meios de transporte no século xix

8
Meios de Transporte no século XIX

Upload: bbbbb

Post on 09-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Meios de

Transporte

no século

XIX

A importância dos transportes

no século XIX

As inovações na ciência, nas técnicas e na industrialização contribuíra para o desenvolvimento dos meios de transporte e das comunicações. A construção dos transportes contribuiu para o transporte regular e deslocação de pessoas, bens e mercadoria mais rápida e segura entre os continentes. Os principais meios de transporte do século XIX, em Portugal, eram o barco a vapor, o comboio a vapor, o automóvel e a mala-posta.

Barco a vapor Comboio a vapor

Automóvel Mala-posta

O Barco a Vapor no século XIX

O barco a vapor é um meio e transporte fluvial e marítimo, feito de madeira, ferro e cobre. Quando o barco a vapor não existia, as viagens no barco à vela podia demorar semanas ou meses. O barco a vapor permitiu a deslocação de milhões de pessoas da Europa para a América, em especial para os Estados Unidos, desempenhando, assim, um papel importante na emigração europeia.

Barco a vapor com rodas e pás, por volta dos anos de 1850

Barco a vapor

O Comboio a Vapor

no século XIX

O comboio a vapor é um meio de transporte terrestre, feito de ferro madeira e cobre. Antes de inventarem o comboio a vapor, as viagens eram mais demoradas, caras e pouco seguras, mas coma sua invenção tudo mudou. As viagens passaram a ser menos demoradas, mais acessíveis e mais seguras. O comboio tornou-se o meio de transporte mais importante de pessoas e mercadorias, pois para além de facilitar o comércio, alterou o quotidiano de muitas populações. E desde 1830 até ao fim do século, as redes de caminhos-de-ferro na Europa e na América não pararam de crescer.

Comboio a vapor

O Automóvel no século XIX

O automóvel é um meio de transporte terrestre, feito de madeira, cobre, ferro e algumas partes de vidro. É uma espécie de carroça com uma máquina a vapor a trás, um volante e um espelho de vidro. Servia para transportar, em média, duas pessoas e por baixo dos bancos guardava-se o combustível.

Automóvel

A Mala-posta no século XIX

A mala-posta ou diligência é um tipo de carroça muito simples, puxada por duas parelhas de cavalos e construída em madeira, que servia para transportar correio, pessoas e mercadoria.

Mala-posta

Coordenação Editorial e Executiva: Ana Beatriz Santos nº 2 Ana Catarina Santos nº 3 8º A

Mala-posta

Barco a vapor

Comboio a vapor

Automóvel