geografia – comercio exterior · geografia – comercio exterior 1. com base no gráfico...

6
GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve a) ampliação do setor secundário, especialmente de bens de capital intermediários. b) consolidação do Brasil como exportador de alta tecnologia, cujo percentual vem se ampliando na pauta de exportações brasileiras. c) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado. d) maior peso do setor primário, pela primeira vez na história econômica brasileira. e) diminuição da agroindústria nas exportações e aumento do peso dos bens manufaturados. 2. Considerando o mapa anterior e seus conhecimentos sobre o mercado externo brasileiro, componente fundamental da economia nacional, assinale a alternativa que associa corretamente um porto brasileiro, a principal mercadoria exportada e seu destino. a) Angra dos Reis: soja in natura, destinada primordialmente ao mercado do leste europeu. b) Vitória: automóveis, destinados primordialmente ao mercado do Oriente Médio. c) Itaqui: minério de ferro, destinado primordialmente ao mercado asiático. d) Vila do Conde: motocicletas, destinadas primordialmente ao mercado africano.

Upload: others

Post on 30-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR

1.

Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve a) ampliação do setor secundário, especialmente de bens de capital intermediários. b) consolidação do Brasil como exportador de alta tecnologia, cujo percentual vem se ampliando na pauta de exportações brasileiras. c) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado. d) maior peso do setor primário, pela primeira vez na história econômica brasileira. e) diminuição da agroindústria nas exportações e aumento do peso dos bens manufaturados.

2.

Considerando o mapa anterior e seus conhecimentos sobre o mercado externo brasileiro, componente fundamental da economia nacional, assinale a alternativa que associa corretamente um porto brasileiro, a principal mercadoria exportada e seu destino. a) Angra dos Reis: soja in natura, destinada primordialmente ao mercado do leste europeu. b) Vitória: automóveis, destinados primordialmente ao mercado do Oriente Médio. c) Itaqui: minério de ferro, destinado primordialmente ao mercado asiático. d) Vila do Conde: motocicletas, destinadas primordialmente ao mercado africano.

Page 2: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

3. A maior parte da produção agrícola brasileira é escoada pelos portos de: a) Rio Grande e Tubarão. b) Santos e Paranaguá. c) Itaqui e Paranaguá. d) São Sebastião e Rio Grande. e) Vitória e Santos.

4. Analise os gráficos.

A partir dos gráficos, conclui-se que o Brasil se destaca por a) importar bens primários sem concorrência local. b) exportar bens de consumo com elevado valor agregado. c) importar mercadorias com baixo valor agregado. d) exportar bens de produção com custo subsidiado. e) exportar produtos com baixo valor agregado.

5. Interpretando o gráfico a seguir podemos constatar que:

a) o Brasil apresenta superavit em relação ao Mercosul. b) a Argentina apresenta superavit em relação ao Mercosul. c) o Paraguai apresenta deficit em relação ao Mercosul. d) o Brasil apresenta deficit em relação ao Paraguai. e) o Uruguai apresenta superavit em relação ao Brasil.

Page 3: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

6. A balança comercial brasileira, no contexto da economia global, caracteriza-se pela primazia da a) importação de alta tecnologia da União Europeia. b) exportação de produtos manufaturados para o Mercosul. c) exportação de commodities para a China. d) importação de produtos semimanufaturados dos Estados Unidos. e) exportação de produtos terciários para a Índia.

7. Impulsionada pela forte demanda do mercado chinês, a expansão do corredor logístico pelo Norte do país vem deixando um rastro de impactos negativos no entorno do rio Tapajós, na Amazônia, de acordo com estudos de ONGs sobre projetos de infraestrutura na região.

(www.bbc.com. Adaptado) O produto exportado e um dos impactos negativos apontados no excerto são a) a laranja e o avanço da frente pioneira, que promove a ocupação desordenada de indústrias extrativistas. b) a madeira e a inversão térmica, que desestabiliza os ciclos naturais que mantém a produtividade local. c) a soja e a supervalorização fundiária, que pressiona a saída da população tradicional de suas terras. d) o látex e as ilhas de calor, que interferem no microclima local pelas mudanças no uso e ocupação do solo. e) o café e a especialização produtiva, que reduz a diversidade das estruturas regionais a serviço da monocultura.

8. A expansão da fronteira agrícola chega ao semiárido do Nordeste do Brasil com a implantação de empresas transnacionais e nacionais que, beneficiando-se do fácil acesso à terra e água, se voltam especialmente para a fruticultura irrigada e o cultivo de camarões. O modelo de produção do agro-hidronegócio caracteriza-se pelo cultivo em extensas áreas, antecedido pelo desmatamento e consequente comprometimento da biodiversidade.

Disponível em: www.abrasco.org.br. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado). As atividades econômicas citadas no texto representam uma inovação técnica que trouxe como consequência para a região a a) intensificação da participação no mercado global. b) ampliação do processo de redistribuição fundiária. c) valorização da diversidade biológica. d) implementação do cultivo orgânico. e) expansão da agricultura familiar.

9. Na década passada, a demanda por determinadas mercadorias aumentou muito, puxada, principalmente, pelo crescimento acelerado da China. Isso influenciou os preços, que ficaram mais altos e favoreceu os países produtores. Foi um período de bom crescimento do PIB brasileiro, mesmo com a crise mundial de 2008. A atual queda em seus preços globais começou com a desaceleração da China, por volta de 2011. O país asiático vive um processo de transição para um novo modelo econômico, que valoriza o mercado interno em detrimento da produção industrial para exportação.

www.nexojornal.com.br. Adaptado. De grande importância para a economia brasileira, as mercadorias, negociadas globalmente, a que o excerto se refere correspondem a a) bens de produção. b) microcondutores. c) commodities. d) insumos agropecuários. e) veículos.

Page 4: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

10. Observe as informações contidas no gráfico a seguir.

A China é, na atualidade, o principal parceiro comercial do Brasil. Porém, ao analisar apenas os valores, pode-se omitir informações importantes sobre produtos exportados e importados pelo Brasil. Nesse contexto, pode-se concluir que a) a pauta de exportações do Brasil para o Mercosul apresenta produtos com maior valor agregado se comparada às exportações para a China. b) a China importa do Brasil uma gama de produtos, em especial, autopeças para veículos, automóveis e derivados de petróleo. c) a China é o maior fornecedor de petróleo ao Brasil, garantindo, dessa forma, a segurança energética não só do Brasil como dos demais países do Mercosul. d) a principal diferença nas exportações do Brasil para a China e para o Mercosul está na predominância das commodities na pauta de exportações para o Mercosul. e) a crise hídrica que afeta o Brasil desde 2013 fez com que as importações de arroz da China aumentassem significativamente, garantindo a segurança alimentar do país.

11. Analise o gráfico.

A partir da análise do gráfico e de conhecimentos sobre as características qualitativas do comércio exterior brasileiro, o termo que exprime corretamente a orientação assumida pela pauta de exportações brasileiras a partir do século XXI é o de a) sofisticação. b) industrialização. c) estagnação. d) reprimarização. e) crescimento.

Page 5: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

12. O fluxo econômico e comercial entre as nações crescem de forma notória. Uma das questões fundamentais da atualidade dentro do processo de globalização diz respeito às práticas comerciais nas negociações internacionais.

Com base nos dados do gráfico da balança comercial brasileira, é correto afirmar que a) nos anos 2007 e 2008, o volume importado pelo Brasil superou o das exportações e o saldo comercial manteve-se crescente. b) o volume importado em 2010 superou os 202 bilhões de dólares, e o saldo apresentou superioridade em relação ao período anterior. c) comparando-se ao ano anterior, em 2009, o total de exportações recuou, porém ainda manteve-se acima do volume importado, obtendo uma pequena elevação no saldo da balança comercial. d) em 2001, o índice de exportação foi maior que a taxa de importação, situação que se manteve até 2010, apresentando saldo positivo e com crescente elevação em todo o período mencionado.

13. Principal mercado para os produtos industrializados brasileiros enfrenta uma profunda crise que parece não ter fim. Resultado: pioram as perspectivas de exportação de manufaturados de alto valor agregado...

Revista África 21. Rio de Janeiro, 2013

A matéria refere-se à (ao): a) China b) Estados Unidos c) Alemanha d) Argentina e) África do Sul

14. (...) Durante esses 25 anos nada foi feito para que a carência alimentar do nosso povo fosse atendida. A grande novidade do momento é... a volta à agricultura. Nunca deveríamos ter saído dela. O primado da agricultura, da mineração e da pecuária, em um país de tão vastas dimensões e de natureza tão diversificada, não prejudica em nada, e antes incentiva a organização de um grande parque industrial. Campo e cidade devem sempre estar intimamente ligados. O que faz a sua separação é a antítese de classes, como é a política de recurso contínuo aos capitais estrangeiros, para promover o progresso nacional. (...)

(Trecho do prefácio da 10ª edição do livro A Geografia da Fome, de Josué de Castro, escrito por Alceu Amoroso Lima, em 1980) A crítica do intelectual brasileiro sobre a manutenção dos padrões de fome por escassez, no Brasil de 1980, pode ser observada, nos dias atuais, através da tendência do seguinte indicador produtivo: a) ampliação dos investimentos em biotecnologia. b) modernização da rede de transporte rodoviária. c) crescimento do consumo de energia. d) redinamização do setor portuário. e) recordes na exportação de grãos.

Page 6: GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR · GEOGRAFIA – COMERCIO EXTERIOR 1. Com base no gráfico referente à pauta das exportações brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado,

15. Durante vários anos, a comunidade brasileira residindo no exterior foi comparativamente maior que a de estrangeiros residindo no Brasil. Os fluxos migratórios nacionais no período entre 2006 e 2010, no entanto, alteraram essa conjuntura, o que se reflete em remessas de dinheiro que entram e saem do país.

Essa mudança de conjuntura brasileira, no período indicado nos gráficos, tem como causa principal: a) redução do custo de vida b) estagnação das operações cambiais c) estabilidade do mercado de capitais d) dinamização das atividades econômicas

GABARITO

1 – C 2 – C 3 – B 4 – E 5 – A 6 – C 7 – C 8 – A 9 – C

10 – A

11 – D 12 – C 13 – D 14 – E 15 – D

16 – 17 – 18 – 19 – 20 –