plano curricular de medicina

7
INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLA DEPARTAMENTO DE MEDICINA 1. OBJECTO Projecto do Curso de Medicina. 2. NOME DO CURSO Licenciatura em Medicina. 3. NÍVEL Graduação. 4. HABILITAÇÃO Licenciatura em Medicina. 5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO O Curso de Medicina tem como finalidade a formação de médicos, com sólida formação geral, treinamento nos três (3) níveis de atenção à saúde (Primário, Secundário e Terciário), elevada formação ética e humana e, aptos a exercerem a sua profissão. 6. OBJECTIVOS Objectivos gerais: Promover a Licenciatura em Medicina, para equacionar as necessidades de saúde da população no quadro das exigências do desenvolvimento integrado e sustentado do País Objectivos específicos: Promover as Licenciaturas em Medicina, bem como a formação pós-graduada para Mestrados e Doutorados. Promover a formação de um profissional apto a resolver os principais problemas de saúde da população. Estimular no aluno a compreensão do paciente como ser biopsicossocial, aprimorando a relação médico-paciente e incremento a responsabilidade académica. Incentivar entre docentes e discentes do curso, a participação nas iniciativas desenvolvidas no campo da educação médica, em âmbito local, nacional e internacional. 1

Upload: igreja-de-nosso-senhor-jesus-crtisto-no-mundo

Post on 20-Jul-2016

8 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

O Curso de Medicina tem como finalidade a formação de médicos, com sólida formação geral, treinamento nos três (3) níveis de atenção à saúde (Primário, Secundário e Terciário), elevada formação ética e humana e, aptos a exercerem a sua profissão.

TRANSCRIPT

Page 1: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

1. OBJECTO

Projecto do Curso de Medicina.

2. NOME DO CURSO

Licenciatura em Medicina.

3. NÍVEL

Graduação.4. HABILITAÇÃO

Licenciatura em Medicina.

5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO CURSO

O Curso de Medicina tem como finalidade a formação de médicos, com sólida formação geral, treinamento nos três (3) níveis de atenção à saúde (Primário, Secundário e Terciário), elevada formação ética e humana e, aptos a exercerem a sua profissão.

6. OBJECTIVOS

Objectivos gerais:

Promover a Licenciatura em Medicina, para equacionar as necessidades de saúde da população no quadro das exigências do desenvolvimento integrado e sustentado do País

Objectivos específicos:

Promover as Licenciaturas em Medicina, bem como a formação pós-graduada para Mestrados e Doutorados.

Promover a formação de um profissional apto a resolver os principais problemas de saúde da população.

Estimular no aluno a compreensão do paciente como ser biopsicossocial, aprimorando a relação médico-paciente e incremento a responsabilidade académica.

Incentivar entre docentes e discentes do curso, a participação nas iniciativas desenvolvidas no campo da educação médica, em âmbito local, nacional e internacional.

Manter um sistema periódico de avaliação do processo ensino-aprendizagem e do próprio curso.

7. PERFIL PROFISSIONAL

Exercer a medicina com postura ética e visão humanista, visando o bem do paciente, de sua família e da comunidade.

Permanecer capacitado, mediante a prática da educação permanente. Dominar as técnicas de leitura crítica, indispensáveis frente à sobrecarga de informações e

à transitoriedade de conhecimento teóricos e técnicos.

1

Page 2: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

Realizar os procedimentos necessários à promoção da saúde e a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das doenças de maior prevalência epidemiológica e importância social.

Utilizar procedimentos semiológicos e terapêuticos, dentro de critérios científicos de indicação e contra-indicação, limitações, risco e confiabilidade.

Actuar dentro do Sistema Nacional de Saúde, respeitando os princípios de universalidade, integridade e equidade que o fundamentam.

Actuar em equipa multiprofissional, assumindo, quando necessário, o papel de coordenador e relacionando-se com os demais membros em bases éticas.

Ter uma visão social do papel médico, engajando-se no processo de formulação das politicas de saúde.

8. PRINCÍPIO DA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

8.1 EDUCAÇÃO PARA AS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO

O primeiro princípio salvaguarda a exigência de organizar o currículo com base nos problemas sócio sanitários prevalentes na população angolana levando os estudantes a trabalhar, desde o início do curso a utilizar a ciências básicas e a clínica, de forma articulada quer em ambiente hospitalar enquanto campo de prática como na comunidade (unidade militar) para de forma integrada aprender de maneira eficiente, os problemas de saúde mais frequentes.

Além dos problemas do estado de saúde, os problemas do sistema de saúde serão apresentados precocemente nos estudantes de forma a construir a visão de atenção integral á saúde, que englobe desde acções de promoção da saúde até as acções reabilitadoras, passando pelas acções preventivas e curativas.

8.2 DESENVOLVIMENTO EQUILIBRADO DE COMPETÊNCIAS

O segundo princípio procura promover o desenvolvimento equilibrado de competências, isto é a aquisição de conhecimento e o adestramento das habilidades técnicas que são acompanhados pelo desenvolvimento de habilidades sócio-afectivas e de atitude que façam do médico uma pessoa ética, responsável e sensível. Assim a par do treinamento das habilidades clínicas e cirúrgicas serão desenvolvidas as habilidades em comunicação, falar ao paciente, etc.

8.3 EDUCAÇÃO INTEGRADA E INTEGRADORA

Pretende-se com este princípio salvaguardar uma visão integrada e não fragmentada, porque os problemas de saúde são, concomitantemente biológicos, psicológicos, sociais, económicos e culturais que os médicos têm de enfrentar no exercício da profissão.

9. PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DO CURSO

O curso de licenciatura em Medicina realiza-se no período de 6 anos.

2

Page 3: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

10.FORMA DE INGRESSO

Anual, mediante a realização do concurso público (Prova de acesso) conforme a legislação vigente.

11.NÚMERO DE VAGAS

O número de vagas é definido anualmente por despacho do órgão de tutela.

12.CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

A metodologia de ensino contempla os principais métodos de ensino utilizados, que são: Método expositivo (exposição oral); Elaboração conjunta; Método problemático; Discussão (em grupos e em plenárias); Trabalho independente;

No emprego dos métodos de discussão e trabalho independente deve prever o trabalho colectivo em subgrupos com o emprego da reflexão individual e colectiva. Um elemento primitivo nas actividades de orientação e de sistematização é o emprego de situações problemáticas (enunciado do problema docente) que deve estar presente sempre. Outro elemento importante é o trabalho independente do aluno em todas as actividades planificadas, assim como o trabalho colectivo em subgrupo na solução do problema estabelecido na actividade em particular.

Parte considerável do curso realizar-se-á com as actividades de Laboratórios desde o ciclo básico ao ciclo clínico onde se realizará a simbiose em actividades práticas entre trabalhos de laboratório e trabalhos hospitalares.

13.COORDENAÇÃO DO CURSO

O curso de licenciatura em Medicina é coordenado pela Faculdade de Medicina tendo como suporte cientifico-pedagógico o Hospital Universitário Tocoísta. A sua actividade assume-se como uma fonte permanente de inovação e saber, ao nível do conteúdo curricular das disciplinas que oferece ao longo da licenciatura.

Composição: Chefia; Ciclo Básico; Ciclo Clínico; Secções do Departamento de Ciência de Saúde e Biotecnologias.

3

Page 4: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

14.AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação seguirá as normas estabelecidas no regulamento de avaliação integral do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, baseado na norma de avaliação vigente no ensino superior em Angola.

15.MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Os dois primeiros anos do curso correspondem ao Ciclo Básico que propiciará uma sólida formação geral comum aos cursos de Medicina. A partir do 3º Ano entra-se no Ciclo Clínico. As disciplinas encontram-se distribuídas em 12 semestres ou períodos do curso conforme quadro a seguir.

1º ANO

1º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS 2º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS

DISCIPLINAS HT HP TH DISCIPLINAS HT HP TH

Anatomia I (anual) 2 4 6 Anatomia I 2 4 6

Bioquímica I (anual) 2 4 6 Bioquímica I 2 4 6

Biologia Celular 2 4 6 Bioestatística/Informática 2 4 6

História de medicina 2 - 2 Metodologia/Investigação 2 2 4

Introdução S. Pública 2 - 2 Inglês 2 - 2

Inglês (anual) 2 - 2

Total semanal 12 12 24 Total semanal 10 14 24

Total anual: 720

2º ANO

1º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS 2º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS

DISCIPLINAS HT HP TH DISCIPLINAS HT HP TH

Anatomia II (anual) 2 4 6 Anatomia II 2 4 6

Bioquímica II (anual) 2 2 4 Bioquímica II 2 2 4

Fisiologia 2 4 6 Fisiologia 2 4 6

Histologia/embriologia 2 4 6 Histologia/embriologia 2 4 6

Higiene 2 - 2 Genética 2 4 6

Inglês 2 - 2 Inglês 2 - 2

Total semanal 12 14 26 Total semanal 12 18 30

Total anual: 840

4

Page 5: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

3º ANO

1º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS 2º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS

DISCIPLINAS HT HP TH DISCIPLINAS HT HP TH

Iniciação à Clínica (anual) 2 4 6 Iniciação à Clínica (anual) 2 4 6

Anatomia Patológica (anual) 2 4 6 Anatomia Patológica (anual) 2 4 6

Farmacologia (anual) 2 2 4 Farmacologia (anual) 2 2 4

Fisiopatologia (anual) 2 4 6 Fisiopatologia (anual) 2 4 6Microbiologia e Parasitologia (anual 2 4 6 Microbiologia e Parasitologia

(anual 2 4 6

Imunologia 2 2 4 Epidemiologia Geral 2 2 4

Psicologia Médica 2 4 6

Total semanal 14 24 38 Total semanal 12 20 32

Total anual: 1.050

4º ANO

1º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS 2º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS

DISCIPLINAS HT HP TH DISCIPLINAS HT HP TH

Cirurgia I (anual) 2 4 6 Cirurgia I (anual) 2 4 6

Medicina I (anual) 2 6 8 Medicina I (anual) 2 6 8Ginecologia e Obstetrícia (anual) 2 4 6 Ginecologia e Obstetrícia

(anual) 2 4 6

Dermatologia 2 2 4 Medicina legal 2 2 4

Patologia Especial 2 4 6 Patologia Especial 2 4 6Deontologia, Bioética e Direito Médico 2 - 2 Medicina de Imagem I 2 4 6

Medicina Laboratorial 2 4 6 Otorrinolaringologia 2 4 6

Urologia 2 2 4 Administração em Saúde 2 2 4

Total semanal 16 26 42 Total semanal 16 30 46

Total anual: 1.320

5º ANO

1º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS 2º SEMESTRE: 15 SEMANAS LECTIVAS

DISCIPLINAS HT HP TH DISCIPLINAS HT HP TH

Cirurgia II (anual) 2 4 6 Cirurgia II (anual) 2 4 6

Medicina II (anual) 3 4 7 Medicina II (anual) 3 4 7

Pediatria (anual) 2 4 6 Pediatria (anual) 2 4 6

Terapêutica (anual) 2 2 4 Cirurgia II (anual) 2 4 6

Medicina de Imagem II 2 4 6 Oncologia Clínica 2 2 4

Neurologia 2 4 6 Psiquiatria e Saúde Mental 2 4 6

Oftalmologia 2 4 6 Terapêutica (anual) 2 2 4

5

Page 6: Plano Curricular de Medicina

INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO TOCOÍSTA DE ANGOLADEPARTAMENTO DE MEDICINA

Ortopedia e Traumatologia 2 4 6

Total semanal 17 30 47 Total semanal 15 24 39

Total anual: 1.290

6º ANO

ESTÁGIOS CURRICULARES

DISCIPLINAS REGIME HORAS DE TRABALHO

Cirurgia 10 Semanas 300

Medicina 10 Semanas 300

Pediatria 10 Semanas 300

Ginecologia e Obstetrícia 10 Semanas 300

Saúde Pública 10 Semanas 300

TOTAL ANUAL 1.500

TOTAL DO CURSO 7.020

6