quinta lista

5
1) A seco e a óleo. 2) São formadas por um conjunto de espiras enroladas de forma ordenada por condutores isolados. 3) Através do núcleo do transformador que flui o fluxo magnético do enrolamento primário para o secundário. 4) Óleo mineral e óleo sintético. 5) Elevada rigidez dielétrica; Alta capacidade de dissipação de calor; Não deve atacar a isolação sólida do transformador; Baixo ponto de combustão; Baixa capacidade de solubilização de gases e umidade; Viscosidade apropriada que permita circular e transferir calor e alta resistência de oxidação. 6) Rigidez dielétrica; Cor; Índice de neutralização; Tensão interfacial; Fator de potência; Teor de água; Densidade e teor de PCB. 7) Monóxido de carbono(co); Hidrogênio(H2); Metano(CH4); Etanol(C2H6); Etileno(C2h4); Acetileno(C2H2); Oxigênio(O2); Nitrogênio(N2); Dióxido de carbono(CO2). 8) Liberar o calor transferido do núcleo e do enrolamento através do óleo isolante. 9) Compensar as variações do volume do óleo no tanque, em decorrência da mudança de temperatura no interior do transformador devido as variações de carga e da temperatura ambiente. 10) Sua finalidade é indicar o volume de óleo existente no interior do tanque. 11) É um secador de ar, ele absorve a umidade. 12) Controlar a temperatura do óleo do transformador. 13) Proteger contra altas temperaturas no enrolamento do transformador. 14) Proteger o transformador contra pressões excessivas que possam ocorrer em seu interior devido a formação de um arco elétrico ou outro tipo de sobreaquecimento. 15) Um dispositivo com finalidade de proteger os transformadores imersos em óleo e que possuem tanque de expansão. 16) São isolantes elétricos entre os condutores energizados e a carcaça do equipamento. São feitos de porcelana e vidro, podem ser rígidos e de suspensão, tem formato de pino, pedestal, suporte e de passagem.

Upload: diego-costa

Post on 18-Jan-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Lista de Eletrotrcnica

TRANSCRIPT

Page 1: Quinta Lista

1) A seco e a óleo.2) São formadas por um conjunto de espiras enroladas de forma ordenada por

condutores isolados.3) Através do núcleo do transformador que flui o fluxo magnético do enrolamento

primário para o secundário.4) Óleo mineral e óleo sintético.5) Elevada rigidez dielétrica; Alta capacidade de dissipação de calor; Não deve

atacar a isolação sólida do transformador; Baixo ponto de combustão; Baixa capacidade de solubilização de gases e umidade; Viscosidade apropriada que permita circular e transferir calor e alta resistência de oxidação.

6) Rigidez dielétrica; Cor; Índice de neutralização; Tensão interfacial; Fator de potência; Teor de água; Densidade e teor de PCB.

7) Monóxido de carbono(co); Hidrogênio(H2); Metano(CH4); Etanol(C2H6); Etileno(C2h4); Acetileno(C2H2); Oxigênio(O2); Nitrogênio(N2); Dióxido de carbono(CO2).

8) Liberar o calor transferido do núcleo e do enrolamento através do óleo isolante.9) Compensar as variações do volume do óleo no tanque, em decorrência da

mudança de temperatura no interior do transformador devido as variações de carga e da temperatura ambiente.

10) Sua finalidade é indicar o volume de óleo existente no interior do tanque.11) É um secador de ar, ele absorve a umidade.12) Controlar a temperatura do óleo do transformador.13) Proteger contra altas temperaturas no enrolamento do transformador.14) Proteger o transformador contra pressões excessivas que possam ocorrer em

seu interior devido a formação de um arco elétrico ou outro tipo de sobreaquecimento.

15) Um dispositivo com finalidade de proteger os transformadores imersos em óleo e que possuem tanque de expansão.

16) São isolantes elétricos entre os condutores energizados e a carcaça do equipamento. São feitos de porcelana e vidro, podem ser rígidos e de suspensão, tem formato de pino, pedestal, suporte e de passagem.

17) Para evitar que a temperatura nos transformadores atinja valores perigosos a isolantes.

18) Refrigeração Natural (ONAN); Ventilação forçada(ONAF); Circulação forçada do óleo(OFAF); Refrigeração à água(OFWF).

19) Reduzir os valores de tensão e corrente elétrica para valores padronizados.20) Transformadores de corrente (TC); Transformadores de Potencial (TP).21) Os Tc’s possuem valores de corrente no enrolamento primário e secundário. A

corrente no secundário é de 5A 22) Os Tp’s possuem valores de tensão no enrolamento primário e secundário. A

tensão no secundário pode ser 115v, 115/3v ou 115√3.23) Os terminais secundários dos Tc’s não devem permanecer abertos, ou seja,

desconectados, porque pode ocorrer a indução de uma tensão muito elevada nos terminais provocando um curto-circuito.

24) Para os Tp’s: 0.3, 0.6 e 1.2/ Para os Tc’s 5 ou 1025) Relação de transformação:

300/5 = 60:1 ou 60 Corrente secundária=150/60 =2,5ª

Page 2: Quinta Lista

1) Existe para que, em caso de ocorrer alguma anomalia, não provocar danos a nenhum equipamento ou mesmo oferecer riscos á integridade do profissional.

2) Detectar a ocorrência de alguma anomalia e isolá-la o mais rápido possível.3) Seletividade; Rapidez; Confiabilidade; Exatidão; Sensibilidade.4) O sistema de seletividade serve para acionar o dispositivo de proteção mais

próximo a montante da anomalia evitando um desligamento desnecessário do circuito.

5) Um ponto a montante significa que esse local antecede um determinado ponto que está sendo utilizado como referência.

7) Quando ocorre uma anomalia, o sistema da proteção deve operar o mais rápido possível, para diminuir os danos que são causados pela permanência da anomalia do sistema elétrico.

8) É a atuação do sistema de proteção no caso de anomalia.

9) Todos os componentes do sistema deve ser simples, robustos e testados periodicamente.

10) Exatidão de operação e quando o desligamento ocorrer exatamente no disjuntor que protege o circuito que está ocorrendo a anomalia.

11) Sensibilidade de operação é a distinção entre uma anomalia e uma oscilação normal dos parâmetros da rede elétrica. Também deve ser sensível para identificar pequenas transgressões do parâmetro de monitoramento que podem identificar pequenas anomalias.

12) Sua função é acompanhar e controlar a temperatura do óleo no caso de aquecimento do transformador para evitar deterioração nas partes internas.

13) Transformadores para instrumentos(Tp’s e Tc’s); Disjuntores; Rélés; Fusíveis.

14) Eles atuam de forma integrada aos rélés e aos disjuntores. Tem função de monitorar permanentemente as informações de tensão e corrente do sistema elétrico.

15) Reduzir os valores de corrente que percorrem os circuitos de alta tensão e isolação elétrica entre o circuito de alta tensão e o rélé.

Page 3: Quinta Lista

1) Reduzir o valor de alta tensão para valores mais baixos para a conexão do rélé.

2) Os Tp’s suportam elevados valores de tensão e corrente quando ocorrem anomalias e envia para os réles.Os Tc’s em caso de elevação de tensão ou corrente ele satura, pois não precisa registrar o que ocorre durante uma anomalia.

3) Relação de transformação=40:5 ou 8:1

Corrente Nominal=20ª

Nas condições normais= 20/8= 2,5A

Saturação = 3x20= 60A

Curto-circuito = 300A

4) É necessário definir a corrente nominal e a de curto-circuito no ponto onde o disjuntor for instalado.

5) Deverá passar por manutenção preventiva em tempo menor que o normal, para avaliação de suas condições.

6) Proteger a instalação elétrica de alta tensão, atuando de forma integrada com os transformadores de instrumentos e disjuntores.

7) Elemento sensor; elemento comparador e elemento de atuação.

8) Réle de subtensão-27-atua quando o valor de entrada é menor do que um valor pré-determinado. Rélé de sequencia de fase-47-atua para um valor pré-determinado de tensão polifásica na sequencia de fase estabelecida. Réle de sobrecorrente instantâneo-50- atua instantaneamente por valor de corrente superior a um limite pré-determinado.Réle de sobrecorrente temporizado em circuito de CA-51- atua com retardo intencional de tempo, quando a corrente de entrada excede um valor predeterminado. Réle de sobretensão-59- atua quando a tensão de entrada for maior que um valor predeterminado.

9) Réle térmico para máquinas ou transformador -49- age quando a temperatura de um equipamento excede um valor predeterminado. Réle de pressão de líquido, gás ou vácuo -63- atua por um valor predeterminado de pressão ou por uma taxa de variação. Rélé de nível de gás ou líquido -71- atua por valores ou por taxa de variação de nível predeterminado. Rélé Diferencial -87- atua por diferença de percentual entre duas ou mais grandezas elétricas. Réle térmico de equipamentos -26- age quando a temperatura de um equipamento ou parte dele ultrapassa os limites predeterminados.

10) Réle de religamento automático -79- controla o religamento e bloqueio automático de um disjuntor. Rélé de controle seletivo/transferência automática -83- opera para selecionar automaticamente uma entre várias fontes ou condições em um equipamento e permite realizar uma operação de transferência.

Page 4: Quinta Lista

11- Os microprocessados, eletromecânicos e estáticos também chamados de analógicos.

12- Vantagens:

Permite comunicação remota; maior precisão; pode possuir várias funções agregadas em um único relé; permite o registro do histórico de atuações; pode ser provido de uma rotina de identificação de falha em seu funcionamento.