psicologia da personalidade

2
RESUMO – PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE Carl Rogers DIVERGENCIAS: A psicanálise é causalista e a psicologia humanista é finalista. As teorias causalistas têm o enfoque na infância, o passado é determinante na formação da personalidade e a teoria finalista também considera a infância, mas o enfoque é nas perspectivas presentes, no consciente e nas perspectivas futuras, metas, que leva o ser humano para o crescimento e o individuo rogeriano têm uma tendência à atualização. A força que move o individuo rogeriano é a tendência à atualização: tendência a atividade e ao constante desenvolvimento de suas potencialidades (self). A força que move o individuo freudiano é a pulsão de vida e a pulsão de morte. Para Rogers o ser humano é naturalmente bom ou neutro e não há uma agressividade inata. Freud acredita que exista uma tendência inata à agressividade, que é a pulsão de morte. O foco da psicanálise é nos processos inconscientes e eles que regem a personalidade. A teoria do Rogers é focada nos processos conscientes. CONVERGENCIA: Não há convergências. Pois a teoria não derivou da psicanálise. Reich DIVERGENCIAS: A bioenergia é correspondente à libido de Freud, porém para o Reich também considera a bioenergia como uma energia física. Ambas são de natureza sexual. Reich trouxe o corpo para psicoterapia, o Freud CONVERGENCIA: Ambas as teorias são causalistas.

Upload: paula-fernanda

Post on 22-Dec-2015

8 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Psicologia Da Personalidade

TRANSCRIPT

Page 1: Psicologia Da Personalidade

RESUMO – PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE

Carl Rogers DIVERGENCIAS:

A psicanálise é causalista e a psicologia humanista é finalista.As teorias causalistas têm o enfoque na infância, o passado é determinante na formação da personalidade e a teoria finalista também considera a infância, mas o enfoque é nas perspectivas presentes, no consciente e nas perspectivas futuras, metas, que leva o ser humano para o crescimento e o individuo rogeriano têm uma tendência à atualização.A força que move o individuo rogeriano é a tendência à atualização: tendência a atividade e ao constante desenvolvimento de suas potencialidades (self). A força que move o individuo freudiano é a pulsão de vida e a pulsão de morte.Para Rogers o ser humano é naturalmente bom ou neutro e não há uma agressividade inata. Freud acredita que exista uma tendência inata à agressividade, que é a pulsão de morte.O foco da psicanálise é nos processos inconscientes e eles que regem a personalidade. A teoria do Rogers é focada nos processos conscientes.

CONVERGENCIA:Não há convergências. Pois a teoria não derivou da psicanálise.

Reich DIVERGENCIAS:

A bioenergia é correspondente à libido de Freud, porém para o Reich também considera a bioenergia como uma energia física. Ambas são de natureza sexual. Reich trouxe o corpo para psicoterapia, o Freud

CONVERGENCIA:Ambas as teorias são causalistas. Reich manteve o conceito de caráter do Freud que é formado por atitudes habituais, valores conscientes, estilo de comportamento e atitudes físicas. Concepção de aparelho psíquico de Id, ego e superego. Reich também considera a predominância dos processos inconscientes.O conceito de couraças está relacionada as defesas do ego.