poríferos e cnidários

24
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2 ANO ENFERMAGEM

Upload: natalia-mikaele-vasconcellos

Post on 20-Mar-2017

16 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Poríferos e cnidários

PORÍFEROS E CNIDÁRIOS

2 ANO ENFERMAGEM

Page 2: Poríferos e cnidários

INTRODUÇÃO

Acredita-se que os primeiros animais que surgiram na face da Terra tenham sido os poríferos. Várias são as hipóteses sobre a origem dos animais. Uma das mais aceitas propõe que eles teriam derivado de protistas flagelados coloniais, dando origem primeiramente à linhagem dos parazoários (sub-reino Parazoa), representada pelos poríferos, e depois à linhagem dos eumetazoários.

Page 3: Poríferos e cnidários

CLASSES

Existem quatro classes de poríferos. Calcarea, Hexactinellida, Demospongiae e Sclerospongiae.A primeira, Clacarea, são animais de corpo rígido que servem de base para o crescimento de outros animais.

Demospongiae é o maior grupo de esponjas e compreende espécies de diversas formas e tamanhos tendo grandes problemas nas definições taxonômicas.

Page 4: Poríferos e cnidários
Page 5: Poríferos e cnidários
Page 6: Poríferos e cnidários

ELEMENTOS ESQUELÉTICOS

• Fibras proteicas – formadas por uma proteína córnea designada espongina, uma substância insolúvel e resistente á digestão por enzimas proteolíticas. A espongina dispõe-se irregularmente no mesênquima;

• Espículas minerais– estes elementos podem ser compostos por dois tipos de minerais:

• Carbonato de cálcio– espículas formadas por CaCO3, podem apresentar formas variadas, desde simples eixos rectos a formas complexas e ramificadas;

• Sílica– espículas formadas principalmente por H2Si3O7, são geralmente complexas e podem fundir-se, originando uma estrutura relativamente sólida nas chamadas esponjas-de-vidro. 

Os elementos esqueléticos das esponjas podem ser de dois tipos básicos:

Page 7: Poríferos e cnidários

REPRODUÇÃO

ASSEXUADA

Page 8: Poríferos e cnidários

REPRODUÇÃOSEXUADA

Page 9: Poríferos e cnidários

IMPORTÂNCIA

Fazem simbiose com organismo fotossintéticos Abriga grande quantidade de organismos aquáticos

Page 10: Poríferos e cnidários

CNIDÁRIOS

Page 11: Poríferos e cnidários

O filo Cnidária (cnidários) está representado pelas hidras, medusas ou água-vivas, corais e anêmonas-do-mar.

Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, fato que gerou o nome celenterado, destacando a importância evolutiva dessa estrutura, que foi mantida nos demais animais. A presença de uma cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.

Page 12: Poríferos e cnidários

Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial. Eles são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos.

No filo cnidária existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as medusas, que são nadantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).

Page 13: Poríferos e cnidários
Page 14: Poríferos e cnidários

CLASSIFICAÇÃO

As principais classes dos cnidários são: Hydrozoa - hidras e caravelas; Scyphozoa - águas -vivas Anthozoa - anêmonas e corais; e Cubozoa - cubozoárioa, como a vespa do pacífico.

Page 15: Poríferos e cnidários
Page 16: Poríferos e cnidários

Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, mas não possuem ânus. O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuído (daí o nome gastro, de alimentação, e vascular, de circulação).

Após a fase extracelular da digestão, o alimento é absorvido pelas células que revestem a cavidade gastrovascular, completando a digestão.

Page 17: Poríferos e cnidários

A digestão é portanto, em parte extracelular e em parte intracelular. Os restos não-aproveitáveis são liberados pela boca. Na região oral, estão os tentáculos, que participam na captura de alimentos.

As camadas de célula que ocorrem nos cnidários são: a epiderme, que reveste o corpo externamente, e a gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Entre a epiderme e a gastroderme existe uma camada gelatinosa denominada mesogléia. Essa camada é mais abundante nas medusas do que nos pólipos e, por isso, as medusas têm aspecto gelatinoso, fato que lhes rendeu a denominação popular de "águas-vivas".

Page 18: Poríferos e cnidários
Page 19: Poríferos e cnidários

REPRODUÇÃOASSEXUADA

Page 20: Poríferos e cnidários

REPRODUÇÃOSEXUADA

Page 21: Poríferos e cnidários

IMPORTÂNCIA

Servem para manter o equilibro natural Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu

redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. E também podem ser utilizados na produção de esponjas de banho. Os esqueletos dos corais (Corallium rubrum) são usados nas industrias de bijuterias

Page 22: Poríferos e cnidários

IMPORTÂNCIA

Servem para manter o equilibro natural Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu

redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. E também podem ser utilizados na produção de esponjas de banho. Os esqueletos dos corais (Corallium rubrum) são usados nas industrias de bijuterias

Page 23: Poríferos e cnidários

REFERÊNCIAS

http://cnidariosbiologia4578.blogspot.com.br/2015/06/cnidarios-importancia-ecologica-os.html

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/bioporifero.php http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biocnidario.php https://biologiaporiferos.wordpress.com/2015/06/01/importancia-

dos-poriferos-para-o-homem/

Page 24: Poríferos e cnidários

EQUIPE

BEATRIZ ARAÚJO ANDRESSA NATÁLIA WANDECLEYTON SAMUEL PALOMA CAMILA CINTHIA MÁRCIA

OBRIGADA PELA ATENÇÃO