mitos sobre a psicoterapia

10
Mitos sobre a Psicoterapia Baseado no artigo da American Psychological Association Será que a forma como vê a psicoterapia o está a impedir de usufruir dos seus benefícios

Upload: oficina-psicologia

Post on 09-Aug-2015

122 views

Category:

Health & Medicine


5 download

TRANSCRIPT

Page 1: Mitos sobre a psicoterapia

Mitos sobre aPsicoterapia

Baseado no artigo da American Psychological Association

Será que a forma como vê a psicoterapia o está aimpedir de usufruir dos seus benefícios

Page 2: Mitos sobre a psicoterapia

Esta é uma afirmação que ouvimos frequentemente e que revela oestigma que existe relativamente à saúde mental. As pessoasprocuram a psicoterapia por diferentes razões: porque estãodeprimidas, têm um perturbação de ansiedade ou para situações deabuso de substâncias. Outras procuram a psicoterapia porque estãocom dificuldade em lidar com acontecimentos de vida (divórcio,desemprego, morte de um ente querido, doença) ou para mudaremcomportamentos pouco saudáveis. Outras ainda desejam melhorarcompetências ao nível da comunicação/relação ou desenvolverrecursos internos que lhes permitam ser mais resilientes.Na verdade, procurar ajuda de um profissional é visto como umrecurso. A ênfase colocada na relação mente-corpo tem mostradocomo a saúde mental é determinante para uma boa saúde física e sãoas duas faces da mesma moeda.

1 - Não estou maluco(a) para ir a umpsicólogo!

Page 3: Mitos sobre a psicoterapia

2 - Os amigos e a família substituem ospsicólogos!

O apoio dos amigos e de familiares é um recurso importante nos bons enos maus momentos. No entanto por vezes não é suficiente e osprofissionais de saúde mental podem oferecer algo mais. Estesprofissionais tem anos de formação e experiência na área da saúdemental o que os torna aptos na compreensão e tratamento deproblemas mentais e emocionais.Estudos têm mostrado que a Psicoterapia é útil e eficaz. As técnicasutilizadas pelo psicólogo são o resultado de décadas de investigaçãocientifica e não se resumem "apenas a falar e ouvir", permitemdetectar padrões de funcionamento (cognitivo, emocional ecomportamental) que os amigos nunca notaram ou deixaram denotar. Para além disso e apesar dos nossos amigos e familiares serempessoas em quem confiamos, há "questões que sentimos vergonha deabordar ". Com o psicólogo esta questão não se coloca pela confidencialidade da relação terapêutica.

Page 4: Mitos sobre a psicoterapia

3 - Tenho a capacidade de ultrapassar osmeus problemas, para isso bastaesforçar-me e ter uma atitude positiva!

É verdade. No entanto por vezes não é suficiente o que estamos a tentarfazer para melhorar. Algumas perturbações podem ter umacomponente neurológica, tal como a depressão ou os ataques de pânico.

Isso não significa que falhamos ou que somos incapazes. Pelo contrário,admitir que precisamos de ajuda é um sinal de força e o primeiro passopara nos sentirmos melhor.

Page 5: Mitos sobre a psicoterapia

4 - Para quê pagar a um psicólogo apenaspara ouvir os meus problemas!

A escuta é apenas uma componente do processo terapêutico que sepretende ser colaborativo e interactivo e onde o paciente é o agenteactivo da mudança a que se propõe.

No inicio o psicólogo começa por pedir para descrever o que motivou aida ao psicólogo, depois irá recolher informação sobre a história doseu problema e informação sobre outras áreas de vida, e a forma comotem tentando resolver os problema, para poderem em conjuntoestabelecer objectivos terapêuticos.

Page 6: Mitos sobre a psicoterapia

5 - Os psicólogos acabam por atribuir todosos problemas a experiências na infância e àrelação com os pais!

Uma das componentes da psicoterapia poderá ser explorar o impactoque as experiências e relações significativas na infância e adolescênciativeram na sua vida. Esta viagem ao passado pode ajudar acompreender padrões na forma como percepcionamos o problema ecomo temos vindo a lidar com ele. Esta ponte entre o passado e opresente é essencial para compreendermos o presente e identificarmudanças no futuro.No entanto o psicólogo pode focar-se apenas no problema ou criseactual. Neste caso é transmitido e ensinado um conjunto deferramentas e desenvolvidas competências para lidar com o problemaactual de forma mais saudável.

Page 7: Mitos sobre a psicoterapia

6 - A psicoterapia para ser efectiva duraanos ou mesmo a vida inteira!

A psicoterapia é um processo individual e por isso o tempo necessário évariável (12 sessões, 6 meses,...) que deve ser discutido com o psicólogoquando se estabelecem os objectivos terapêuticos.

Lembre-se que o objectivo do psicólogo não é mantê-lo em terapia pormuito tempo mas fortalecê-lo para lidar com as situações sozinho no diaa dia.

Page 8: Mitos sobre a psicoterapia

7 - A psicoterapia é um processo muito caro!

Sem dúvida! Este pode ser um dos factores que o leva a adiar a ajuda deum profissional. Passe a olhar para o processo terapêutico a médio e longo prazo e foque-se nos benefícios que este investimento lhe trará, anível pessoal, relacional e económico.

A Oficina de Psicologia dispõe de uma oferta diversificada em termos dehonorários e pode escolher aqueles que melhor se adequamà sua situação actual.

Page 9: Mitos sobre a psicoterapia

A Oficina de Psicologia dispõe de uma equipa deprofissionais qualificados e prontos arecebê-lo(a) e a elaborar o programaterapêutico adequado às suas necessidades.

Page 10: Mitos sobre a psicoterapia