1 colegial-3-bimestre-2009

32
BIOQUÍMICA Componentes da matéria viva: - 98% -> carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre -> componentes das moléculas essenciais -> proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos -2% -> sais minerais -> vitaminas

Upload: richele-soares

Post on 23-Jan-2015

1.807 views

Category:

Technology


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: 1 colegial-3-bimestre-2009

BIOQUÍMICA

Componentes da matéria viva:

- 98% -> carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre -> componentes das moléculas essenciais -> proteínas, ácidos nucléicos, lipídios, carboidratos

-2% -> sais minerais -> vitaminas

Page 2: 1 colegial-3-bimestre-2009

SAIS MINERAIS

Água: solvente universal; reações de hidrólise; reações de desidratação

Principais:-Ca: participa da coagulação do sangue,da contração muscular, da formação dos ossos. Sua falta pode provocar tremores, osteoporose, raquitismo, coagulação deficiente, ossos frágeis, etc-K: principal cátion intracelular. Controla a pressão arterial e a atividade dos nervos. Sua falta pode provocar câimbras, atrofia muscular, hipertensão, etc-Na: principal cátion extracelular. Controla o balanço dos líquidos do corpo e a condução do impulso nervoso. Sua falta pode provocar acidez, depressão mental, endurecimento das artérias, sonolência, tristeza, vertigens, vômitos.-Fe: componente da hemoglobina, fundamental para respiração celular. Sua falta causa anemia.-I: O iodo é um elemento químico essencial. A glândula tireóide fabrica os hormônios tiroxina e triodotironina, que contém iodo. O déficit de iodo conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bócio e mixedema.

Page 3: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINASAs vitaminas são divididas em dois grupos de acordo com a sua solubilidade: •Solúveis em gorduras = Vitaminas Lipossolúveis •Solúveis em água = Vitaminas Hidrossolúveis

Vitaminas Lipossolúveis

Absorção junto à da gordura

A, D, E e K

As Vitaminas Lipossolúveis são absorvidas quando há presença de lipídeos (gordura), bile e suco pancreático. Após a absorção no intestino, estas são armazenadas nos tecidos.

Vitaminas Hidrossolúveis

Absorção junto à água

Vitaminas do complexo B (B1 B2 B6 B12), Ácido Fólico e Vitamina C

Page 4: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA B1

A vitamina B1 é encontrada diversos alimentos na natureza, porém em quantidades pequenas. Beribéri é o nome da doença referente à deficiência de B1, levando a complicações neurológicas e cardíacas.

Suas principais funções são: Atua no metabolismo dos carboidratos Os sinais e sintomas da doença resultante da deficiência de vitamina B1 variam, dependendo da idade, duração e gravidade da deficiência. O Beribéri ocorre em alcoólatras e idosos, gerando desgaste dos músculos e desordens neurológicas. Podem ocorrer distúrbios mentais, cansaço e perda de peso. Dependendo do grau de evolução da doença podem surgir sintomas como disfunção cardíaca e edema.

As principais fontes são Farelo de trigo Cereais integrais e castanhas

Page 5: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA B2 (RIBOFLAVINA)

As principais funções da vitamina B2 são: Função no metabolismo dos carboidratos

Ainda em estudo sua atuação no sistema nervoso

As principais fontes de Vitamina B2 são: Cereais em grãos (arroz, lentilha, aveia, cevada, trigo, levedo de cerveja)Leite, Ovos, Fígado, Ervilhas, Couve, Repolho, Agrião

Os sintomas de carência de vitamina B2 são inflamações de língua, rachaduras nos cantos da boca, nariz, estomatite, coceira e ardor nos olhos e dermatites.

Não há manifestações de excesso, mesmo em altas quantidades, já que a quantidade não absorvida no organismo é excretada pelos rins.

Page 6: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA B5 (ÁCIDO PANTOTÊNICO)

Suas principais funções da Vitamina B5 são: Atua no metabolismo da maioria das células

Atua na produção de energia das células

Atua na produção de hormônios

Suas principais fontes da Vitamina B5 são: Fígado, rins, coração, Ovos, Leite, Vegetais, Cereais integrais

Casos de deficiência desta vitamina são raros, já que está presente em muitos alimentos. Os sintomas são cansaço, distúrbios do equilíbrio e do sono, câimbras e distúrbios gastrintestinais.

O excesso de vitamina B5 no organismo pode causar diarréia. Por ser uma vitamina hidrossolúvel seu excesso é eliminado pela urina.

Page 7: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA B6

A vitamina B6 é importante, principalmente na gestação onde o excesso ou a carência desta vitamina pode gerar má formação fetal, parto prematuro, entre outros.

Suas principais funções da Vitamina B6 são: Atua no metabolismo das proteínas e gorduras

Participa da fase de crescimento

Auxilia no processo de respiração celular

Suas principais fontes da Vitamina B6 são: Cereais integrais, Carnes, Frutas e verduras, Germe de trigo, Batata, Banana, Leite, Atum

Os sintomas de deficiência de vitamina B6 são lesões na área dos olhos, nariz e boca. Pode causar convulsões, náuseas e nervosismo, distúrbios de crescimento e anemia.

Page 8: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA C (ÁCIDO ASCÓRBICO)A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel não sintetizada pelos humanos, devendo obtê-la através da alimentação.

Suas principais funções são: Ação antioxidante Produção e manutenção do colágeno Aumenta a absorção de ferro pelo intestino Proteção no desenvolvimento de doenças coronarianas Participa do processo de cicatrização

Sintomas de deficiência de vitamina C: Amolecimento e perda de dentes (ESCORBUTO)Inchaço nas gengivas Perda de cabelo Secura de boca e olhos Pele seca Dores musculares

As principais fontes são: Frutas e verduras frescas

A ingestão de vitamina C acima do recomendado é excretada pela urina, porém pode ocorrer formação cálculos. Portanto, a suplementação de vitamina C deve ser feita somente com acompanhamento médico/nutricional

Page 9: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA D

A vitamina D presente no organismo é proveniente dos alimentos fontes, mas também é sintetizada pelo organismo ativada pela ação dos raios ultravioletas na pele.

Suas principais funções são: Age na regulação do cálcio dos ossos e sangue

As principais fontes são: Fígado Óleos de peixes Gema de ovo Produtos lácteos enriquecidos com vitamina D

As manifestações de carência de vitamina D provocam raquitismo nas crianças e nos adultos osteomalácea (amolecimento dos ossos). Em idosos leva a osteoporose. Por isso é importante incentivar os idosos e crianças a tomarem sol, pois estimula a produção de vitamina D que auxilia na fixação do cálcio nos ossos.

O excesso da ingestão de vitamina D provoca aumento do cálcio no sangue (hipercalcemia), favorecendo o deposito de cálcio nos vasos e eliminação aumentada de cálcio na urina, sendo maior a probabilidade de formação de cálculos urinários. Altas concentrações de cálcio no sangue podem alterar as funções do coração e dos nervos.

Page 10: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA E

A Vitamina E é uma vitamina lipossolúvel com poderosa ação antioxidante.

Suas principais funções são: Diminuição de reflexos Diminuição da sensibilidade vibratória Pode provocar retinopatia Age como antioxidante, protege as células de fatores nocivos e substâncias tóxicas Atua como protetor contra câncer, arteriosclerose, inflamações articulares e complicações de diabetes

As principais fontes são: Azeites vegetais Cereais Verduras frescas

As manifestações de excesso, mesmo em altas doses não é tida como tóxica, mas, se ingerida em excesso, pode, eventualmente, competir na absorção e reduzir a disponibilidade das outras vitaminas lipossolúveis e do ferro dos alimentos, e assim, colaborar para o desencadeamento de anemias.

As manifestações de carência são distúrbios de coordenação e reflexos dos tecidos musculares, visão e fala. Pode ocorrer deficiência de crescimento e alterações na pele.

Page 11: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA K

A vitamina K é uma vitamina lipossolúvel, essencial no processo de coagulação sangüínea.

As principais funções são: Atua na produção de protombina, fator importante na coagulação do sangue Atua na prevenção de osteoporose em idosos e mulheres após a menopausa.

As principais fontes são: Folhas verdes (repolho, brócolis, nabo, couve, alface) Gema de ovo Queijos Fígado As manifestações de carência de vitamina K ocorrem em adultos que possam ter alterações nas funções do fígado, má absorção intestinal, alterações da flora intestinal ou desnutrição. O sintoma é o sangramento.

As manifestações de excesso são raras e pode evoluir com anemia e lesões no fígado.

Page 12: 1 colegial-3-bimestre-2009

VITAMINA A (RETINOL)

Suas principais funções da Vitamina A são: Importante para as funções da retira (visão noturna) Atua no sistema imunológico Participa do processo de formação dos ossos, pele, cabelos e unhas Importante no desenvolvimento embrionário

As principais fontes da Vitamina A são: Fígado,Leite ,Ovos ,Queijo ,Margarina ,Cenoura ,Pimentão, Tomate,Alface,Manga ,Mamão

As manifestações de excesso de vitamina A são comuns em pessoas que ingerem vitaminas sem prescrição médica/nutricional. O excesso desta vitamina no organismo é tóxica e podem surgir sintomas como pele seca, áspera e descamativa, fissuras nos lábios, dores ósseas e articulares, dores de cabeça, tonturas e náuseas, queda de cabelos, cãibras, lesões no fígado e diminuição do crescimento. Podem surgir também falta de apetite, edema, cansaço, irritabilidade e sangramentos.

Page 13: 1 colegial-3-bimestre-2009

PROTEÍNAS

O são? Polímeros de aminoácidos.

Aminoácido: molécula orgânica formada por um grupo amino, um grupo carboxílico e uma cadeia lateral típica de cada aminoácido.

Page 14: 1 colegial-3-bimestre-2009

Ligação Peptídica: a ligação entre dois aminoácidos vizinhos por uma reação de desidratação, formando peptídeos.

*polipeptído: proteína

Page 15: 1 colegial-3-bimestre-2009

Arquitetura das proteínas

Estrutura Primária: definida pela seqüência de aminoácidos na cadeia polipeptídica

Estrutura Secundária: enrolamento da cadeia resultante da interação de determinados aminoácidos

Estrutura Terciária: segundo nível de enrolamento. Interação de diferentes partes da estrutura secundária da cadeia.

Estrutura Quaternária (algumas proteínas): terceiro nível de enrolamento. Interação entre partes diferentes da estrutura terciária da cadeia

Page 16: 1 colegial-3-bimestre-2009

A conformação da proteína depende do meio em que ela está!

FUNÇÕES DAS PROTEÍNAS

A Função de uma proteína está diretamente relacionada com sua arquitetura. Todas as funções vitais dependem da atividade de proteínas.

Principais atividades: -enzimas-co-enzimas -estrutura celular (membrana celular, citoesqueleto, citoplasma)

Alterações no meio natural da proteína, como mudança de pH, de concentração de sais e de temperatura, pode modificar a arquitetura da proteína inativando-a (desnaturação, PERMANECE APENAS A ESTRUTURA PRIMÁRIA)

Page 17: 1 colegial-3-bimestre-2009

ENZIMAS

O que são? São catalisadores biológicos, isto é, acelera as reações bioquímicas.

A proteína enzimática possui um centro ativo responsável pelo encaixe à molécula sobre a qual irá atuar, chamada de substrato enzimático.

A nomenclatura das enzimas utiliza o nome do substrato + aseEx: lipase (enzima que digere lipídios), protease, maltase

As proteínas são altamente específicas, isto é, se encaixam perfeitamente aos seus substratos como “chave e fechadura”.

Page 18: 1 colegial-3-bimestre-2009
Page 19: 1 colegial-3-bimestre-2009

LIPÍDIOS

O que são? Moléculas formadas por moléculas apolares, e portanto, insolúveis em água.

Classificação:

-Glicerídios-Ceras-Esteróides-Fosfolipídeos-Carotenóides

Page 20: 1 colegial-3-bimestre-2009

GLICERÍDEOS

Uma molécula de glicerol + moléculas de ácidos graxos.

Os ácidos graxos podem ser -saturados: ligações simples entre os carbonos (sólidos). Gordura animal.-insaturados: com uma ou mais ligações duplas ou triplas (líquidos). Óleos vegetais

Gordura trans: a estrutura trans de certos lipídios favorecem sua deposição na parede das artérias, com perda da sua elasticidade. Isso pode acarretar, doenças cardiovasculares e derrames.

Page 21: 1 colegial-3-bimestre-2009

CERAS

São formadas por uma molécula de álcool + moléculas de ácidos graxos.

Por serem altamente insolúveis, são encontradas nas superfícies de folhas e de insetos.

ESTERÓIDES

Formados por anéis carbônicos. Ex: colesterol e hormônios (testosterona, progesterona, estrógeno)

testosteronacolesterol

Page 22: 1 colegial-3-bimestre-2009

FOSFOLIPÍDEOS

São compostos por glicerídio + fosfato.Formam as membranas celulares.

Lecitina (fosfolipídio)

->parte polar

->parte apolar

Page 23: 1 colegial-3-bimestre-2009

CARBOIDRATOS

Principal fonte de energia para os seres vivos. Arquitetura corporal (celulose, quitina, ácidos nucléicos, ATP)

Page 24: 1 colegial-3-bimestre-2009

Carboidratos no ácido nucléico

*RNA: ribose no lugar da desoxirribose

Page 25: 1 colegial-3-bimestre-2009

Carboidratos no ATP

ATP -> ADP + P + ENERGIA

Page 26: 1 colegial-3-bimestre-2009

AVES

Sistema de revestimento: penas

Sistema digestório: bico –>esôfago->papo->moela->intestino->cloaca (abertura do sistema excretor, reprodutor e digestório) e glandulas anexas.

Page 27: 1 colegial-3-bimestre-2009

Sistema circulatório: fechado, 2 átrios e 2 ventrículos; aorta para direita.

Átrios

Ventriculos

Page 28: 1 colegial-3-bimestre-2009

Sistema excretor: 2 rins que excretam ácido úrico (uricotélicos)

Sistema respiratório: 2 pulmões

Sistema reprodutor: dióicos. Pênis e cloaca. Fecundação interna com cópula. Desenvolvimento direto.

Anexos embrionários do ovo de uma ave:

-âmnio: líquido que protege contra dessecação e choques mecânicos-saco vitelínico: digere o vitelo e passa aos vasos sanguíneos do embrião-alantóide: armazena as excretas-cório: bolsa que envolve o embrião e todos os anexos embrionários

Page 29: 1 colegial-3-bimestre-2009

MAMÍFEROS

Sistema de revestimento: pele com pêlos

Os mamíferos que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias nas fêmeas, que produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pêlos ou cabelos. São animais homeotérmicos, (ou seja, de temperatura constante, também conhecidos como "animais de sangue quente"). O cérebro controla a temperatura corporal e o sistema circulatório, incluindo o coração (com quatro câmaras).

CLASSES

Placentários: desenvolvimento do embrião todo dentro da mãe. A placenta realiza as trocas de nutrientes entre o feto e a mãe

Marsupiais:desenvolvimento parcialmente dentro da mãe; completa-se numa bolsa chamada marsúpio

Monotremados: embriões desenvolvem-se em ovos, mas as fêmeas possuem glândulas mamárias e todos possuem pêlos.

Page 30: 1 colegial-3-bimestre-2009

Sistema circulatório: fechado, 2 atrios e 2 ventriculos. Aorta para

esquerda.

Page 31: 1 colegial-3-bimestre-2009

ANEXOS EMBRIONÁRIOS

Os mamíferos possuem vesícula vitelina reduzida, pois nesses animais como regra geral, os ovos são pobres em vitelo. A vesícula vitelina não tem, portanto, significado no processo de nutrição da maioria dos mamíferos.

Page 32: 1 colegial-3-bimestre-2009