os pobres e excluídos na idade media

50
OS POBRES NA OS POBRES NA IDADE IDADE MÉDIA (E Outros Excluídos) Alzira e Tiago

Upload: alzira-sterque

Post on 23-Jan-2017

174 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

OS POBRES NA OS POBRES NA IDADE IDADE MÉDIA

(E Outros Excluídos)Alzira e Tiago

Page 2: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

O vocábulo pobreza vem do latim paupertas e pauper. Estas palavras latinas foram enriquecendo as línguas germânicas e eslavas, passando pelas derivações do francês, italiano, inglês, português e espanhol que derivou “pobreza e pobre”

A definição de pobreza deve ser ampla e incluir todo aquele que, de modo permanente ou não, está debilitado, enjeitado, humilhado, mas também os que vivem a pobreza por ideal ascético – tal conceito não se restringe nem no tempo nem no espaço.

A pobreza está em dois planos e há, separando-os, um limiar que, transposto, transforma em miséria a precariedade; esse limiar pode ser biológico (vulnerabilidade fisiológica), econômico (ligado ao desenvolvimento econômico; dependente também do desenvolvimento demográfico, fenômenos climático e calamidades) e sociológico (desclassificação ligada à perda do “estado” social).

A pobreza é ambígua também por não se decidir se é virtude ou maldição.

Page 3: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os Pobres são tomados pela cólera1. Poll Tax;2. “Vosso chefe sou eu; segui-me” - Rei Ricardo II; 3. Hussitas.

Imagem: “Os mendigos”, c. 1568. Pieter Bruegel, “o velho” (1525-1569)

Page 4: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os pobres explorados, comprometidos, frustrados

1. “Nada temos para comer” - Ciompi ;2. Ciompi;3. “Se seguirmos de fato e todos juntos, todos os tipos de pessoas que são servos nos seguirão.” John Ball.

Imagem: Paolo Veronese. Bodas de Caná.1563. Museu do Louvre, Paris.

Page 5: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Três fases na revolta dos pobres

1. Pobreza laboriosa; 2. Multidão confusa e sem armas;

3. Os pobres estão frustrados.

Obra de Pieter Brueghel.

Page 6: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

O Mito da Idade Média

Ela sugere Ela sugere cavaleiros de cavaleiros de armadura brilhante, armadura brilhante, banquetes suntuosos, banquetes suntuosos, menestréis, reis, rainhas, menestréis, reis, rainhas, bispos, monges, peregrinos. bispos, monges, peregrinos.

No cinema e na literatura, a No cinema e na literatura, a vida medieval parece vida medieval parece heroica, divertida e heroica, divertida e romântica para todo mundo.romântica para todo mundo.

Page 7: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

A Dura realidadeA Dura realidade Mas a vida na Idade Mas a vida na Idade

Média, um período que Média, um período que compreende o século compreende o século V ao século XV na V ao século XV na Europa Ocidental, foi Europa Ocidental, foi difícil, incerta e difícil, incerta e perigosa, perigosa, principalmente para os principalmente para os pobres, os excluídos. pobres, os excluídos.

Page 8: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os camponeses No nível mais baixo da sociedade No nível mais baixo da sociedade

encontravam-se os encontravam-se os camponesescamponeses, também , também chamados de chamados de servosservos..

O senhor feudal oferecia sua proteção aos O senhor feudal oferecia sua proteção aos camponeses em troca de viverem e camponeses em troca de viverem e trabalharem em sua terra (meio acre de trabalharem em sua terra (meio acre de vinhas) 1396.vinhas) 1396.

Mas os camponeses, meeiros muito Mas os camponeses, meeiros muito pequenos, não conseguiam pagar suas pequenos, não conseguiam pagar suas contas e partem. Muitos são expulsos do contas e partem. Muitos são expulsos do campo.campo.

No campo estão as raízes do pauperismo, No campo estão as raízes do pauperismo, mas seus dramas mais espetaculares mas seus dramas mais espetaculares desenrolam-se nas cidades, segundo B. desenrolam-se nas cidades, segundo B. Geremek.Geremek.

Page 9: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Trabalho duro e altos impostosTrabalho duro e altos impostos Os camponeses Os camponeses

trabalhavam duro para trabalhavam duro para cultivar a terra e produzir cultivar a terra e produzir os bens que eram os bens que eram necessários ao senhor necessários ao senhor feudal e a sua mansão.feudal e a sua mansão.

Eles eram fortemente Eles eram fortemente tributados e obrigados a tributados e obrigados a abdicar da maioria do que abdicar da maioria do que colhiam.colhiam.

Page 10: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

A massa de miseráveis urbanos gozavam de uma situação ambígua: repressão e caridade. Pelo século IV, as condições sanitárias precárias e as deficiências alimentares (principalmente

vitaminas A, B e D) deixavam o pobre mais exposto a doenças, verminoses e à peste. A  diferenciação entre pobre válido (trabalhador pobre) e o pobre inválido (mendigo) é usada nessa época e tem características comuns.

O limiar entre validez e invalidez estava na capacidade para o trabalho, e a invalidez era ou uma questão política (desemprego e vagabundagem) ou moral (velhos, doentes, deficientes, órfãos) e desde logo a Igreja cuidou de criar estabelecimentos (“asilos para os pobres e estrangeiros”) e tais estabelecimentos estavam eminentemente em suas mãos, e esta cooperava com o poder imperial para oferecer ajuda aos desvalidos. Nos séculos VII e IX a pobreza é menos uma inferioridade em relação ao rico que uma subordinação ao poderoso.

Muito do conceito de pobreza e misericórdia (baseados na Bíblia) são devidos aos Padres da Igreja, do período patrístico e neles a proclamação e a prática da caridade era uma constante: alimentar e vestir o pobre é o mesmo que socorrer a Cristo.

Page 11: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os muitos pobresOs muitos pobres Trabalhadores das vinhas;Trabalhadores das vinhas; Pastores de rebanhos;Pastores de rebanhos; Trabalhadores do sal (salineiros);Trabalhadores do sal (salineiros); Os pobres aristocráticos ingleses e franceses (endividados); Filhos de nobres Os pobres aristocráticos ingleses e franceses (endividados); Filhos de nobres

arruinados entram na guerra (fuga);arruinados entram na guerra (fuga); Pobreza dos clérigos;Pobreza dos clérigos; Na cidade começam a se formar os bairros de pobres (promiscuidade e e meio Na cidade começam a se formar os bairros de pobres (promiscuidade e e meio

marginal); marginal); Pobres laboriosos mudam de nível social (pela mudança continua de cidades);Pobres laboriosos mudam de nível social (pela mudança continua de cidades); (Costureiras, pequenas comerciantes, artesãs) Prostitutas de todos os níveis (Costureiras, pequenas comerciantes, artesãs) Prostitutas de todos os níveis

acompanham estas variações de economia. acompanham estas variações de economia. Mendigos profissionais e vagabundos (pintura de carne exposta, ossos falsos Mendigos profissionais e vagabundos (pintura de carne exposta, ossos falsos

quebrados, etc.).quebrados, etc.).

Page 12: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

O dia-a-dia dos pobres homens e mulheres era ignorado, suas vidas tornavam-se vazias de informações, por serem supostamente desinteressantes ou pouco marcantes no movimento da história. Quando muito, apareciam descritos como indivíduos desprovidos de capacidade para racionalizar as informações que lhes chegavam. Enfim, pessoas que não eram sujeitos de suas próprias histórias, mais reativas que propositivas, e com reações mais espasmódicas que cotidianas.

  Apesar de a Idade Média ter início no século V, a figura do pobre veio a surgir em

meados do século VI – IX. Este período foi marcado por lutas com o objetivo da sobrevivência entre a classe do poder e a classe dependente do poder. Para o pobre a questão era sobreviver e conquistar seu espaço na sociedade. Este ritmo da pobreza se estendeu até o século XVI, caracterizando assim o pobre na Idade Média.

Page 13: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

VIDA MEDIEVAL

REI

LORDS (VASSALS TO KING)

KNIGHTS (VASSALS TO LORDS)

Fief and Peasants

Ajudamilita

Food Protection Shelter

Comida Protecao abrigos

CAMPONESESPagava

m aluguel

Food Protection Shelter

Fazenda, a terra

Homage Military Service

Lealdad

Cooperação e Obrigações mútuas

CAMPESINATO. SISTEMA ECONOMICO.

Agricultura, como base para a riqueza.Terras divididas em mansões autossuficientes.Camponeses (servos) trabalhavam a terra e pagavam aluguel em troca de proteçãoTrocar era forma habitual.

FEUDALISMO. SISTEMA POLÍTICO

Governo local descentralizado.Depende da relação entre os membros da nobrezaSenhor e seus vassalos.

Page 14: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

O pobre poderia ser isolado e solitário (vivendo em eremitérios) ou vagabundos e gregários, indo de cidade em cidade e de mosteiro em mosteiro, buscando distribuição de alimentos.

Não obstante, muitos abusos punham em risco os hospitais – estatutos e o maior controle civil não foram suficientes para evitá-los: rendas desviadas, designação de gente sem competência, falta de manutenção – de modo que um concílio foi convocado para tentar resolver esse problema proibindo dar hospitais em benefícios a seculares e orientando a escolha de homens competentes e de “boa reputação”.

As discussões e brigas dentro das ordens mendicantes acerca da pobreza acabaram freando o vigor das iniciativas de misericórdia; os espirituais, obcecados por essas questões, acabaram relegando a segundo plano a caridade, afastando-se da realidade dos pobres; de fato seus sermões se valiam de um tipo abstrato de pobre – que desconsiderava, por exemplo, os pobres laboriosos – o que ocorre, principalmente, após o surgimento da Legenda Maior, por volta de 1260.

Foi um dominicano, Taddeo Dini, que inspirando seus sermões na carta de Tiago, reabilitou os pobres laboriosos, e se aproximou mais da realidade dos pobres, apregoando, além da resignação, também uma esperança terrena.

Para alguns, os mendicantes com sua pregação, favoreceram heresias e movimentos pauperistas, numa perspectiva escatológica, e que o joaquimismo respondia às esperanças do pobre de um modo melhor, o que mostra que nem todos os heréticos eram “fanáticos do apocalipse”.

Muitos clérigos legitimavam e apoiavam as revoltas e cóleras dos pobres – muitas vezes apoiados em certos filósofos escolásticos. Mas a repressão e condenação a essas revoltas também ocorreram e muitas foram sangrentas.

No final do XIII o pobre, seja no campo como na cidade, tentaram assumir um papel mais ativo, mas suas ações foram absorvidas e exploradas por outros, sendo os pobres utilizados como massa de manobra para servir a causas que não eram suas: os pobres eram iludidos (p. 181).

Em meados do XIV, observou-se o fim da influência exercida pelos mendicantes; foi um período de recessão e importantes transformações sociais. A condição do pobre, entretanto, não mudou e a pobreza continua a ser vista como um mal.

Page 15: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

AS MULHERES AS MULHERES Nesta época, as Nesta época, as

mulheres nobres ou mulheres nobres ou camponesas ocupavam camponesas ocupavam uma posição difícil na uma posição difícil na sociedade.sociedade.

Elas eram confinadas Elas eram confinadas às tarefas domésticas, às tarefas domésticas, tais como: cozinhar, tais como: cozinhar, assar pão, corte e assar pão, corte e costura, tecelagem e costura, tecelagem e fiação.fiação.

Page 16: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Caçadoras e Guerreiras

As mulheres também As mulheres também caçavam para se caçavam para se alimentar e também alimentar e também lutavam nas batalhas. lutavam nas batalhas. Aprendiam a usar Aprendiam a usar armas para defender armas para defender suas casas, filhos e suas casas, filhos e castelos.castelos.

Page 17: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Outras atividades:

Algumas mulheres Algumas mulheres medievais tinham medievais tinham outras atividades. outras atividades. Haviam mulheres Haviam mulheres ferreiras, comerciantes ferreiras, comerciantes e boticárias.e boticárias.

Page 18: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Parteiras, agricultoras, e artistasParteiras, agricultoras, e artistas Outras eram parteiras, Outras eram parteiras,

trabalhavam nos trabalhavam nos campos, ou estavam campos, ou estavam envolvidas em envolvidas em trabalhos criativos, trabalhos criativos, tais como: escrever, tais como: escrever, tocar instrumentos tocar instrumentos musicais, dança e musicais, dança e pintura.pintura.

Page 19: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Bruxas & FreirasBruxas & Freiras Algumas mulheres Algumas mulheres

eram conhecidas como eram conhecidas como bruxas, capazes de bruxas, capazes de fazer feitiçarias para fazer feitiçarias para curar doenças. Outros curar doenças. Outros tornavam-se freiras e tornavam-se freiras e dedicavam suas vidas a dedicavam suas vidas a Deus e aos assuntos Deus e aos assuntos espirituaisespirituais..

Page 20: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

OS LOUCOSOS LOUCOS Através na Idade Média, acreditava-se que a doença mental era Através na Idade Média, acreditava-se que a doença mental era

resultado de um desequilíbrio de humores. O estigma social resultado de um desequilíbrio de humores. O estigma social associado à doença mental era, e até certo ponto ainda é, muito associado à doença mental era, e até certo ponto ainda é, muito intenso nos países que têm fortes laços com a honra da família (e intenso nos países que têm fortes laços com a honra da família (e que tiveram de fazer alianças familiares para conservarem suas que tiveram de fazer alianças familiares para conservarem suas posses). Muitos doentes mentais eram escondidos, ou presos em posses). Muitos doentes mentais eram escondidos, ou presos em celas por suas famílias, por medo de que a comunidade celas por suas famílias, por medo de que a comunidade acreditasse que a doença mental fosse resultado de um acreditasse que a doença mental fosse resultado de um comportamento imoral por parte do indivíduo e / ou de seus comportamento imoral por parte do indivíduo e / ou de seus familiares (uma espécie de castigo de Deus). Também se atribuía familiares (uma espécie de castigo de Deus). Também se atribuía aos doentes mentais que davam "má sorte“, que influenciassem aos doentes mentais que davam "má sorte“, que influenciassem negativamente a qualquer um que se associasse ao indivíduo negativamente a qualquer um que se associasse ao indivíduo perturbado, dando a ideia de que a doença mental era contagiosa.perturbado, dando a ideia de que a doença mental era contagiosa.

Page 21: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Na foto: Na foto: "A extração da pedra da loucura" (1485), do pintor italiano Hieronymus  Bosch (1450-1516), retrata a concepção medieval que

supunha a loucura como uma pedra no cérebro. Bosch, na sua imaginação, no momento da extração da doença, coloca no lugar da dureza da pedra a delicadeza de uma flor. A imagem que se tinha da

loucura era de algo místico, desconhecido, considerado o lugar imaginário da passagem da vida à morte.

Page 22: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os PrisioneirosOs Prisioneiros

O período medieval foi violento e sanguinário. Nestes tempos, o sentimento O período medieval foi violento e sanguinário. Nestes tempos, o sentimento cruel e impiedoso levou os legisladores a aumentar os horrores da tortura e cruel e impiedoso levou os legisladores a aumentar os horrores da tortura e

das punições, que contribuíram para um agravamento do destino dos das punições, que contribuíram para um agravamento do destino dos prisioneiros. Câmaras de tortura e masmorras foram incluídas em muitos prisioneiros. Câmaras de tortura e masmorras foram incluídas em muitos castelos da época. As leis ou os costumes não ordenavam as regras fixas castelos da época. As leis ou os costumes não ordenavam as regras fixas

para o tratamento dos prisioneiros que enfrentavam tortura e punição. para o tratamento dos prisioneiros que enfrentavam tortura e punição. Diferentes tipos de tortura e punição foram utilizados de acordo com o crime da Diferentes tipos de tortura e punição foram utilizados de acordo com o crime da

vítima e seu status social. A tortura como forma de punição era vista como vítima e seu status social. A tortura como forma de punição era vista como um meio totalmente legítimo de justiça para extrair confissões ou obter os um meio totalmente legítimo de justiça para extrair confissões ou obter os

nomes dos cúmplices ou outras informações sobre crimes. A tortura era uma nomes dos cúmplices ou outras informações sobre crimes. A tortura era uma forma legítima de obter testemunhos e confissões de suspeitos para uso em forma legítima de obter testemunhos e confissões de suspeitos para uso em

investigações legais durante a Idade Média. investigações legais durante a Idade Média.

Page 23: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Instrumentos de TorturaInstrumentos de TorturaGarfo dos Hereges

O garfo medieval também conhecido como Garfo dos Hereges era um instrumento de tortura usado na Idade Média, principalmente durante a inquisição espanhola. Consistia num aparelho de metal com duas extremidades opostas, “bi-garfo”, bem como um alça como o anexo. Este garfo com duas extremidades era colocado entre o esterno (osso humano) e a garganta. Assim, com uma cinta de couro em volta do pescoço, penetrava no queixo do torturado e a outra no tórax do mesmo. A vítima estava então impedida de adormecer, uma vez amarrada de forma a permanecer em pé. Com o cansaço, o torturado acabava por sofrer perfurações sob a tortura do garfo. Tradicionalmente, o garfo era gravado com a palavra latina abiuro (que significa “por juramento”), e era usado por diversas inquisições.

Page 24: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

As CasasAs Casas A maioria das casas A maioria das casas

medievais eram frias, medievais eram frias, úmidas e escuras. Às úmidas e escuras. Às vezes era mais quente vezes era mais quente fora delas do que fora delas do que dentro de suas dentro de suas paredes.paredes.

Page 25: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

As Casas dos camponesesAs Casas dos camponeses Muitas famílias camponesas Muitas famílias camponesas

comiam, dormiam, e passavam comiam, dormiam, e passavam tempo juntos em pequenos tempo juntos em pequenos quartos, ( 1 ou 2 quartos). As casas quartos, ( 1 ou 2 quartos). As casas tinham telhados de colmo, que tinham telhados de colmo, que eram muito frágeis. eram muito frágeis.

Na cidade, os pobres habitavam prédios públicos ou mesmo cabanas simples feitas em meio a rochedos e cavernas; a pobreza e a revolta de pobres não era uma questão de classes, pois não existiam classes sociais, uma vez que os problemas de estrutura não tinham penetração na conjuntura

Page 26: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

A Construção das casas

Page 27: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

A Aldeia MedievalA Aldeia Medieval

Page 28: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 29: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 30: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 31: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 32: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 33: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

As Casas dos abastados As Casas dos abastados Eram mais elaboradas que Eram mais elaboradas que

as dos camponeses. Com as dos camponeses. Com pisos pavimentados (as dos pisos pavimentados (as dos pobres eram cobertas com pobres eram cobertas com juncos e ervas) sendo que, juncos e ervas) sendo que, algumas eram decoradas algumas eram decoradas com azulejos. As tapeçarias com azulejos. As tapeçarias nas paredes, que eram não nas paredes, que eram não somente decorativas, somente decorativas, também davam uma também davam uma camada extra de calor.camada extra de calor.

Page 35: Os Pobres e Excluídos na Idade Media
Page 36: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

A Cozinha dos camponeses A Cozinha dos camponeses Nas casas mais simples, Nas casas mais simples,

onde não haviam onde não haviam chaminés, a cozinha chaminés, a cozinha medieval consistia de medieval consistia de uma lareira de pedra no uma lareira de pedra no centro da sala. Para centro da sala. Para cozinhar e aquecer. cozinhar e aquecer.

Page 37: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

O alimento dos camponesesO alimento dos camponeses Nas famílias camponesas, Nas famílias camponesas,

a esposa cozinhava e fazia a esposa cozinhava e fazia pães. Além disso, a dieta pães. Além disso, a dieta camponesa consistia de camponesa consistia de vegetais de suas próprias vegetais de suas próprias hortas; produtos lácteos de hortas; produtos lácteos de suas próprias ovelhas, suas próprias ovelhas, cabras e vacas, e carne de cabras e vacas, e carne de porco de seu próprio gado.porco de seu próprio gado.

Page 38: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

As cozinhas dos senhores feudaisAs cozinhas dos senhores feudais Haviam grandes Haviam grandes

lareiras onde a carne, lareiras onde a carne, mesmo a dos bois mesmo a dos bois grandes, poderia ser grandes, poderia ser assada no espeto. assada no espeto. Estas cozinhas Estas cozinhas ficavam, geralmente, ficavam, geralmente, em edifícios em edifícios separados, para separados, para minimizar o risco de minimizar o risco de incêndio.incêndio.

Page 39: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Fontes de alimentosFontes de alimentos Nas despensas dos Nas despensas dos

senhores feudais senhores feudais haviam pássaros, cisnes, haviam pássaros, cisnes,

melros, patos, pombos, melros, patos, pombos, coelhos, carne de coelhos, carne de carneiro, de javali. carneiro, de javali. Muitos desses animais Muitos desses animais eram capturados em eram capturados em caças.caças.

Page 40: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Vestuário A maioria das A maioria das

pessoas na Idade pessoas na Idade Média, usava lã como Média, usava lã como vestuário, roupas de vestuário, roupas de linho com cores mais linho com cores mais brilhantes, melhores brilhantes, melhores materiais e uma materiais e uma jaqueta longa, sinais jaqueta longa, sinais de demonstração de de demonstração de riqueza.riqueza.

Page 41: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Vestuário dos camponeses Os camponeses usavam Os camponeses usavam

meias e túnicas, e as meias e túnicas, e as mulheres usavam vestidos mulheres usavam vestidos longos com túnicas sem longos com túnicas sem mangas e toucas para cobrir mangas e toucas para cobrir seus cabelos. Mantos de seus cabelos. Mantos de pele de carneiro e chapéus pele de carneiro e chapéus de lã e luvas eram usados de lã e luvas eram usados no inverno. no inverno.

Page 42: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Saúde e Higiene À medida que as populações das À medida que as populações das

vilas e cidades medievais vilas e cidades medievais aumentaram, as condições aumentaram, as condições higiênicas pioraram, levando a uma higiênicas pioraram, levando a uma vasta gama de problemas de saúde. vasta gama de problemas de saúde.

Os flagelos e as epidemias estavam contados como das primeiras causas geradoras ou agravantes da desgraça dos pobres; isso gera reações populares que podem ser flagelos como uma provação redentora – a guerra e a situação dos cativos também eram alvo de preocupação.

Page 43: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

MedicinaMedicina O conhecimento médico era O conhecimento médico era

limitado e, apesar dos esforços limitado e, apesar dos esforços dos médicos e instituições dos médicos e instituições públicas e religiosas para públicas e religiosas para instituir regulamentos, a instituir regulamentos, a Europa medieval não tinha um Europa medieval não tinha um sistema de cuidados de saúde sistema de cuidados de saúde adequados. Os antibióticos adequados. Os antibióticos somente foram inventados em somente foram inventados em 1800 e era quase impossível 1800 e era quase impossível curar doenças sem eles.curar doenças sem eles.

Page 44: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Tratamentos Médicos Disponível Disponível

principalmente para os principalmente para os ricos, pois os que ricos, pois os que vivem nas aldeias vivem nas aldeias raramente tinham a raramente tinham a ajuda de médicos. Os ajuda de médicos. Os remédios eram à base remédios eram à base de plantas na natureza, de plantas na natureza, mas também incluíam: mas também incluíam: minhocas terrestres, minhocas terrestres, urina e excrementos de urina e excrementos de animais.animais.

Page 45: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Tratamentos Médicos Muitos tratamentos eram Muitos tratamentos eram

praticados por leigos, que praticados por leigos, que faziam cirurgias faziam cirurgias sofisticadíssimas para a época, sofisticadíssimas para a época, segundo muitos documentos. segundo muitos documentos. A partir destas fontes A partir destas fontes documentais também se documentais também se verificam as principais causas verificam as principais causas da morte dos pacientes.da morte dos pacientes.

Page 46: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

CirurgiaCirurgia Realizada como último Realizada como último

recurso, a cirurgia era recurso, a cirurgia era conhecido por ser bem conhecido por ser bem sucedida em casos de sucedida em casos de câncer de mama, fístulas, câncer de mama, fístulas, hemorróidas, gangrena e hemorróidas, gangrena e catarata, bem como a catarata, bem como a tuberculose dos gânglios tuberculose dos gânglios linfáticos no pescoço. A linfáticos no pescoço. A forma mais comum de forma mais comum de cirurgia era a sangria; cirurgia era a sangria; concebida para restaurar o concebida para restaurar o equilíbrio de fluidos no equilíbrio de fluidos no corpo.corpo.

Page 47: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Foram tomadas medidas Foram tomadas medidas para que os habitantes da para que os habitantes da cidade pagassem uma cidade pagassem uma quantia fixa anual ao quantia fixa anual ao senhor ou ao rei para senhor ou ao rei para conquistarem a conquistarem a independência para a sua independência para a sua cidade ou "bairro" com o cidade ou "bairro" com o poder de governarem a si poder de governarem a si mesmas. O mercado mesmas. O mercado tornou-se o ponto central tornou-se o ponto central de muitas cidades.de muitas cidades.

Page 48: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Os comerciantesOs comerciantes A nova classe de A nova classe de

comerciantes incluía: os comerciantes incluía: os artesãos, pedreiros, artesãos, pedreiros, armeiros, padeiros, armeiros, padeiros, sapateiros, tintureiros e sapateiros, tintureiros e outros trabalhadores outros trabalhadores qualificados.qualificados.

Page 49: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Vida UrbanaVida Urbana   Poucos servos foram deixados na Poucos servos foram deixados na

Europa até o final da Idade Média, Europa até o final da Idade Média, e a crescente classe burguesa se e a crescente classe burguesa se tornou muito poderosa. O trabalho tornou muito poderosa. O trabalho duro das empresas levou a uma duro das empresas levou a uma prosperidade econômica e a uma prosperidade econômica e a uma nova ordem social. A vida urbana nova ordem social. A vida urbana trouxe consigo uma nova liberdade trouxe consigo uma nova liberdade para os indivíduos.para os indivíduos.

Page 50: Os Pobres e Excluídos na Idade Media

Referências

MOLLAT, Michel. MOLLAT, Michel. Os Pobres na Idade MédiaOs Pobres na Idade Média. SP, 1989. . SP, 1989. Sobre os diversos instrumentos de tortura: http://blogandotudo.com.br/19-Sobre os diversos instrumentos de tortura: http://blogandotudo.com.br/19-

fotos-impressionantes-verdade-por-tras-delas/fotos-impressionantes-verdade-por-tras-delas/