHora, procuro palavras e sem-pre me vejo contagiado pelasemoções vividas nos anos an-teriores. E entendo que issoacontece porque a visão nãomuda, a visão é sempre a mes-ma, conquistar o mundo atra-vés da evangelização.

Como em todos os anos,inúmeros pregadores com amesma visão: Evangelização!Milhares de cantores do Brasile exterior também marcampresença para louvar, e atra-vés de suas músicas sacras daro mesmo recado, a mensagemde evangelização.

Estamos vivendo em ummundo que caminha em duasdireções, duas grandes filasem diferentes caminhos, e éjustamente aí onde deve es-tar nossa influência. FILAS IN-TERMINÁVEIS, é exatamenteisso que vejo no mundo. Uma

Gideões 2015 ...Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura

Congresso dos Gideões 2015

fila que parece nunca maisacabar. Filas de homens, mu-lheres e crianças pedindo so-corro, famintos e sedentos,que clamam sem cessar dia enoite no mundo inteiro, umafila que tem o mesmo grito, omesmo som, o mesmo clamor,o mesmo tom de voz e a mes-ma linguagem, mesmo queem idiomas e dialetos diferen-tes.

O grito é mesmo: "quempoderá nos ajudar?!". Esse é ogrito que ouço, que ecoa dasmontanhas, ilhas, aldeias, con-tinentes e das nações que ain-da não conhecem o grandeamor salvador de Cristo. Umafila gigantesca que nos des-

perta nas madrugadas frias esilenciosas, gritos que nãoconsigo evitar de ouvi-los. Seique mesmo muito lentamen-te, a fila do desespero e degritos de terror vai diminuin-do, e que a cada dia que passasalvos vão nascendo em vári-as partes do mundo.

Hoje entendo que essa filainterminável está diminuindopor estarmos conquistando,salvando e resgatando almasdo terror, da perdição eterna.Para que a fila dos resgatadoscresça, unamo-nos com a má-xima urgência! É por isso queestamos nessa grande luta eatravés do 33º Congresso deMissões, que traz um tema

extraordinário, responsabili-zando-nos mais e mais naevangelização mundial: "Gi-deões: para vocês, que valortem uma alma? Salvem-na!".Traduzindo: vamos diminuiressa fila interminável de per-dição e aumentar a nossa fila,a fila dos salvos.

Creio com todas as nossasforças que conseguiremosvencer essa guerra que foi ini-ciada na cruz do Calvário. Ain-da sou daqueles que creem noimpossível, que ainda acredi-ta no ser humano, que aindaacredita no crente em JesusCristo. Preciso fazer um gran-de pedido: que nos unamosmais uma vez aqui em Cambo-

riú com aqueles que estarãoem suas cidades, que abrace-mos essa causa e façamos doevangelho a nossa bússola e,assim, seguirmos o caminhoda salvação e plena libertaçãodo povo que ainda vive cati-vo.

Lembre-se: juntos somosmais fortes, como ouvi certavez em uma tribo africana: sequeremos ir rápido, vamossozinho, mas se quisermos irlonge, precisamos ir em gru-pos, porque um ajuda o outrono momento de fraqueza.Nossa caminhada é longa e porisso precisamos nos unir comurgência, porque juntos che-garemos ao local desejado.

Page 10: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News10 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Geral

O motorista de um Voyageque trafegava pelo ContornoNorte, sentido Almirante Ta-mandaré, estava de mal hu-mor. Depois de perder o con-trole do veículo e atingir umaplaca de sinalização, ele ateoufogo no próprio carro, que in-cendiou completamente àsmargens da PR-418. O fogaréuaconteceu na noite desta quar-ta-feira (13), por volta das 20h.

Motoristas se assustaramcom as chamas e pararam paratentar apagar o fogo. Entreeles, o soldado Samuel, doCorpo de Bombeiros, que es-tava de folga. Segundo ele, omotorista que colidiu contra aplaca de sinalização teria ar-rancado as placas do carro an-tes de atear fogo. "Parecia umprincípio de incêndio, tenteiparar outros carros para usar o

Motorista atinge placa de sinalizaçãoe, com raiva, ateia fogo no carro

extintor, mas não conseguiapagar o fogo. Quando o se-gundo carro parou, as chamasjá estavam muito altas. Fica-mos mais tranquilos ao verque não tinha ninguém den-tro do carro, acionamos osbombeiros para que viessem,justamente, por ser um trechoperigoso para isso. Estranhoestar sem placa, ele arrancouantes de ir embora", descre-

veu. O caminhão do Corpo deBombeiros foi acionado, con-teve as chamas e fez o traba-lho de rescaldo. O carro ficoucompletamente destruído."Ele perdeu o controle do car-ro e, provavelmente, arrancoua placa por ser furtado ou rou-bado", finalizou o soldado. APolícia Militar Rodoviária tam-bém esteve no local e deveinvestigar o acidente.

No domingo do Dia dasMães, o Sr. João da Loja João eMaria e a Sr. Marcia da CasaValério foram até a casa da Ga-nhadora do Super Café Colo-nial Arlinda Neves para entre-gar o prêmio, onde foram re-cebidos com muita alegria ehumildade! Agradecemospela recepção em sua casa epela preferência de compra!Confira as fotos do deliciosocafé:

Ganhadora da promoção da Loja João e Maria

O Tribunal de Justiça doParaná (TJPR) negou segui-mento do recurso interpostopela defesa do exdeputadoestadual Luiz Fernando RibasCarli Filho para que o casofosse julgado pelo SupremoTribunal Federal (STF) e peloSuperior Tribunal de Justiça(STJ). A defesa ainda pode re-correr pelo instrumento deagravo.

Com a decisão, assinadapelo desembargador RenatoBraga Bettega, Carli Filhopode ir a júri popular aindaeste ano- conforme já haviasido decidido pelo TJ anteri-ormente. Em 2012, o TJPR játinha negado recurso da de-fesa do ex-deputado estadu-al, que pedia que o caso fos-se julgado como duplo homi-cídio culposo (quando não háintenção de matar). Isso evi-taria que o ex-deputado fos-se submetido a júri popular.

O advogado da família Ya-red, Elias Mattar Assad, afir-ma que a expectativa agora épara saber a data em que serámarcado o júri popular. "Es-peramos que isso aconteçaeste ano", diz. Carli Filho seenvolveu em um acidente detrânsito em 7 de maio de2009, em Curitiba, que resul-tou na morte de Gilmar Rafa-el Souza Yared, 26 anos, e Car-los Murilo de Almeida, 20anos. Em nova decisão, em2014, a 1.ª Câmara Criminal doTJ-PR tinha encontrado, maisuma vez, indícios de que Car-li Filho assumiu o risco dematar ao dirigir em alta velo-cidade.

De acordo com a denún-cia oferecida à Justiça pelo

Ministério Público do Paraná(MP-PR), Carli Filho estava al-coolizado e trafegava em altavelocidade. Um laudo do Ins-tituto de Criminalística apon-tou que o carro dirigido peloex-deputado estava entre161 e 173 quilômetros porhora no momento da colisãocom o automóvel em que es-tavam as vítimas. No ano pas-sado, por unanimidade devotos o TJPR decidiu que oteste de alcoolemia de CarliFilho não terá validade. Oexame, que teria registrado7,8 decigramas de álcool, foirealizado sem o consenti-mento do acusado enquantoele estava inconsciente noHospital Evangélico, comamostras de sangue colhidasjudicialmente do laboratórioda instituição de saúde.

O advogado Gustavo Scan-delari, que integra a defesado ex-deputado, informaque irá entrar com o pedidode agravo. Ele explica que adecisão do TJPR impediu oseguimento do recurso aoSTJ. "Com o agravo, podere-mos ter uma posição das ins-tâncias superiores", afirma. Oobjetivo, segundo ele, é o deevitar que Carli Filho vá parajúri popular. "Nossa luta nocampo jurídico permanece omesmo. No nosso entendi-mento, não é caso para júripopular", afirma.

TJ nega recurso e Carli Filhopode ir a júri popular

ainda neste ano

Cerca de 30 pro-fessores de área deespecifica - artes ehistória - participa-ram da oficina arque-ólogo por um dia. Ainciativa faz partedas ações desenvol-vidas pela Prefeiturade Almirante Taman-daré, por meio da Se-cretaria da Educaçãoe Cultura para quali-ficação dos profissio-nais da educação. A oficina foirealizada pelas professorasDrª e Cientista Social, Dulce-laine Nishikawa; ProfessoraDrª e Cientista Social, Patriciada Silva e a Professora Drª e

Professores de Rede Municipal participamde oficina de arqueologia em Tamandaré

O objetivo foi instrumentalizar os professores para trabalhos de sensibilização,valorização e preservação do patrimônio cultural de Almirante Tamandaré

cientista Social, Talita Cantini;professoras do Estado de SãoPaulo que vieram contribuirpara a formação dando ênfaseno ensino de arqueologia. Osprofessores das Escolas Muni-

cipais de Almirante Tamanda-ré ficaram satisfeitos com aoficina e avaliaram a experi-ência como enriquecedorapara trabalhar com os alunosem sala de aula.

Page 11: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 11Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Geral

Quem está em festa é overeador Derson Portes, foinomeado presidente do PSCde Itaperuçu.Saruva, que erao presidente ficou de vice nachapa, será nomeado presi-dente de honra do partido, jáque ajudou muito o PSC etambém por ser ex-prefeito.O Derson tem muito orgulhodo Saruva estar em sua chapae sabe o quanto ele fez pelomunicípio.

Paula Guimarães ficoucom a presidência do PSCMulher , onde traz um grupode mulheres para as próxi-mas eleições, é a força damulher na política. Está sen-do esperado uma respostapara a presidência do PSC Jo-vem , quem deverá assumiré um rapaz de família tradici-onal na politica de Itaperuçu,e também deve sair candida-to, o que vai fortalecer muitoo grupo.

Hélio Guimarães, vereador Derson Portes, Ratinho Jr. e Jotapê

Vereador Derson Portes novopresidente do PSC de Itaperuçu

Essas articulações já éuma prévia das próximaseleições municipais. O Rati-nho Junior, no jantar de co-memoração do Derson Por-tes, vai lançar como seu pré-candidato a prefeito, HélioGuimarães.Nas próximaseleições, o PSC deve vir comuma chapa forte para verea-dor.

Paula Guimarães, Presidentedo PSC Mulher de Itaperuçu

No dia 20 de maio de2015, o MM. Juiz de Direi-to, Dr. Marcelo TeixeiraAugusto, proferiu senten-ça, pela qual: i) condenouo réu Emerson Santo Stres-ser ao pagamento de mul-ta no valor de 10 vezes ovalor atualizado da sua re-muneração enquanto Pre-feito de Rio Branco do Sul;ii) proibiu ele de contratarou receber benefícios doPoder Público por 03 anos,bem como iii) decretou asuspensão dos seus direi-tos políticos pelo prazo de05 anos.

ENTENDA O CASOO Ministério Público do

Estado do Paraná acusou oréu de efetuar contrata-ções irregulares de socie-dades de advogados (Mar-tins Ricci e Boaventura ePereira Advogados Associ-ados) e empresa de Con-sultoria de Contabilidade(RRV - Consultoria e Asses-soria em Contabilidade Pú-blica), transferindo, de for-ma indevida, atividades tí-

Ex-Prefeito de Rio Branco do Sul Emerson StresserCaxa é condenado por improbidade administrativa

picas da AdministraçãoPública.

Para o Dr. Marcelo Tei-xeira Augusto, "o réu con-correu com vontade pró-pria para a prática de atodesonesto e ilícito, dis-sociado da moralidade edos deveres inerentes àboa administração, leal-dade e boa-fé", pois, asituação de necessidade"acabou se eternizandono tempo pela vontadeexclusiva do próprio réu,o qual agiu de modo a i)lançar edital com númerode vagas insuficiente paraatender a demanda exis-tente; ii) tentar frustrar o

processo seletivo pre-vendo baixa remunera-ção aos advogados econtadores; iii) retardara convocação dos candi-datos aprovados no con-curso público. Tudo issolevado a cabo pelo de-mandado com o propó-sito específico de reno-var os contratos admi-nistrativos celebradoscom as sociedades de ad-vogados e de consultoriacontábil até o término doseu mandato eletivo."

Desta sentença o réupoderá apresentar recursoao Tribunal de Justiça doParaná.

Page 12: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News12 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Estado

Dezenas de pessoasficaram feridas em novoconfronto entre a PolíciaMilitar (PM) e professo-res na tarde desta quar-ta-feira (29), em frente àAssembleia Legislativado Paraná (Alep), emCuritiba.

De acordo com a Pre-feitura de Curitiba, fo-ram cerca de 150 feridos,alguns em estado grave.Já o Governo do Paranáinformou que aproxima-damente 40 manifestan-tes e 20 policiais se feri-ram na confusão A Tropade Choque fazia um cer-co ao prédio da Alep,quando o conflito come-çou por volta das 15h. Osmanifestantes estavamnas proximidades da as-sembleia para acompa-nhar a votação do proje-to que autoriza o gover-no a mexer no fundo deprevidência dos servido-res do Estado. O texto foiaprovado, em segundadiscussão, por 31 votosfavoráveis e 20 contrári-os. Bombas de gás lacri-mogêneo foram jogadaspara impedir a aproxima-ção dos manifestantes.Os policiais usaram ain-da balas de borracha,spray de pimenta e e ja-tos de água para disper-sar a multidão. Entre osferidos está o professorDilson Bortolanza, 55anos, de Mandaguari. Elecontou que foi atingidopor duas balas de borra-cha na perna e por sprayde pimenta ao tentardefender duas professo-ras que eram carregadaspelos braços por polici-ais após a queda da gra-de de isolamento.

Confronto entre PM e servidores manchade sangue a Assembleia Legislativa

"Usaram um aparatode guerra. Nunca partici-pei de algo parecido. Ogoverno foi truculento eteve uma atitude maldo-sa. Faltou consideraçãopois haviam até profes-

soras grávidas na mul-tidão. Sinto muita tris-teza pelo que estáacontecendo, mas va-mos continuar aqui",relatou o professor deMandaguari.

Profissionais da im-prensa que trabalhavamna cobertura do conflitotambém ficaram feridos.O cinegrafista RafaelPassos da CATVE foi atin-gido por uma bala de bor-

racha, e um cinegrafistada Band, atacado por ca-chorros dos policiais. Odeputado Rasca Rodri-gues (PV) foi mordido namão por um cão policial.

Os feridos foram leva-

dos para o subsolo doprédio da Prefeitura deCuritiba, que foi trans-formado em uma espé-cie de "ambulatório". aprefeitura virou umagrande enfermaria. 33pessoas levadas ao hos-pital em estado grave(...)".

Os feridos foram leva-dos para a Unidade dePronta AtendimentoCentral e para o HospitalCajuru. O Samu da Capi-tal informou que foramatendidas mais de 100pessoas, sendo oito de-las em estado grave. Já aGuarda Municipal infor-mou ter atendido cercade 50 pessoas, númeroque foi corrigido maistarde para cerca de 100atendimentos.

Uma creche munici-pal próxima ao local dosconfrontos interrompeuas atividades porque ascrianças estavam sendoafetadas pelo gás lacri-mogêneo lançado contraos manifestantes.

SESSÃOEnquanto os confron-

tos aconteciam, os depu-tados discursavam nasessão - muitos delespedindo o cancelamen-to da votação do projetoda Paraná Previdência. Asessão chegou a ser in-terrompida por dez mi-nutos, mas foi retomadapelo presidente da Casa,

Ademar Traiano(PSDB), apesar dos ape-los dos deputados NeyLeprevost (PSD) e RascaRodrigues (PV). Políticosoposicionistas pediramintervenção federal noEstado.

Page 13: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 13Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Estado

Ao contrário do que haviasido anunciado, o governo es-tadual sacou de uma vez, nasemana que passou, aproxi-madamente R$ 500 milhõesdo caixa do Fundo Previdenci-ário da Paranaprevidência. Oacordo foi firmado em conjun-to com a Assembleia, Ministé-rio Público, Tribunal de Con-tas e Tribunal de Justiça, quetambém receberam valoresde "ressarcimento" pelo que"pagaram a mais" com aposen-tados de mais de 73 anos en-tre janeiro e abril deste ano.

Os recursos se referem aoque foi gasto com 33,5 mil ser-vidores inativos, cujos paga-

Governo saca R$ 500 mi da previdênciaAo contrário do que havia anunciado, estado tirou de uma única vez toda a verba a que tinha direito após aprovação da lei da Paranaprevidência

mentos passaram do Tesouroestadual para o caixa da previ-dência após 30 de abril, com apromulgação da Lei 17.435,que promoveu mudanças naParanaprevidência. A lei é re-troativa a janeiro deste ano.Ementrevista logo depois da apro-vação do projeto - que causoua "batalha" do Centro Cívico,com mais de 200 feridos - osecretário da Fazenda, MauroRicardo Costa, anunciou que ogoverno não iria sacar o valorretroativo, mas sim fazer re-passes menores ao fundo nosmeses seguintes. "Não vamostomar o dinheiro deles, vamosrepassar menos", disse .

Agora, o secretário diz quevoltou atrás para garantir a"contabilização correta" dasfolhas de pagamento, e paranão estourar as despesas compessoal (leia mais ao lado).Segundo Costa, o governo ob-teve o ressarcimento de R$ 483milhões. Não foi informado omontante repassado aos ou-tros poderes, mas ele estimaque seriam R$ 500 milhões.

Segundo o idealizador daParanaprevidência, RenatoFollador, a medida teria obje-tivo de abastecer o caixa dogoverno com urgência. Paraele, como a verba será usadapara pagar inativos de respon-

sabilidade do Tesouro, o caixaestadual ficará liberado paraoutras despesas. "É como tirardo Fundo de Previdência parapagar despesa corrente. Elesestavam com déficit grande,então esse anúncio de que ogoverno vai pagar dívidas compequenos fornecedores[feitona semana passada] é em ra-zão disso [dinheiro da previ-dência]", diz Follador. "A fun-ção do Mauro Ricardo é fazercaixa, e o único lugar que temdinheiro no Paraná hoje é aprevidência". Para os servido-res, o maior impacto da medi-da, segundo especialistas, édiminuir ainda mais o prazo de

esgotamento (solvência) dofundo, pois o saque afeta aprevisão de rendimentos.

"Quando o orçamento estáfechado, não pode ter umamigração abrupta de recursos.Tem que ter projeção ano aano para ir tirando o dinheiro.No longo prazo, vejo prejuízo,porque afeta a projeção atua-rial", afirma Melissa Folmann,presidente da Comissão deDireito Previdenciário da OAB-PR. "É obvio, se você tira R$500 milhões, você começou oprocesso de reduzir a solvên-cia. Mas não tem estrago novo,o estrago maior foi a aprova-ção da lei", afirma Follador.

O governador Beto Richalamentou profundamente osgraves incidentes ocorridosnesta quartafeira (29), no Cen-tro Cívico, durante manifesta-ção de professores. Os con-frontos foram causados pormilitantes black blocs que, in-filtrados no movimento, ata-caram os soldados da PolíciaMilitar que protegiam a As-sembleia Legislativa durante avotação do projeto de reestru-turação do sistema de previ-dência dos servidores públicosestaduais.

"A polícia estava lá por de-terminação do Poder Judiciá-rio para proteger a sede doPoder Legislativo, uma insti-tuição democrática que nãopode ser afrontada no seu di-reito", disse o governador,lembrando que em fevereiroa Assembleia havia sido inva-dida por manifestantes.

Atacados pelos black blocs,que o governador classificoude "arruaceiros e badernei-ros", os soldados tiveram dereagir e dispersar a multidãoque cercava as imediações doprédio da Assembleia, na pra-

Governador lamenta incidentes provocados pelos black blocs

ça Nossa Senhora de Salete.Pelo menos sete militantesforam identificados e detidospela polícia.

Professores e policiais fe-ridos durante a manifestaçãoreceberam os primeiros so-corros do Siate, que colocouvárias ambulâncias na região,e conduzidos a hospitais da ci-dade para ser atendidos.

PODER LEGÍTIMOE VOTO POPULAR

"A Assembleia tem 54 de-putados que, independentede sua posição partidária ou deseu voto neste projeto, sãodeputados eleitos pelo votopopular. Eles representam to-dos os paranaenses e têm odireito de exercer as suas fun-ções sem pressões nem coa-ção", afirmou o governador.

Richa lembrou que o pro-

jeto, elaborado por técnicosda ParanaPrevidência, comacompanhamento do Ministé-rio Público, foi ampla e demo-craticamente debatido com osrepresentantes do funciona-lismo público nos últimos doismeses. Alguns itens da pro-posta original foram suprimi-dos a pedido dos servidores epropostas do fórum sindicalforam contempladas no textofinal enviado à AssembleiaLegislativa.

"O projeto foi construídoem parceria com os servido-res, de forma cautelosa e cri-teriosa, com estudos atuariaisde técnicos independentes eda ParanaPrevidência", afir-mou ele. O governador ressal-tou que o novo plano de cus-teio da ParanaPrevidência ga-rante a sua sustentabilidadeatuarial e financeira no longo

prazo (35 anos), com futurosaportes do Estado e dos royal-ties de Itaipu. Além disso, umacomissão paritária, com parti-cipação de representantes dosservidores, analisará ao longodo tempo novas fórmulas deatualização atuarial e financei-ra da ParanaPrevidência.

Ele lamentou que lideran-ças sindicais disseminem bo-atos e mentiras a respeito doprojeto para tentar manipulara opinião pública e os profes-sores estaduais. "O fundo deprevidência dos servidorespúblicos paranaenses será re-ferência nacional por sua soli-dez e sua sustentabilidade",acrescentou. "E vamos conti-nuar valorizando os servidorespúblicos e os profissionais deeducação".

CONFIRA NOTA OFICIAL DOGOVERNO DO PARANÁO Governo do Paraná la-

menta profundamente os atosde confronto, agressão e van-dalismo provocados na tardedesta quarta-feira (29) pormanifestantes estranhos aomovimento dos servidores

estaduais que estavam con-centrados em frente à Assem-bleia Legislativa.

As reiteradas tentativasdesses manifestantes de inva-dir o espaço do ParlamentoEstadual culminaram com aação de defesa das forças po-liciais, destacadas para cum-prir a ordem judicial de prote-ção à Assembleia e ao seu li-vre exercício democrático.

O radicalismo e a irraciona-lidade de pessoas mascaradase armadas com pedras, bom-bas de artifício, paus e barrasde ferro, utilizados contra ospoliciais, são responsáveis di-retos pelo confronto que seinstalou na Praça Nossa Se-nhora de Salete. Lamentavel-mente, policiais e manifestan-tes saíram feridos.Sete pesso-as foram detidas por envolvi-mento direto nos ataques aospoliciais. E a investigação so-bre os atos protagonizados porpessoas ligadas ao movimen-to black-bloc já está em curso,sob responsabilidade da Se-cretaria de Segurança Públicae Administração Penitenciá-ria.

A carreata de apoio aos professores de Itaperuçu e RioBranco do Sul teve o apoio da população várias pessoas dacomunidade participaram do evento com seus veículos. Atéum grupo de caminhoneiros participou.

Carreata de apoio aosprofessores de Itaperuçu

e Rio Branco do Sul

Page 14: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News14 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Geral

A Polícia Militar de Curiti-ba informou que 17 policiaisforam presos nesta quarta-fei-ra, 29, por se recusarem a par-ticipar do cerco aos professo-res que estavam nas proximi-dades da Assembleia Legisla-tiva do Paraná (Alep) paraacompanhar a votação do pro-jeto que autoriza o governoestadual a mexer no fundo deprevidência dos servidores doEstado.

A Alep alegava ter recebi-do uma liminar da Justiça quegarantia o veto a entrada depessoas para acompanhar avotação.

17 policiais se recusam a fazer cerco a professores e são presos

Na tarde desta quarta-fei-ra, um novo confronto entre aPolícia Militar e professoresdeixou cerca de 150 pessoas (amaioria professores) feridas,segundo o Serviço de Atendi-

mento Móvel de Urgência(Samu). Algumas delas estãoem estado grave.

A Tropa de Choque fazia umcerco ao prédio Alep, quandoo conflito começou e os mani-

festantes foram agredidos.Um dos líderes sindicais liga-do aos professores disse queo projeto seria votado, inde-pendentemente dos protes-tos contrários e, então, a PMteria avançado em direção aosmanifestantes. Tiros de balade borracha e bombas de gáslacrimogêneo foram lançados.

Lideranças que estavamsobre um caminhão, no Cen-tro Cívico, passaram a pedirambulâncias para cuidar daspessoas feridas.

Um professor identificadocomo Davi disse que levou trêstiros de bala de borracha e

outras pessoas, segundo ele,chegaram a levar até seis detiros. Os feridos foram levadospara o subsolo do prédio daPrefeitura de Curitiba, que foitransformado em uma espéciede "ambulatório".

Entre os feridos estão tam-bém o cinegrafista Rafael Pas-sos da CATVE, que foi atingidopor uma bala de borracha, eum cinegrafista da Band, ata-cado por cachorros dos polici-ais. O comando da polícia in-formou que 20 soldados se fe-riram e dez pessoas foram de-tidas, sendo sete líderes sin-dicais ligados aos professores.

Por 232 a favor, 210 contrae 2 abstenções o plenário daCâmara aprovou uma emendaque modifica o fator previ-denciário. A emenda consta-va na Medida Provisória (MP)664/14 cujo texto-base foiaprovado antes pelos deputa-dos. O governo que comemo-rou a aprovação da MP 664,que alterou as regras da con-cessão da pensão por morte eauxílio-doença, não concorda-va com a emenda.

O líder do governo, JoséGuimarães (PT-CE), disse que,em quase duas horas de con-versa, em um café da manhãcom o vice-presidente da Re-pública, Michel Temer, che-gou a afirmar que o governoconseguiu costurar um acordoque evitaria a votação daemenda, ocupou a tribunapara pedir que a base aliada

Câmara aprova emenda que derruba fator previdenciário;saiba o que pode mudar na sua aposentadoria

votasse pela rejeição daemenda do deputado ArnaldoFaria de Sá (PTB-SP). Guima-rães chegou a anunciar a inten-ção do governo debater as al-terações no fator previdenci-ário no fórum criado pela pre-sidenta Dilma Rousseff paratratar de questões trabalhis-tas. "A emenda não acaba como fator previdenciário. E nós

queremos enfrentar o proble-ma", disse. Com a mesma in-tenção, os líderes do PT, SibáMachado (AC) e do PMDB, Leo-nardo Picciani (RJ), tambémpediram a rejeição da emen-da. "Hoje votaremos 'não' como compromisso de, em 180dias, substituirmos o fatorprevidenciário", ressaltou Pic-ciani.

O QUE MUDAA emenda foi mantida por

Faria de Sá com o argumentode que ela traz uma alternati-va ao fator previdenciário."Aemenda não tem nenhumamágica ou mistério, é umasoma matemática que vai per-mitir uma porta de saída. O fa-tor rouba 40% da previdênciado homem e 50% da previdên-cia da mulher", disse. Mas,apesar dos clamores dos líde-res, parte dos deputados dabase aliada votou pela apro-vação da emenda. Pela emen-da aprovada, fica valendo achamada regra do 85/95. Elaestabelece que o trabalhadorreceberá seus proventos inte-grais, quando, no cálculo daaposentadoria, a soma da ida-de com o tempo de contribui-ção for 85 para mulher, 95 parahomem e 80 para professora e

90 para professor. A emendaserá incorporada ao texto-base da MP, que vai para apre-ciação do Senado.

Aprovado em 1999, duran-te o governo de ex-presiden-te Fernando Henrique Cardo-so, o fator previdenciário visaa postergar as aposentadoriasdentro do Regime-Geral daPrevidência. Pela regra do fa-tor, o tempo mínimo de con-tribuição para aposentadoria é35 anos para homens e 30 paramulheres, o valor da aposen-tadoria é reduzido para quemse aposenta por tempo de con-tribuição antes de atingir 65anos, no caso de homens, ou60 anos, de mulheres.

A medida valeria a partir de2016 e terá que ser aprovadaainda pelo Senado e sanciona-da pela presidente Dilma paraentrar em vigor.

O ex-diretor geral da Se-cretaria da Segurança Públi-ca e Administração Peniten-ciária (Sesp), tenente-coro-nel Maurício Tortato, foi no-meado no começo da noitedesta quarta-feira (13) comonovo comandante da PolíciaMilitar do Paraná.

Ele irá substituir César Vi-nicius Kogut, que deixou ocargo após o confronto entrepoliciais militares e profes-sores no último dia 29."Te-

Ex-diretor geral da Sesp, Maurício Tortatoé o novo comandante da PM

os eventos do último dia 29não traduzem a grandeza dainstituição diante da popula-ção", afirmou o coronel Torta-to.

No subcomando-geral, as-sume o coronel Carlos Alber-to Buhrer Moreira, que desdedia 8 respondia interinamen-te pelo comando da corpora-ção. Buhrer vai substituir Ne-rino Mariano de Brito. A posseno cargo foi no último dia dia29.

TRAJETÓRIACoronel Tortato ingressou

na PM do Paraná no ano de1985, aspirante a partir de1987. Como oficial superiorcomandou o 17º Batalhão daPM, em São José dos Pinhais.Foi diretor da Diretoria deApoio Logístico (DAL) da cor-poração; chefe do Estado Mai-or e responsável pela Corre-gedoria da PM. Também foidiretor-geral da Secretaria daSegurança Pública.

SOCIAL

Parabéns à família pelo 1ºaninho de João Gabriel, acon-tecido em 12 de maio - Rece-ba os votos de parabéns deseus pais Gilberto e Nerilda.

mos o desafio de cumprir ocompromisso do governadorBeto Richa, de uma políciaamiga e protetora ao cidadão,resgatando o peso estratégi-co da corporação, uma vez que

Page 15: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 15Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Dr. Ulysses

O último dia 25 de Abril,foi realizado a escolha daRainha do Rodeio de Dou-tor Ulysses 2015.

O Prefeito Josiel do Car-mo dos Santos agradece apresença de todos e para-beniza a Rainha Naisa Lam-bertti e suas Princesas Ma-rilaine Oliveira e KethllinNeckel.

Escolha da Rainha do Rodeio de Doutor Ulysses

Prefeito Josiel, Rainha Naisa, Princesas Kethllin e MarilainePrefeito Josiel agradece e parabeniza a Primeira Dama Aline e a Coordenadora Marcia pelaorganização do evento foto - Prefeito Josiel agradece a presença dos jurados, EduardoOliveira (Gordinho), Pablo Marcondes, Layane Balles, Ariele Godoy e Milton Ubida (Miltinho)

Posto de Saúde doBairro do Caraguatárecebe veículo novoO Prefeito Josiel do Carmo dos Santos, entregou no dia

27 de Abril um veículo Gol G6 na Unidade de Saúde dobairro do Caraguatá, onde estavam presentes, Secretáriade Saúde Salete Westley de Paula, o Vice-Prefeito PedroMartins, a Vereadora Marli Lins entre outras pessoas.

Page 16: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News16 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Geral

Um vigilante de Rio Brancodo Sul, na região metropolita-na de Curitiba, que era obser-vado por câmeras de seguran-ça no vestiário da empresadurante a troca de roupa, de-verá ser indenizado por viola-ção do direito à privacidade eà intimidade. A decisão é daTerceira Turma do TribunalRegional do Trabalho do Para-ná (TRT-PR), da qual cabe re-curso. "A situação a que foi ex-posto (o vigilante), além deesdrúxula, é, por si só, humi-

Empresa de segurança é condenada por filmar vigilantes durante troca de roupalhante e invasora de sua inti-midade e vida privada, porquenada é mais íntimo e privadoque o próprio corpo", afirmoua relatora do acórdão, desem-bargadora Thereza CristinaGosdal. No entender da magis-trada, houve "evidente abuso depoder" da Intersept Vigilância eSegurança Ltda ao expor a in-timidade dos empregados.Contratado pela Intersept emjulho de 2009, o trabalhadorprestou serviço terceirizadopara a Caixa Econômica Fede-

ral até novembro de 2011,quando foi demitido sem jus-ta causa. No vestiário em queele se trocava, na agência ban-cária em Almirante Tamanda-ré, ficava também um cofrecom armas e munição.

A empresa de vigilâncianegou que houvesse câmeras

nos vestiários, mas uma cópiado livro de ocorrências dos vi-gilantes comprovou que a si-tuação já estava sendo ques-tionada, com ciência da em-presa. O documento continhaassinaturas de funcionários daIntersept e do banco. Ao ana-lisarem o caso, os desembar-gadores da Terceira Turmamantiveram a condenaçãoaplicada pela juíza Maria Luisada Silva Canever, da 12ª Varado Trabalho de Curitiba - in-denização de R$ 5 mil por da-

nos morais. Os magistradosentenderam que era obriga-ção da empresa "fornecer con-dições de trabalho minima-mente adequadas, aí incluídoum lugar seguro, livre de mo-nitoramento e exposição paraque os empregados vistam oobrigatório uniforme".

A Caixa Econômica Federalfoi condenada de forma sub-sidiária, ficando responsávelpelo pagamento somente emcaso de inadimplência por par-te da empresa de vigilância.

O governo do estado e osdeputados estaduais queapoiam a gestão de Beto Richa(PSDB) preparam discursospara tentar reduzir o desgasteque terão, nos próximos dias,com a votação do reajuste dofuncionalismo público na As-sembleia Legislativa. O proje-to enviado pelo governo aoLegislativo prevê reajuste de5% para a categoria em duasparcelas sem data definida -valor abaixo da inflação doperíodo, estimada em 8,17%.

Os deputados ouvidos pelareportagem afirmam que nãotêm muito o que fazer a partirdo momento em que o gover-no define o valor a ser votado."Não podemos emendar umaproposta criando mais despe-sas para o governo. A Consti-

Reposição abaixo da inflação gera novo desgaste para governo e deputadosProjeto enviado à Assembleia Legislativa prevê reajuste de 5% para

o funcionalismo, valor abaixo da inflação do período, estimada em 8,17%reajuste de 5%. Parte da basealiada esteve no Palácio Igua-çu e ouviu do próprio Richa queesse seria o índice. Dois argu-mentos teriam sido funda-mentais. Por um lado, o gover-no alega que não teria comodar nada mais do que isso.Cada ponto porcentual de au-mento para o funcionalismoequivaleria a R$ 13,5 milhõesmensais a mais nas contas pú-blicas. Os 5% representam R$67,5 milhões - mais da meta-de do que o governo deixoude gastar mensalmente de-pois de aprovar a reforma daprevidência, no mês passado.

O outro argumento é queesse índice é o mesmo ofere-cido pelo governo federal pe-tista ao funcionalismo. "Aideia é que a petezada não

possa criticar", disse um depu-tado governista. A oposição,por sua vez, fala em fazeremendas, embora a lei nãopermita que o Legislativo au-mente despesas de outro po-der. Apesar de acharem quenão têm maior responsabili-dade sobre a decisão do gover-no, já que teriam sido mera-mente informados sobre o ín-dice, os deputados sabem quevão enfrentar desgaste nova-mente. Mas acreditam que nomomento não há outra opçãopara quem já votou com o go-verno em medidas mais polê-micas, como a reforma da Pa-ranaprevidência. Por isso, aestimativa é de que o projetoseja aprovado, embora possi-velmente com uma margemapertada.

tuição proíbe", diz um parla-mentar aliado ao governo Ri-cha. "Temos que explicar parao funcionalismo que ou vota-mos a favor da proposta e da-

mos 5% ou votamos contra edamos 0%", afirma. Os parla-mentares foram avisados naquarta-feira (13) sobre a deci-são do governo de oferecer o

Apesar do forte fluxo depessoas nos shoppings às vés-peras do Dia das Mães, a datafoi decepcionante para o co-mércio. Dados da Alshop (As-sociação Brasileira de Lojistasde Shopping) apontam queeste foi o Dia das Mães de piordesempenho em sete anos.

Os cálculos são de um cres-cimento real (já descontada ainflação) das vendas entre0,5% e 1% na comparação com2014, segundo Nabil Sahyoun,

presidente da entidade, quereúne mais de 100 mil lojistasde 800 shoppings.

"O movimento foi bom nofim de semana. Mas as pesso-as estão comprando só o es-sencial. O gasto médio estápior que no ano passado, e sa-bemos que isso é reflexo daeconomia", diz Sahyoun, refe-rindo-se às condições do cré-dito, inflação e juros. O valormédio do presente caiu de R$65 em 2014 para R$ 57 neste

Shoppings têm pior Dia das Mães em sete anos no Paísano, sem descontar a inflação,segundo dados preliminaresda FecomercioSP baseados empesquisa com 110 lojas e maisde mil consumidores na capi-tal paulista.

"E, se colocar a inflação, re-presenta uma queda de 15% a20% no valor dos presentes",diz Fábio Pina, economista daFecomercioSP. Trata-se da pri-meira vez desde o início dasérie histórica, em 2010, queo consumidor reduziu o valor

do presente das mães. Nos úl-timos cinco anos, o gasto mé-dio sempre superou os R$ 60,ainda sem embutir a inflação.

"Considerando que o Diadas Mães é a segunda datamais importante para o comér-cio, depois do Natal, esse re-sultado é muito simbólicosobre a situação da econo-mia. A intenção de consumoestá nos piores patamareshistóricos, com mau humordo consumidor e do empre-

sário." As previsões de um Diadas Mães morno para este anojá estavam pessimistas desdea preparação para a data.

Conforme o levantamen-to da FecomercioSP, só 4%dos comerciantes indica-ram que contratariam re-forço de mão de obra tem-porária para atender o flu-xo de consumidores. A mé-dia de contratação de tem-porários costuma variar de10% a 15% nesta data.

Page 17: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 17Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Geral

De janeiro de 2014 até oprimeiro trimestre de 2015,430 caminhoneiros morrerame 3.109 ficaram feridos em aci-dentes de trânsito nas rodovi-as federais e estaduais quecortam o Paraná. De acordocom levantamento do Depar-tamento de Trânsito do Esta-do (Detran), foram 10.726ocorrências causadas princi-palmente por imprudência,cansaço e consumo de subs-tâncias proibidas.

"Estes profissionais reque-rem atenção especial do Po-der Público devido ao grandenúmero de acidentes commortes que ocorre em todoPaís", diz o diretor-geral doDetran, Marcos Traad. "A novaLei dos Caminhoneiros é umatentativa de trazer mais segu-rança para os próprios traba-lhadores, estipulando horári-os de descanso e exames to-xicológicos na hora de estabe-lecer vínculo empregatício,mas o cuidado do trabalhadoré essencial." A legislação apro-vada em abril prevê a realiza-

Em pouco mais de um ano, 430 caminhoneiros morrem nas estradas do Paraná

ção de exames toxicológicosna admissão e desligamentodo trabalhador e determina aampliação dos pontos de pa-rada e possibilidade de traba-lhar 12 horas seguidas, sendoquatro extraordinárias, desdeque previsto em acordo cole-tivo. O objetivo é evitar aci-dentes por sono e cansaço.Hoje, 249.768 caminhões es-tão registrados no Paraná e1.285.052 motoristas são habi-litados nas categorias C, D e E,que permitem dirigir veículospesados.

ACIDENTESCerca de 10% dos mais de

67 mil acidentes envolvendocaminhoneiros nas rodoviasfederais brasileiras, nos últi-mos 15 meses, aconteceramno Paraná. O Estado contou 104mortes, o equivalente a 8%das 1.209 vítimas fatais regis-tradas apenas pela Polícia Ro-doviária Federal.

A polícia faz operações embeiras de rodovias em todo oParaná para combater a vendailegal de anfetamina e metan-fetamina, os chamados rebi-

tes pelos caminhoneiros. Des-de 2014, foram apreendidosoito mil comprimidos de rebi-tes em operações.

"Quando acaba o efeito dadroga, o motorista dorme novolante e coloca em risco avida dele e de terceiros. Assubstâncias são muito maislesivas que o álcool", ressaltao inspetor Wilson Martines.

Para o caminhoneiro autô-nomo Weslei Zucon, mora-dor de Francisco Alves, noNoroeste do Estado, o usodo rebite e da cocaína colo-ca em risco a vida dos de-mais motoristas.

"Sou contra o uso do rebitee outras substâncias para ficaracordado. Quando estou can-sado faço uma pausa, tomo umbanho frio, rodo mais umahora e durmo. Não há nada queimpeça o sono quando elechega ao extremo", conta Zu-con.

CAUSASSegundo a Polícia Rodoviá-

ria Estadual, as principais cau-

sas de acidentes envolvendocaminhoneiros no Paraná sãoo excesso de velocidade, ul-trapassagem em locais proibi-dos e não manter a distânciasegura do veículo da frente.

Há, ainda, a questão do usode remédios, álcool, drogasque causam sonolência e per-da de reflexos e o fato de mui-tos caminhoneiros dirigiremsem realizar os intervalos mí-nimos de descanso.

Outro fator seriam as máscondições do sistema de fre-nagem, sistema de iluminaçãoe sinalização deficiente. Emtodo Estado, cerca de 86.797caminhões têm mais de 30anos de uso.

CONCESSIONÁRIASDados da Associação Brasi-

leira de Concessionárias deRodovias (ABCR) revelam queem 2014 foram registrados2.865 acidentes no Paraná em2.718 quilômetros de rodovi-as sob concessão de sete em-presas, sendo 945 (33%) envol-vendo caminhões.

A Feirinha do Largo da Or-dem, um dos cartões postaisde Curitiba, serviu de palcopara uma manifestação de jor-nalistas contra os casos de per-seguição, coação para revela-ção de fontes e ameaças demorte aos profissionais deimprensa. Na manhã destedomingo, 3, cerca de 100 pro-fissionais, vestidos de preto ecom uma mordaça na boca,caminharam por toda da ex-tensão da feirinha. Eles distri-buíram panfletos para alertara população sobre o que estáocorrendo no Paraná.

Jornalistas marcham contra perseguição, coação e ameaças de morte

O ato foi organizado peloSindicato dos Jornal istasProf iss ionais do Paraná(Sindijor PR) e pelo Sindica-

to dos Jornalistas do Norte doParaná.

Outras manifestações se-rão realizadas em várias cida-

des para que a ameaça aos jor-nalistas não seja esquecida.

O ato teve início nas ruínasde São Francisco e foi encer-rado nas escadarias, local ondeo presidente do Sindijor PR,Gustavo Henrique Vidal, agra-deceu a adesão da categorianesta manifestação e deu in-formes sobre as investigaçõesque estão sendo feitas peloGaeco da ameaça de morte aojornalista da RPC James Alber-ti, que foi retirado do país pelaemissora.

A nova direção do Sindica-to foi empossada na última

segunda-feira, 27 de abril, eorganizou o ato na mesmadata.

Nesta semana, para chamara atenção da população, algu-mas estátuas do Centro Cívicoamanheceram amordaçadas,em mais um ato dos jornalis-tas contra as perseguições queestão ocorrendo e sendo di-vulgadas nos últimos meses.

O Sindijor também criou oComitê Regional de Proteçãoaos Jornalistas do Paraná elançou um site para receberdenúncias de ameaças aoexercício da profissão.

Das cinco regiões do país,apenas o Sudeste registrou que-da no número de vítimas de ar-mas de fogo no período entre2002 a 2012. De acordo com oMapa da Violência 2015, divulga-do nesta quinta-feira (14), emBrasília, enquanto as regiõesNorte (135,7%), Nordeste(89,1%), Centro-Oeste (44,9%) eSul (34,6%) tiveram altas no nú-mero de mortes, São Paulo, Riode Janeiro, Minas Gerais e Espíri-to Santo reduziram esse tipo demortalidade em quase 40% no pe-ríodo. No Paraná o crescimentofoi de 55,3%, passando de 1.653casos em 2002 para 2.567 em

Números de mortes por arma de fogo crescem 55,3% no Paraná

2012, os anos analisados. Os nú-meros do Paraná o colocam emprimeiro lugar entre os estadosdo Sul do País.

O Rio Grande do Sul teve altaem dez anos de 15% (1.732 para1.992) e Santa Catarina, que viu

subir a quantidade de 409 em2002 para 549 em 2012 - alta de34,2%.

Em 2002 o Estado ocupava o12º lugar entre os estados no nú-mero absoluto de homicídios porarma de fogo. Já quando se fala

na proporção de mortes por 100mil habitantes, o crescimento doParaná entre 2002 e 2012 cai umpouco - 43,8%. Em 2002 o Estadotinha proporção de 16,9 mortespara cada grupo de 100 mil habi-tantes. Em 2012 o índice foi a 24,3.

A taxa do Paraná ficou acima doíndice nacional, que é de 21,9.

JOVENS - Elaborado pela Fa-culdade Latino Americana de Ci-ências Sociais, em parceria coma Organização das Nações Unidaspara a Educação, a Ciência e aCultura no Brasil (Unesco), oMapa da Violência 2015 - MortesMatadas por Armas de Fogo tam-bém analisou a morte por armasde fogo entre jovens.

No Paraná os números nãomudam muito - alta de 55,1%entre 2002 e 2012. A morte dejovens é maioria no Estado. Dosmais de 2,5 mil casos de 2012,1.522 foram contra jovens.

Mapa do crime mostra que casos passaram de 1.653 em 2002 para 2.567 em 2012

Page 18: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News18 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Plantão Policial

O eletricista Mário Ferrei-ra Lima, de 47 anos, - detidodepois furtar 2 kg de carne e,em seguida, solto após polici-ais pagarem a fiança - foi cha-mado nesta sexta-feira (15)para um teste de emprego emBrasília.

Lima foi preso na quarta-feira (13), quando carregavaescondida na bolsa uma em-balagem com carne, dentro deum supermercado em SantaMaria, no Distrito Federal.

Os policiais que registra-ram a ocorrência no 20º Distri-to Policial do DF, no GamaOeste, ficaram comovidos aoperceberam a desnutrição dodesempregado. O eletricistavive só com um filho de 12anos, depois que a esposa,doente, teve de morar comoutros parentes, deixando osdois na casa do Jardim Ingá,bairro entre Luziânia e Valpa-raíso de Goiás, municípios goi-anos do entorno do DistritoFederal.

Ele alegava que sobreviviacom R$ 70 do programa BolsaFamília e que estava sem co-mer havia dois dias, o que foiconstatado na delegacia por

Eletricista que roubou para comeré chamado para teste de emprego

Homem de 47 anos teve a fiança paga por policiais,que ainda compraram comida para ele e filho

uma equipe médica. Na quin-ta-feira, emocionado, con-tou que roubou a carneapós descobrir que o di-nheiro do Bolsa Família re-ferente ao mês de maio nãotinha sido depositado ain-da. O f i lho também nãocontinha as lágrimas pelasituação de penúria e pelosusto que a prisão causou.

Ao ser solto, o que ocorreuapenas porque os agentes pa-garam a fiança de R$ 270 reais,ele acabou ganhando tambémalimentos que a equipe depoliciais comprou após cons-tatarem que Lima falava a ver-dade. Na casa do desempre-

gado, os policiais se surpreen-deram com a simplicidade e ageladeira vazia, em contrastecom o carinho e os cuidadosdo eletricista com o filho. Elescompraram carnes, ovos, fru-tas e material de limpeza. "Fo-ram anjos que apareceram naminha vida", disse Lima, sereferindo aos quatro policiaisque o ajudaram.

O caso do trabalhador podeser interpretado como "furtofamélico", gesto praticadopara saciar a fome, sem inten-ção de lucro. Caberá à Justiçaavaliar o caso e liberar o ele-tricista de responder por rou-bo comum.

Um homem casado. Umaideia de jerico. E uma cenou-ra. Parece que você já viu essefilme, com outros atores. Ofato é que, novamente, Marin-gá é palco de uma história bi-zarra envolvendo plantas,sexo e hospitais.

"Amor, fiz coisa errada!" Aoouvir essa frase, a mulher suoufrio ao pensar que o maridocolocaria fim no casamento devários anos, confessando umatraição. O que ela não

imaginava é que a rival ti-nha um corpo afilado, pele emtons alaranjados, vasta cabe-leira verde e pertence à tradi-cional família das apiáceas.

Foi assim que um homemcomunicou à esposa que ha-via introduzido uma cenourano traseiro e a planta não fa-zia o caminho de volta. O caso

Homem leva anestesia de cesáreapara tirar cenoura do traseiro

aconteceu neste ano e exigiucirurgia de emergência. O ho-mem estava em casa quando,não se sabe o motivo, resol-veu enfiar a planta inteira nopróprio ânus - e a cenoura en-talou lá.

Após a confissão, todos osenvolvidos no caso foram pa-rar no hospital. Para retirar acenoura, foi necessário aplicarno homem uma raquianeste-sia - procedimento geralmen-te usado em partos por cesá-rea, no qual o paciente perdetoda a sensibilidade da cintu-ra para baixo.

Fontes de odiario.comalertaram que, em virtude desuas propriedades e composi-ção, a cenoura não aparece noraio-x, tornando mais comple-xa a intervenção cirúrgica. Asmesmas fontes informaramque a cenoura tinha um tama-nho avantajado, pesando qua-se duzentos gramas. A títulode curiosidade, é bom lembrarque apenas cem gramas decenoura são suficientes parasuprir as necessidades diáriasde vitamina A de um ser hu-mano, quando consumidas demaneira normal.

Após a cirurgia, o pacienterecebeu alta e voltou paracasa. Especula-se que a espo-sa providenciou um cadeadopara a despensa e trocou ce-nouras, berinjelas e afins poralface.

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Page 19: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 19Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Plantão Policial

O delegado Vitor Dutra deOliveira e os Policiais Civis deRio Branco do Sul, com o apoiodo Dr. Recalcatti, do Centro deOperações Especiais Policiais(Cope) e do Tático Integradode Grupos de Repressão Espe-cial (Tigre), cumpriram, na úl-tima terça-feira (19), três man-dados de prisão e 13 manda-dos de busca e apreensão, nosmunicípios de Rio Branco doSul e Itaperuçu.

Quatro são presos em operação para prender envolvidos em assassinatos

Quatro pessoas foram pre-sas e armas e munições apre-endidas. Durante as diligênci-as, policiais prenderam emflagrante duas pessoas, umacom a posse de um colete ba-lístico e a outra por posse ile-gal de arma de fogo.

O inquérito está sendo co-mandado pelo delegado domunicípio Dr. Vitor com oapoio do Centro de OperaçõesPoliciais Especiais (Cope) e

O Tribunal de Contas do Esta-do do Paraná (TCE-PR) negou re-gistro à admissão de professorestemporários contratados peloMunicípio de Cerro Azul (RegiãoMetropolitana de Curitiba). A con-tratação decorreu de teste seleti-vo, regido pelo edital nº 1/2010,para o provimento de empregopúblico de professor por prazo de-terminado.

Em função da irregularidade,o ex-prefeito Dalton Luiz de Mou-ra e Costa, que realizou a admis-são sem a observância das nor-mas legais, foi multado pelo TCE-PR em R$ 1.450,98. O atual prefei-to, Claudinei Braz, também rece-beu multa - esta no valor de R$145,10 -, por não atender às dili-gências do Tribunal. As sançõesestão previstas no artigo 87 da LeiComplementar nº 113/2005, a LeiOrgânica do TCE-PR.

A Diretoria Jurídica (Dijur) doTCE-PR considerou que a necessi-dade de contratação de professo-res é permanente, o que torna in-justificada a realização de testeseletivo em vez de concurso pú-blico. Além disso, não foi juntadarelação com nomes e cargos detodos os servidores do processo,nem foram inseridos no Sistemade Informações Municipais-Acom-panhamento Mensal (SIM-AM) doTribunal o edital e os dados doscandidatos.

O atual prefeito limitou-se aafirmar, em sua defesa, que a res-ponsabilidade pela contratação édo ex-gestor, sem apresentar qual-quer documentação ou esclareci-

Cerro Azul deve rescindir contratocom professores temporários

mentos. O seu antecessor não semanifestou.

A Diretoria de Controle de Atosde Pessoal (Dicap), responsávelpela instrução do processo, opi-nou pela negativa do registro dasadmissões. O Ministério Públicode Contas (MPC) concordou coma unidade técnica.

Ao fundamentar seu voto, orelator do processo, conselheiroIvens Linhares, afirmou que assis-te razão à Dicap e ao MPC. Ele res-saltou que a justificativa para arealização do processo seletivopara contratação de professorestemporários não satisfaz a exigên-cia para que se configure excep-cional interesse público.

O relator lembrou que o arti-go 252 da Lei Municipal nº 3/2002possibilita a seleção simplifica-da exclusivamente nos casos delicenças para tratamento de saú-de e gestante, além de aposenta-doria, demissão, exoneração efalecimento. Na sessão de 28 deabril da Primeira Câmara, os con-selheiros acompanharam o votodo relator por unanimidade. OTribunal determinou ao municípiode Cerro Azul que comprove, noprazo de 15 dias após o trânsitoem julgado da decisão, a rescisãode todos os contratos decorren-tes da seleção irregular, caso ain-da estejam em vigor.

Os prazos para recursos dosinteressados começa a contar apartir da publicação do acórdãonº 1804/15, na edição nº 1.112 noDiário Eletrônico do TCE-PR de 5de maio.

com Divisão de Homicídios eProteção à Pessoas (DHPP).

Foram apreendidas quatroespingardas, sendo duas cali-bre 12, uma 28 e 32, além deum rifle calibre 22, aproxima-damente 400 munições e umcolete balístico.

A operação aconteceu de-vido às investigações sobre otráfico de drogas e associaçãoao tráfico, envolvendo várioshomicídios que aconteceram

recentemente nas regiões, in-clusive o do Zequeti, Ex pre-feito João da Brascal e do NegoNestor.

A polícia afirmou ainda játer alguns suspeitos, e váriosmandatos de prisão, porémnão divulgará detalhes paranão atrapalhar as investiga-ções.

Nos próximos dias outrasprisões deveram ocorrer, jáque vários suspeitos conse-

guiram fugir.O Delegado ficou impres-

sionado como a notícia correrápido, 5 horas da manhã asequipes estavam fazendo asprisões e já tinha foto na in-ternet.

Esse tipo de divulgaçãoacaba atrapalhando o trabalhoda Polícia, já que a notícia cor-re rápido e quem deve acabase escondendo dificultando otrabalho da Polícia.

Page 20: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News20 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Plantão Policial - Almirante Tamandaré

Na quinta-feira (23), foiinaugurado o Posto de Bom-beiros Militares, de Almiran-te Tamandaré, o qual perten-cerá o 7º Grupamento de Bom-beiros (7º GB), e permitirá aampliação das atividades comviaturas e efetivo de socorropara mais de 124 mil habitan-tes da cidade e de municípiosda região norte como CampoMagro, Rio Branco do Sul, Ita-peruçu, Doutor Ulisses e Cer-ro Azul. O posto ocupa as anti-gas instalações do Posto deBombeiros Comunitário deAlmirante Tamandaré, nobairro Jardim Rafaela.

A partir de agora, a unida-de terá à disposição um veícu-lo Auto Bomba Tanque Resga-te de Combate ao Fogo, umaviatura de Auto Busca e Salva-mento, um veículo de AutoTransporte Pessoal, além deuma equipe de 18 militares,sob o comando do aspiranteDavid Clistenes Furoni deLima. A unidade ainda recebe-rá nos próximos meses umaambulância do Siate.

O Posto do Corpo de Bom-beiros fica localizado em umponto estratégico da cidade. Aunidade tem acesso à Rodoviados Minérios, Centro e demaisbairros facilitando desloca-mento em situações de socor-ro e prevenção.

Almirante Tamandaré inaugura Posto do Corpo de Bombeiros

Page 21: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 21Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Plantão Policial - Almirante Tamandaré

Uma equipe em patrulha-mento, por volta das 20h des-ta quartafeira (29),avistou umPalio na Rua Úrsula Cumin, nobairro Cecília, em Campo Ma-gro, na região metropolitana.O motorista do automóvel queconduzia parou, desceu e me-xeu em uma caminhoneteFreelander. Os policiais perce-beram que ele escondia algono porta-luvas de um dos veí-culos. Os policiais acharam aatitude suspeita. O motoristavoltou para o carro. Na Aveni-da Manoel Ribas, o rapaz foiabordado. Dentro do Palio, apolícia havia encontrado 300

Atitude suspeita revela residência com verdadeiroarsenal de guerra em Almirante Tamandaré

gramas de crack. Ele indicou olocal em que havia compradoa droga e os policiais foram atéuma casa na Estrada Santa Rita,em Almirante Tamandaré.

Dentro da residência os

policiais encontraram 2 kg e766 gramas de crack junto comarmas e munições de diversoscalibres em uma mochila. Aproprietária, de 31 anos, afir-mou que estava guardando

para uma pessoa, mas não sa-bia dizer o paradeiro da talpessoa. Na casa, mais umamulher, de 25 anos, e umaadolescente, de 12 anos, es-tavam com a dona da residên-

cia. Todos foram encaminha-dos à delegacia. A caminhone-te e o Pálio apreendidos. Den-tro da casa foram encontradasuma escopeta, uma espingar-da, uma pistola calibre 380 eduas pistolas 9 milímetros.Também havia um carregadorde pistola 380 sem munição,uma munição de calibre 22,quatro munições de calibre 32,20 munições de calibre 38, 53munições de calibre 357, 23munições de calibre 380, 33munições de 45, 67 muniçõesde 9mm, 34 munições de cali-bre 12 e 30 munições de cali-bre 40.

O vício em crack fez comque Joel Dolinski, de 50 anos,deixasse de lado os laços fa-miliares e matasse a irmã, Di-vair Rocio Grunert, 61, confor-me acredita a Polícia Civil. Ocrime aconteceu em março,dentro da casa da em que elamorava sozinha, na Rua SãoJoão, no Parque São Jorge, emAlmirante Tamandaré. Divair,morta com cinco golpes demachado, foi encontrada porpoliciais, que primeiro encon-traram o carro da mulher aban-donado no fim da rua. Ao per-guntarem aos vizinhos, encon-traram um familiar, que des-confiou que ela não apareciahá vários dias. Quando entra-ram na casa, a mulher estavano quarto.

Com o decorrer das inves-tigações, o boato de que Joelseria o autor ficou forte entre

Vício em crack fez homem matar irmã em Almirante Tamandaré

os moradores, mas os polici-ais tiveram calma para juntaras provas suficientes. De acor-do com o delegado Nasser Sal-men, a primeira desconfiançaveio quando descobriram queo irmão frequentava a casa deDivair, que por sinal cuidavade um ferimento que ele ti-nha nas mãos.

"Em seguida, descobrimosque ele é usuário de crack ejuntamos essa informaçãocom o fato de muitas testemu-

nhas terem o visto sair da casacarregando uma televisão ealguns pertences da irmã",disse o delegado. A prisão pre-ventiva do homem foi pedidaimediatamente concedida.Joel foi preso em casa, no San-ta Cândida, em Curitiba, e se-gundo familiares já esperavaa chegada da polícia.

Expresidiário, com passa-gens por tentativa de homicí-dio, lesão corporal e porte ile-gal de arma, Joel não negou o

crime. "E se eu pudesse voltarno tempo, faria diferente",afirmou. Segundo ele, queconfessou, mas não quis dardetalhes de como agiu, esta-va transtornado na hora emque fez. Ele admitiu ser usuá-rio de crack há alguns meses.

De acordo com a Polícia Ci-vil, os objetos levados por Joelforam usados para trocar porpedras de crack. "Por contadisso, entendemos que o cri-me foi um latrocínio, rouboseguido de morte, e não umsimples homicídio", explicouo delegado Nasser Salmen. Ohomem segue preso na Dele-gacia de Almirante Tamanda-ré. Fora de controle Atual-mente tem sido comum o usodo crack, indireta ou direta-mente, tirar a vida de diversaspessoas. De acordo com o de-legado, que tem duas pós gra-

duações em dependência quí-mica, o crack é uma situaçãode saúde pública , que estátotalmente fora de controle."A realidade do uso, cada vezmais temos dependentes quí-micos que aumentam. Não te-mos como controlar a situaçãona questão do uso, não existeleito suficiente, abrigos públi-cos suficientes capazes de cui-dar dos dependentes", la-menta. A realidade, impossí-vel de ser escondida, é algo queaumenta diariamente. "Por issoquanto mais dependentes,mais traficantes. E é combaten-do o tráfico que nós temos quetrabalhar duramente. Masprecisamos de efetivo, de quealgo seja feito, para delimitaras fronteiras do país, porquede alguma forma os entorpe-centes entram e é de lá quevem todo o material".

Quatro pessoas foram ba-leadas dentro de um bar lo-calizado na Rua Nova Serra-na, em Almirante Tamanda-ré, na tarde desta quarta fei-ra (22). Entre os feridos es-tão dois homens de 19 e 26anos e dois adolescentes, de14 e 15 anos.

Segundo testemunhas,três pessoas chegaram emum Ford Ka preto e começa-ram a atirar. Foram cerca de15 disparos e o pessoal queestava nas mesas do lado defora do bar correu para den-tro do estabelecimento,

Tiros dentro de bar e quatro ficam feridos em Almirante Tamandaré

tentando se proteger. Entre osbaleados, o caso mais grave éo do homem de 26 anos, quelevou um tiro na virilha. Os

demais foram feridos nos bra-ços e joelhos.

As vítimas foram encami-nhadas para os hospitais Caju-

ru e Evangélico. De acordo comum familiar de um dos balea-dos, o motivo dos disparos se-ria uma briga de gangues, já

que um indivíduo de um gru-po rival ao dos jovens feridoshoje foi assassinado diasatrás.

Page 22: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News22 | Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015Geral

Ela tem dez anos de idade,mede 1,39 m e pesa 34 quilos - esabe que leva um bebê na barri-ga. Uma menina paraguaia queestá grávida de 21 semanas emeia se encontra em boas condi-ções de saúde, disse à BBC a mé-dica encarregada de monitorarsua evolução, Dolores Castella-nos.

Mas, devido à sua pouca ida-de, a gravidez é considerada derisco e alguns temem que mes-mo uma pequena complicaçãopossa por a vida da mãe e do fetoem risco. "Estamos acostumadosa tratar mães crianças e vemosmuitas meninas ansiosas, mas elaparece bem", diz Castellanos, di-retora da área de infância e ado-lescência do hospital Cruz Verme-lha, em Assunção.

"Como ela está em compa-nhia de outras garotas de sua ida-de, parece bem equilibrada." Amenina - cuja identidade não foirevelada - está no centro de uma

Menina grávida aos 10 anos gera debate sobre legislação do abortoacusação de estupro. O acusado,seu padrasto, é objeto de ummandado de prisão.

O caso coloca um dilema paraautoridades do Paraguai, onde noano passado 680 menores de 15anos deram à luz, de acordo como Ministério da Saúde Pública. Amãe da garota quer que a filhaseja autorizada a se submeter aum aborto "para salvar sua vida".Mas as autoridades rejeitam opedido, porque a lei paraguaia sópermite a interrupção da gravi-dez quando a vida da gestantecorre perigo.

A mãe foi presa em caráterpreventivo enquanto durar o in-quérito que investiga as circuns-tâncias da gravidez, sob acusaçãode faltar com os devidos cuida-dos para com a filha e de obstruira Justiça.

LEGISLAÇÃO RIGOROSAO problema da gravidez infan-

til é comum em toda a América

Latina, mas no Paraguai a legis-lação é especialmente rigorosa,proibindo a interrupção inclusiveem casos de estupro. No Brasil, oaborto só é permitido em casosde estupro, risco de morte para amãe ou quando o feto for anen-cefálico. Para pressionar o gover-no paraguaio, a organização Anis-tia Internacional lançou umacampanha com hashtag #Niña-EnPeligro (#MeninaEmPerigo).

No entender da Anistia, obri-gar a menina a ser mãe "consti-tui tortura e outros maus tratos,de acordo com a Convenção con-tra a Tortura das Nações Unidas".Especialistas de todo o mundo, in-cluindo da Organização Mundialda Saúde (OMS), concordam quea gravidez traz riscos específicospara meninas, cujos corpos aindanão estão plenamente desenvol-vidos. As chances de uma mãemenor de 16 anos morrer no par-to são quatro vezes maiores queas de uma mulher acima de 20anos, de acordo com as NaçõesUnidas. "Os problemas de saúde

são mais prováveis se a garota fi-car grávida nos dois anos seguin-tes à primeira menstruação", dizo relatório Maternidade na Infân-cia 2013 da ONU, "ou quando suapélvis e canal de nascimento ain-da estão em fase de crescimen-to".

ACOMPANHAMENTOA médica Castellanos diz que

os riscos para a menina para-guaia vão aumentar à medidaque a gravidez avançar e seu úte-ro crescer dentro de seu peque-no abdômen. "Ela já sente osmovimentos do feto", diz a médi-ca. A criança foi levada pela mãea um hospital público no dia 21de abril, quando começou a apre-sentar dores abdominais. Há trêsdias, foi transferida ao hospitalCruz Vermelha. Ela está sob as-sistência de um psicólogo e segueuma dieta especial à base de vi-taminas, ferro e cálcio.

No momento, o estado desaúde da menina é bom e os mé-dicos só interromperão a gravi-dez se temerem por suas vida.Mas a criança, que completará11 anos em maio, é um pouco frá-gil: tem peso e altura muito abai-xo da média para sua idade, diz amédica. Um dos maiores perigos

no seu caso é o nascimento pre-maturo. Outro é a pré-eclâmpsia,uma desordem caracterizada porhipertensão que resulta em umacriança muito abaixo do peso.

ESTUPROSSegundo o relatório da ONU,

a América Latina é a segunda re-gião do mundo com maior preva-lência de maternidade infantil,depois da África. A Nicarágua é opaís latino-americano com o mai-or percentual das mulheres comidades entre 20 a 24 que relatamter dado à luz antes dos 15 anos:4,4%. No Paraguai, o índice é de0,8%. Para o Brasil, essa estatís-tica contida no relatório é de1995: 1,8%. Para evitar mais ges-tações de adolescentes, algunspolíticos paraguaios defendemmaior educação sexual. No en-tanto, em casos da gestação in-fantil, em que é improvável se-quer haja consentimento, estanão deve ser a melhor saída, dizo médico Santiago Sanchez, dohospital Cruz Vermelha. "Na mai-oria dos casos, são estupros", afir-ma. Por isso é que, para os ativis-tas, apenas uma reforma da leido aborto paraguaia pode evitarcomplicações em casos como o damenina de dez anos de idade.

Page 23: Gironews 2amaio2015

Giro NewsGiro NewsGiro NewsGiro NewsGiro News | 23Rio Branco do Sul, 21 de maio de 2015 Plantão Policial

Caminhão sofre acidente no trajeto Cerro Azul / Adrianópolis, carregado de laranja

Lembrando que a poucotempo faleceu nosso amigoEtman Batista por estar andan-do na rua por falta de calçada.

Onde era pra ter a calçadade um lado foi feito estacio-namento que está sem termi-nar até hoje, e do outro ladoda rua tinha só entulho de ter-ra. Isso porque era quase emfrente ao Predio da Prefeitu-ra.

E agora por causa das tro-cas de alguns postes, onde es-tão deixando um monte de

Em Itaperuçu os pedestres estão arriscando a andar pela rua

terra sobre as calçadas e ospedestres tem que desviar

pela rua correndo o risco de seratropelado, os moradores es-

tão pedindo que a Prefeituratome alguma providência so-

bre isso.Antes que mas al-guém morra.

Polícia Militar lançou nesta sextafeira (24)um novo sistema que possibilita ao cidadãosaber se o veículo que tem interesse em com-prar já esteve envolvido em algum acidentede trânsito. Com a nova ferramenta, o contri-buinte poderá pesquisar o histórico do auto-móvel e as corretoras de seguro poderão ras-trear acidentes envolvendo os segurados e agi-lizar o pagamento das franquias. O sistema foibatizado de "BATEU" Boletim de Acidentes deTrânsito Eletrônico Unificado.

Além de registrar os veículos acidentados,o sistema também possibilitará acesso a esta-tísticas sobre acidentes. O uso do BATEU foi ini-ciado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BP-Tran) em 2011. Foi criado através de uma par-

Agora já dá para saber se o carro que você vai comprar foi batido

ceria entra a PM, a Companhia de Informáticado Paraná (Celepar), o DetranPR e sindicatosde corretoras de seguros.

Um rapaz de aproximada-mente 25 anos foi brutalmen-te agredido na madrugadadesta terça-feira (21). Ele foiencontrado na Rua Campo Lar-go, Vila Roma em AlmiranteTamandaré caído no meio darua com o rosto desfigurado.

Homem é brutalmente agredidoem Almirante Tamandaré

Socorristas do Siate e o médi-co foram acionados e presta-ram socorro ao rapaz que foiencaminhado em estado gra-víssimo ao Hospital Evangéli-co em Curitiba. A polícia nãotem pistas dos autores do cri-me.

Dois homens baleados de-ram entrada na Unidade dePronto Atendimento (UPA) deAlmirante Tamandaré, na re-gião metropolitana de Curiti-ba, na noite desta terça feira(13).

Por volta das 22h uma equi-pe que estava de plantão naUPA pediu apoio do Siate etambém da Polícia Militar (PM)para socorrer as duas vítimas.

Segundo a PM, uma das ví-timas, um homem de 30 anos,conseguiu relatar o que teriaacontecido. Ele disse que foi

Homem escapa de manhã, mas não escapados tiros à noite; sobrou também para amigo

rendido por uma pessoa co-nhecida como "Porco" duran-te a manhã. O acusado tentoucometer o crime, mas a vítimaconseguiu fugir. Já no períododa noite, acompanhado de umamigo, o rapaz foi rendido no-vamente.

A vítima contou ainda queem um veículo, não identifi-cado, "Porco" teria efetuadodiversos disparos contra a ví-tima. Dois tiros atingiram ascostas do homem e outro atin-giu o braço do amigo. A equi-pe do Siate esteve na UPA e

socorreu as duas vítimas até oHospital Evangélico.

De acordo com o Cabo Ra-fael, do Corpo de Bombeiros,o homem de 30 anos corre ris-co de morte. "Ele tem tiros nascostas e por isso o caso preo-cupa. O rapaz chegou consci-ente aqui ao hospital, mas osferimentos preocupam", des-creveu.

A outra vítima, de 29 anos,foi atingida por um tiro de ras-pão e está fora de perigo. ADelegacia de Almirante Ta-mandaré investiga o caso.

Page 24: Gironews 2amaio2015

Automóveis