o que é literatura

15
O QUE É LITERATURA? Por que estudar Literatura?

Upload: evilane-alves

Post on 13-Apr-2017

439 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que é literatura

O QUE É LITERATURA?

Por que estudar Literatura?

Page 2: O que é literatura

O que é literatura

• De uma forma simplificada, pode-se dizer que literatura é a arte da palavra. Carlos Drummond de Andrade diz, em um de seus poemas:

Penetra surdamente no reino das palavras.

Lá estão os poemas que esperam ser escritos.

Page 3: O que é literatura

• Como qualquer arte, a literatura exige, da parte do escritor, técnicas, conhecimentos, sensibilidade e paciência. Esse trabalho às vezes se assemelha a uma luta, às vezes, a um vício:

Lutar com palavrasé a luta mais vãEnquanto lutamosMal rompe a manhã.[...]Palavra, palavra(digo exasperado),Se me desafiasAceito o combate.

(Carlos Drummond de Andrade)

Page 4: O que é literatura

Literatura e comunicação• A literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um

instrumento de comunicação e de interação social e, por isso, cumpre também o papel social de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

• A literatura faz uso livre da língua, chegando às vezes até a subverter algumas de suas regras e o sentido comum de algumas palavras.

Page 5: O que é literatura

A literatura e sua plurissignificação

• O poeta moderno norte-americano Ezra Pound define literatura deste modo: “Literatura é a linguagem carregada de significado. Grande literatura é simplesmente linguagem carregada de significado até o máximo grau possível”.

Page 6: O que é literatura

• Os versos de Drummond que seguem foram publicados em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial e durante a ditadura de Vargas no Brasil. Observe os vários significados que a palavra flor pode assumir. O que ela representa? Como pode uma flor furar o asfalto? Seria a flor um elemento que transgride a ordem estabelecida? Seria a flor a metáfora da própria poesia, a poesia de resistência política, ou a metáfora de uma revolução?

Page 7: O que é literatura

Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfegoUma flor ainda desbotadaIlude a polícia, rompe o asfalto.Façam o completo silêncio, paralisem os negócios,Garanto que uma flor nasceu.

Sua cor não se percebe.Suas pétalas não se abrem.Seu nome não está nos livros.É feia. Mas é realmente uma flor.

Sento-me no chão da capital do país às cinco horas da tarde

E lentamente passo a mão nessa forma insegura.Do lado das montanhas, nuvens maciças avolumam-se.Pequenos pontos brancos movem-se no mar, galinhas

em pânico.É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e

o ódio.(“A flor e a náusea”. Reunião. 10 ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1980. p. 78-9.)

Page 8: O que é literatura

Literatura e sociedade

• Partindo das experiências pessoais e sociais, o artista recria ou transcria a realidade, dando origem a uma supra-realidade ou a uma realidade ficcional. Por meio dessa supra realidade, ele consegue transmitir seus sentimentos e idéias ao mundo real, de onde tudo se origina. A reação do público à obra também pode modificar as atitudes futuras do artista.

Page 9: O que é literatura

• Assim, a obra literária é resultado das relações dinâmicas entre escritos, público e sociedade. E, como outras obras de arte, ela não só nasce vinculada a certa realidade, mas também pode interferir nessa realidade, auxiliando no processo de transformação social.

• Por vezes, a literatura assume formas de denúncia social, de crítica à realidade circundante. Dizemos então, que se trata de uma literatura engajada, que serve a uma causa político-ideológica ou a uma luta social.

Page 10: O que é literatura

• Observe como Drummond capta o clima de medo que existiu durante a Segunda Guerra Mundial:

Congresso internacional do medo

Provisoriamente não cantemos o amorque se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.Cantemos o medo, que esteriliza os abraços,não cantemos o ódio porque esse não existe,existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro.

Page 11: O que é literatura

Literatura e Imaginação

• Como transcrição da realidade, a literatura não precisa necessariamente estar presa a ela. Tanto o escritor quanto o leitor fazem uso da imaginação: o artista recria livremente a realidade, assim como o leitor recria livremente o texto literário que lê.

• O poeta português Fernando Pessoa já havia se referido a essa postura participante do leitor. Veja o poema a seguir, que é do começo do século XX.

Page 12: O que é literatura

Autopsicografia

O poeta é um fingidorFinge tão completamenteQue chega a fingir que é dorA dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,Na dor lida sentem bem,Não as duas que ele teveMas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de rodaGira a entreter a razãoEste comboio de cordaQue se chama coração.

Page 13: O que é literatura

Literatura e Prazer

• A arte cumpre o papel de proporcionar prazer. A literatura, jogando com as palavras, ritmos, sons e imagens e conduzindo o leitor a mundos imaginários, causa prazer aos sentidos e à sensibilidade do homem.

Page 14: O que é literatura

A Dança

Não te amo como se fosses a rosa de sal, topázio Ou flechas de cravos que propagam o fogo: Te amo como se amam certas coisas obscuras, Secretamente, entre a sombra e a alma. Te amo como a planta que não floresce e leva Dentro de si, oculta, a luz daquelas flores, E graças a teu amor vive escuro em meu corpo O apertado aroma que ascendeu da terra. Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, Te amo assim diretamente sem problemas nem orgulho: Assim te amo porque não sei amar de outra maneira,

Senão assim deste modo que não sou nem és, Tão perto que tua mão sobre o meu peito é minha, Tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho. Antes de amar-te, amor, nada era meu: Vacilei pelas ruas e as coisas: Nada contava nem tinha nome: O mundo era do ar que esperava. E conheci salões cinzentos, Túneis habitados pela lua, Hangares cruéis que se dependiam, Perguntas que insistiam na areia. Tudo estava vazio, morto e mudo, Caído, abandonado, decaído, Tudo era inalianavelmente alheio, Tudo era dos outros e de ninguém, Até que tua beleza e tua pobreza De dádivas encheram o outono.

Page 15: O que é literatura

Literatura e História Literária

• Estudar literatura é, basicamente, ampliar nossas habilidade de leitura do texto literário. No ensino médio, a esse estudo se soma o da história literária, por meio do qual é possível acompanhar a evolução cronológica da literatura de determinado povo e cultura e observar a relação entre suas transformações e os diversos momentos os históricos.