h f aba t sem - azores...fumadores expostos ao fumo passivo e, até 2030, estima-se que o número...

2
DESIGN: RUI MELO | FOTOGRAFIA: PHOTOGRAPHEE.EU | ANTONIO GUILLEM / SHUTTERSTOCK Viver mais e melhor Sem tabaco CENTRO DE ONCOLOGIA DOS AÇORES PROF. DOUTOR JOSÉ CONDE

Upload: others

Post on 14-Oct-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: H F aba t Sem - Azores...fumadores expostos ao fumo passivo e, até 2030, estima-se que o número anual de mortes ascenda a 8 milhões. O tabaco rouba até 10 anos de vida. Quais os

DE

SIG

N:

RU

I M

ELO

| F

OTO

GR

AFI

A:

PH

OTO

GR

AP

HE

E.E

U |

AN

TON

IO G

UIL

LEM

/ S

HU

TT

ER

STO

CK

Viv

er

mais

e m

elh

or

Se

m t

ab

ac

o

CENTRO DE ONCOLOGIA DOS AÇORESPROF. DOUTOR JOSÉ CONDE

Page 2: H F aba t Sem - Azores...fumadores expostos ao fumo passivo e, até 2030, estima-se que o número anual de mortes ascenda a 8 milhões. O tabaco rouba até 10 anos de vida. Quais os

O tabagismo é a principal causa evitável de doença e morte.

Infelizmente, o tabaco mata:

n Metade dos fumadores;

n 1 Pessoa a cada 6 segundos;

n 1 em cada 10 pessoas;

n 6 Milhões de pessoas por ano, dos quais 5,4 milhões pelo consumo direto e 600 mil não fumadores expostos ao fumo passivo e, até 2030, estima-se que o número anual de mortes ascenda a 8 milhões.

O tabaco rouba até 10 anos de vida.

Quais os constituintes do cigarro?Nicotina e mais de 7 mil substâncias químicas com efeitos tóxicos e irritantes e mais de 70 comprovada-mente cancerígenos.

Porque é que o tabaco causa dependência?A dependência é um fenómeno essencialmente ligado aos efeitos da nicotina ao nível do sistema nervoso central, que provocam a dependência física e psicológi-ca (processo idêntico ao do consumo de heroína e de cocaína).

A maioria dos fumadores inicia o consumo de tabaco na adolescência, o que aumenta a probabilidade de se manterem como tal na idade adulta, bem como de virem a ter efeitos imediatos na saúde e risco acrescido de desenvolvimento de doença no futuro.

Por isso não fume em casa, no carro e em espaços com pessoas por perto.

Como deixar de fumar?A ânsia para fumar é fruto duma dependência. O prazer de fumar “queima” essa ansiedade e relaxa. Mas, o maior prazer é nunca fumar ou vencer o vício.

A cessação apresenta benefícios em qualquer idade mas, quanto mais cedo acontecer, maiores os ganhos e a recuperação dos anos perdidos.

Para deixar de fumar deve estar motivado, devendo planear a decisão calmamente e, caso precise, procurar apoio clínico (médico, farmacêutico, psicólogo). O Serviço Regional de Saúde está preparado para ajudar!

Deixar de fumar não é fácil, mas

vive-se mais e muito melhorsem tabaco.

Quais as consequências de fumar?

n Cancro (pulmão, cavidade oral, faringe, laringe, esófago, pâncreas, estômago, fígado, cólon e reto, bexiga, rim, colo do útero, ovário e leucemia mielóide aguda);

n Doenças respiratórias (bronquite crónica e enfisema, asma brônquica, apneia do sono, pneumonia);

n Doenças cardiovasculares (enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral), que podem levar à morte súbita;

n Alterações reprodutivas (diminuição da fertilidade e risco aumentado de disfunção erétil) e efeitos na saúde do feto;

n Risco aumentado de diabetes, cataratas, degenerescên-cia macular, artrite reumatóide, osteoporose e envelhecimento precoce da pele, entre outros.

Quais as consequências do tabagismo passivo?O tabagismo passivo é um fator de risco para fumadores e não fumadores expostos ao fumo ambiental do tabaco. Aumenta o risco para todas as doenças tal como nos fumadores ativos.As crianças, os adolescentes, a grávida e o feto são particularmente suscetíveis aos efeitos do tabagismo passivo. Muitas vezes a exposição tem início durante a gravidez e as crianças são forçadas a respirar o ar contami-nado em casa e nos carros. Esta exposição provoca efeitos negativos:

n Alterações no desenvolvimento da criança, comprome-tendo o progresso intelectual e as funções cognitivas;

n Sobre os frágeis sistemas imunitários e respiratórios das crianças.