sistemas coloniais europeus – a américa colonial

Post on 10-Jan-2017

1.121 Views

Category:

Education

3 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Sistemas coloniais europeus – a

América colonialSit. De Ap. 5

Habilidades: Relacionar os processos de formação socioeconômicos aos seus contextos histórico e geográficos.

Vídeo - Colonização Americana: Espanhóis, Ingleses, Franceses e Portugueses

Introdução• A formação da América colonial na Idade Moderna foi marcada pelo

mercantilismo europeu e pela supremacia branca e evidenciou diversas modelagens socioeconômicas, provocadas pela diversidade de interesses que motivavam os colonizadores, ou pela pluralidade do continente ocupado.

Você sabia?• Não são falados somente idiomas

europeus na América, há uma grande quantidade de línguas indígenas e, em alguns países, como o Paraguai, essas línguas são consideradas oficiais.Segundo a Cambrigde encyclopedia of languagea, há mais de 70 línguas no México e na América Central e 500 na América do Sul, várias delas em extinção. Dos 21 países da América Latina, 16 consideram unicamente o espanhol como língua oficial. Somente Peru e Paraguai declaram línguas indígenas como oficiais.

“Certidão de nascimento do Brasil”• Teremos a oportunidade de estudar sobre a carta de Pero Vaz de

Caminha, também conhecida como a “Certidão de Nascimento do Brasil”, de acordo com Fernando Antonio Novaes. Caminha apresenta os indígenas e seus modos a partir de sua própria lógica cultural, marcada por uma visão de mundo cristã etnocêntrica, ou seja, visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.

Algumas características:• Metrópole Portugal: aplica- se ao Brasil.

Metrópole Espanha: abrange quase todo o continente, com exceção de parte do Brasil e da América do Norte. • Metrópole França: aplica- se ao Haiti, à Guiana Francesa.

Metrópole Inglaterra: aplica- se aos Estados Unidos da América.• Concentração predominantemente litorâ nea: aplica -se ao

colonialismo português e inglês, principalmente.• Concentração predominantemente interiorana: característica

marcante da coloniza ção espanhola na América. As terras do litoral eram simples acessos para as terras do interior.

• Dependência comercial: a metrópole monopolizava a comercialização dos produtos da colônia com os demais países, exclusivo comercial.• Trabalho escravo indígena e africano: característica marcante em

toda a coloniza ção americana.• Elite caracterizada pela atuação dos chapetones (origem europeia):

refere- se à elite colonial da América espanhola, representada por administradores da Coroa.Elite formada por senhores de engenho (proprietários rurais): característica da colonização do Brasil.

• Miscigenação marcante entre europeus, indígenas e africanos: aplica-se ao Brasil, Haiti e colônias espanholas.Extermínio total da população indígena: nas Antilhas o extermínio indígena levou à adoção do trabalho escravo africano em larga escala. Característica do Haiti, no caso aqui sugerido.• Relativa liberdade religiosa: presente nas regiões coloniais inglesas.

Predominância da Igreja Católica: característica das regiões coloniais portuguesas e espanholas.

Conclusões• Há uma distinção entre colônias de povoamento e de explora ção, como por

exemplo na inglesa, houve um processo de povoamento, em que os colonos estariam comprometidos com a construção de um novo país, e o mesmo não ocorria nas colônias de exploração, que existiam apenas para manutenção da metrópole. É fato, que haviam semelhanças entre elas, como a procura por ouro nas colônias inglesas e portuguesas, a produção de gêneros agrícolas que serviam ao mercado europeu (como a cana-de-açúcar e o algodão), a escravidão africana e a formação de latifúndios. • O Brasil colonial aproxima-se mais das colônias do sul dos Estados Unidos

(colônias de exploração).• Nas colônias da América portuguesa e da América espanhola, as atividades

agrárias e mineradoras se constituíram na base das exportações das colônias das duas Américas.• Outra coisa importante a acrescentar é que os missionários condenavam o uso da

força e propunham a conversão religiosa dos povos indígenas.

top related