os sola da reforma protestante1

Post on 13-Apr-2017

225 Views

Category:

Spiritual

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

TRANSCRIPT

Rev. João Ricardo Ferreira de França

A teologia da Reforma busca sempre exaltar a Majestade de Deus

A centralidade da soberania e do governo de Deus no Mundo é fundamental na Teologia da Reforma.

Quando a reforma surge ela automaticamente traz cinco máximas fundamentais para definir sua Teologia conhecidos como os cinco solas da Reforma.

Apresentaremos neste estudo estas cinco proposição de forma resumida

Esta doutrina aparece no final da idade medieval com dois personagens – o primeiro é John Wiclif conhecido como a Estrela D’alva da Reforma.Depois foi John Huss que ensinara abertamente o Sola Scriptura – “, Russ dizia repetidamente: “me mostre nas Escrituras e eu vou me arrepender”. ”

Martinho Lutero mais tarde iria dizer que aprendeu esta doutrina de Sola Scriptura de John Russ – Na diaeta de Worms ele declarou: “minha mente está cativa (escrava) à Palavra de Deus.

Calvino enfatizou o fato de que a autoridade das Escrituras é absoluta e não derivada. Calvino disse que as Escrituras são a Palavra de Deus e a Voz de Deus!

Calvino disse: “Tenho aprendido que somente devo ter as Escrituras como infalíveis e inerrantes”. (1ª Timóteo 3.16-17; Salmos 19:7-11)

Sola Scriptura significa – Somente as Escrituras

? O humanista da idade medieval Erasmo de Roterdã, ensinou que a salvação era parcialmente pela graça e parcialmente pelas obras – semi-pelagianismo – então, Lutero respondeu a Erasmo com o seu livro clássico: “A Escravidão da Vontade” – Nascido Escravo em português – aqui Lutero ensinou que o pecador não tem condição de salvar a si mesmo.

Lutero disse que a única forma de vencer o sistema católico romano, e de indulgências, e toda forma de esforço humano na salvação. Está na antítese entre a Livre Graça e o Livre-Arbítrio. A tensão principal está aqui: O livre-arbítrio contra a livre-graça de Deus.

Somente a Graça – Efésios 2.8

1) A Graça nos chama da morte para a vida: Gálatas 1.15: “Quando, porém, ao que me separou antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve”

2) A Graça nos Regenera: Romanos 9.16 – “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.”

3) A Graça nos justifica: “Romanos 3.24: “sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,”

4) A Graça nos santifica e nos preserva: “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” A graça nos dá tudo! Vivemos pela graça de Deus! A graça que restaura!

O conceito de somente a fé envolveu mais uma luta de Lutero. Ele chegou a esta verdade quando leu Romanos 1.17: “visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

Lutero escreveu: “Quando eu entendi que Ele me justificou pela fé e me senti como se estivesse entrando pelos portões celestes do paraíso”.

A justificação pela fé somente nos méritos de Cristo é o coração do evangelho. Lutero disse que já que nós não temos uma justiça natural, nós precisamos de uma justiça que vem de fora de nós. E, é esta justiça que cristo tem providenciado a nós pecadores.

Isto nos leva para este quarto aspecto da teologia da Reforma - Solus Christus – Somente Cristo. Aqui nos temos o autor de nossa salvação. Aqui nós temos a centralidade de nosso Senhor Jesus Cristo na salvação dos pecadores.

– Cristo é o único onde o homem pode encontrar a salvação, somente Cristo e não os santos. Nada de Maria, de Paulo, de José ou qualquer outro nome nós encontramos a redenção para as nossas vidas – Cristo somente, Somente Cristo este é o nosso lema. (Atos 4.12; 1 Timotéo 2.5)

Chegamos agora ao último aspecto da Reforma Protestante – soli Deo Gloria – somente a Deus toda Glória. O grande objetivo de Deus é glorificar a si mesmo, por meio de tudo o que ele mesmo criou, por meio de tudo que ele trouxe à existência! A glória de Deus torna Deus glorioso! É exatamente isso que vemos em Isaías 6.2-3

Vivemos para a glória de Deus esta é a resposta à primeira pergunta de nosso catecismo – “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus”

O calvinista ou reformado é aquele que tem o seu coração, sua vida, seu tempo suas amizades dedicadas a Deus. Tudo é para Deus. (1ª Coríntios 10.31; Romanos 11.33)

top related