gazeta de varginha - 11/07/2014

Post on 01-Apr-2016

245 Views

Category:

Documents

0 Downloads

Preview:

Click to see full reader

DESCRIPTION

Edição 9.025

TRANSCRIPT

página 02

PONTO DE VISTA

Levítico 21

Máx: 22° / Mín: 12°

A lei acerca de comer cousas santas

Comércio estima prejuízo de até30% durante a Copa do Mundo

EDIÇÃO 9.025R$ 1, 00 VARGINHA, 11 DE JULHO DE 2014

DEUS É FIEL

local/página 05

Nem aqueles que, na teoria, deveriam ser beneficiados, como bares e restaurantes, estão satisfeitos

local/página 06

Os comerciantes deVarginha não estãonada satisfeitos com asvendas durante a Copado Mundo. Nem aque-les que, teoricamente,deveriam ser os maisbeneficiados, casos dossetores de lanchonetese restaurantes. Presu-me-se um prejuízo quepode chegar a 30% emalguns segmentos.Mesmo lojistas de cida-des-sede como BeloHorizonte estão recla-mando.

Preocupado, o co-

Família mantém viva esperança deencontrar tenente desaparecida

merciante José WanderRibeiro, proprietário dalanchonete “LanchesApple”, no centro deVarginha, disse queapós o jogo Brasil eChile saiu para uma vol-ta na cidade. Mesmo osbares do centro da ci-dade estavam vaziosou com pouco movi-mento. Ele prevê umdéficit em junho de cer-ca de 30%. “E olha queo jogo aconteceu numsábado”, justificou.

gazetadevarginha@gmail.com

www.jornalgazetadevarginha.com

facebook.com/gazetavga

local/página 03local/página 03

Após 70 dias de de-saparecimento, a PolíciaCivil ainda não tem pis-tas sobre o paradeiro daTenente da AeronáuticaMirian Tavares. As buscas,que agora também es-tão sendo feitas pela Or-

ganização Internacionalde Polícia Criminal, já fo-ram realizadas até den-tro de aeronaves e ne-nhum vestígio foi encon-trado até o momento.

Creches: crianças com

menos de 3 anos devemser recadastradas

página 09

Selecionados

no ProUni têm

até hoje para

comprovar

informações

CNPJ: 21.535.075/0001-47

A redação não seresponsabiliza por

conceitos emitidos emartigos assinados, mesmo

sobpseudônimos, que são deinteira responsabilidade

de seus autores.

Diário de CirculaçãoRegional - Diretora

Administrativa:Ana Maria Silva Piva -Jornalista Responsável:

Lanamara Silva -MTB -8304 JP - Editor:

Rodrigo S. Fernandes Sindjori- MG 312/99 - Administra-ção/Revisão: Lanamara Silva

- Paulo Ribeiro da SilvaFernandes

(Jornalista e superintenden-te de redação-

M.T.TB.16.851) - Horáriode funcionamento das08:00hs às 18:00hs

ABRAJORI - AssociaçãoBrasileira de Jornais do

InteriorSINDJORI - Sind. Prop.de Jornais e Revistas do

InteriorADJORI - Associaçãodos Jornais do InteriorADI - Associação dosJornais do interior de

Minas Gerais

ENDEREÇO:Redação e Departamentode Publicidade Av. dosImigrantes, 445 - SantaMaria - CEP 37022-560 -

Telefones(35)3221-4668(35)3221-4845

VARGINHA/MGE-mail: gazetade

varginha@gmail.comgazetacomercial2@yahoo.

com.brEndereço eletrônico:www.gazetavarginha.com.br

11 DE JULHO DE 201402 | GAZETA DE VARGINHAPONTO DE VISTA

19 - Segundo asua vontade, ofere-cerá macho sem de-feito, ou dos bois, oudos cordeiros, oudas cabras.

20 - Nenhumacoisa em que hajadefeito oferecereis,porque não seriaaceita em vosso fa-vor.

21 - E, quandoalguém oferecer sa-crifício pacífico aoSENHOR, separan-

do dos bois ou das ove-lhas um voto, ou ofertavoluntária, sem defeitoserá, para que seja acei-to; nenhum defeito ha-verá nele.

22 - O cego, ouquebrado, ou aleijado,o verrugoso, ou sarno-so, ou cheio de impi-gens, estes não oferece-reis ao SENHOR, e de-les não poreis ofertaqueimada ao SENHORsobre o altar.

23 - Porém boi, ou

gado miúdo, compridoou curto de membros,poderás oferecer poroferta voluntária, maspor voto não será acei-to.

24 - O machucado,ou moído, ou despeda-çado, ou cortado, nãooferecereis ao SE-NHOR; não fareis istona vossa terra.

25 - Também damão do estrangeiro ne-nhum alimento ofere-cereis ao vosso Deus, de

Palavras de Vida

A lei acerca de comer cousas santasLevítico 22Parte II

todas estas coisas, poisa sua corrupção estánelas; defeito nelas há;não serão aceitas emvosso favor.

26 - Falou mais oSENHOR a Moisés, di-zendo:

27 - Quando nascero boi, ou cordeiro, oucabra, sete dias estarádebaixo de sua mãe;depois, desde o oitavodia em diante, será acei-to por oferta queimadaao SENHOR.

Vicente Lima Loredo

A resposta a essapergunta é uma só: Aculpa é minha, é sua, éNOSSA.Interessante a pergun-ta, porém, muitos irãoquestionar, culpa deque? Eu nada fiz, como

posso ser culpado? Sima culpa é nossa, poisnada fizemos ou nadafazemos, somos omissosquanto às nossas obri-gações.

O tempo está seco,a umidade relativa do arbaixa, e as queimadasconstantes em nossa ci-

dade nada melhoranossa vida. De quem éa culpa da fumaça, dasqueimadas e das condi-ções ruim do ar que res-piramos e que só preju-dica a saúde, principal-mente, de crianças eidosos?

A culpa é sua,DONO DE TERRENOBALDIO, que nãocumpre suas obriga-ções, não faz a limpezado seu terreno, não cui-da da calçada, propici-ando ao incendiário,pessoa ignorante e do-tada de pouca inteli-gência, sua prática de-lituosa.

A culpa é do poderpúblico que tem a obri-gação de fiscalizar e pu-nir quem não cumprecom seus deveres e nãoo faz. A culpa é do ve-reador que não legislaem prol da comunida-de que o elegeu. A cul-pa é NOSSA, que so-mos omissos em cobrar-mos providências dequem foi merecedor danossa confiança e donosso voto para nos re-presentar.

Neste sentido, veri-fica-se a culpa do PoderPúblico, quando omis-so, não fiscaliza e nãopune os infratores. Se oproprietário não cuida,deveria o poder públi-co cuidar, cobrar do

proprietário sua obri-gação, respondendo oimóvel pelo débito.Uma cobrança com adevida execução da dí-vida, levando o imóvela leilão, obrigaria o pro-prietário do mesmo aregularizar a situação.

As ruas estão sem li-xeiras, o lixo é jogadoem via pública. Dequem é a culpa da faltade lixeiras e do lixo jo-gado nas ruas? A culpaé sua, que após comerou beber atira os frascosnas ruas e não nas lixei-ras. A culpa é sua quequando visualiza umalixeira a destrói ao invésde conservá-la. A culpaé sua que não obedeceo horário da coleta dolixo. A culpa é nossa queexigimos ruas limpas ebem cuidadas e nadacontribuímos para queaconteça.

Escolas são arrom-badas e destruídas, ado-lescentes não respeitamseus professores, o pa-trimônio público éconstantemente viola-do... De quem é a cul-pa? É sua, é minha, éNOSSA. Quando nãoeducamos nossos filhos,quando não cuidamosdo patrimônio público,acreditando que o mes-mo pertença ao gover-no, quando na realida-de ele é NOSSO. As co-

De quem é a culpa?munidades deveriamcuidar de suas escolas,de suas praças, respei-tar o que é dela, estar vi-gilante, combatendo oabuso. Nossa omissão énosso maior pecado.

Acreditar que so-mente o poder públicoé responsável, é o nos-so maior erro, a mobili-zação popular, consci-ente, com objetivo, vi-sando o bem comumresolveria o problema,alertaria as autoridadespara trabalhar em con-junto com as comuni-dades. A culpa é de to-dos NÓS, somos omis-

sos em nossas obriga-ções e acreditamos so-mente que temos direi-tos. Direitos e Obriga-ções caminham juntos,um é responsável pelooutro. Temos direitossim, porém se não cum-primos com nossasobrigações, nosso direi-to se esvai em nossasOMISSÕES.

De quem é a culpa?É minha, é sua é NOS-SA. A omissão é nossomaior erro.

Vicente Lima Loredoé advogado e empresá-rio.

Caça-Palavras

28 - Também boiou gado miúdo, a ele ea seu filho não degola-reis no mesmo dia.

29 - E, quando ofe-recerdes sacrifícios delouvores ao SENHOR,o oferecereis da vossavontade.

30 - No mesmo diase comerá; dele nadadeixareis ficar até pelamanhã. Eu sou o SE-NHOR.

31 - Por isso guar-dareis os meus manda-

mentos, e os cum-prireis. Eu sou o SE-NHOR.

32 - E não profa-nareis o meu santonome, para que euseja santificado nomeio dos filhos de Is-rael. Eu sou o SE-NHOR que vos san-tifico;

33 - Que vos tireida terra do Egito,para ser o vossoDeus. Eu sou o SE-NHOR.

Boa sorte!Respostas na próxima edição

GAZETA DE VARGINHA | 0311 DE JULHO DE 2014

LOCAL

Família mantém viva esperança deencontrar tenente desaparecidaApós 70 dias de desaparecimento, a Polícia Civil ainda não tem pistas sobre o paradeiro da militar

Apoio:

Após 70 dias de de-saparecimento, a Polí-cia Civil ainda não tempistas sobre o paradei-ro da Tenente da Aero-náutica Mirian Tavares.As buscas, que agoratambém estão sendofeitas pela OrganizaçãoInternacional de PolíciaCriminal (Interpol), jáforam realizadas atédentro de aeronaves enenhum vestígio foiencontrado até o mo-mento.

Para o DelegadoThiago Saraiva, res-ponsável pelo caso, en-contrar o carro da mili-tar pode ajudar no des-fecho do caso. "Esse de-saparecimento é o típi-co caso da pessoa comsintomas de depressão.Ainda trabalhamoscom a possibilidade deela estar viva, mas nãodescartamos a possibi-

lidade de um suicídio",revela.

Personalidade A amiga de Mirian

que dividia com ela oapartamento, relata quea militar era uma pes-soa muito fechada. "Elatinha muita dificuldadede socialização. Não secomunicava bem comas pessoas e não conse-guia expor suas opini-ões", disse.

A amiga conta, ain-da, que nos dois anosem que esteve moran-do com a tenente, nun-ca a viu em um relacio-namento afetivo.

"Nunca tive conhe-cimento de algum na-moro ou relacionamen-to sério da Mirian. Elararamente ia à Vargi-nha visitar a família",contou. "Na carta dei-xada pela Mirian no

apartamento, ela pediaaos familiares que nãoficassem magoadoscom ela, pois ela estavadecidida a seguir seucaminho pelo mundo",completou.

Esperança A família da tenen-

te mantém viva a ex-pectativa de encontrá-la bem. "Como as notí-cias ruins chegam mui-to rápido, estamos en-carando essa falta deinformações como umanotícia boa", afirmouFernando Tavares, umdos irmãos de Mirian.

Relembre oepisódio

No dia 3 de maio, atenente Mirian Tavaresfez um depósito bancá-rio para a irmã, deixouuma carta para a famí-lia e desapareceu. Des-

de então a procura pelamilitar é feita em todoBrasil e ainda nos paí-ses em que a Interpolatua. De acordo com aPolícia Civil, Miriansaiu de casa levandoapenas o carro e o do-cumento do automóvel,um Palio Cinza, placaHNY-3582. As investi-gações estão analisandoas últimas ligações fei-tas pela tenente e tam-bém as movimentaçõesda sua conta bancária.A tenente desaparecidaatuava como engenhei-ra eletricista na Subdi-visão de Infraestruturado Centro de Instruçãoe Adaptação da Aero-náutica (CIAAR).

Qualquer pessoacom informações sobrea tenente deve ligarpara o Disque Denún-cia 181, ou 197, 190 ou0800 2828 197.Tenente da Aeronáutica Mirian Tavares, de Varginha

Creches: crianças com menos de3 anos devem ser recadastradas

Pais de crianças quecompletaram 3 anos até30 de junho deste anodevem recadastrar os fi-lhos na Secretaria Mu-nicipal de Educação. Oprazo é de 14 a 18 dejulho, de 7h30 às 16h.

Mesmo as criançasque já se encontram naatual lista de cadastro da

Educação Infantil deve-rão ser recadastradas.Os pais ou responsáveisdeverão apresentar ori-ginal e cópia da certidãode nascimento da crian-ça e comprovante deendereço. A Secretariade Educação fica à RuaDelfim Moreira, 293,centro.

Volta às aulas marcaapresentação dos PICs

Os alunos do CentroUniversitário do Sul deMinas (Unis MG), Facul-dade Betim (FABE) e Fa-culdade Três Pontas(FATEPS) voltam às au-las na próxima segunda-feira, 14. O retorno mar-ca o início das apresenta-ções do PIC, o Projeto In-terdisciplinar de Curso.O Gestor das Engenha-rias e Arquitetura, Prof.Me. Luiz Carlos VieiraGuedes, explica o que é oPIC. Segundo ele, “é umaforma de flexibilização do

currículo que propõe odesenvolvimento de ati-vidades de caráter inter-disciplinar e que promo-ve a integração curricu-lar dos conteúdos desen-volvidos pelo Projeto Pe-dagógico”.

Os alunos apresen-tam os projetos em gru-po diante de uma bancade docentes que os avaliaatravés da relevância dotrabalho e a apresentaçãopropriamente dita. Asapresentações começamna semana que vem.

Polícia desarticula tráfico dedrogas próximo ao CentroFato ocorreu durante patulhamento pela Rua Rio de Janeiro, no Bairro Vila Flamengo

LOCAL04 | GAZETA DE VARGINHA 11 DE JULHO DE 2014

Nesta quarta-feira(09), em Varginha, aPM combateu tráficode drogas e apreendeudiversos entorpecentesdurante patrulhamen-to preventivo.

A PM patrulhavapela Rua Rio de Janei-ro, no Bairro Vila Fla-mengo, quando se de-parou com dois jovensem atitude suspeita, eum deles, D.A.A., 23,ao perceber a presençada viatura policial, co-locou algo na boca ra-pidamente. Os jovens,D.A.A. e T.P.R., 16, fo-ram abordados, e du-rante a busca pessoalforam localizadas 15pedras de crack comD.A.A., prontas paraserem comercializa-das, como tambémR$60,00 em dinheiro.

Com o adolescente

de 16 anos, foi encon-trada a quantia de R$10,00, além de 2 pedrasde crack e uma peque-na porção de cocaína,substâncias essas em-baladas para comércio.Os jovens confessarama propriedade das dro-gas e que seriam co-mercializadas, porémforam interceptadospelos militares, quecombateram a ação.

Em seguida, a equi-pe policial se dirigiu àRua Doutor José No-gueira de Acayaba,Bairro Bom Pastor,onde reside o menor,para a realização debuscas no local, poisnada foi encontrado naresidência do autor de23 anos. Ao chegar, osmilitares encontraramum pedaço de maco-nha, substância pela

qual M.L.C., 21, quetambém reside no local,assumiu a posse.

Vale ressaltar queM.L.C. e T.P.R. já sãoconhecidos no meiopolicial pelo envolvi-mento com tráfico de

drogas, crime pelo qualpossuem diversas pas-sagens. Os materiaisencontrados foramapreendidos, assimcomo o menor, e os au-tores foram presos emflagrante delito.

Os jovens foramconduzidos à Delega-cia de Polícia Civil, jun-tamente com os mate-riais, onde após seremouvidos e assinarem oT.C.O., foram libera-dos.

O presidente doSindicato do Comércio

Varejista de Varginha

(((((Sindvar) Aureliano Za-non Alves e o vice Aloy-

sio Ribeiro de Almeidaestiveram no ultimo dia03 na Federação do Co-

mercio de Minas Gerais(Fecomércio) para tra-tar de novas ações que

o sindicato pretendeimplantar em Vargi-nha.

Na ocasião, foramrecebidos pelo presi-dente do Sistema Feco-

mércio MG, Sesc, Se-nac, Sindicatos e do Se-brae Minas, Lázaro Luiz

Gonzaga.

Presidente do Sindvar faz visita aFecomércio para ampliar ações

Entre os assuntostratados, foram aborda-

dos o desenvolvimentodo comércio na cidadee as ações que podem

auxiliar ainda mais oempreendedorismo.

Relações estreitadas

Para o presidentedo Sindvar esta viagem

faz parte de uma rotinaque além de estreitar re-lações, serve também

para podermos mostrarao presidente da Feco-mércio, os nossos com-

promissos a frente daentidade e os projetosque estamos colocando

em pratica na cidade de

Foram abordados o desenvolvimento do comércio na cidade e as ações de empreendedorismo

Varginha.

Esteve também em

Belo Horizonte a Ge-

rente executiva do

Sindvar, Claudinéia Bo-

telho.

Gestão

Estratégica

do Grupo

Unis é tema

de Palestra

na Bahia

O Superintenden-te Executivo do Gru-po Unis, Prof. Me.Jeferson Vinhas Fer-reira e o Diretor deOperações Alan Fon-seca estiveram na ci-dade baiana de Pari-piranga, onde profe-riram uma palestrasobre a Gestão Estra-tégica utilizada peloGrupo Unis. O en-contro aconteceu naFaculdade Ages econtou com a parti-cipação de cerca de30 colaboradores docorpo técnico admi-nistrativo da Institui-ção.

O bate-papo ser-viu para explorar omodelo e as ferra-mentas utilizadas nagestão financeira,projetos inovadores eindicadores acadê-micos. O modelo uti-lizado pelo GrupoUnis serviu comoinspiração para que aFaculdade Ages pos-sa repensar algunsde seus processos.

A forma de Ges-tão Estratégica doGrupo Unis já foialvo de inúmerosmomentos de bench-marking em várioseventos em todo Bra-sil. Isso reforça aindamais a preocupaçãodo Grupo com ocumprimento de suamissão maior na for-mação de pessoas so-cialmente responsá-veis, desenvolvendosempre a região ondeatua.

Comércio estima prejuízo de até

30% durante a Copa do MundoNem aqueles que, na teoria, deveriam ser beneficiados, como bares e restaurantes, estão satisfeitos

LOCALGAZETA DE VARGINHA | 0511 DE JULHO DE 2014

Comerciantes deVarginha não estãonada satisfeitos com aCopa do Mundo. Nemaqueles que, teorica-mente, deveriam ser osmais beneficiados, ca-sos dos setores de lan-chonetes e restauran-tes. Presume-se umprejuízo que pode che-gar a 30% em algunssegmentos.Mesmo lo-jistas de cidades-sedecomo Belo Horizonteestão reclamando.

Preocupado, o co-merciante José WanderRibeiro, proprietário dalanchonete “LanchesApple”, no centro deVarginha, disse queapós o jogo Brasil eChile saiu para umavolta na cidade. Mesmoos bares do centro dacidade estavam vaziosou com pouco movi-mento. Ele prevê umdéficit em junho decerca de 30%. “E olhaque o jogo aconteceunum sábado”, justifi-cou.

Divino Reis, pro-prietário do bar “TábuaMista”, na Avenida dosImigrantes, concorda.Ele informou que in-clusive amigos seus fi-zeram investimentoselevados como a com-pra de televisores mai-ores e de alta definição.Tudo esperando umaumento no movimen-to e nas vendas, o queacabou não acontecen-do.

No geral a explica-ção para a falta de mo-vimento nos bares du-rante as partidas é queas pessoas preferiramestar com suas famílias.“Sem muito dinheiropara gastar acharammelhor comprar algu-ma coisa nos supermer-cados e assistir os jogosem casa mesmo”, disse-

ram.Gerentes de lojas

tradicionais do centrocomercial de Varginhatambém não ficaramsatisfeitos. Dependen-do do setor o fatura-mento de junho podeser de 5 a 20% menor,comparado ao mesmoperíodo de 2013. Osmotivos elencados vãodesde a revolta por diasa menos sem trabalharaté cartões de créditono limite.

Na “Jogê”, loja defábrica, especializadaem lingerie, localizadana Avenida PresidenteAntônio Carlos, a situ-ação não foi melhor quenos bares, lanchonetese restaurantes. A ge-rente, Ana Maria Pinto,lamenta que as vendasde junho tenham sidoinferiores ao esperadoem pelo menos 20%.

Pode-se dizer que oresultado menor que oesperado se deve aosdias a menos trabalha-dos. A opinião é o ge-rente das Lojas Per-nambucanas de Vargi-nha, Rafael Viscardi.Para ele seis dias menosno faturamento preju-dicam. “Foram seis dias

que tivemos de fecharmais cedo em razão dosjogos da Seleção Brasi-leira”, afirmou.

“A Copa do Mundono Brasil fez bem aopaís como um todomas não ao comérciodas cidades do interi-or”, disse o proprietárioda Joalheria Central, oempresário Wagner deBrito Pio. Ele, que tam-bém é membro da di-retoria do Sindicato doComércio Varejista deVarginha – Sindvar,acredita num fatura-mento menor que o es-perado em pelo menos10%.

No segmento calça-dista, a gerente da “EloyCalçados”, Jalita Olivei-ra, acredita que conse-guiu equilibrar o fatu-ramento de junho,com relação ao ano pas-sado, graças a uma es-tratégia. “Na última se-mana do mês (junho),entramos com uma li-quidação, o que nosajudou bastante”, disse.Em sua opinião, não ésó a Copa do Mundoque prejudica o desem-penho do comércio emgeral. E sim a falta dedinheiro mesmo. “Car-

tões de crédito no limi-te e pessoas já endivi-dadas, acredita.

Já nas “Lojas Cem”o faturamento deve ser5% menor que o espe-rado, mas um poucomaior que no mesmoperíodo do ano passa-do. A gerente, AnáliaSaldanha, entende quealgumas medidas to-madas nos dias dos jo-gos, como abrir umpouco mais cedo, aju-dou no desempenho“até razoável” da loja de

taurantes de Belo Ho-rizonte durante a Copado Mundo é de R$ 70milhões. Em algumasregiões, como a Savas-si, ponto de encontrodos torcedores brasilei-ros e estrangeiros, e emtorno do Mineirão, fo-ram registrados movi-mento e faturamentopelo menos 100% mai-ores durante o Mundi-al.

 Entretanto, emoutras regiões da cida-de, mais longe do cen-tro e dos principaispontos turísticos, nãohouve crescimentonem retração. Confor-me a Abrasel, nessasáreas os tradicionais

frequentadores apenassão substituídos igual-mente pelos turistas.

 Para o superinten-dente da AssociaçãoMineira de Supermer-cados (Amis), AdilsonRodrigues, as vendasde junho vão apresen-tar um desempenhobem melhor que maio,principalmente em se-ções como carnes, bebi-das, decorativos e sal-gados (amendoins equeijos, entre outros).Em maio, o faturamen-to dos supermercadosmineiros subiu 1,51%ante o mesmo mês de2013, mas recuou1,27% ante abril, porconta da sazonalidade.

departamentos.

Belo Horizonte

comemora

Belo Hori-zonte é uma dascidades-sedes daCopa do Mundode 2014. E al-guns setores es-tão comemoran-do o aumentodas vendas.

De acordocom a AssociaçãoBrasileira de Ba-res e Restauran-tes de Minas Ge-rais (AbraselMG), a previsãode movimenta-ção financeiranos bares e res-

11 DE JULHO DE 2014LOCAL

Hoje (11) é o últimodia para que os estu-dantes pré-selecionadosna segunda chamadado Programa Universi-dade para Todos(ProUni) comprovem asinformações prestadasna hora da inscrição. Osestudantes deverãoapresentar, entre ou-tros, documento deidentificação, compro-vante de residência, derendimento e de con-clusão do ensino médio.

Uma lista completacom a documentaçãonecessária está disponí-vel na página do ProU-

Moto furtada em Varginha é recuperada em Elói MendesNo município de

Elói Mendes, nestaquarta-feira 09, PolíciaMilitar agiu rápido, re-cuperou veículos furta-dos, prendeu homem eapreendeu menorescontumazes em diver-sas práticas delituosas.

A Polícia Militar foiacionada e compareceuà Rua Braz Bigianini,no Centro, onde umhomem de 30 anos,que foi vítima de rou-

bo, informou que porvolta das 03 horas damadrugada trafegavapelo Centro, quandofoi surpreendido portrês pessoas não iden-tificadas, que embarca-ram em seu veículo, eo roubaram.

De imediato a equi-pe policial iniciou ras-treamento, visualizan-do o veículo que haviasido roubado trafegan-do pela Rua Rio de Ja-

06 | GAZETA DE VARGINHA

Selecionados no ProUni têm atéhoje para comprovar informações

neiro. Foi dada ordemde parada, porém nãofoi acatada e os milita-res perseguiram o veí-culo até a Rua MatoGrosso do Sul, onde foiabordado. Dois meno-res, L.M.S., 15, e B.S.,16, e um homem, G.O.,40, estavam no carro eforam submetidos àbusca pessoal. Foi apre-endida uma mídia deCD que estava comG.O., e durante as bus-

ni. Também na páginado programa é possívelconsultar a lista dos se-lecionados, disponíveldesde a última sexta-fei-ra (4).

O candidato podeverificar na internet ohorário e o local em quedeve comparecer paracomprovar as informa-ções. Caso perca o pra-zo, ele é automatica-mente retirado do pro-cesso.

ProUniO ProUni oferece

bolsa de estudo integralou parcial (50% da

mensalidade) em insti-tuições particulares deeducação superior. Oestudante precisa com-provar renda familiar,por pessoa, de até umsalário mínimo e meiopara a bolsa integral ede até três salários mí-nimos para a bolsa par-cial.

Esta edição do pro-grama ProUni ofere-ceu 115.101 bolsas e teve653.992 inscritos.Quem não foi seleciona-do nessa chamada, po-derá participar da listade espera nos dias 21 e22.

cas na residência dohomem, situada noBairro São Cristóvão,foi localizada uma mo-tocicleta que havia sidofurtada em Varginhaem data anterior, alémde diversas peças doveículo que foi rouba-do na terça-feira (08).

O homem possuipassagens pela políciapor atrito verbal, lesãocorporal, roubo e tráfi-co de drogas. Os ado-

lescentes envolvidospossuem passagenspor tráfico, e um deles,B.S., é contumaz emdiversas práticas delitu-osas pelas quais possuipassagens, entre elaspor roubo, porte ilegalde arma de fogo, re-ceptação, rixa, entreoutros.

O autor foi preso eos menores foramapreendidos, assimcomo os materiais en-

contrados.Os veículos foram

removidos ao pátio cre-denciado e todos osenvolvidos foram con-duzidos à Delegacia dePolícia Civil, juntamen-te com os materiaisapreendidos, onde foiratificado o flagrantedo autor. Os menoresforam ouvidos e poste-riormente, liberadosaos seus representanteslegais.

Anatel abre concurso público para 100 vagasA Agência Nacional

de Telecomunicações(Anatel) divulgou editalde concurso públicopara 100 vagas de nívelmédio e superior. Ossalários vão de R$5.418,25 a R$ 11.403,90.

Do total vagas, 5%são reservadas para pes-soas com deficiência e20% para negros. Todasas oportunidades sãopara a sede da Anatel,em Brasília.

No site do Cespe/UnB, é possível ver oedital (acesse o edital).

Os cargos de nívelsuperior são para ana-lista administrativo nasespecialidades de admi-nistração, arquiteturade soluções de tecnolo-gia da informação e co-municação, desenvolvi-mento de sistemas deinformação, direito, en-genharia civil e suportee infraestrutura de tec-nologia da informação,especialista em regula-ção de serviços públicosde telecomunicaçõesnas especialidades demídia digital, contabili-

dade, economia, enge-nharia, métodos quan-titativos e direito.

As vagas de nívelmédio/técnico são paratécnico administrativonas especialidades deadministrativo e comu-nicação e técnico em re-gulação de serviços pú-blicos de telecomunica-ções.

As inscrições devemser feitas no período de11 de julho a 1º de agos-to pelo seguinte sitewww.cespe.unb.br/concursos/anatel_14. A

taxa é de R$ 50 paranível médio e R$ 100para nível superior.

Todos os candidatosserão avaliados pormeio de prova objetiva.Ainda haverá prova dis-cursiva, avaliação de tí-tulos e curso de forma-ção profissional para oscargos de nível superi-or. As provas serão apli-cadas no dia 14 de se-tembro, no turno damanhã para nível supe-rior e no período da tar-de para nível médio.

As provas objetivas,

a prova discursiva, aavaliação de títulos e aperícia médica dos can-didatos que se declara-ram com deficiência se-rão realizadas na cida-

O Prouni oferece bolsa de estudo integral ou parcial em instituições particulares

de de Brasília.O concurso terá 1

ano de validade e pode-rá ser prorrogado, umavez, pelo mesmo perío-do.

GAZETA DE VARGINHA | 0711 DE JULHO DE 2014REGIONAL

Poços de Caldas é oprimeiro município doSul de Minas a recebera internet de 4ª gera-ção, a 4G. Segundo aClaro, operadora que jáoferece o serviço hácerca de um mês, o pre-ço para passar do 3Gpara a nova tecnologianão será alterado. Bas-ta que o usuário com-pre um aparelho com-patível ao 4G.

A Vivo, outra ope-radora que pretendetrabalhar com a tecno-

Poços de Caldas é primeira cidade areceber a internet 4G no Sul de Minas

Mulher é presa após aplicar golpe de R$ 73 mil em lotéricaUm mulher de 22

anos foi presa em fla-grante nesta terça-fei-ra (8) depois de aplicarum golpe de R$ 73 milem uma lotérica de La-vras. Na delegacia, amulher alegou ter se-guido orientações parapoder sacar um prêmioque teria recebido pormeio de sorteio.

De acordo com aPolícia Militar, a mu-lher pediu para a aten-dente da lotérica fazerdepósitos em 74 contasdiferentes. A funcioná-ria então fez os proce-dimentos autorizandoos depósitos, masquando foi cobrar o di-nheiro da cliente, amulher revelou que não

possuía a quantia.Ainda segundo a

PM, a mulher contouque, na segunda-feira(7), recebeu uma liga-ção informando que elahavia ganho um sor-teio. Para resgatar oprêmio de R$ 30 milmais dois ingressospara a Copa do Mun-do, ela deveria fazer as

logia na região, infor-mou que cidades comoPouso Alegre e Vargi-

nha, além da própriaPoços de Caldas, deve-rá receber o serviço até

o final do ano.Segundo a Anatel

(Agência Nacional deTelecomunicações), aprevisão é de que a tec-nologia chegue a todasas cidades com mais de100 mil habitantes ape-nas em 2016.

No Instituto Nacio-nal de Telecomunica-ções (Inatel), em SantaRita do Sapucaí, umapesquisa tenta desen-volver uma internet 4Gainda mais potente. Oobjetivo da nova tecno-

logia é oferecer um au-mento na velocidade daconexão e mais segu-rança na troca de infor-mações.

Uma das vantagensda nova internet seria odescongestionamentodo tráfego, fazendocom que o usuário te-nha maiores taxas detransmissão de dados.

"A rede 4G inteli-gente visa usufruir aomáximo das tecnologi-as já existentes. A gen-te quer usufruir as van-

tagens da fibra óticacomo a alta velocidadee o grande nível de se-gurança com as vanta-gens dos sistemas semfio. Todos nós quere-mos estar nos smar-tphones mandando in-formações, usando oFacebook. A idéia ésempre melhorar a ex-periência do usuárioprovendo novos servi-ços com segurança evelocidade", disse oprofessor do Inatel,Arismar Cerqueira.

operações bancárias e,caso questionada, dizerque os valores estavamem sua mochila.

A polícia acreditaque o golpe possa tersido arquitetado poruma quadrilha. A loté-rica ainda tentou blo-quear os depósitos, maso dinheiro já havia sidosacado.

Batida entre carro e ônibus deixa 5 mortos em ItanhanduCinco pessoas mor-

reram depois de umacidente entre um car-ro e um ônibus na tar-de desta quarta-feira(9) na Rodovia MG-158, próximo a Ita-nhandu. Segundo apolícia rodoviária, pai,mãe, filho e dois ami-gos seguiam em umFiesta com placas deTremembé para Lam-bari . Conforme a polí-cia, o motorista do veí-culo perdeu o controledo carro, rodou na pis-ta e bateu de frente comum ônibus que vinhana contramão.

Além do motoristaJosé Roberto da Silva,

de 52 anos, morreramno acidente a esposadele, Mary Brandão daSilva, de 49; o filho docasal, Igor da Silva, de16 anos; e dois amigosdele, Henrique Limon-gi Galvão de Moura eGustavo Guerra dosReis, ambos de 17 anos.Gustavo ainda foi so-corrido para o pronto-atendimento, mas nãoresistiu.

Os passageiros doônibus, que fazia a li-nha Varginha/Rio deJaneiro, não ficaramferidos. Conforme fa-miliares, as vítimas se-guiam para Lambari,onde passariam o fim

de semana na casa deum amigo.

Os corpos foram le-vados para o IML deSão Lourenço e serãoencaminhados paraTremembé , onde o ca-

Tecnologia também deverá estar disponível nos municípios de Pouso Alegre e Varginha

sal e o filho de 16 anosserão enterrados. Osadolescentes de 17 anosserão enterrados emGuaratinguetá no Ce-mitério Municipal Pe-dregulho.

Acidente entre um carro e um ônibus deixa 5 mortos

Adolescente é apreendidocom cocaína na região

Em Boa Esperança,na terça-feira 08, a Po-lícia Militar apreendemenor reincidente emdiversas práticas delitu-osas com 70 microtubosde cocaína.

Em Operação Pre-venção Ativa em Área deRisco no Bairro Vila doToco, quando visualiza-ram um adolescente, jáconhecido no meio po-licial pela prática de di-versos delitos, que aoperceber a presença daviatura policial, portou-se de forma suspeita,

lançando no chão umasacola. O jovem entãofoi imediatamente abor-dado pelos militares, esubmetido à busca pes-soal, porém nada de ilí-cito foi encontrado. Aoverificar a sacola quehavia sido lançada no lo-cal, foram encontrados70 microtubos tipoeppendorf, cheios decocaína. O adolescenteconfessou que venderiao entorpecente, porémfoi abordado pela PMantes de comercializaros microtubos.

08 | GAZETA DE VARGINHA 11 DE JULHO DE 2014REGIONAL

Homem é morto por usar camisa daArgentina durante jogo do BrasilUm homem de 34

morreu esfaqueado porusar uma camisa da Se-leção Argentina duran-te o jogo entre Brasil eAlemanha na terça-fei-ra (8) em Maria da Fé.Segundo o delegadoCarlos Eduardo Galhar-di Di Tommaso infor-mou, que o crime acon-teceu após um desen-tendimento dentro deum bar. Conforme odelegado, o suspeito docrime, um homem de

Uma determinaçãojudicial decretou que aCadeia de Campestreseja fechada e os presostransferidos. A decisãosaiu após uma vistoriafeita por dois engenhei-ros da central de apoiotécnico, ligada ao Mi-nistério Público, queconstatou as más con-dições do local, que é deresponsabilidade daPolícia Civil. Além demofo, paredes trincadase sinais de infiltração, acela com capacidadepara 23 detentos contahoje com 54 presos.

A vistoria aindaidentificou algumasaberturas onde, segun-do a promotoria, os de-tentos escondem dro-gas, armas e celulares.O parecer também con-cluiu que a unidade traz

Uma empresa deônibus foi assaltada nomunicípio de Alfenasna noite desta quarta-feira (9). Os suspeitosfugiram em um Mon-za e foram abordadospela Polícia Militarquando tentavam fugirpela BR-267. Na abor-dagem ao veículo, complacas de Ribeirão Pre-

to (SP), a PM detevequatro pessoas, entreelas dois menores deidade, e apreendeuduas pistolas, uma gar-rucha, duas toucas nin-jas, dinheiro e celulares.Não foi informado ovalor em dinheiro queestava com os suspeitos.

Segundo a PM, oroubo aconteceu por

Após vistoria, Justiça decreta interdição da Cadeia de Campestre

volta das 20h no guichêda Alfetur, localizadono Terminal Rodoviá-rio do Loteamento Tre-vo. Um funcionário daempresa acionou a po-lícia informando que ossuspeitos estavam emum Monza. Detidospela PM, dois dos sus-peitos foram reconhe-cidos pelas vítimas. Os

quatro ocupantes docarro, incluindo doismenores, foram enca-minhados para a Dele-gacia da Polícia Civil deAlfenas.

A Alfetur não infor-mou a quantia levadapelos assaltantes e nemse o dinheiro foi total-mente recuperado pelaação da polícia.

Empresa de ônibus é alvo de assaltantes em Alfenas

riscos de Inocêncio erebeliões. Com base nolaudo, o promotor deCampestre Danilo Tar-tarini entrou na Justiçacom uma ação civil pú-blica, alegando que acadeia não tem condi-ções de receber presoalgum e pediu a inter-dição para a reforma dolocal.

Na decisão do dia 11do mês passado, o juizRodrigo Dias de Castrodecretou a interdição dacadeia, proibindo a en-trada de presos provi-sórios ou condenados.O juiz ainda deu umprazo de 30 dias para oEstado transferir todosos presos. No entanto,a Polícia Civil está com

37 anos, não gostou dever a vítima com a ca-miseta do time argenti-no e pediu para que eleretirasse. Como ele nãoquis tirar a camisa, am-bos discutiram.

Ainda conforme odelegado, após o jogo,embriagado, o suspei-to do crime foi até acasa da vítima e o cha-mou na porta. Quandoo rapaz saiu, ele foiagredido e levou umafacada no abdômen. O

homem morreu aindano local. Depois do cri-me, o suspeito fugiu.

O delegado disseainda que a briga entrea vítima e o suspeito te-ria começado na últimasemana durante o jogodo Brasil contra a Co-lômbia. O autor do cri-me foi preso na quar-ta-feira (9) e levadopara o Presídio de Ita-jubá. A faca utilizadatambém foi apreendi-da. O autor do crime foi preso na quarta-feira (9) e levado para o Presídio de Itajubá

Polícia manda transferir presos de cadeia em Campestre

dificuldades para re-manejar os detentos naregião. Em Poços deCaldas , uma decisão daJustiça proíbe a entra-da de presos de outrascomarcas. Já no Presí-dio de Andradas, faltamvagas. O delegado regi-onal, Gustavo Manzoli,explica que vem recor-rendo a cadeias meno-res para tentar uma so-lução provisória.

A assessoria da Se-cretaria de Estado deDefesa Social informouque a responsabilidadepela transferência dospresos é da Polícia Ci-vil, que ainda adminis-tra a cadeia. Já a asses-soria da Polícia Civil nãofoi encontrada para in-formar quando fará atransferência dos pre-sos.

Motorista será indenizadopor colisão com cavalos

Um morador dePassa Quatro vai re-ceber R$ 10.905 de in-denização da conces-sionária da RodoviaPresidente Dutra pordanos sofridos em seucarro durante uma co-lisão com animais notrecho de Piraí (RJ).Outros R$ 5 mil de-verão ser pagos pelaconcessionária por da-nos morais. A decisãoda 13ª Câmara Cíveldo Tribunal de Justi-ça de Minas Geraissaiu nesta quarta-fei-ra (9).

Segundo o relatordo recurso, o desem-

bargador José de Car-valho Barbosa, comoo contrato de conces-são de serviço públicoprevê o pagamentode pedágio por partedos usuários, a empre-sa contratada tem o"dever legal de zelarnão só pela qualidadeda rodovia mas tam-bém pela segurança desua utilização".

Em 9 de setembrode 2008, o motoristade Passa Quatro foisurpreendido pordois cavalos na pista,na altura do km 243da Rodovia Presiden-te Dutra.

ControleO vereador Pastor Fausto fez requerimento ao

Executivo para saber quais valores foram repassa-dos do Governo do Estado para a Prefeitura de Var-ginha, nos últimos dois anos, e qual a destinaçãodos recursos. A indagação é muito pertinente! Afi-nal de contas era promessa das autoridades muni-cipais e estaduais, na época das eleições de 2012,que a eleição de um governo municipal simpáticoaos tucanos que controlam Minas a 12 anos seriabenéfico para Varginha. De fato, se percebe queVarginha melhorou a comunicação e entrosamentocom o Governo de Minas, mas em pouco resultou avinda de recursos do Governo do Estado para a ci-dade. Problemas como a falta de recursos e respon-sabilidade do Governo do Estado no Hospital Re-gional e na Segurança Pública na cidade ainda per-sistem, entre outros. O controle fiscal que o verea-dor Pastor Fausto pretende fazer, na verdade, vaidemonstrar que a estratégia política usada em 2012para eleger este governo municipal, não passou debalela! Afinal, o Governo de Minas não tem assimtantos recursos a oferecer como foi pregado, já noGoverno Federal, a aquisição não depende muitode filiação partidária ou sintonia política e sim dedeputados fortes junto aos governos, o que no nos-so caso, precisamos voltar a discutir, ainda mais comas eleições chegando ai novamente!

FilãoA urgente necessidade de realização de um lei-

lão dos carros apreendidos pela Polícia em Vargi-nha, que lotam dois estacionamentos na cidade, serámais uma grande oportunidade para leiloeiros ga-nharem dinheiro fácil. Além disso, pode tambémser a oportunidade para se comprar “pechinchas”por um bom preço! Mas dois pontos, além do di-nheiro são bem mais interessantes para a popula-ção. O primeiro deles é que estes estacionamentoslotados de veículos são locais propícios para infes-tação do mosquito da Dengue, visto que existe mui-ta água parada nestes ambientes. O segundo moti-vo pelo qual seria oportuno este leilão é que as di-versas peças que “desaparecem” dos veículos apre-endidos e abastecem o mercado negro de peças usa-das iria acabar, pelo menos por um tempo!

Espinho na carneA classe política tem diversos “espinhos na car-

ne” que são exemplos de vergonha para qualquermembro da classe política ou quem pretende en-trar no meio. Poderíamos citar, José Dirceu (PT),Paulo Maluf (PP), ou Romeu Queiroz (PTB), todosjá foram presos por irregularidades envolvendo odinheiro público. Isso não é novidade! Até mesmoa Magistratura que por sorte, tem homens e mu-lheres de bem, também possui maus exemplos comoo juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau e o juiz RochaMatos, ambos foram presos por corrupção no Judi-ciário brasileiro. Já o Ministério Público, que costu-ma tentar se mostrar “imune a corrupção humana”agora tem também seu mau exemplo público, seu“espinho na carne” para envergonhar-se! O minis-tro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal(STF), concedeu uma liminar garantindo ao ex-se-nador Demóstenes Torres o direito de retornar aoMinistério Público do Estado de Goiás. Torres foiafastado do cargo em 2012 pelo Conselho Nacional

RODRIGO SILVA FERNANDES é advogado e articulis-ta político do Jornal Gazeta de Varginha as quartas e

sextas - e-mail: rodrigogazeta@bol.com.br

FATOS E VERSÕESGAZETA DE VARGINHA | 0911 DE JULHO DE 2014

do Ministério Público (CNMP). Na ocasião, o CNMPtambém decidiu abrir um processo disciplinar con-tra ele. O afastamento de Demóstenes ocorreu de-vido ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD)que apura seu envolvimento com o esquema de ex-ploração de jogos de azar de Carlinhos Cachoeira,desbaratado pela Operação Monte Carlo realizadapela Polícia Federal (PF). Já que o MP tem por ha-bito, esconder as poucas e raras vezes em que “cor-tou na carne”, o mau exemplo de Demóstenes Tor-res, vai continuar sangrando e sendo motivo de ver-gonha para uma instituição que presta bons servi-ços a sociedade, mas que, como qualquer ajunta-mentos de seres humanos, esta sujeita a ganância,cobiça, corrupção, falta de vergonha etc, etc etc...

SegurançaFontes da coluna informam que por volta de 30

guardas, sendo quase 30% da equipe, estão em fasefinal de concursos diversos, ou insatisfeitos com ossalários e devem deixar a Guarda nos próximos me-ses. Somando a isso as brigas, bate bocas e outrosconflitos com a direção da Guarda Municipal, tudoisso promete dar uma grande queda no efetivo dainstituição de segurança. A exoneração em massada corporação, também devido à precariedade nascondições de trabalho, falta de estrutura oferecida ea falta de atitude na Direção da instituição, que estamais preocupada em atender a classe política, doque em consolidar a tropa. Para muitos da tropa, ocomando da GM esta batendo cabeça e sem conhe-cimento. A conferir!

Perguntar não ofendeQuer dizer que existem escolas rurais com es-

paço ocioso e em desuso enquanto outras escolasda zona urbana estão superlotadas? Cadê o plane-jamento da Secretaria Municipal de Educação?

A assessoria de comunicação da Prefeitura deVarginha encaminhou dois releases para imprensasobre a entrega das casas do bairro Cruzeiro do Sul,o primeiro citando a presença do deputado federalOdair Cunha (PT) e incluindo o parlamentar numafoto, o segundo, enviado pouco tempo depois, semcitar o petista e excluindo somente a única foto emque o deputado aparecia! Será que o “ajuste” foi co-incidência? Ou “consideração” com as emendas queo deputado já não manda mais para Varginha, de-pois da derrota petista nas urnas em 2012?

Herança maldita!Entre os muitos “abacaxis” que a gestão petista

passada deixou para o prefeito Antônio Silva esta aimplantação do Serviço de Atendimento Médico deUrgência – SAMU, que por si só, seria um méritopara qualquer governo, mas em razão da complexi-dade da sua implantação, que patinou em toda agestão passada e ainda continua emperrada nestaadministração, continua a ser uma “herança maldi-ta” para o Executivo municipal. O vereador CarlosCosta (PTB), conhecida “pedra no sapato” do pre-feito Antônio Silva, requereu informações na Câ-mara sobre o SAMU. O questionamento do edil temdois efeitos, um prático e outro psicológico sobre oprefeito. No ponto prático, vai fazer com que o Exe-cutivo se empenhe mais na prometida implantaçãodo SAMU. No efeito psicológico, vai mostrar a estegoverno que, sua postura anterior de apenas ficarde fora criticando era muito cômoda, e que o go-verno petista passado não era “tão incompetentecomo pregavam”, a implantação do SAMU é mes-mo difícil. Veja abaixo os questionamentos do vere-ador Carlos Costa.

Solicitando ao Prefeito, ao Secretário de Saúdee ao Consórcio Intermunicipal informações sobre aimplantação do Serviço de Atendimento Móvel deUrgência –  Samu:

1) Quando efetivamente será implantado o Samuem nossa cidade?

2) Quantos e quais municípios irão compor esteconsórcio?

3) Como estão as negociações com os demaismunicípios?

4) Quando serão chamados os funcionários querealizaram o concurso público para composição doSamu?

5) Quantas ambulâncias irão compor o consór-cio de municípios e quantas ficarão aqui na cidade?

6) Quando o Governo do Estado mandará asnovas ambulâncias?

7) Destas ambulâncias, quantas serão UTI mó-veis e quantas ficarão na cidade?

8) Como será a logística de funcionamento doSamu?

9) Quais serão e onde se situam os hospitais re-ferência para onde os pacientes serão encaminha-dos? Citar modalidade de cada um.

10) Quais modalidades médicas oferecerão aten-dimento efetivamente na cidade?

11) Varginha está estruturada no setor de saúdepara atender a demanda com a implantação doSamu? Justificar.

Herança Maldita 2Aprofundando nos “abacaxis” deixados pelo go-

verno municipal passado, e que tiram o sono destaadministração, que prometeu solução rápida paratais problemas, esta a construção do Ginásio Polies-portivo Targino Fernandes Valias, o ginásio Me-lãozinho. A obra é a ponta de um iceberg que pode“levar empresários e políticos” para a cadeia, se forcomprovada qualquer das muitas histórias que seouvem nos bastidores políticos. Por sorte ou azardeste governo, as histórias se reportam ao que teriaacontecido antes de 2012, mas os efeitos da inefici-ência administrativa e “cobiça humana” que aconte-ceu no passado estão aflorando agora. A obra nãovai ficar pronta tão cedo, e o pior a relatar é que boaparte dos recursos já gastos na obra, não tem umaexplicação plausível! O vereador Zacarias Piva (PP),fez requerimento de informações, que se forem res-pondidas com honestidade, vão expor as chagas des-ta obra que deveria “abençoar o Esporte, mas aca-bou por amaldiçoar toda uma gestão”. Veja os ques-tionamentos abaixo!

Solicitando ao Prefeito informações sobre a obrade construção do Ginásio Poliesportivo Targino Fer-nandes Valias (Ginásio Melãozinho):

1. Há interesse da Administração Municipal nacontinuidade da obra?

2. Em caso afirmativo, em quanto tempo o Mu-nicípio pretende reiniciá-la?

3. Se não pretende retomá-la, por quê?4. Há dinheiro, depositado nos cofres do Mu-

nicípio, destinado à referida obra? Quanto? Ou sejá foi devolvido, por que e qual foi esse valor?

5. Quanto já foi gasto até o momento atual?6. A construção é viável?7. Quantas empresas participaram das licita-

ções? Quais? Quanto receberam?8. Há alguma alternativa para o término daque-

la obra ou será demolida? Se for terminada por essaAdministração, qual o prazo?

 

OAB/MG 81667Delfim Moreira, 258,

sala 201- CentroVarginha -MGTel: 3222 2851

OAB/MG 81424Rua Argentina, 535

Vila PintoTel: 3222-4801

gustavo@chalfun.com.br

Dr. Gustavo Chalfun

Mande sua pergunta para gazetadevarginha@gmail.com

OAB/MG 106.276Rua Dona Margarida, nº 48,

Bairro Vila Pinto,Tel: (35) 3222-1049

Dr. GustavoPinto Biscaro

gustavopbiscaro@gmail.com

OAB/MG 65099Av Salum Assad. David,

70 - Santa LuizaTel: ( 35) 3214-5051

Drª. PatríciaBregalda Lima

patriciabregalda@varginha.com.br

OAB/ MG 84.17620ª Sub-Seção

Rua Maria Benedita,63 -sala 106 - Vila Pinto3223-5362/9988-3485

Dr. VicenteLima Lorêdo

vicentelloredo@yahoo.com.br

Dr. Daniel Piva

dapiva@ig.com.br

10 | GAZETA DE VARGINHA

SAIBA SEUS DIREITOS

Proposta aprovada na CCJ do Senado obriga

a uniformização da jurisprudência dos TRTsSegue para sanção

presidencial projetode lei que visa a ga-rantir maior celerida-de aos processos naJustiça do Trabalho.O PLC 63/2013, dodeputado Valtenir Pe-reira (PROS-MT), foiaprovado na Comissãode Constituição, Jus-tiça e Cidadania (CCJ)do Senado no mêspassado e, como nãohouve recurso, nãoprecisará ser votadoem plenário.

De acordo com aproposta, o ministrorelator do processo noTribunal Superior doTrabalho (TST) pode-rá negar seguimentoao recurso de embar-gos caso este seja ina-

11 DE JULHO DE 2014

Agenda da OAB Varginha para o mês de Julho* Dia 16/07/2014 - Dia da Valorização da Saúde do Advogado, nas dependênciasdo Fórum local, de 12 às 17 horas;

* Dia 21/07/2014 - Curso telepresencial sobre o tema DECISÕES JUDICIAIS MALFUNDAMENTADAS OU NÃO FUNDAMENTADAS: ESTRATÉGIAS E TÉCNICASPARA OBTENÇÃO DO RESPEITO À GARANTIA CONSTITUCIONAL À MOTIVA-ÇÃO DOS ATOS JURISDICIONAIS; Clique aqui e faça sua inscrição

* Dia 23/07/2014 - Dia da Valorização da Saúde do Advogado, nas dependênciasda Justiça do Trabalho, de 12 às 17 horas

* Dia 26/07/2014 - Realização de Festa Julina (26/07)

* Dia 30/07/2014 - Aula Inaugural Comissão OAB Jovem na FADIVA – Noturno;

aos embargos somen-te quando a omissãodo acórdão recorridofor suficiente, por sisó, para ensejar a suareforma.

O presidente doTST e do ConselhoSuperior da Justiça doTrabalho (CSJT), mi-nistro Barros Leve-nhagen, e o procura-dor geral da Repúbli-ca, Rodrigo Janot, as-sinaram em junho umacordo de cooperaçãotécnica para viabilizara utilização, pela Jus-tiça do Trabalho, doSistema de Investiga-ção de MovimentaçõesBancárias (Simba).

Desenvolvido pelaProcuradoria Geral daRepública (PGR), osistema tem como ob-jetivo facilitar o rece-bimento e processa-mento das informa-ções sobre movimen-tações bancárias for-necidas por institui-ções financeiras noscasos em que o juizdetermina a quebra desigilo bancário.

O software per-mite o tráfego dos da-dos pela Internet, con-ferindo maior agilida-de à sua análise.

No ato de assina-tura, realizado na sededa PGR, o presidentedo TST afirmou que ouso do Simba pelaJustiça do Trabalhoserá de grande im-portância para a re-dução dos cerca de 2,7milhões de processosde execução hoje exis-

tentes. “Não são rarasas situações em quenão se consegue en-contrar bens do deve-dor em razão detransferências destepara terceiros, semque tenhamos ferra-menta para detectaressa movimentaçãobancária”, afirmouBarros Levenhagen,confiante de que, apartir do uso dessesistema, será possívelmapear as transferên-cias de recursos feitaspelo devedor.

A ferramenta foidesenvolvida pelaPGR para uso nosprocessos criminaissem que haja violaçãode direitos, pois so-mente o juiz terá a se-nha de acesso ao sis-tema, com quebras desigilo mediante auto-rização judicial pré-via.

O procurador ge-ral afirmou que é umprivilégio para o MPFdisponibilizar à Justi-ça do Trabalho ferra-menta que pode aju-dar na eficácia dasdecisões, tornandoefetiva a execução.“Não basta ter umasentença reconhecen-do um direito se estese torna inexeqüível”,afirmou.

O TST editará embreve resolução pararegulamentar o usoda ferramenta na Jus-tiça do Trabalho. Asinformações são daAgência Senado e doTST.

dequado - por exem-plo, se a decisãoquestionada seguirjurisprudência dopróprio TST ou doSupremo TribunalFederal (STF). “Essa

é uma matéria a favordo trabalhador e daagilidade da Justiça”,disse o relator da ma-téria, senador Rome-ro Jucá (PMDB-RR),durante a votação na

CCJ.O texto também

obriga os tribunais re-gionais do Trabalho(TRTs) a uniformizarsua jurisprudência eaplicar o mecanismode resolução de de-mandas repetitivas.Com isso, divergênci-as entre turmas de ummesmo TRT, poderãoser uniformizadas noâmbito do próprio tri-bunal regional e semprejuízo da uniformi-zação da jurisprudên-cia a nível nacional,que continua a cargodo TST.

Além disso, pelotexto aprovado, serápermitida a concessãode efeito modificativo

SAÚDEGAZETA DE VARGINHA | 11

O vírus chikun-gunya provocou in-diretamente a mortede 33 pessoas nasAntilhas e na GuianaFrancesa desde de-zembro, indicou nes-ta quinta-feira (10) aministra francesa daSaúde, Marisol Tou-raine, classificandoos casos como “gran-de epidemia”.

“Até hoje, a do-ença provocou indi-retamente 33 óbitosde pessoas idosasfrágeis, afetou 100mil pessoas e provo-cou mil hospitaliza-ções nos departa-mentos franceses daAmérica”, anunciouo ministério da Saú-de.

“Trata-se de umagrande epidemia,com 5 mil novos ca-sos por semana”, de-

A falta de volun-tários compromete oavanço de pesquisascientíficas na Uni-versidade de SãoPaulo (USP), em Ri-beirão Preto (SP). Se-gundo os pesquisa-dores, alguns estu-dos estão parados háum ano, devido à di-ficuldade em encon-trar pessoas interes-sadas em colaborarcom os projetos degraduação e pós-gra-duação.

A pós-graduandaem clínica médicaPriscila Fassini pro-cura dois voluntáriospara sua pesquisa so-bre gasto energéticode pacientes comsíndrome do intesti-no curto. A etapa éque resta para termi-nar o trabalho. Se-gundo a pesquisado-ra, o perfil do parti-

cipante pode ser umdos motivos para adificuldade em en-contrar os voluntári-os.

A pesquisa dePriscila precisa dedois homens, umcom idade entre 50 e55 anos, com o Índi-

Falta de voluntários compromete pesquisas na USP de Ribeirão Preto

ce de Massa Corpo-ral (IMC) entre 19 e22, e de outro volun-tário que tenha entre60 e 65 anos, IMCentre 25 e 27 e quetenha algumas doen-ças crônicas, comodiabetes e hiperten-são, controladas.

Vírus chikungunya deixa 33 mortosnas Antilhas e na Guiana Francesa

Além disso, o se-gundo voluntárioprecisa ter passadopor um processo deinfarto.

“O projeto avaliao metabolismo ener-gético, ou seja,quantas calorias opaciente gasta ao

clarou Marisol Tou-raine em declaraçõesa meios de comuni-cação franceses.

“A epidemia queafeta as Antilhas e aGuiana é um proble-ma importante desaúde pública”,acrescentou, ressal-tando que “o iníciodo período de verão

e a estação de chuvaspropiciam a repro-dução do mosquitoque o transmite, oque aumenta os te-mores de um cresci-mento do número decasos’.

A ministra insis-tiu na importânciadas medidas de pre-caução para evitar a

proliferação dosmosquitos.

O vírus chikun-gunya que, assimcomo a dengue, étransmitido atravésdos mosquitos aedes,causa febre, doresarticulares, muscula-res e de cabeça.

O tratamento selimita a amenizar os

sintomas, já que nãoexiste cura ou vacinacontra esta doença,que raras vezes émortal, mas quepode ser fatal para aspessoas frágeis.

Este ano, já hou-ve 20 casos da infec-ção notificados noBrasil desde maio, deacordo com o Minis-tério da Saúde.

Mas, até o mo-mento, todos sãoimportados: 19 paci-entes contraíram ovírus no Haiti e um,na República Domi-nicana.

Isso significa quenão há evidências deque o vírus esteja cir-culando entre osmosquitos do país.

A infecção pelovírus chikungunyaprovoca sintomasparecidos com os da

dengue, porém maisdolorosos.

No idioma afri-cano makonde, onome chikungunyasignifica “aquelesque se dobram”, emreferência à posturaque os pacientes ado-tam diante das peno-sas dores articularesque a doença causa.

Em compensa-ção, comparado coma dengue, o novo ví-rus mata com menosfrequência.

Em idosos,quando a infecção éassociada a outrosproblemas de saúde,ela pode até contri-buir como causa demorte, porém com-plicações sérias sãoraras, de acordo coma Organização Mun-dial da Saúde(OMS).

longo do dia, e ne-nhum dos procedi-mentos é invasivo,então o paciente ficadeitado, em repousoe avaliamos sua res-piração através deexames, além da co-leta de urina”, dissea pós-graduanda.

Como o trabalhoda Priscila, outraspesquisas tambémestão paradas por fal-ta de voluntários esem elas não têmdescobertas e avan-ços na medicina,nem surgem novostratamentos. A fisio-terapeuta ElianaPandochi precisa de30 mulheres, masconseguiu apenasoito mulheres parasua pesquisa sobremulheres, com idadeentre 18 e 45 anos,que sentem dor du-rante a relação sexu-

al.Segundo Eliana,

a maior dificuldadeestá nas mulheresreconhecerem essetipo de problema.“Elas têm dificulda-de em relatar issopara os ginecologis-tas, que poderiamencaminhar a paci-ente para o trata-mento, e outro mo-tivo é que a maiorianão sabe que existetratamento para es-sas dores, que nãosão normais”, co-mentou. O estudodela é baseado na fi-sioterapia urogine-cológica, que é umaárea relativamentenova. “Por isso pre-cisamos de estudospara saber realmen-te qual é a eficácia danossa intervençãonos casos de dor coi-tal”, explicou.

11 DE JULHO DE 2014

Até hoje, a doença provocou indiretamente 33 óbitos de pessoas idosas

"No suor do rosto comerás o teu pão, até quetornes à terra, pois dela foste formado; porque

tu és pó e ao pó tornarás.;" (Genesis 3:19)

Mesmo na derrota, jogadoresmanifestam dependência de Deus

12 | GAZETA DE VARGINHA

EVANGÉLICA

A derrota da Sele-ção Brasileira para a Ale-manha na semifinal daCopa ainda repercute namídia de todo o mundo.Mas enquanto o timeestá se preparando paraa disputa do terceiro lu-gar, muito tem se faladosobre os jogadores.

Embora a maioriadeles tenha sido hostili-zado e até ofendido emsuas páginas pessoais nasredes sociais, alguns de-les conseguiram conti-nuar sendo defendidospela torcida.

Possivelmente, omelhor exemplo seja ozagueiro David Luiz.Evangélico, ele já faloumuitas vezes sobre sua fée chegou a escrever umlivro falando sobre isso(ainda inédito no Brasil).Possivelmente para ostorcedores brasileiros aatitude dele orar emcampo após a derrota nãotenha o mesmo impactoque teve em alguns paí-ses.

O site de notíciasCBN, em sua versão emespanhol, deu destaque

Procure abrigo no Senhor

Os eventos que an-tecedem a volta de Je-sus levarão os perdidosa uma aflição jamaisimaginada pelo homem.O que alguns povos têmpassado em tempos decrise, debaixo de dita-duras ou catástrofes na-turais, em nada se com-parará aos acontecimen-tos desses dias. Eles se-rão tão sérios, que o Se-nhor avisou que, se taisdias não forem abrevia-dos, nenhuma carne sesalvará (Mt 24.22).

Será o momento demaior tribulação comonunca houve nem have-rá no mundo. Que oscrentes se preparem nafé em Jesus, pois, quan-do a situação piorar, seráprovada a incapacidadede todas as religiões, daboa vontade das pessoase dos esforços dos go-vernos de dar solução aesse tipo de crise. O di-abo fará de tudo paraenganar quem quer queseja, mas os que perse-verarem até o fim obte-rão a vitória.

A aflição que atingi-rá a Terra alcançará to-dos, inclusive as autori-dades. Nesse sofrimen-to, todos serão iguala-dos. A única maneira deser poupado é habitar noesconderijo do Altíssi-mo para poder descan-sar à sombra do Onipo-tente (Sl 91.1), pois essapromessa não falharápara quem souber ocu-par o seu lugar no planodivino.

O Senhor livra daprovação os piedosos ereserva os injustos parao Juízo (2 Pe 2.9).

O período da Gran-de Tribulação trarámuito tormento, mas,para que os eleitos deDeus sejam poupados, oSenhor declarou queesse tempo será encur-tado. Nessa época, pre-

valecerá uma loucuracompleta, na qual os ho-mens mais ajuizados sedesesperarão; algunsdesejarão a morte, masesta não será encontra-da. No entanto, existeuma maneira de escapardo que está programa-do: nascendo de novoem Jesus.

Imagine que, agora,o anjo tocasse a últimatrombeta, e o juízo deDeus começasse, o queseria da sua vida? Então,não brinque com sua fe-licidade eterna. Por quedeixar para depois, sepode obter a salvaçãoneste instante? Ao rece-ber Cristo como Salva-dor e viver de acordocom a Palavra, você sóterá a ganhar. Então, an-tes que surjam os falsoscristos que enganarãomuitos, tome a sua de-cisão ao lado do Senhor.

Reflita: o que vocêperderá se aceitar Jesusneste momento? So-mente as coisas pecami-nosas, que, diga-se depassagem, são nojentas.Será que vale a pena vi-ver no erro e se perderpara sempre? Não sedeixe enganar pelo ma-ligno, o qual deseja levá-lo para o martírio eter-no. Com Cristo, vocêvence tudo neste mun-do e garante seu futurona eternidade.

Uma simples atitu-de irá libertá-lo de to-das as forças do mal. En-tão, receba Jesus comoSalvador e Senhor da suavida e persevere na fé;assim, será admitido noReino da Felicidade.

O Mestre garantiuque quem se achegassea Ele não seria lançadofora (Jo 6.37) e ninguémpoderia tirar as ovelhasdas Suas mãos (Jo10.27,28). Então, sejasábio e entregue suavida a Ele.

“Então, disse o Se-nhor a Josué: Hoje,começarei a engran-decer-te perante osolhos de todo o Isra-el, para que saibamque, como fui comMoisés, assim sereicontigo.” É tão bomsabermos que o Se-nhor não faz acepçãode pessoas! Que porEle somos amadoscom sinceridade, sempreferências e com

honra quando o bus-camos e amamos detodo o nosso coração!Assim aconteceu comJosué. Ele foi fiel aoSenhor como o foicom Moisés e por isso,Deus o queria engran-decer perante os olhosdo Seu povo!

Muitas vezes podeacontecer de observar-mos a vida de algumaspessoas que se desta-cam no que fazem e

para a fé e a postura deDavid Luiz dentro e forade campo. “Nem a der-rota, as críticas ou a ridi-cularização conseguiudiminuir a fé do jogador,que logo após o términodo jogo, ajoelhou-se nomeio do campo, começoua orar e apontar para océu. Seu ato foi acompa-nhado por seu parceiroLuiz Gustavo. Ambos de-ram uma excelente liçãosobre como louvar a Deusem meio a tempos difí-ceis”, dizia a matéria pu-blicada ontem (8).

O site americanodo Christian Today traziacomo manchete “Oramquando ganham, oram

quando perdem – a fé dosjogadores do Brasil, ape-sar de uma derrota esma-gadora”. A reportagemdestacava a força da ima-gem de David Luiz apon-tando para o céu enquan-to orava. Também lem-brou uma entrevista an-tiga, quando o zagueirodeclarou: “Minha fé emJesus me dá forças paracontinuar a entrar emcampo e fazer o meu me-lhor, mas também queroinspirar outras pessoas –isso é o que Deus me ins-pira a fazer”.

O site da BBC, in-fluente agência de notí-cias inglesa, também des-tacou a cena, fazendo uma

pensarmos: “Por quecomigo não é assim?Por que ninguém co-menta o que faço, nãome dão valor?” E a res-posta é simples: Porqueninguém além do Pai(Deus) necessita saber,necessita reconhecer osseus feitos (foi assimcom Josué). Deus é Jus-to! Ele nos contempla ereconhece os intentosdos nossos corações! Naverdade, nossos feitos

Nada fica oculto aos olhos do pai nosso Senhor

11 DE JULHO DE 2014

não ficarão esquecidosperante o Senhor (He-breus 6.10). E isso porque merecemos? Não,mas sim porque Ele ébom! Portanto, ama-do, haja o que houver,lembre-se sempre queo Senhor também écom você! Ele o amade forma incondicio-nal e deseja que vocêse fortaleça em sua Pa-lavra. Ele é sempre fielpara conosco!

comparação com a come-moração dos jogadoresevangélicos em 2002,quando conquistaram oPenta.

Naquele ano, umadas imagens mais fortesda final, ironicamentecontra a Alemanha, foi ado meia Kaká ajoelhadono meio do campo após apartida, apontando paracima enquanto usava umacamiseta com os dizeres“I Belong to Jesus” [Eupertenço a Jesus].

Foi destaque aindauma frase postada pelomeia evangélico Bernardno Instagram antes dapartida contra a Alema-nha: “Eu sei que Deusnão da uma fardo para umfilho sendo que ele não écapaz de suportar. Queseja feita a Sua vontade”.Pressionado com a neces-sidade de substituirNeymar, estrela do time,o jovem camisa 20 nãoimaginava o fardo que te-ria, de fato, de carregar.Mas para os jornalistasinternacionais, suas pala-vras são um exemplo ad-mirável de fé.

GAZETA DE VARGINHA | 1311 DE JULHO DE 2014BRASIL

Governo de SP desiste de multarquem aumentar consumo da água

Quase três mesesapós ter sido anunciadacomo uma das medidaspara enfrentar a crise doSistema Cantareira, amulta da água foi des-cartada pelo governoGeraldo Alckmin(PSDB) na quarta-feira(9). Segundo integran-tes da gestão tucana, asobretaxa de 30% naconta de quem aumen-tasse o consumo, alémde polêmica e impopu-lar, tornou-se desneces-sária por causa do cres-cimento do número deconsumidores que eco-nomizaram água. Aideia, contudo, pode serretomada se a crise seagravar. "Vai mesmo sus-pender (a proposta)",afirmou o governador."Eu não vejo necessida-de mais (da multa) por-que nós estamos com91% da população queaderiu ao uso racional deágua. Quase 40% daspessoas ganharam bô-nus, mas é a Arsesp(Agência Reguladora de

Para unificar a atu-ação nas esferas cível ecriminal, visando aocumprimento da Leide Improbidade Ad-ministrativa, o Ministé-rio Público Federal noRio de Janeiro (MPF-RJ) criou o Núcleo deCombate à Corrupção.O núcleo conta comdez procuradores parainvestigar processosque envolvem crimescomo peculato, tráficode influência, corrup-ção ativa e passiva, vi-olação de sigilo funci-onal e emprego irre-gular de verbas públi-cas.

Antes da medida,cada fato denunciadoera investigado pordois procuradores, um

na área cível e outro nacriminal.

De acordo com oprocurador da Repú-blica Sérgio Pinel, onovo núcleo, coorde-nado por ele, vai forta-lecer e otimizar a atua-ção do órgão no com-bate à corrupção, uma

das prioridades doMPF-RJ.

“Esses fatos têmatribuições cíveis e cri-minais, pode ter asduas ou pode ter umaou outra. A grande dis-tinção [diferença] donúcleo para o que eraantes é que o procura-

dor, que agora está nonúcleo, vai ter atribui-ção tanto cível quantocriminal. Qual é a atri-buição cível: ajuizareventuais ações de im-probidade administra-tiva; e a criminal: de-nunciar pelos eventu-ais crimes cometidos”,explicou.

Apesar de recém-criado (entrou em fun-cionamento na segun-da quinzena de ju-nho), o núcleo já in-vestiga 600 procedi-mentos cíveis e cercade 700 processos cri-minais. “Nós identifi-camos todos os proce-dimentos, processos einquéritos que tenhamrelação com as áreas deatribuição do núcleo,

que envolvam crimesde corrupção, pecula-to e outros cometidospor servidores públi-cos; identificamos es-ses procedimentos[dentro do MPF-RJ] edistribuímos aos inte-grantes do núcleo”,disse Pinel.

De acordo com ele,o número de processosé grande, mas é menordo que o usual entre osprocuradores do ór-gão. “Essa quantidademenor vai permitir queseja dado tratamentomelhor também, ape-sar de a quantidade sergrande também, por-que são muitos casos,muitas notícias de im-probidade, crimes co-metidos por servidores

Saneamento e Energiado Estado de São Paulo)quem decide."

Segundo a Compa-nhia de Saneamento Bá-sico do Estado de SãoPaulo (Sabesp), até 23junho, 87% dos clientesabastecidos pelo princi-pal manancial paulistahaviam reduzido o con-sumo, dos quais 55%atingiram a meta de 20%de economia e recebe-ram 30% de desconto nafatura. Em fevereiro,quando o plano de bô-nus foi lançado pela con-cessionária, apenas 37%dos consumidores havi-

am atingido a meta, e24% haviam aumentadoo gasto com água.

Foi com esse balan-ço em mãos que o secre-tário estadual de Sanea-mento e Recursos Hí-dricos, Mauro Arce,anunciou que o governoestava preparando umaplano para punir quemaumentasse o consumodurante a crise. A lógicada multa seria inversa ado bônus: sobretaxar em30% a conta de quemgastasse mais de 20%acima da média mensaldo ano passado. A ideiaseria implementar a me-

dida a partir de maio.O anúncio, porém,

foi criticado por entida-des de defesa do consu-midor, que afirmaramque a medida era ilegal.Segundo elas, o gover-no Alckmin usava comobase jurídica um decre-to federal segundo oqual tarifas de contin-gência deveriam incidirsobre quem ultrapassas-se os limites de consumodefinidos no raciona-mento. O governo, con-tudo, sempre negou quehouvesse qualquer tipode restrição de consumode água nas cidades

abastecidas pela Sabespem todo o Estado.

Alckmin defendeu alegalidade da medida edisse, dias depois, que aproposta já havia recebi-do pareceres favoráveisda Agência Reguladorade Saneamento e Ener-gia do Estado de SãoPaulo (Arsesp) e pelaProcuradoria-Geral doEstado. Mas passoumaio, junho, e a multanão saiu do papel. Háexatamente um mês, apresidente da Sabesp,Dilma Pena, disse queainda não havia uma"avaliação da eficácia da

multa para a diminuiçãodo consumo".

Há duas semanas,durante um evento nacapital paulista, o secre-tário Mauro Arce foimais taxativo: "Pelo su-cesso do bônus, não foipreciso aplicar o ônus",disse ele. Desde o iníciodo plano de descontos,a Sabesp reduziu em23% o volume de águaretirado do Cantareira,com a economia da po-pulação e reversão deágua de outros sistemasde abastecimento.

Na prática, outrosdois aspectos foram con-siderados para a desis-tência da multa: a possi-bilidade de se cometerinjustiça com quem jáeconomiza água e que,por motivo excepcional,como o aumento da fa-mília, eleva o consumo;o fato de a medida tra-zer mais "ônus político"ao governador, que ten-ta a reeleição em outu-bro, do que ganho coma economia de água.

Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin descartou a multa da água nessa quarta-feira (09)

públicos. Mas, pertodo universo de crimesque são cometidos, éum número menor.Então, esse númeropermite que os colegascom atribuição paraatuar no núcleo te-nham tratamento bompara as investigações epara o andamento dosprocessos já existen-tes", concluiu.

Qualquer pessoapode fazer uma de-núncia ao Núcleo deCombate à Corrupçãopelo site http://cidadao.mpf.mp.br,mas a maioria dos fa-tos são relatados pelospróprios órgãos públi-cos, por meio de suascorregedorias, ou pe-los tribunais de conta.

MP no Rio cria núcleo de combate à corrupção

14 | GAZETA DE VARGINHA

INTERNACIONAL

Diretor de hospital público polonês é demitido por se negar a fazer abortoA cidade de Varsó-

via decidiu demitir odiretor de um hospitalpúblico que se opôs apraticar um aborto emsua instituição, solicita-do por uma malforma-

Excepcionais custos de reformasderruba lucro do Banco do Vaticano

O lucro líquido doBanco do Vaticanodesabou em 2013, aopassar de 86,6 mi-lhões a 2,9 milhões deeuros, em grande par-te pelos excepcionaiscustos do processo dereforma, anunciou ainstituição em um co-municado.

O Instituto para asObras de Religião(IOR), o nome oficialdo banco comercialdo Vaticano que oPapa Francisco deci-diu preservar, mascom uma reforma,anunciou mudançasem sua direção.

O IOR atribuiu aqueda do lucro em2013 aos custos da re-forma, mas também aalgumas operaçõesruins. Entre estas, citaum caso de perda de

Hackers chineses acessam dados de funcionários do governo dos EUAHackers chineses

conseguiram emmarço acessar as re-des de computado-res do governo dosEstados Unidos quearmazenam infor-mações pessoais detodos os funcionári-os federais, segundoreportagem destaquarta-feira (10) .

Segundo fontesanônimas do alto es-calão do governonorte-americano, oshackers pareciambuscar “arquivos dedezenas de milharesde funcionários quesolicitaram autoriza-

ções secretas de se-gurança”.

O “New York Ti-mes” relata que ospiratas cibernéticosconseguiram o aces-so a algumas das ba-ses de dados do Es-critório de RecursosHumanos antes queas autoridades dosEUA detectassem aameaça e bloqueas-sem o acesso à rede.Em resposta ao jor-nal, um oficial doDepartamento deSegurança confir-mou o ataque, masafirmou que, até omomento, “não foi

identificada perda deinformações identifi-cáveis”. De acordocom a reportagem,ainda não foi esclare-cido como os hackers

invadiram o sistema,no qual os candidatosa autorizações de se-gurança listam “con-tatos estrangeiros,trabalhos anteriores e

15,1 milhões de eu-ros, sem entrar emdetalhes.

O cardeal italianoTarcisio Bertone, se-cretário de Estado deBento XVI, foi criti-cado pela imprensaitaliana por ter favo-recido uma arriscadaoperação em benefí-cio de um amigo,produtor de televisãocatólico, justamentepelo valor de 15 mi-lhões de euros.

Outra novidadeno IOR é que todasas contas de clientesserão controladas apartir de agora, se-gundo o comunica-do. Apenas serão au-torizados a ter con-tas no IOR as insti-tuições católicas, osmembros do clero,os funcionários ou

ex-funcionários doVaticano (para salári-os e aposentadorias),as embaixadas e di-plomatas credencia-dos na Santa Sé.

Em 31 de dezem-bro de 2013, o IOR ti-nha 17.419 contas,contra 18.900 em

2012. Destas, 5.043eram contas de insti-tuições católicas (80%dos recursos) e 12.376contas individuais(20%).

Além disso, com oinício da “fase II” dareforma, o IOR con-firma a chegada de

uma nova equipe dedireção, que vai traba-lhar com uma novaestrutura de coman-do.

O alemão Ernstvon Freyberg, nome-ado por Bento XVIpouco antes de suarenúncia, deve deixar

informações pesso-ais, como o uso dedroga no passado”.

Os EUA acusa-ram recentementecinco militares chi-neses de acessar ile-galmente informa-ções sobre compa-nhias norte-america-nas com o objetivo deroubar segredos cor-porativos.

O presidente dosEUA, Barack Oba-ma, expressou naquarta (9) seu inte-resse em estabelecer“um novo modelo” derelações com a Chi-na, baseado em uma

cooperação maispragmática e na“gestão construtiva”das diferenças.

A informação so-bre os hackers chegajusto quando acon-tece em Pequim asexta rodada do Di-álogo EconômicoEstratégico bilateralentre EUA e China.

As acusaçõesmútuas de espiona-gem cibernética en-tre as duas potênci-as esfriaram as rela-ções bilaterais e estãono centro das con-versas de alto nívelem Pequim.

ção fetal, declarou nestaquinta-feira (10) à AFPo porta-voz do governomunicipal, Bartosz Mil-czarczyk.

"Um médico poderejeitar um aborto invo-

cando a cláusula deconsciência, mas umhospital como estabele-cimento público nãopode fazer isso", disse.

O diretor do centro,Bodgan Chazan, alegou

que o aborto é contrárioa suas convicções religi-osas. Na Polônia, umpaís católico, a interrup-ção da gravidez só é per-mitida em caso de estu-pro, incesto, risco para a

vida da mãe ou malfor-mação irreversível dofeto, até as doze sema-nas de gestação.

O bebê nasceu no dia30 de junho em outrohospital público, mas fa-

leceu na quarta-feira,informou a imprensapolonesa. O caso mobi-lizou as organizações"pró-vida", mas tam-bém os defensores dodireito ao aborto.

o cargo. Segundo aimprensa francesa, ofavorito para o cargoé o francês Jean-Baptiste de Franssu,que dirige uma con-sultoria de fusões eaquisições, e colabo-ra sem receber nadana reforma econô-mica do Vaticano háum ano.

A reforma dacontroversa gestãodas finanças do Vati-cano é um dos maio-res desafios para opapa argentino, queprometeu após suaeleição, em março de2013, colocar ordemno IOR, com con-troles mais rígidosna instituição conhe-cida pelo envolvi-mento em vários es-cândalos de lavagemde dinheiro.

11 DE JULHO DE 2014

O IOR atribuiu a queda do lucro em 2013 aos custos da reforma

GAZETA DE VARGINHA |15ESPORTE

Cotado em R$ 1,4 bilhão, grupo da seleçãodeve sofrer desvalorização após vexame

O caso de Fred éemblemático. Antesda Copa do Mundo, oatacante negociavauma renovação milio-nária com o Flumi-nense e a Unimed,sob a ameaça veladade, depois, valorizadocom a conquista dohexa, deixar o cluberumo ao futebol euro-peu se não tivesse apedida de salário nacasa de mais de R$ 1milhão atendida.Hoje, o atacante entrapara a história, paramuitos, como o piorcentroavante que a se-leção já teve em umMundial. Agora, seupoder de barganha,com qualquer equipe,é muito menor.

Com certeza, qual-quer clube que tinhainteresse no jogador,vai pensar duas vezesantes de tomar qual-

Miroslav Klose foialém de quebrar o re-corde de gols de Ronal-do em Copas do Mun-do: alcançou a marcade 16 gols no Brasil, emgoleada justamentecontra a Seleção e dian-te dos olhares do Fenô-meno, presente no Mi-neirão no massacre de7 a 1 dos alemães na úl-tima terça-feira. Doisdias depois, em entre-vista coletiva em SantaCruz Cabrália, a casaalemã na Bahia, o ata-cante louvou o antigodono da marca máximaentre os goleadores deMundiais. Mas reco-nheceu que não deveter sido fácil para o Fe-nômeno.

Questionado sobreo que dizer a Ronaldodepois de tomar o pos-to dele em sua própriacasa, Klose foi extrema-

Klose louva Ronaldo após recorde,mas lembra: “Deve ter sido amargo”

quer decisão - afir-mou Amir Somoggi,especialista em ma-rketing esportivo.

Antes do começoda Copa, de acordocom o site especializa-do Transfermarkt, aseleção de Felipão va-lia cerca de R$ 1,4 bi-lhão. Esse valor deve-rá cair e o camisa 9

não é o único que de-verá sofrer com isso.Como ele, alguns joga-dores da seleção brasi-leira vivem momentode transição na carrei-ra e deverão sofrercom a desvalorizaçãocausada pelo vexameem campos brasileiros.Daniel Alves, porexemplo, pode deixar o

Barcelona. Seu desti-no pode ser afetadodepois das atuaçõesapagadas na Copa,inclusive com a idapara o banco de re-servas nas duas últi-mas partidas. O mes-mo cabe para Pauli-nho, em baixa no Tot-tenham, da Inglater-ra. Mais do que a des-valorização dos joga-dores, o que vai acon-tecer é uma desvalo-rização do futebolbrasileiro, enquantomarca. O pior, semdúvida, cairá sobre oFelipão - opinou So-moggi.

Não é apenas nasrenovações e na ela-boração de novoscontratos dos jogado-res que o desempe-nho pífio da seleçãobrasileira deverá in-terferir. Na hora deacertarem novos con-

mente respeitoso. Etentou imaginar o sen-timento do ex-jogador.

- Minha mensagempara Ronaldo é que elefoi um jogador de pri-meira classe. Jogo ago-ra na Itália, e comquem eu falo, todos di-zem que Ronaldo foi omelhor jogador que jájogou nos estádios ita-lianos. Ele é o melhor

com quem você pode-ria estar jogando. Eleera o mais completo, ti-nha tudo que um ata-cante poderia desejar, etambém uma grandepessoa.

Não deve ter sidoalegre para ele. Deve tersido amargo quandoquebrei seu recorde.Mas tudo que posso di-zer é que é importante

11 DE JULHO DE 2014

Canteros busca documentação,e Fla tem dois dias para

regularizar reforço

Falta uma semanapara a retomada do Bra-sileirão, porém, o Fla-mengo não tem a ga-rantia de que Canterosterá condição legal paraficar à disposição deNey Franco na partidacontra o Atlético-PR,em Macaé. A ida domeio-campista a argen-tino a Buenos Aires, natarde de quarta-feira,na busca de documen-tos visando a retirada dovisto de trabalho noBrasil, é apenas o come-ço de um processo com-plexo, que envolve au-toridades dos dois paí-ses e ainda o Vélez, ex-clube do atleta. Emsuma: depois do pro-cesso legal ser concluí-do, o Rubro-Negro teráapenas 48 horas pararegistrar o novo refor-ço na CBF. É o tempoentre a abertura da ja-nela de transferênciasinternacionais e o limi-te para o nome do joga-dor aparecer no BID.

Canteros foi à Ar-gentina retirar o atesta-do de antecedentes cri-minais – seu retorno aoRio está previsto parasexta-feira. Além destedocumento, o Ministé-rio do Trabalho exige acertidão de nascimen-to e o passaporte paraemitir o visto de traba-lho a jogadores de fute-bol no Brasil. Ele temvalidade de dois anos,podendo ser renovadopor mais dois.

Só com o visto é queo contrato passa a ter va-lidade legal. Assim, épossível registrar na Fe-deração Carioca de Fute-bol e na CBF. Porém,como Canteros foi contra-tado do exterior, o Fla-mengo precisa respeitara janela. Ela abre dia 14.A partida com o Furacãoé dois dias depois. E, parater condição, o atletaprecisa ter nome publi-cado no BID um dia an-tes do compromisso. -Esperamos ter a docu-mentação pronta, o quedaria ao jogador a condi-ção de jogo – resume odiretor executivo de fu-tebol, Felipe Ximenes.Apresentado em 3 de ju-lho, Canteros custou US$2,2 milhões (R$ 4,8 mi-lhões) ao Rubro-Negro –foi o primeiro reforçodesde a troca da direçãode futebol (saiu PauloPelaipe, entrou Xime-nes) e do treinador (Neyocupou vaga de Jayme deAlmeida). Como vinhatreinando com o Vélez,tem boas condições físi-cas. Porém, ainda nãoparticipou de trabalhostáticos no Ninho do Uru-bu. Ele deve concorrercom Elano por vaga nomeio. O Flamengo voltaa treinar nesta quinta-feira, em dois períodos.A preparação para a reto-mada do nacional prevêainda dois jogos-treino:Campo Grande, na sexta,e Nova Iguaçu, no sába-do.

fazer parte desse clube.Klose é titular da

Alemanha, está emuma final de Copa doMundo, ostenta o re-corde de gols marcadosna história dos Mundi-ais e acabou de ajudarseu time a massacrar oBrasil com goleada de7 a 1. Parece a melhordas vidas. Mas ele tam-bém tem suas preocu-pações.

Derrotado na deci-são em 2002, o jogadoralerta para o impacto deuma eventual derrotano duelo de domingo,contra a Argentina, noMaracanã.

Justamente porisso, Klose deixa a ce-lebração pelo recordepara depois. Ele sópensa na final. E senteque chegou a vez deconquistar o que per-deu 12 anos atrás.

tratos de patrocínio,muitos nomes daequipe de Felipão de-verão perceber queempresas já não estãotão dispostas assim avincularem sua ima-gem. - Nas empresasque são do meio dofutebol, especialmen-te os fornecedores de

material esportivo, aderrota não deverá terinterferência. Agora,as empresas que en-tram neste ramo dofutebol esporadica-mente, ou que entra-ram na onda por opor-tunismo, vão repensaras ações - afirmou oanalista.

Klose deixa a celebração pelo recorde para depois

16 | GAZETA DE VARGINHA 11 DE JULHO DE 2014COPA DO MUNDO

A seleção brasileirareencontrará seu algozna Copa de 2010 nopróximo sábado, emBrasília, na decisão doterceiro lugar.

Será o quinto con-fronto entre Brasil eHolanda na históriados Mundiais - a equi-pe holandesa leva amelhor, com duas vitó-rias (em 1974 e 2010) esete gols marcados.

O time brasileirovenceu o rival em 1994,nos Estados Unidos.Quatro anos depois, oBrasil eliminou os ho-landeses nos pênaltis egarantiu uma vaga nafinal. No total, o ataquebrasileiro fez cinco gols.

O primeiro con-fronto ocorreu na se-gunda fase do Mundi-al da Alemanha, há 40anos. Na ocasião, a vi-tória daria a vaga na fi-nal do torneio ao Bra-sil.

Maior destaque da-quela Copa, a Holanda

fez 2 a 0 na equipe trei-nada por Zagallo. Ne-eskens marcou o pri-meiro, aos 5 minutosdo segundo tempo, en-cobrindo o goleiroLeão. Cruyff ampliou15 minutos depois.

O troco do Brasilocorreu depois de 20anos. Em jogo, uma

vaga na semifinal doMundial de 1994. EmDallas, Romário e Be-beto colocaram a sele-ção brasileira na frente.Bergkamp e Winterempataram em 12 mi-nutos. A nove minutosdo fim, Branco, de fal-ta, marcou o terceirogol brasileiro. Com a

vitória por 3 a 2, a equi-pe treinada por Parrei-ra conseguiu voltar àdisputa por um lugarna final de Copa doMundo.

Em 1998, novo con-fronto decisivo. Na se-mifinal da Copa daFrança, a vitória brasi-leira veio nos pênaltis,

com uma brilhante atu-ação de Taffarel - o go-leiro defendeu as co-branças de Cocu e Ro-nald de Boer. O Brasilfoi à decisão contra osanfitriões após um em-pate por 1 a 1 em 120minutos de jogo.

Há quatro anos, naÁfrica do Sul, o Brasilacabou eliminado pelosholandeses pela segun-da vez em um Mundi-al. O time brasileiro saiuna frente ainda no pri-meiro tempo, com Ro-binho. Sneijder, porém,marcou dois gols na

Brasil enfrenta a Holanda pelo 3º lugar

Argentina e Alemanha é a final mais repetida na CopasCom a vitória sobre a

Holanda por 4 a 2 nos pê-naltis, nesta quarta-feira, aArgentina reencontra umavelha conhecida na decisãodo Mundial. É a terceira vezque a seleção sul-america-na enfrentará a Alemanhana final de uma Copa.

Até aqui, o placar re-gistra uma conquista paracada país. Por isso, o jogodo próximo domingo, dia13, no Maracanã, funcionacomo um tira-teima paracada seleção.

O primeiro encontroem decisão foi em 1986, noestádio Azteca, na Cidadedo México. Diante de umMaradona inspirado, a Ale-manha colocou LotharMatthäus na sua cola. JoséLuis Brown pôs a Argenti-na na frente no primeirotempo. Depois do interva-lo, Jorge Valdano dobrou avantagem.

Os alemães não desa-nimaram. Na base da gar-ra, Karl-Heinz Rummeni-gge e Rudi Völler marca-

ram em um período de seisminutos. Entretanto, bas-tou um momento de des-cuido para Maradona deci-dir. Aos 38, ele lançou Jor-ge Burruchaga nas costasda zaga, e o atacante fez ogol do segundo título daArgentina.

A revanchaQuatro anos depois, o

destino da Copa foi decidi-do novamente pelas duasequipes. Dessa vez, emRoma. A Argentina não ti-

nha o mesmo brilho, masainda contava com Marado-na. Foi a oportunidade quea Alemanha precisava paradar o troco.

Em um jogo tenso emais brigado do que joga-do, os sul-americanos tive-ram dois atletas expulsos.A partida foi decidida ape-nas no fim, quando o árbi-tro marcou um pênalti po-lêmico. Andreas Brehmeconverteu e a Alemanha seigualou a Brasil e Itáliacomo tri.

Em 1998, a Seleção venceu nos pênaltis a semi-final contra a laranja mecânica

etapa final e deu a vitó-ria à Holanda.

DisputaA seleção holandesa

disputará a decisão doterceiro lugar da Copapela segunda vez nahistória. Em 1998, aCroácia bateu a equipepor 2 a 1. Já o Brasil faráseu quarto confrontonesta fase. O time ven-ceu a Suécia em 1938 (4a 2) e a Itália em 1978(2 a 1). Na Copa de1974, a seleção brasilei-ra foi derrotada pelaPolônia, por 1 a 0.

Em 2010, a Seleção saiu na frente da Holanda

Construir p ara desenvolver!!!

FÁBRICA DEBLOCOS

LUCIANOAvenida dos Imigrantes, 4.425

Vargem - Varginha - MGFone: 3223-8833 / 9971-0206

Blocos - Canalet asAreias - Brit as

A Fábrica de Blocos Luciano tem atendido grandes obrasem Varginha e região! Com qualidade e presteza tem feitocom que seus clientes se mantenham sempre satisfeitos.

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

TV MARCA MITSUBISHI 20 POLEGADAS DE TUBO R$ 150,00.

VENDE-SE

INTERESSADOS FAVOR

ENTRAR

EM CONTATO

PELO TELEFONE

35.3219-3333

(HOTEL SLEEP INN)

ENDEREÇO:

Av. Princesa do Sul,

3333 - Jardim Anderê,

Varginha - MG

A Construtora Cherem Ltda, oferece vagas de emprego na área da Construção Civil para Porta-dores de Necessidades Especiais para as seguintes funções: Pedreiro, Servente, Pintor, Carpin-teiro, Bombeiro.Os interessados entrar em contato no Tel.: 35-8417-6774 falar com Rosane , ou canteiro de obrassituado à Rua Lidia Alvarenga de Carvalho, 515 – Bairro: Dos Carvalhos – Residencial NovoTempo – Varginha/MG.

VAGAS DE EMPREGO

Agora em novo showroompara seu melhor conforto!

Muitos modelos de:

- Persianas (rolô / painel / madeira / com controle remoto)- Papel de parede vinílico- Pisos laminados- Portas e janelas em vidro temperado

Colocação especializada

Av. Plínio Salgado, 538 - Vila Pinto

Telefone: (35) 3221-5831

www.divipiso.com/vendas@divipiso.com

VVVVVenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visitenha nos fazer uma visita!a!a!a!a!

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Assine Jornal Gazeta de Varginha

ANÚNCIOS www.jornalgazetadevarginha.com VARGINHA, JULHO DE 2014

Av. São José, 317 - Sala 05 - Varginha - (35) 3221-5366

NELSONRPRADOClínica de Otorrinolaringologia

R. José Cristiano do Prado, 254, Paraguaçu - (35) 3267-1911

Telefone: (35) 3221-4668Email: gazetacomercial2@gmaill.com

top related