a canção de mio cid – resumo, análise e revisão

34
A Canção de Mio Cid – Resumo, análise e revisão Nesta ocasião, trazemos o resumo completo, que inclui a análise e revisão do livro ou obra A Canção de Mio Cid . A canção do A Canção de Mio Cid é uma história bastante interessante e conhecida no mundo da literatura clássica ou antiga, pois aborda temas cavalheirescos, que num determinado momento histórico foram relevantes. Neste post faremos um pequeno resumo, que inclui as principais características e uma análise do trabalho. Principais personagens EL CID: Rodrigo Díaz de Vivar, o Cid Campeador, foi uma figura histórica (1043-1099), um cavaleiro castelhano a serviço dos reis de Castela, Sancho II e Alfonso VI. REI ALFONSO DE CASTILLA. O rei Afonso VI, senhor do Cid, se ofende com o cavaleiro e o condena ao exílio, despojando-o de seus bens e separando-o de sua família. CONTAGEM GARCÍA ORDÓÑEZ. É ele quem acusa o Cid de ficar com parte dos impostos que o Rei manda recolher em Sevilha. ALVAR FÁÑEZ. Senhor fiel ao Cid, a quem segue e fala em nome de todos. MINAYA. Outro dos fiéis cavaleiros do Cid. DOÑA JIMENA. Ela é a esposa do Cid. Forçada a se separar do marido por cinco anos. ELVIRA E SOL. As filhas do Cid se casarão com os Infantes de Carrión e depois com os filhos do Rei de Navarra e de Aragão. OS INFANTES DE CARRIÓN. Diego e Fernando, dois nobres que querem avançar socialmente. IDIOTA. É o conhecido cavalo do Cid.

Upload: others

Post on 16-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A Canção de Mio Cid – Resumo,análise e revisãoNesta ocasião, trazemos o resumo completo, que inclui aanálise e revisão do livro ou obra A Canção de Mio Cid.

A canção do A Canção de Mio Cid é uma história bastanteinteressante e conhecida no mundo da literatura clássica ouantiga, pois aborda temas cavalheirescos, que num determinadomomento histórico foram relevantes.Neste post faremos um pequeno resumo, que inclui as principaiscaracterísticas e uma análise do trabalho.

Principais personagensEL CID: Rodrigo Díaz de Vivar, o Cid Campeador, foi umafigura histórica (1043-1099), um cavaleiro castelhano aserviço dos reis de Castela, Sancho II e Alfonso VI.REI ALFONSO DE CASTILLA. O rei Afonso VI, senhor do Cid,se ofende com o cavaleiro e o condena ao exílio,despojando-o de seus bens e separando-o de sua família.CONTAGEM GARCÍA ORDÓÑEZ. É ele quem acusa o Cid de ficarcom parte dos impostos que o Rei manda recolher emSevilha.ALVAR FÁÑEZ. Senhor fiel ao Cid, a quem segue e fala emnome de todos.MINAYA. Outro dos fiéis cavaleiros do Cid.DOÑA JIMENA. Ela é a esposa do Cid. Forçada a se separardo marido por cinco anos.ELVIRA E SOL. As filhas do Cid se casarão com osInfantes de Carrión e depois com os filhos do Rei deNavarra e de Aragão.OS INFANTES DE CARRIÓN. Diego e Fernando, dois nobresque querem avançar socialmente.IDIOTA. É o conhecido cavalo do Cid.

FÉLEZ MUÑOZ. Primo de Dona Sol e Dona Elvira, é ele quemos ajuda quando os encontra gravemente feridos pelosInfantes de Carrión.PEDRO BERMÚDEZ. Caballero del Cid, que desafia o filhode Don Fernando, para vingar a vergonha de Sol e Elvira,com a espada Tizona.MARTÍN ANTOLÍNEZ. Outro dos cavaleiros do Cid. DesafieDon Diego com a espada Coslada.BERENGUER. Conde de Barcelona, a quem o Cid derrota efaz prisioneiro.

Resumo

A Canção do ExílioConta-se como El Cid, expulso pelo rei Alfonso VI de Castela,é obrigado a abandonar suas terras. Depois de atravessarBurgos, ele deixa sua esposa Jimena e suas filhas no mosteirode San Pedro de Sardenha e marcha em direção à terra dosmouros. Lá ele empreende várias incursões que lhe proporcionammuitos benefícios, que usa para distribuir entre suas mesadase enviar parte dos benefícios a Afonso VI para pedir seuperdão.

Na Canção de CasamentosA reconciliação com o monarca castelhano começa quando Cidconquista Valência e, claro, ao enviar numerosos presentes aomonarca castelhano, o que permite à família Cid encontrá-lo emValência, o rei organiza os casamentos das filhas do Cid. comas crianças de Carrión. El Cid desconfia desse casamento eresponsabiliza Alfonso VI por ele.

Canção da Vergonha de CorpesNarra vários episódios em que as crianças de Carrión sãomostradas com covardia e ganância, como o incidente com o leão

ou a covardia das crianças na hora de ir para a batalha, paraevitar o escárnio de que as crianças decidem sair de Valênciaalegando que vão para visitam suas terras e decidem se vingardo Cid parando em uma floresta ali, eles açoitam e estupram asfilhas do Cid.

El Cid pede justiça ao rei e ele convoca os tribunais deToledo. As crianças de Carrión estão condenadas a duelarcontra os homens do Cid. A história termina com o anúncio doscasamentos das filhas do Cid com os filhos e reis Navarra eAragão (de linhagem melhor que os anteriores).

O casamento – Nicholas Sparks(resumo, análise e revisão dolivro completo)Nesta ocasião trazemos o resumo completo da análise do livro eresenha da obra intitulada O Casamento do escritor NicholasSparks. Veremos um resumo completo, análise dos personagens erevisão.

Principais personagensAcompanhados por amigos, família e antagonistas (uma raraexceção nos romances de Sparks), os personagens principais sãoreconhecidos como parte de um destino que os uniu realmentedois anos antes, em uma rodovia.

Miles, que perdeu sua esposa em um acidente de carro semcabeça e cujo mistério o persegue também como policial local,de repente tem sentimentos confusos sobre sua capacidade de

seguir em frente, de querer companhia novamente, de sentiramor. e ter uma oportunidade para isso.

Sarah Andrews, uma terna e dedicada professora do ensinofundamental que, se se vir casada, cheia de sonhos, pensandojá em constituir família, um dia se encontra sozinha,rejeitada e até mesmo descartada como elemento imperfeito einsuficiente para os planos de vida de seu ex-marido.

Jonah, filho de Miles e Missy, apesar de seus apenas sete anose de sua inocência, também sofre a perda de sua mãe e aausência de seu pai, constantemente absorto em sua dor, éassombrado por pesadelos terríveis e não entende por quêcompletar o escopo de sofrimento ao seu redor. E, finalmente,nosso narrador, que mais tarde é descoberto como BrianAndrews, o irmão mais novo de Sarah, e que sendo apenas umadolescente perde a esperança de vida, um futuro promissor equase sua sanidade ao atropelar Missy e não relatá-lo,condenando-se a se afogar em seu próprio silêncio.

Resumo completo do livroWilson Lewis faz um balanço de seus trinta anos de casamentocomo resultado de um descuido. Um descuido que pode custarcaro e que faz você repensar praticamente toda a sua vida. 23de agosto de 2002 é um dia aparentemente normal para Wilson,mas ele se esquece de que é seu vigésimo nono aniversário decasamento, algo que machuca muito sua esposa, Jane. Tamanha éa decepção que Jane leva, que diante de sua frieza, Wilsonacredita que Jane não o ama mais.

Jane decide passar duas semanas em Nova York com seu filho,Joseph. As semanas seguintes passam com total normalidade,embora sejam totalmente indiferentes entre si. Jane é filha deNoah Calhoun, é quando a história de Noah e Allie,protagonistas de Noah’s Notebook, é retomada.

Wilson pede conselhos a Noah. Graças a esse conselho, Wilson

já sabe como agir. A chave é fazer Jane se apaixonarnovamente. Ele tem algo surpreendente em mente, algo que Janenunca poderá esquecer no trigésimo aniversário. O que ela nãoconta é que Ana lhes dê uma notícia inesperada: ela vai secasar naquele mesmo dia, em duas semanas …

Esse tempo passa frenético para Jane e Ana com os preparativosdo casamento. Wilson se lembra de episódios do passado, quandoconheceu Jane, quando se apaixonou por ela, quando se casaram… e embora três décadas tenham se passado, ele ainda a amaainda mais. Ele começa a mudar aos poucos, ele se arrepende deter dedicado a maior parte de seu tempo ao trabalho e não àfamília e por não ter demonstrado seus sentimentos por Jane.Ele está determinado a mudar. Ele começa a ter pequenosdetalhes com Jane e até participa dos preparativos docasamento. Tudo isso, aos poucos, vai surpreendendo Jane.

O que o leitor não sabe é que gerou uma surpresa que Janedificilmente poderá esquecer, e para isso já a prepara há umano e precisa da colaboração de toda a família e amigos.

Resenha e análise do livroComo pode um homem escrever com tanta delicadeza, romantismo,sentimentalismo …? É incrível. Li uma vez que ele é o únicoautor do sexo masculino capaz de escrever através dos olhos deuma mulher, e acho que isso é totalmente verdade.

Ele é capaz de criar essas situações da vida real e chegar àsraízes dos sentimentos mais profundos. Em O CASAMENTO, elemostra que, quando o amor parece ter se apagado, a chave éreacendê-lo. Apaixone-se pela pessoa com quem você compartilhasua vida. Se quiser, você pode mudar. É uma questão de começara trabalhar. O final deixa o leitor sem palavras. Caso tenhahavido poucas surpresas, a última é o toque final.

Recomendo este livro a todos os casais que perderam oromantismo. Que o dia a dia se torne uma sobrevivência. As

cinzas de um amor monótono podem ressurgir.

Eu sou Malala (Resumo,Análise e Revisão)Este é um livro que todos devemos ler em algum momento denossas vidas. Hoje, trazemos a você um resumo completo, osprincipais personagens e as resenhas.

ResumoMalala Yousafzai nasceu em 1997 de uma família pashtun no valedo Swat, no Paquistão. Ele cresceu dentro e fora da escola,desde que o sonho de toda a vida de seu pai fora fundar umaescola. Assim, Malala valorizou a educação desde muito jovem.Dois irmãos a seguiram: um, Kushal, é dois anos mais novo queela, e o outro, Atal, é sete anos mais novo.

A vida em Mingora, a maior cidade de Swat, foi fácil no inícioda infância de Malala. A princípio, a família tinha poucodinheiro, mas quando a escola de seu pai começou a tersucesso, suas condições melhoraram. Na escola, Malala semprefoi a primeira de sua turma, disputada apenas por sua melhoramiga, Moniba , e sua rival, Malka-e-Noor .

O Paquistão começou a mudar após os ataques de 11 de setembro.O poder mudou de mãos continuamente, assim como a reputaçãointernacional da nação. Certa queda, um terremoto devastou oVale do Swat, deixando seu povo sofrendo, vulnerável edesejando alguma forma de liderança.

Quando Malala tinha dez anos, o Taleban, um grupofundamentalista islâmico que procurava implementar sua versão

brutal da Sharia na região, chegou ao vale do Swat. Eles foramliderados por um homem chamado Fazlullah, que a princípioatraiu muitas pessoas por seu carisma e racionalidade. OTalibã começou a implementar muitas regras estritas: CDs, DVDse televisões não eram mais permitidos em casa, as mulherestinham que observar purdah e as meninas não podiam sereducadas. Para Malala, essa última regra era inaceitável. Elae o pai começaram a falar enfaticamente e publicamente contrao Talibanização. Malala começou a escrever um diário sobre suavida como menina durante o regime talibã, usando um pseudônimopara que sua origem não pudesse ser rastreada.

Por fim, o exército paquistanês disse que chegou a um acordocom o Talibã para instituir a sharia em Swat em troca da paz,mas infelizmente essa paz não durou. A situação piorou tantoque muitas pessoas deixaram o vale do Swat, fugindo dostalibãs. A família de Malala tentou ficar o maior tempopossível, mas no final ela também foi embora. Eles se tornaramdeslocados internos, vivendo fora de Swat por três meses antesde poderem voltar, quando o exército anunciou que o Talibanteria sido expulso do vale.

Quando voltou para Swat, Malala começou a ganhar mais famanacional e internacional por ser uma defensora da educação demeninas. Da mesma forma, seu pai continuou a se expressarvigorosamente. O Paquistão ficou chocado quando as ForçasEspeciais do SEAL da Marinha dos EUA realizaram um ataque a umcomplexo em Abbottabad, onde Osama bin Laden, o terroristamais procurado do mundo, aparentemente se escondia há anos.Enquanto isso, as placas indicavam que o Talibã nunca haviarealmente saído do vale do Swat, e o pai de Malala aindaestava com medo de ser um alvo. Então, um dia, quando Malalaestava no ônibus da escola, um homem estranho parou o ônibus,perguntou por Malala e atirou na cara dele.

Malala foi levada para um hospital do exército em Peshawar eteve uma operação que deu espaço ao cérebro para inchar onde abala a atingiu. Todos oraram para que ele sobrevivesse, mas

não tinham certeza. Dois médicos britânicos vieram deRawalpindi para avaliar Malala e o hospital, e determinaramque ela precisava ser transferida para sobreviver. Ela foitransferida para um hospital militar de alta segurança emRawalpindi, mas depois foi levada ao exterior para Birmingham,Reino Unido, onde recebeu tratamento mais abrangente. Afamília dela a seguiu dez dias depois. Eles nunca voltaram aoPaquistão, mas se estabeleceram em um apartamento e depois emuma casa em Birmingham. Após o tiro, Malala se tornou umasensação internacional.

Eu sou Malala Lista de PersonagensEsses são os personagens principais do livro.

Malala: O autor dessas memórias é um jovem pashtun quecresceu no vale do Swat, no Paquistão. Ela estudoudurante a infância e, por causa do exemplo do pai, ficoufamosa por se manifestar pela educação das meninas.Quando tinha quinze anos, o Talibã matou Malala emresposta ao seu ativismo.Ziauddin: O pai de Malala, cujo sonho sempre foi criaruma escola. Ele fundou a Escola Kushal, que Malalafrequentou durante sua infância, e era um constantedefensor da educação. Embora as filhas sejam menosapreciadas que os filhos, Ziauddin amava Malala desde omomento em que nasceu.Tor Pekai: Mãe de Malala. Observe o código purdahmuçulmano para mulheres. Ele ama Malala intensamente e éo modelo dela. Tor Pekai não foi à escola, depois devender seus livros para comprar doces depois do primeirodia, pois tinha ciúmes de seus amigos, que podiam ficarem casa.Kushal: Irmão do meio de Malala. Ele é dois anos maisnovo que ela.Atal: O irmão mais novo de Malala. Ele é cinco anos maisnovo que Kushal.

Maiwand Malalai: A heroína pashto homônima de Malala.Ela é famosa por usar sua coragem para inspirar seu povoa lutar contra o Exército Britânico e vencer a batalha.Rohul Amin: Avô de Malala, a quem ele chama de Baba. Eleestudou na Índia e se tornou um grande orador. O pai deMalala passou a infância tentando impressioná-lo.General Zia: Um general militar que assumiu o poder noPaquistão em 1977. Ele é famoso por incentivar aislamização do Paquistão e, sob seu governo, o Paquistãose tornou um aliado dos Estados Unidos.Mohammad Naeem Khan: Amigo do pai de Malala, ele é ohomem que se propôs a começar uma escola com ele.Hidayatullah: Outro amigo do pai de Malala, quedesempenhou um papel muito maior na co-fundação daEscola Kushal depois que Naeem foi embora.Benazir Bhutto: A primeira chefe de estado feminina nomundo islâmico. Ele assumiu o poder no Paquistão após amorte do general Zia. Ele foi um modelo intenso paraMalala.Moniba: A melhor amiga de Malala ao longo de suainfância. Ele frequenta a escola com ela, e com elatambém compete como o melhor aluno da turma. Moniba eMalala continuam em contato depois que Malala deixa oPaquistão.General Musharraf: Musharraf tomou o poder no Paquistãoalguns anos após o nascimento de Malala, tornando-se oquarto líder militar do Paquistão.O mufti: Um estudioso islâmico que tentou fechar aescola Kushal porque educava meninas.Jinnah: O fundador do Paquistão, que se propôs a torná-lo uma terra de tolerância religiosa. Ele foi enterradoem um mausoléu em Karachi.Fazlullah: O líder do ramo talibã que tomou o vale doSwat.Nawab Ali: Um professor de urdu na escola de Malala quese recusou a continuar ensinando depois que o Talibancomeçou a ganhar poder.

Miss Maryam: O diretor da escola de Malala. Ela é comouma segunda figura materna para Malala e as outrasmeninas da Escola Kushal.Malka-e-Noor: A garota que constantemente desafia Malalapara o primeiro lugar na classe.Safina: O vizinho que rouba o brinquedo favorito deMalala. Malala rouba dela, como uma vingança, mas ela édescoberta, então ela percebe que é melhor ser honesto.Abdul Hai Kakar: O correspondente da BBC que estáprocurando Malala para escrever o diário de Gul Makaisobre a vida sob o regime talibã.Irfan Ashraf: Jornalista paquistanês que auxilia nafilmagem de um documentário sobre a vida familiar deMalala durante o regime talibã.Adam Ellick: Um repórter de vídeo americano queparticipa da filmagem de um documentário sobre a vidafamiliar de Malala durante o regime talibã.Shiza Shahid: Um nativo de Islamabad que estudou naUniversidade de Stanford. Ela entra em contato com afamília Yousafzai depois de assistir ao documentáriosobre eles e se torna um de seus apoiadores, bem como ummodelo para Malala.Dr. Afzal: Amigo do pai de Malala. Ele transporta afamília de Malala para fora de Swat quando eles escapame se tornam deslocados internos por três meses.General Abbas: O principal porta-voz do exércitopaquistanês. Ele envia dinheiro ao pai de Malala paraque ele possa pagar os salários de seus professoresdepois de três meses como PDI.Zahid Khan: Amigo do pai de Malala. Ele foi baleado norosto pelo Talibã pouco antes de Malala ser baleado.Usman Bhai Jan: O motorista do ônibus que dirige quandoo Talibã para o transporte e atira em Malala.Dr. Javid Kayani: Um dos médicos britânicos que viajampara Peshawar para avaliar Malala.Dr. Fiona Reynolds: Outro médico britânico avaliandoMalala em Peshawar. Ela trabalha em um hospital infantil

em Birmingham e fica com Malala quando é transportada dePaquistão para o Reino Unido.Rehanna: O capelão muçulmano no hospital. Ajuda afacilitar a transição de Malala para essa nova cultura.Ataullah Khan: O homem que matou Malala.Asif Zardari: O Presidente do Paquistão. Ele vem visitarMalala enquanto está no hospital de Birmingham.

Resenha completaMalala nos conta em primeira pessoa suas experiências. É assimque ele começa a escrever no prólogo: “Eu sou de um país quenasceu à meia-noite. Quando eu estava prestes a morrer, erapouco depois do meio dia. Há um ano, saí de casa para ir àescola e não voltei. ”

Pouco a pouco, essa jovem vai nos contar sobre sua vida; desdeo dia de seu nascimento, ela foi distinguida por seu pai,apesar do fato de que, para os pashtuns, o nascimento de umafilha é um dia triste; mas o pai o celebrou como se um meninotivesse nascido. Ela era a pessoa que mais confiava nela desdeo nascimento.

Sua narração começa antes que o Taleban assumisse o poder e,em palavras simples, ele fala sobre seus costumes e modo devida.

Então ela nos contará sobre seus primeiros anos na escola,onde seu pai ensina e onde ela se destaca por sua capacidade.Esse fato e seu desejo de aprender são os que lhe causarammuitos problemas, tanto para ela quanto para sua família,atingindo o pico com a agressão que ela sofreu.

As balas não foram suficientes para acabar com ela e, graças àsua força de vontade e ajuda internacional, ela mora naInglaterra, longe do Taliban, ansiando por sua terra e seuscompatriotas e pensando que a cultura nos tornará melhores.Isso aconteceu em 2012, ela levou um tiro na cabeça e

milagrosamente sobreviveu.

Depois de ser nomeada para o Prêmio Nobel da Paz, a revistaTime nomeou sua Pessoa do Ano, a Generalitat da Catalunhaconcedeu a ela a XXV Premi Internaciona Cataluya 2013 … e fezum discurso emocionado diante da Assembléia Geral das NaçõesUnidas .

Os ecos de suas menções e méritos ainda seguem, mas ainda maiso sentimento de suas palavras: “Um lápis, um livro e umaescola podem mudar o mundo”.

Dando significado às palavras de Ban Ki-Moon, Secretário Geralda ONU: “Os extremistas mostraram o que mais temem: uma garotacom um livro”.

Malala, com sua presença e suas palavras, luta pelo direito deviver em paz para todas as pessoas e para garantir que sejamtratadas com dignidade e que sejam educadas, enfim, ela desejaque todo ser humano tenha acesso à cultura como forma dealcançar uma convivência pacífica e solidária entre os povos.

Com este livro, Alianza Editorial quer trazer aos jovens oexemplo dessa garota de dezesseis anos que luta por umasolução para os problemas que milhares de meninas sofremdiante da indiferença mundial, sejam consideradas inferiores enão lhes permitam acesso à educação.

Livros como esse nos ajudam a pensar e nos perguntar sobre acomplexidade das relações humanas e nos fazem refletir sobre aimportância da educação para resolver muitos dos problemas quetemos no mundo de hoje.

Como incutir amor na leitura?Quando consideramos a tarefa de ser pais, uma das idéias que agrande maioria tem em mente envolve a capacidade de prepararnossos filhos para a vida, o que implica ajudá-los a sedesenvolver em diferentes áreas, adquirindo múltiplasferramentas e habilidades, fortalecendo-os e fortalecendo-os.Pouco a pouco, ajude-os a enfrentar os desafios que suas vidasrepresentam.

Por isso, educamos hábitos, instilamos valores, ajudamos adesenvolver competências no plano emocional, transmitimosconhecimento a eles. Porém, Existe uma competição cujodesenvolvimento geralmente deixamos inteiramente para aescola: a promoção da capacidade de leitura.

Nos últimos anos, houve uma mudança de paradigma nos programascurriculares, passando da leitura obrigatória para um modelofocado em promover o amor e o amor pela leitura. Vemos que oaprendizado e o desenvolvimento da leitura são hoje cruciaisno currículo acadêmico: a biblioteca ocupa um lugar importantenas escolas, muitas instituições possuem bibliotecas em salade aula.

Isso reflete a consciência da importância da capacidade deleitura no desenvolvimento de uma criança, especialmente em ummundo globalizado, onde há uma grande quantidade deinformações escritas disponíveis. Ser capaz de ler, entender,sintetizar e priorizar informações escritas é a chave paralidar adequadamente no mundo de hoje.

No entanto, o reconhecimento da importância da leitura aindanão conseguiu os resultados esperados em relação ao desempenhoda leitura, o que se reflete claramente nas medições nacionaise internacionais. No SIMCE de compreensão de leitura (2ºbásico) aplicado pela primeira vez em 2012, os resultadosmostraram que crianças de 8 anos não entendem o que lêem. De

acordo com os resultados mais recentes do PISA (2012, testeaplicado a estudantes de 15 anos de idade), o nível de leiturano Chile é deficiente, atingindo o nível 2 de 6, bem abaixo damédia dos países da OCDE. (Isso significa que as criançaschilenas têm dificuldade em procurar informações, comparartextos de diferentes fontes, analisar e contrastar informaçõese entender o contexto). Por outro lado, o Estudo doComportamento da Leitura, realizado pelo Conselho de Cultura eArtes (2011), indicou que 84% da população chilena (15 a 64anos) não entende o que lê.

As dificuldades na aquisição da leitura podem ser explicadaspor várias variáveis, mas uma delas é, sem dúvida, o fracopapel que a família desempenha na promoção do processo deleitura e na capacidade de instilar o gosto pela leitura. Hojenão podemos pensar que apenas a escola é responsável peloensino da leitura. É urgente que, como pais, assumamos umpapel ativo a favor desta importante área de desenvolvimento.

Não é que os pais tenham que substituir os professores nessatarefa, nem que sintam que deveriam ser sobrecarregados comainda mais responsabilidades em relação à paternidade. Masisso significa que nos tornamos conscientes de que oaprendizado da leitura começa informalmente desde muito antesde começarmos o primeiro , um curso em que a leitura étradicionalmente ensinada. Os pais, conscientes da importânciade desenvolver um gosto pela leitura, podem fazer uma série decoisas simples e simples que terão um impacto muito relevanteno desenvolvimento dessa capacidade.

Antes de aprender formalmente aler:A primeira coisa é ter sempre em mente que é na família que ascrianças aprendem a valorizar as coisas. O que os paisvalorizam e mostram como relevante é visto pela criança comoalgo que merece atenção e que, por alguma razão, deve ser

relevante. Se a criança, desde tenra idade, mora em umafamília em que vê os pais lendo jornais, livros ou revistas,nos quais existem livros disponíveis, eles falam sobre o quefoi lido, livros são distribuídos para aniversários ou outrascomemorações, você estará adquirindo a ideia de que a leituraé boa, valiosa e importante.

É muito importante ler histórias para a criança . Desde tenraidade, as crianças estão interessadas em histórias de seuspais ou outras pessoas emocionalmente importantes. Isso ocorreantes mesmo de a criança aprender a falar.

Que haja livros em casa adequados à idade da criança , aosquais ele possa ter acesso. É verdade que os livros no Chilesão caros, mas existem centros municipais ou nas mesmasbibliotecas escolares que podem ser usadas para emprestarlivros.

Não basta que haja livros disponíveis, quando a criança tivermenos de 18 meses, ele exigirá que seus pais lhe apresentem olivro, ajude-o a virar as páginas, orientar sua atenção paraos diferentes objetos que aparecem lá e nomeá-los. Éimportante selecionar livros visualmente atraentes e simplesna quantidade de estímulos apresentados. Quando a criançaestiver um pouco mais velha, você pode começar a contarhistórias curtas sobre as imagens. Nesse sentido, é essencialo uso de recursos como alterações nos tons de voz e nasexpressões faciais para manter a atenção da criança e reforçaros significados.

Crie um ambiente emocionalmente seguro e emocional decontenção em torno da leitura. Isso ajuda a criança a associara experiência de leitura a algo agradável e agradável. É porisso que é essencial reservar um tempo para ler uma históriapara a criança sem pressa, manter-se emocionalmente calmo, sepossível, e a criança a acomodar, para estar fisicamentepróximo a ela, abraçando-a ou aconchegando-a. Também estejaaberto para ouvir e responder com calma às suas perguntas, que

é fundamental desde que começa a interagir com os personagense a história, ajudando-o a desenvolver idéias e noções depensamento. Durante a fase pré-escolar, a criança está curiosae muito interessada em saber, e se a silenciarmos ou nãorespondermos às perguntas, porque a única coisa que nosinteressa é terminar de contar a história, acabaremosextinguindo essa curiosidade inicial.

Converse com a criança desde tenra idade. Estudos sobreaprendizagem de leitura revelam que existe uma correlaçãoimportante entre o desenvolvimento da linguagem oral e aaprendizagem de leitura . É por isso que precisamos saber que,quando conversamos com a criança, damos a ele a oportunidadede se expressar, falamos com uma linguagem e vocabulárioricos, também estamos promovendo que é mais fácil para eleaprender a ler. Dentro dessa mesma linha, há um grande númerode jogos de palavras, o que pode ser feito com a criança de 3ou 4 anos de idade, que promove o desenvolvimento da linguageme, posteriormente, facilita o aprendizado da leitura. Algunsexemplos disso são: encontrar palavras que rimam, separarpalavras em sílabas, procurar palavras que começam ou terminamcom um determinado som. Esses jogos são divertidos paracrianças e muito úteis para “matar o tempo” quando um está nasala de espera, em uma viagem ou em outra.

Estimular a memória visual. O desenvolvimento disso também éimportante para aprender a ler, porque é um precursor dadecodificação que eles precisam aprender a ler. Para isso, éútil criar logotipos lendo jogos com a criança (por exemplo,vendo os logotipos de várias marcas no jornal e sabendo o quecada uma delas significa, o mesmo pode ser feito com sinais detrânsito ou outros símbolos que fazem parte de sua vida). tododia).

Quando a criança já estiver

aprendendo formalmente a ler outiver consolidado esse aprendizado:Ouça-o ler em voz alta, mostrando interesse no que lê.

Não corrija demais se cometer alguns erros, pois isso éesperado no início.

Comente e converse com a criança sobre o que leu, tentandorelacioná-lo às experiências de sua vida cotidiana.

Ajude-o a obter livros de seu interesse , não imponha títulos,mas dê-lhe alternativas a partir das quais ele possa escolher.Se eles não puderem ser comprados, emprestados ou forem juntosa um centro ou biblioteca, onde ele possa escolher. Verifiquese eles têm um tamanho de fonte e temas apropriados para aidade. Dependendo do estágio da vida em que a criança seencontra, existem diferentes tópicos que lhe interessam, pois,por meio deles, ele se sente identificado com situações oupersonagens, portanto, lê-los será atraente. A imposição de umlivro pode ser prejudicial a uma criança, se não forapropriada para sua idade.

Expanda o tipo de textos e conteúdo. Algumas crianças preferemler textos em quadrinhos no início, pois nelas as ilustraçõese menos quantidade de texto escrito os ajudam a entender. Esteé um bom ponto de partida, no entanto, você deve incentivá-loa que, pouco a pouco, também possa ler outros formatos, comolivros de histórias, revistas, receitas e até pequenosanúncios em jornais.

Quando você está apenas começando o processo, pode inserirturnos de leitura: a criança pode ler algumas frases ou umapágina e o adulto pode ler o mesmo.

Reforce o fato de que a criança lê, mostrando a ele o quantomelhorou, o desempenho e o orgulho de você porque aprendeu aler. Mostre a ele as muitas coisas que a leitura é útil e

significativa para ele: é possível seguir algumas instruçõessimples (por exemplo, inserir dados para entrar em um jogo naInternet, selecionar o idioma ao assistir a um filme, saber seuma garrafa é shampoo ou bálsamo e milhares de outras coisascotidianas). Peça a ela que faça pequenas atividades queenvolvam a leitura de alguma coisa , como passar a garrafa quediz “açúcar” e mostrar a ela como é bom ler.

Incentive espaços na rotina da criança dedicados à leitura,por exemplo, antes de dormir. É muito mais saudável ler um bomdescanso antes de assistir à televisão, como resultado dosestímulos que gera no nível do cérebro.

Um inimigo da leituraHoje em dia os livros têm um concorrente feroz: videogames etodos os tipos de jogos de tela. As crianças aprendem a usarum telefone celular primeiro do que a ler um livro e passammais tempo na tela do que lendo. Não é que as telas sejamruins em si mesmas, mas nós, pais, devemos cuidar do tipo dejogo que a criança usa, incentivando aqueles que deixam algumbenefício. É mais fácil “entreter” a criança com a televisãoou um videogame do que com um livro, para que as telas setornem uma ameaça à leitura. Isso deixa pouco tempo para ler enão desperta interesse pela leitura. Lembre-se de que todoexcesso é ruim; portanto, se você estiver na frente da tela odia todo, não terá tempo nem interesse em desenvolver leiturasou outros jogos. Então é importanteregular os horários em quea criança é exposta às telas.

Se incutirmos em nossos filhos o grande valor da leitura e oquão divertido e útil é para suas vidas desde que nasceram eao longo de seu desenvolvimento, estaremos dando a eles umaferramenta muito poderosa e importante para toda a vida.Desenvolver pequenos bons leitores, fazendo com que adquiramum gosto pela leitura, é um presente inestimável que podemosdar aos nossos filhos.

Biografia do escritorcolombiano Fernando VallejoAutor mexicano de origem colombiano, Fernando Vallejo iniciouseus estudos de Filosofia na Universidade Nacional da Colômbia(Universidad Nacional de Colombia), que não concluiu, e maistarde se formou em Biologia na Universidade Javeriana,passando um ano em Roma estudando cinema na EscolaExperimental de Cinecittá.

Vallejo encontrou inúmeras dificuldades na produção de cinemaem seu país, então foi para o México em 1971, onde foiroteirista e diretor de cinema, dedicando-se posteriormente àliteratura e publicando pela primeira vez em 1977.

Desde sua partida, ele não retornou à Colômbia e adquiriu anacionalidade mexicana em 2007. Em 2003, recebeu o PrêmioRómulo Gallegos.

Ele é autor de ensaios, biografias e, especialmente, romances,entre os quais se destacam títulos como La virgen dossicarios, La puta de Babilonia ou El debarrancadero, entreoutros.

Biografia do escritormexicano Carlos CuauhtémocSánchez(México, 1964) escritor mexicano. Bacharel em Engenharia eProfessor de Administração de Empresas e Ciências Exatas, porseus livros sobre família, perdão, fé e formação de caráter,foi definido como um dos guias éticos da moda para jovens e umdos mais respeitados. filósofos de superação e liderança naAmérica Latina.

Para seus detratores, no entanto, ele é apenas mais umescritor de livros de auto-ajuda, um moralista conservadorcujo sucesso se baseia nas deficiências educacionais dasociedade moderna.

Apesar disso, seus livros estão no topo das listas de best-sellers da literatura latino-americana, alguns dos quais foramtraduzidos para inglês, francês e português. Devido à suapopularidade, Carlos Cuauhtémoc Sánchez também colaborou emvários fóruns de rádio e televisão como especialista na áreade formação humana. Ele obteve o Prêmio Nacional de MentesCriativas, concedido pela Direção Geral de Direitos Autorais eo Prêmio Nacional da Juventude em Literatura, que lhe foiapresentado pelo Presidente Miguel de la Madrid. Ele tambémlecionou para inúmeras audiências no mundo hispânico.

Seus primeiros livrosCarlos Cuauhtémoc Sánchez iniciou sua carreira com Undesesperate cry (1992), um romance severo sobre conflitos e oambiente familiar e escolar de um jovem desajustado. Ele entãoobteve um sucesso público esmagador com Youth in Ecstasy(1993), uma obra da qual mais de dois milhões de cópias seriamvendidas a partir de sua publicação e que, ainda em 2005,

apareceu como o livro mais lido na Pesquisa Nacional Leitura;Neste segundo romance, ele abordou a sexualidade com base nafigura de um estudante universitário cujas atitudes sobresexo, amor e relacionamentos pré-conjugais são questionadasquando ele descobre que tem uma doença sexualmentetransmissível. O autor elaborou essa linha moralista com Youthin Ecstasy 2 (1997).

Esse sucesso foi seguido por vários livros dedicados aosconflitos e problemas mais imediatos que atormentam asociedade atual: os romances The Last Chance (1994) eContraveneno (2000) se concentram em crises conjugais edivórcio, e Volar sobre el pântano (1995) nos flagelos sociaisque atacam os jovens. Em um tom mais pessoal, está The Forceof Sheccid (1996), estrelado por um adolescente que encontra

no amor a energia necessária para superar as dificuldades;Este romance seria reformulado e expandido em Os olhos deminha princesa (2004) e Os olhos de minha princesa 2 (2012).Quase todos esses trabalhos alcançaram números impressionantesde vendas, embora não se possa ignorar que, devido ao seuperfil moralizante e à sua capacidade de se conectar com aspreocupações mais animadas dos jovens, muitos deles foramselecionados como leituras obrigatórias nas escolas.

Os romances Líderes do mundo futuro (1999) e a tetralogiaformada por Sangue do campeão (2001), Sangue do campeão semcorrentes (2002), Sangue do campeão invencível (2003) e Sanguedo campeão: no caminho da guerra (2006) eles refletem suaspreocupações e propostas pedagógicas. O mistério de Gaia(2004) constitui, com sua mistura de gêneros, uma inovaçãonarrativa ousada e questionável, localizada na fantástica ilhade Gaia, a parábola do nosso mundo. Em Mujeres de conquista(2005), testemunhamos o repensar do protagonista, enterradopor vários dias após um terremoto, de sua visão das mulheres.

Após esse romance, Carlos Cuauhtémoc Sánchez alternou a ficçãonarrativa com uma mensagem que caracterizou sua produção comensaios sobre crescimento pessoal, nos quais ele tratou devários tópicos, como produtividade, casal, amor eautorrealização: desafio você a prosperar (2006 ), Desafiovocê a gostar de amor (2007), sexo grátis? A pergunta de hoje(2008), Ser feliz é o objetivo (2011) e Hora de vencer (2013),embora em alguns, como Light in the storm (2009), a exposiçãoseja combinada com histórias fictícias.

Últimos trabalhos ou livrosescritosSeus últimos romances incluem: The Ghosts of the Mirror(2008), sobre uma garota anoréxica; Decisão crucial (2010); Ovírus (2010), a história de um homem que, após contrair umadoença estranha, investiga o significado do sofrimento; O Feio

(2010); Enquanto eu respiro (2014), cerca de três mulheres àbeira do suicídio e Se você quer se casar com minha filha,precisamos conversar (2015), em que um pai se dirige aonamorado de sua filha.

Biografia do escritorcolombiano José María VargasVilaEle nasceu em 23 de julho de 1860 em Bogotá. Filho do generalJosé María Vargas Vila e Elvira Bonilla.

Com um treinamento autodidata, ele não obteve nenhum diplomaacadêmico. Desde tenra idade, ele participou de lutaspolíticas como jornalista, agitador e palestrante.

Aos dezesseis anos, juntou-se às tropas do general SantosAcosta; Ele era professor em cidades próximas a Bogotá. Aos 24anos, em 1884, atuou como secretário do general radical DanielHernández, durante o levante que dirigiu contra o presidenteRafael Núñez.

Após a revolução de 1885, ele teve que se refugiar em LosLlanos. Lá, ele escreveu um panfleto expressando sua oposiçãoao governo. Isso o forçou a deixar o país se mudando para aVenezuela, onde terminou seus primeiros romances. Em 1891, elevisitou Nova York.

Ele escreveu Las Providenciales, um livro que expressava seurepúdio a todos os líderes sul-americanos. Ele se tornou amigode José Martí e fundou a revista literária Némesis. Em 1898,atuou como ministro plenipotenciário da República do Equador

em Roma, e em 1900, em Paris, iniciou sua amizade com RubénDarío.

Obras em destaqueSeus trabalhos incluem: Aura ou violeta, Flor de Lama, Íbis,Lírio Vermelho. Seus ensaios incluem: Os Párias, O Divino e osHumanos, Os Césares da Decadência e Antes dos Bárbaros, entreoutros. Ele sofreu uma doença estranha que afetava sua visão eque acabaria deixando-o completamente cego.

Quando morreu?José María Vargas Vila faleceu em Barcelona, em 22 de maiode 1933.

O poço e o pêndulo de EdgarAllan Poe (Resumo, análise erevisão)Temos um resumo completo do livro, depois veremos uma análiseliterária e os personagens principais do trabalho.

Primeiro, veremos os personagens principais de Luke para ver oresumo completo.

Principais personagensSomos alguns dos mais importantes e representativos da obra OPoço e o Pêndulo.

O aqui: a pessoa principal, a responsável pela suahistória.Os soldados: aqueles que iam matar aqui.Demônios e fantasmas: aqueles que atormentaram aquelehomem.General Lasalle: franceses que salvaram minha vida.

Sinopse do breve resumoO protagonista é condenado à morte pelos monges devido àInquisição em Toledo. O homem está trancado em um quartoescuro com um poço no centro, sem saber aonde se devia suaperda de consciência.Só recebi pão, água e carne. Se você tiver a chance de cairlá, salve-se do seu primeiro obstáculo.

Seu segundo problema, o pêndulo, caiu devido à habilidade dohomem que fez os ratos quebrar seus laços.

O terço seguinte consistia em paredes quentes que pretendoencontrar na sala onde o homem finalmente morreu.

O protagonista no meio do último problema foi salvo pelogeneral Lasalle, que pertencia ao exército francês, queterminou com a inquisição em Toledo.

Análise do trabalhoNesta análise do conto, o poço e o pêndulo, tentaremos abordaros aspectos mais importantes deste trabalho.

Vamos primeiro olhar para a estrutura do trabalho.

Estrutura do trabalhoTipo de narrador: narrador em primeira pessoa, já que équem conta a perspectiva principal.Terreno: Fechado. (Aberto a pensamentos expectantes)

Ambiente físico e geográfico: dentro de uma masmorra comparedes de ferro que contém um certo perímetro e um poçoprofundo no meio. Está localizado em Toledo.Ambiente moral: solitário, sombrio, misterioso,aterrorizante e psicótico.

Para esta história, Poe usa a estrutura básica: apresentação,nó e resultado. Conte o que aconteceu linearmente. No entanto,não é chato, pois parte de um momento histórico em que há açãoe movimento; quando o protagonista é condenado a “algo” que,em princípio, não está claro se é morte ou tortura ou ambos, oque produz a intriga necessária para que não se desviem daleitura.

Apreciamos vários momentos de tensão, pois pequenos picos detensão durante o nó da história e, finalmente, atingimos oclímax máximo que rapidamente nos leva ao resultado que ébreve.

Revisão do poço e do pênduloO poço e o pêndulo contam uma história perturbadora e cheia deterror absoluto, é uma das histórias representativas de Poe,depois de The Raven.

O personagem principal, como sempre nas histórias de Poe, éestabelecido em uma narrativa em primeira pessoa, na qual elenarra os eventos do momento crucial da história, sem umpassado do qual possamos fazer referência.

Aqui ele nos mostra a paranóia de nosso personagem, que estáem uma espécie de catacumba com muitas pessoas que parecemestátuas, brancas e aterrorizantes, no que parece ser umaprovação. Após isso e seu constante desmaio, ele nos diz quefoi transferido para uma sala completamente escura, onde éimpossível calcular a distância ou os perigos que eles contêm.Com muita cautela e esforço, ele consegue andar pela sala,calculando que é para mais, grande e com vários vértices. Com

o passar dos dias ou semanas, ele percebe que no meio de suaprisão existe um buraco semelhante a um poço, de onde provémum vapor sulfuroso e fedorento (isso nos dá uma pista dotítulo da história).

Com extrema cautela para não se aproximar do poço, seuscarrascos o fazem desmaiar novamente, a fim de abrir caminhopara sua próxima tortura. É quando o pêndulo aparece.

Aqui nosso narrador é mantido por todos os seus membros,exceto pelo braço esquerdo. É aí que pode ser fornecida apouca comida que os ratos deixam para ele.

O pêndulo, com vários eixos, aproxima-se lentamente, adiando atortura e oferecendo ao nosso personagem uma agonizante mortepsicológica.

Assim, o pêndulo chegou perto o suficiente e nosso narradortoma a iniciativa de espalhar a pouca gordura de seu últimoprato nas tiras de couro que lhe cabem, fazendo com que osratos subam em seu torso e torçam as tiras. Para finalmentemover-se lentamente, fazendo com que as pontas das lâminasarrancem o couro restante.

Seus torturadores, cansados de todas as evasões que o homemteve, decidem dar o impulso final e a sala começa a se mover.É quando se percebe que aquelas paredes formavam um quadradoperfeito de aço que, aquecido até ficar vermelho e enquantoqueimavam, eles se moviam empurravam a vítima para o poço.

Pouco antes de cair e parar o inferno, o general Lasalleatende a vítima, nosso narrador.

Carta Roubada de Edgar AllanPoe (Resumo, Análise eRevisão)Resumo, análise, revisão e personagens principais do livro ouobra Carta Roubada, de Edgar Allan Poe.

Este será um resumo geral que tenta abranger todos oscapítulos; depois, veremos os personagens principais e maisimportantes da peça, para finalmente ver uma análise literáriae psicológica da peça ou da história.

Principais personagensDetetive DupinPrefeito da Polícia de ParisO narradorMinistro D

Sinopse ou breve resumoO detetive Auguste Dupin é encarregado pelo prefeito dapolícia de Paris com a missão de resolver o mistério de umacarta roubada das salas reais, cujo conteúdo afetará umapessoa exaltada em caso de divulgação. O suposto ladrão é oministro D, que foi visto pela própria vítima cometer o ato.

Auguste Dupin se recusa a aceitar o caso, dando conselhos aoprefeito sobre como procurar nas propriedades do ladrão, a fimde encontrar a carta em questão, pois as inúmeras buscasrealizadas não foram bem-sucedidas. O prefeito volta,derrotado, para a casa de Dupin, pois todas as suasinvestigações continuam sendo inúteis, oferecendo-lhe umarecompensa por resolver o caso. Dupin aceita a recompensa, jáque a carta já foi recuperada por ele.

Usando truques e sabedoria para distrair a atenção do Sr. D,Dupin substitui a carta roubada por um fac-símile sem valor. Otruque foi ótimo. O detetive partiu do raciocínio lógico paradescobrir o esconderijo e de uma análise profunda dapsicologia do agressor. Não faltam os ingredientes da intriga,da suspeita, das explicações do fio comum de seu raciocínio,para um resultado simples, mas diferente.

Análise do trabalhoA carta roubada. Conto em que o autor coloca nas mãos de seuprotagonista a maneira de recuperar o objeto que dá ao livro otítulo e, ao mesmo tempo, responde a estas perguntas: Qual é achave para solucionar um mistério? Onde você precisa procurarum objeto que alguém ocultou para que ninguém possa encontrá-

lo? Por que a polícia geralmente falha em encontrar aresposta? Seus métodos de investigação são adequados? O corpoda história, apesar de curto, contém uma boa dose de intriga esuspense que giram o desenvolvimento do caso com a mesmasimplicidade que ele usa para o resultado final.

Tempo e espaçoO tempo em que ocorre é no outono de 1800 e o espaço em queocorre é Paris.

Anfitrião do Plautus (Resumo,Análise e Revisão)Nesta ocasião, trazemos um resumo completo do trabalho dePlautus, um dos maiores de seu tempo.

Primeiro, veremos os personagens principais, depois um resumoe, finalmente, uma análise desta comédia.

Principais personagensMercúrio: deus, filho de JúpiterSosias: Escravo anfitriãoJúpiter: deusAlcmena: esposa do anfitriãoHospedado por General TebanoTesala: servo de AlcmenaBlefarón: pilotBromia: Ela é outra serva de AlcmenaNáucrates: Cunhado de Alcmena

Sinopse ou breve resumoA ação acontece em Tebas. Júpiter personifica Host e passa anoite com sua esposa Alcmena, Host por sua parte,desembarcando de uma expedição vitoriosa.

Ele é acompanhado por Sosia, sua escrava que está indo dar àamante a notícia do retorno de seu marido.

O deus Mercúrio, que acompanha Júpiter, impede que o escravointerrompa o idílio de Júpiter; por isso, ele dá uma surra nasosia e manifesta-lhe que o verdadeiro escravo é ele.

Para verificar isso, o deus descobre detalhes de sua vida;Sosia verifica que esse indivíduo desconhecido é seu retratovivo.

Espantado, ele pergunta ao deus: Quem sou eu então? Mercúrioresponde: Homem sem nome, você receberá muitos cílios se nãodesistir do seu lugar.

Ao amanhecer, Júpiter se despede de Aclmena. Ele sai para abatalha deixando para ele um cálice de ouro como lembrança. Empouco tempo, Anfitrião que não acreditou na história que seuescravo lhe contou, chega em sua casa.

Ele acredita que já esteve com ele e que passaram a noitejuntos. O marido considera que ele perdeu a cabeça, mas ficousurpreso ao saber como ela narra as batalhas em que eleparticipou e mostra a ele o cálice de ouro que ele pretendiadar a ela.

Diante das suspeitas de seu marido, ela se ofende e proclamasua própria inocência nos seguintes termos: meu dote é minhacastidade. Por sua parte, o anfitrião não admite protestosporque tem certeza absoluta de que passou a noite em seubarco.

Júpiter novamente assume o aspecto Host e aparece diante de

Aclmena. Ele diz a ela que tudo não passou de uma piada paraprovar sua fidelidade e ela o perdoa por sua loucura diantedos olhos surpresos de Sosia, que testemunhou a cena.

Júpiter chama a falsa Sosia para impedir que o verdadeiroAnfitrião entre, no entanto, os dois Anfitriões estão frente afrente sem que nenhum dos companheiros de guerra seja capaz dedeterminar qual deles é o real.

Aclmena sente as primeiras dores do parto e Júpiter a ajuda;enquanto isso, o verdadeiro host cai desmaiado. Quando elevoltou para ver se um escravo comunicava a notícia: ele tinhadois filhos, o primeiro de extraordinário vigor (Hércules).

Júpiter anuncia que o menino é seu filho e restaura a honra deAclmena; o outro dos gêmeos, é de origem humana (do Anfitrião)e recebe o nome Ificles.

Análise do trabalhoO título, Anfitrião, é porque esse é o nome do principalgeneral tebano em torno do qual o trabalho é desenvolvido.

Nesta comédia, a única em que Plautus aborda um temamitológico, são expostas as preliminares do nascimento deHércules.O fato de alguns deuses aparecerem entre seus personagensjustifica o título de “tragicomédia”, que o próprio autoratribui a ele em seu prólogo.

Como entender o trabalho do PlautoHost?Muitas vezes, é difícil entender trabalhos como comédias outragédias; é por isso que hoje recomendamos que você veja essarepresentação ou encenação teatral do Anfitrião de Plautus,onde é explicado em detalhes qual é o papel de cada

personagem, além de como o trabalho