a flauta màgica e o simbolismo maçonico

13
Marta Barragán. Júlia Cabré. Valentina Bocchio. 1r Bat. Història de la música IES Jaume I (Salou) A Flauta Màgica Wolfgang Amadeus Mozart

Upload: wagner-cruz

Post on 11-Feb-2017

212 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

Marta Barragán.Júlia Cabré.Valentina Bocchio.1r Bat. Història de la músicaIES Jaume I (Salou)

A Flauta MàgicaWolfgang Amadeus Mozart

Page 2: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• A Flauta Mágica, simbolismo da Iniciação•  • Escrito por Aleph• É um conto mágico de aventuras extraordinárias enquanto enormemente poderosa valor moral

iniciático.• Símbolos contendo vão muito além da história e até mesmo a fantástica invenção. Ela abre a porta para

o mundo sobrenatural. A históriacontada é simplesmente o sinal de uma realidade misteriosa, temos de nos tocar.

• Ao escrever Mozart 's A Flauta Mágica, retorna ao seu caráter infância ver o lado engraçado das coisas, rindo de cada bagatela e tornar-se desvios, as preocupações têm ensombrado o espírito das pessoas mais taciturnos. Você gosta de escrever uma ópera para o seu amigo Schikaneder.

• Este último trouxe a idéia de um conto fantástico de Wieland, intitulado "LULU" que era uma flauta mágica que permitiu que o seu proprietário para superar todos os obstáculos. Convencer Mozart, além de ser irmãos pertencentes à mesma lodge, para escrever a música.Mas Mozart inicialmente este projecto irá em parte interessada.

• Personagens da peça:• Sarastro: Sumo Sacerdote 

TAMINO: japonês Príncipe PAMINA: Filha da Rainha da Noite Rainha da Noite: Rainha das Forças do Mal PAPAGENO: Birdman Papagena: Mulher-Bird Monostatos: Preto lascivo, Sarastro Servidor SACERDOTES: Servidores Sarastro SENHORAS: Senhoras da Rainha da Noite MENINOS: duendes benéficos

•  

Page 3: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• A chegada da rainha da noite, antes de sua primeira ária. Encenada por Karl Friedrich Schinkel (1781-1841) para uma produção de 1815.

• A idéia era que o Shikaneder ópera a um público de massa, mas não é grave. Essa não foi a visão de Mozart Dois outros maçons estavam interessadas neste projeto. Giesecke, que era um renomado escritor de libretos de ópera, e Ignaz von Nascido personalidade eminente daMaçonaria austríaca.

• Mozart e von Nascido concebeu o trabalho como um drama simbólico, para expressar as mais elevadas questões da condição humana. A idéia era revelar, com as precauções necessárias para não ser acessível a qualquer profano, as verdades sublimes que deve elevar o homem ao mais alto grau de humanidade. Transmitir um evangelho que não só respondeu ao maçônico preceitos, mas a filosofia natural. Esta foi a ópera mais perfeita Mozart desejava criar por um longo tempo.

• O personagem Sarastro, Mozart leva-lo por seu amigo e irmão reverenciado von Born,mesmo usando frases que ele costumava usar. Schikaneder na estréia de ópera, desempenha o papel de Papageno, porque se sentia confortável com o personagem, como de alguma forma ele estava sendo um pouco limitado espiritualmente e intelectualmente.

• Shikaneder era a idéia inicial do trabalho, o poeta foi Giescke, o von Nascimento era diretor de palco e músico Mozart. Cada colocar no trabalho o seu melhor. Lembre-se que os quatro eram maçons. Von Nascido dirigido trabalho em conjunto no sentido de uma ilustração cénico da doutrina ocultista para o ponto onde ele foi autorizado a revelar as regras da maçonaria, já que além de o monarca que reinou na época era abertamente hostil a Maçonaria.

•  • Emanuel Schikaneder.• Lembre-se que o marido da imperatriz Maria Theresa (próximo monarca), Francisco deLorena, era

maçom. Ele foi iniciado em 1731 e foi admitido pela ordem por LordeChesterfield, e como membro da sociedade se recusou a aplicar aos estados o decreto de condenação emitida em 1738 pelo Papa Clemente XI I.

• Após a morte deste (Francisco de Lorena), a imperatriz, que era muito dócil para o conselho do clero, promulgada a proibição ea Maçonaria refugiou-se em esconder até o advento de Joseph II, que desistiu do exercício e propaganda da Maçonaria . De qualquer forma, na Áustria, ninguém perseguido Mozart e Haydn, e até mesmo von Nascido para ser um Mason. A fé cristã eo ideal maçônico se encaixam muito bem em uma alma profundamente religiosa como Mozart.

Page 4: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• A Flauta Mágica não é apenas um ato de fé maçônica, mas também a plena expressão dafilosofia de Mozart. Isto é o que ensina Sarastro Tamino, "nestas mansões sagrados vingança não é conhecida, e se um homem cai para ele, amor retorna ao seu dever."Assim, guiado pela mão de um amigo chega feliz e alegre para uma terra melhor. Entre estas paredes sagradas, onde o homem ama o homem, você não pode deslizar qualquer traidor, porque ele perdoa o enemigo.Quien não entendeu essa lição, não merece ser chamado de homem. "

• Faz de Mozart A Flauta Mágica ao mais alto lição de dignidade humana que tem sido feito no palco. Ele estreou em 30 de setembro de 1791 no pequeno teatro auf der Wieden.

• Cem performances consecutivas, algo excepcional para a época foram dadas. Após estréia com sucesso extraordinário em Praga em 25 de Outubro de 1792. O grande compositor Rossini disse que Beethoven foi o maior, mas Mozart era único, enquanto Wagner disse que esta ópera foi praticamente criou a Ópera Alemã.

• Na época, alguns acreditavam ver um jogo em código: A Rainha da Noite faria imperatriz Maria Teresa, que queria escravizar sua filha (o Masonic pensava), Monostatos o inimigo Eleitor Karl Theodor dos maçons, a astúcia usa a Rainha da Noite para Sarastro Pamina matar para tentar calar os homens que andam no caminho da luz.

• Na verdade, o simbolismo de A Flauta Mágica é muito maior: a eterna batalha do dia e noite, sombra contra a luz.

• A Rainha da Noite personifica a noite original com a sua escuridão e terror, pesadelos, as suas maravilhas e mistérios. Ao invés de um sacerdote Sarastro del Sol é o próprio sol, e, portanto, aparece em uma carruagem puxada por leões, que são animais solares.

• Pamina é o símbolo da alma humana que queria preservar as forças das trevas sob seu controle, e vai chegar a luz guiada pelo amor e apoio que lhe paga Tamino. O casal é feito na hora, depois de superar todos os perigos e passou por todos os testes que devem dar dignos da verdadeira condição humana.

• Esta é uma verdadeira iniciação à Maçonaria. As três senhoras, representando as Parcas, tentar inviabilizar os testes, os resultados devem ser vinculativos. Até que seja revelado o feito Tamino é um homem incompleto, semiconsciente que não tem conhecimento de sua razão de ser.

Page 5: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• No início do jogo Sarastro aparece como um mago negro, como é a mãe (a Rainha da Noite), que lamenta a perda de filha Pamina, Tamino que suaviza a matar Sarastro e libertar a criança, prometendo que ele será para sempre. Papageno o pássaro-coletor é, alegre, leve, quase dizemos metade homem e metade animal, e vestindo um traje semelhante a penas, que representam como uma segunda pele.

• Nós vemos um bom estar a serviço do mal (The Queen of the Night), enquanto, por outro lado, vemos Monostatos, um mal estar ao serviço do Sol sacerdote, Sarastro.

• Às vezes, as forças do bem e do mal servir a outras forças do mal para o bem. As três páginas (forças do bem) no serviço do mal, mas ajudar a unir o casal pode dizer que eles representam a Fé, Esperança e Amor, ajudando a superar os testes.

•  • Papageno• Aspira ao amor ideal Tamino, Papageno tempo para encontrar uma mulher. Tamino representa o Ser

Humano forte e ousada, mas mal informados sobre a realidade das coisas, e ele quer punirSarastro a quem considera prejudicial.

• Ele deve saber a verdade, a verdadeira natureza da Rainha da Noite. Ensinar a verdade e levá-los a ele é a missão dos sacerdotes. O homem só tem consciência de sua alma e conhecimento após receber a iniciação. Onde Tamino é compreendido para ter sido enganado pela Rainha da Noite eSarastro sofre para superar provações, após o qual você receberá Pamina.

• Os testes são submetidos tanto Tamino e Papageno são aqueles que devem saber para controlar seus instintos (silêncio, o amor dos prazeres mundanos ou maus hábitos). Passar nos testes de fogo e água, devem passear pelas montanhas, atravessar o labirinto (símbolo da vida na terra), sendo este o símbolo mais importante deste início. Flauta mágica de Tamino receber para ajudar a passar mais essa força iniciação e virtude, enquanto Papageno, um carrilhão de vento.

• A flauta é o símbolo da força, da força criativa que pode superar os obstáculos, enquanto a ajuda para a conquista do amor, o conhecimento eo bem supremo. É por isso que os animais obedecer ao chamado da flauta circundante Tamino, cativou pela voz de música.

•  

Page 6: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• Poster Release, 30 de setembro, 1791.• Depois que Tamino e da flauta dominar o torrent, o vulcão eo furacão gatilho em testes recentes,

enquanto acompanhada de Pamina,como no âmbito da acção reconciliadora, a sua alma vitoriosa de todos os obstáculos. Nós só podemos interpretar a respeito pai de Pamina, que em uma noite de tempestade entre chuva e trovoada, fez com que o Flute mais profundo com uma madeira do antigo carvalho.

• Mas quem é o pai de Pamina ?, Pode ser um mistério, difícil de desvendar. Poderia ser o mesmo Sarastro? Se tomarmos apenas o trabalho a partir de um ponto de vista musical é simplesmente extraordinário, com árias únicas como Sarastro e da Rainha da Noite. Este trabalho permitiu a mudar o curso da ópera no que diz respeito à música do tempo. Do ponto de vista maçônico é extremamente revelador e simbolicamente perfeito. É a porta de entrada para um mundo sobrenatural e simbólica simultaneamente. Esta poesia musical bonito nos enche de emoção e nos faz interpretar mensagens aspectos fantásticos e filosofia básica de vida.

Page 7: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

- Composição?- TRABALHO- Suas Partes- Partituras

introdução

Page 8: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

O COMPOSITOR• Wolfgang Amadeus Mozart

• Nascimento e morte Salzburg, na Áustria, em 1756 Viena - 1791.

• Compositor de música clássica.

• Estabelecido pela primeira vez compositor de música independente.

• Ele compôs 22 óperas.

• notável:• La Finta Semplice (1769)• Il sogno di Scipione (1772)• O casamento di Figaro

(1786)• A Flauta Mágica (1791)

Page 9: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

A ÒPERA: A flauta màgica• A Flauta Mágica (Die Zauberflöte em

alemão) é a última ópera de Wolfgang Amadeus Mozart.

• Foi estreada no Theater an der Wien, em Viena, 30 setembro de 1791 dirigido pelo próprio Mozart, apenas dois meses antes de sua morte.

Page 10: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

PARTS DA ÒPERA• Esta ópera é estruturada em dois atos.• abertura• O primeiro ato é composto por três blocos:

• 1 moldura: Terres Rockies.• Aria "nicht O Zitto, mein lieber Sohn"• 2ª Turma: Na sala com hieróglifos Palace Sarastro.• Duet "Bei Männern fühlen welche Liebe"• Tabela 3: Na floresta em frente ao Palácio de

Sarastro.• "Wie stark Dein ist nicht Zauberton"

Page 11: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• A segunda consiste em dez quadros:

• 1 moldura: Uma floresta com palmeiras.• Aria com coração "O Isis und Osiris"

• 2ª Turma: Uma sala assombra noite.• "Bewahret euch vor Weibertücken"

• Tabela 3: Um jardim.• Aria "Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen"

• 4 Tabela: Na sala de testes.

• 5 Painel: A grande sala abobadada, dentro de uma pirâmide.

Page 12: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• Tabela 6º: pequeno jardim. 7 Quadro: jardim. 8 Box: Duas montanhas, porta corta-fogo ea outra água. 9 Tabela: pequeno jardim. Duet "Papageno, Papagena" Quadro 10: Weather Underground.

Poster da abertura, 30 de setembro de 1791.

Page 13: A flauta màgica e o simbolismo maçonico

• Títol: La flauta màgica.

• Gènere: Òpera en dos actes.

• Estil: Classicisme musical.

• Compositor: Wolfgang Amadeus Mozart.• Any de composició: 1791.• Lloc de la primera estrena: Viena.

• Data de la primera estrena: 30 de setembre de 1791. 

• Altres característiques:– Llibret: Obra d'Emanuel Schikaneder.– Estrenada a Espanya: Liceu de Barcelona, 15 de gener de

1925. – Idioma: Alemany.

Fitxa Musical